Lupus Vulgaris

PUBLICIDADE

Lupus Vulgaris – Definição

lúpus vulgar é uma forma mais comum de tuberculose cutânea pós- primária, crônica e paucibacilar em indivíduos com alta sensibilidade à tuberculina e imunidade moderada.

É o tipo mais comum de tuberculose cutânea e ocorre em indivíduos previamente sensibilizados nos quais o sistema imunológico está comprometido..

As lesões geralmente são solitárias e encontradas na região da cabeça e pescoço.

lúpus vulgar é uma infecção tuberculosa da pele. Frequentemente iniciando na infância, caracteriza-se pela formação de nódulos acastanhados, levando à ulceração e extensas cicatrizes.

Uma característica típica do lúpus vulgar é seu curso extremamente crônico e dermatoses do tipo placa. As lesões às vezes ulceram produzindo cicatrizes. Muitas vezes, o diagnóstico é perdido.

O tratamento é feito com medicamentos antituberculosos.

Lúpus Vulgar – O que é

lúpus vulgar é uma condição cutânea nodular dolorosa, mais comumente causada pelo microrganismo Mycobacterium tuberculosis. Geralmente afeta o rosto, as nádegas e o tronco.

O termo “lupus” é usado para se referir à ulceração e necrose da pele que ocorre quando não tratada.

lúpus vulgar é também conhecido como tuberculose luposa cutis ou tuberculose cutis luposa devido ao seu agente etiológico. Como qualquer outra forma de tuberculose, é tratável com a combinação de quatro drogas de isoniazida, rifampicina, etambutol e pirazinamida.

O Mycobacterium tuberculosis preferencialmente permanece e prospera nos tecidos pulmonares, causando tuberculose pulmonar. Quando a tuberculose ocorre em outros órgãos e tecidos, ela é rotulada como tuberculose pulmonar extrapulmonar. Diferentes formas de tuberculose extrapulmonar existem, incluindo tuberculose miliar, escrofula, verrucosa cutis tuberculose, tuberculoides, abscessos tuberculosos metastáticos e ulceração tuberculosa metastática, ou gumma tuberculosa. Estes, juntamente com o lúpus vulgar, podem apresentar-se como condições cutâneas causadas pela infecção por tuberculose pulmonar.

Relativamente incomum, o lúpus vulgar é uma variante da tuberculose pulmonar cutânea que é persistente e progressiva. As lesões iniciais são nódulos pequenos e nitidamente definidos, com tonalidade marrom-avermelhada e consistência gelatinosa. Essas lesões também são conhecidas como nódulos de geleia de maçã. A persistência dessas lesões leva à coalescência e destruição tecidual.


Lúpus Vulgar

Não há grupo etário isento de lúpus vulgar, mas a maioria dos pacientes vai ao médico antes dos 30 anos com esses sintomas.

Entre os caucasianos, a região da cabeça e pescoço é tipicamente afetada. Nos asiáticos, o lúpus vulgar ocorre mais comumente nas nádegas e nas extremidades.

Alguns casos de envolvimento do pênis também foram relatados.

O organismo causador atinge a pele através de várias vias. Uma via é a inoculação direta, em que o organismo se espalha para a derme depois de entrar em uma ferida aberta na pele. A via hematogênica, ou sanguínea, e a via linfática podem ser utilizadas quando o organismo é transferido para a pele de um órgão interno afetado. Outra via é a extensão direta, seja de articulações infectadas ou glândulas sob a pele.


Lúpus Vulgar

diagnóstico de lúpus vulgar é confirmado através de uma biópsia da pele da área afetada.

Os resultados histopatológicos indicariam a presença de granulomas epitelioides que continham bacilos álcool-ácido resistentes. Para excluir a infecção de tuberculose pulmonar coexistente, uma cultura de escarro ou uma radiografia de tórax pode ser solicitada. Um teste de tuberculina Mantoux e outros exames radiológicos também podem ser realizados.

tratamento mais eficaz do lúpus vulgar é a ingestão oral de drogas antituberculose.

Outros antibióticos também podem ser administrados para tratar qualquer infecção bacteriana secundária.

O tratamento com essas drogas dura meses ou anos, dependendo da gravidade da doença. Quando o rosto está gravemente desfigurado ou áreas grandes da pele são necróticas, a excisão cirúrgica das áreas afetadas pode ser recomendada.

Lúpus Vulgar – Tuberculose Cutânea


Lúpus Vulgar


Lúpus Vulgar

lúpus vulgar é uma forma extremamente crônica e progressiva de tuberculose cutânea e é devido à semeadura hematogênica pós-primária da pele com micobactérias.

As alterações cutâneas geralmente não são contagiosas e podem apresentar escamas psoriasiformes como eflorescência secundária (lupus vulgaris esfoliativos).

O tratamento corresponde ao da tuberculose pulmonar; desde que não haja resistência a medicamentos, consiste de isoniazida, rifampicina, pirazinamida e etambutol por dois meses, seguidos por isoniazida e rifampicina por quatro meses.

Se não for tratada, pode evoluir para úlceras cutâneas desfigurantes, e em áreas cicatrizadas de longa data pode desenvolver-se carcinoma de células escamosas.

A descrição mais antiga do lupus vulgaris foi dada por Erasmus Wilson em 1865.

Geralmente ocorre através da extensão contagiosa da doença do tecido afetado subjacente ou disseminação hematogênica ou linfática.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.symptoma.com/encyclopedia.uia.org/www.wisegeek.org/escholarship.org/www.banglajol.info/dx.doi.org/ozarkderm.com/www.aerzteblatt.de

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.