PUBLICIDADE
Lordose – Definição
A lordose é a curvatura para a frente da coluna vertebral quando vista de lado. Um certo grau de lordose é normal nas regiões lombar e cervical da coluna vertebral.
A lordose é o aumento anormal da curva lombar ou cervical levando a uma acentuação da lordose lombar ou cervical normal (hiperlordose).
A lordose exagerada pode ocorrer por postura incorreta ou em distúrbios do desenvolvimento vertebral.
A maioria dos casos de lordose não é grave o suficiente para causar sintomas ou precisar de tratamento, mas não ignore as mudanças em seu corpo.
Converse com seu médico assim que notar algo diferente no pescoço, nas costas ou em qualquer outro lugar ao longo da coluna.
Lordose – O que é
Lordose é a definição médica para a coluna curvada para a frente no pescoço ou na região lombar.
A coluna cervical (o nome médico para a parte da coluna no pescoço) e a coluna lombar (parte inferior das costas) são naturalmente curvadas um pouco para a frente, em direção à frente do corpo.
Essa lordose natural ajuda você a manter sua postura e a absorver o choque quando você se move.
Qualquer coisa que faça com que essas áreas da coluna se curvem mais do que deveriam é chamada de curva lordótica.
A lordose se desenvolve se sua coluna se curva demais e empurra sua postura para fora de seu alinhamento normal. Você pode ver a lordose que afeta sua coluna lombar chamada Balançar para trás. Lembre-se, a lordose é normal na coluna cervical e lombar.
Na coluna cervical, uma curva de 30 a 40 graus é normal.
Na coluna lombar, uma curva de 40 a 60 graus é típica.
A lordose é a curva natural da região lombar da coluna. Com uma curva extrema, a parte inferior da coluna terá uma curva profunda, fazendo com que o abdômen (área do estômago) se projete e fazendo com que a pelve (áreas do quadril) se curve para trás e para cima. Essas curvas extremas podem ser causadas por má postura, genética familiar (passada pelo pai ou pela mãe), lesões, doenças da coluna ou cirurgia na coluna.
Seu médico pode recomendar alongamentos e exercícios para ajudar a melhorar sua postura, mas a maioria das pessoas com lordose não precisa de nenhum tratamento.
Crianças com lordose geralmente crescem com isso.
Lordose Cervical – O que é
A lordose cervical é uma curva na coluna cervical, a área da coluna que contém as vértebras do pescoço. Essa curva é totalmente normal e, de fato, desejável porque ajuda a estabilizar a cabeça e a coluna, mas quando a curva se endireita, se torna muito profunda ou aponta na direção errada, pode se tornar um problema. Existem vários tratamentos disponíveis para a perda da lordose cervical, sendo o tratamento supervisionado por um profissional médico especializado em cuidados com a coluna vertebral.
Lordose Cervical
Em uma coluna saudável, a lordose cervical parece um C muito largo, com o C apontando para a parte de trás do pescoço. Isso pode começar a se endireitar em uma condição chamada cifose cervical, na qual a curva se endireita ou até se curva na outra direção. Às vezes, isso é chamado de “lordose reversa”, referindo-se ao fato de que a coluna ainda está curvada, mas a curva agora está na direção errada.
As pessoas podem sentir fadiga, posicionamento estranho da cabeça e outros sintomas como resultado de variações na lordose cervical saudável.
Algumas pessoas têm problemas na coluna cervical como resultado de condições hereditárias. Em outros casos, pode ser causada por lesão, estresse, tensão, má postura ou mau posicionamento.
Quanto mais cedo o problema for detectado, mais opções de tratamento estarão disponíveis e menos prováveis serão as complicações. As alterações da lordose cervical normal podem ser diagnosticadas com um exame físico regular e com a ajuda de ferramentas como estudos de imagens médicas para visualizar a coluna vertebral.
Uma opção pode ser a fisioterapia para fortalecer a coluna, potencialmente combinada com exercícios que visam incentivar as pessoas a melhorar sua postura e posicionamento.
Coisas como travesseiros de apoio para dormir podem ser usados para estabilizar o pescoço enquanto alguém dorme com o objetivo de deter o dano.
A órtese também pode ser uma opção para pessoas com lordose cervical anormal, com a órtese mantendo a coluna alinhada.
Para alguns pacientes, pode ser necessário realizar cirurgia. A cirurgia para fusão da coluna vertebral pode resolver a curvatura anormal ao fundir as vértebras cervicais para que não possam sair do lugar, por exemplo.
A cirurgia é geralmente considerada como último recurso porque pode ser arriscada e o paciente pode sofrer mudanças permanentes no estilo de vida. A fusão, por exemplo, torna difícil virar a cabeça e pode tornar as pessoas vulneráveis a lesões porque a coluna perde parte de sua flexibilidade e elasticidade.
Lordose – Tipos
Lordose
Existem 5 tipos principais de lordose:
1. Lordose postural
Isso geralmente vem do excesso de peso e da falta de condicionamento muscular no estômago e nos músculos das costas. Quando uma pessoa carrega muito peso na frente (área do estômago), ela puxa as costas para frente. Quando os músculos do estômago e das costas estão fracos, eles não conseguem sustentar a coluna e a tração do peso faz com que a coluna se curve para a frente.
2. Lordose Congênita/Traumática
Um trauma/lesão nos elos de conexão da coluna vertebral (pares) pode fazer com que eles se quebrem (fratura), causando dor na parte inferior da coluna. Em crianças, geralmente ocorrem devido a lesões esportivas.
Isso também pode ser visto em crianças atropeladas ou com quedas de altura.
Também pode haver um defeito na forma como esses elos se desenvolvem com o crescimento, fazendo com que fiquem deformados e fracos. Com atividades repetitivas estressando esses elos fracos, eles podem desenvolver uma espondilólise (quebra na conexão óssea).
Seja qual for o motivo da ruptura, ela precisa de descanso e movimento restrito para cicatrizar. Caso contrário, com o tempo, as vértebras (bloqueios da coluna) podem deslizar para a frente e comprimir os nervos da coluna. Isso pode levar a dor, dormência, formigamento, fraqueza e disfunção das pernas.
3. Hiperlordose Pós-Laminectomia
A laminectomia é um procedimento cirúrgico no qual partes das vértebras (ossos da coluna vertebral) são removidas para dar acesso à medula espinhal ou às raízes nervosas.
Quando isso é feito em vários níveis na coluna, pode causar instabilidade na coluna e aumentar a curva normal para uma posição hiperlordótica (excessivamente curvada).
Este não é um problema comum em adultos e ocorre mais rotineiramente em crianças com tumores da medula espinhal após cirurgia para remover o tumor.
4. Lordose neuromuscular
Este grupo inclui uma grande variedade de condições/distúrbios que podem levar a muitos tipos diferentes de problemas de curvatura da coluna vertebral. Para cada distúrbio diferente, existem diferentes opções de tratamento.
5. Lordose Secundária à Contratura em Flexão do Quadril
Este é um grupo único de pacientes que desenvolve uma contratura das articulações do quadril, fazendo com que a coluna fique desalinhada. Esta contratura pode vir de uma variedade de razões, incluindo problemas de infecção, lesão ou desequilíbrio muscular de vários distúrbios diferentes.
Lordose – Sintomas
Coluna normal
Curva lombar exagerada
Muitas pessoas não apresentam nenhum sintoma físico de lordose. Na verdade, você pode nunca saber que tem até ser diagnosticado.
A característica definidora da lordose é uma curva exagerada para dentro da coluna.
Dependendo da localização, a lordose pode fazer com que as nádegas e a região do estômago fiquem salientes. Devido à curva nas costas, uma pessoa com lordose pode achar difícil deitar no chão.
Em muitos casos, a lordose altera a aparência de uma pessoa, mas não causa sintomas.
Geralmente é mais fácil para outras pessoas perceberem mudanças em sua postura, como:
Sua cabeça e pescoço estão mais inclinados para a frente do que o normal.
Seus quadris empurrados para a frente.
Sua bunda de fora.
Espaço extra na parte inferior das costas quando você está deitado.
A lordose que causa curvas mais severas pode causar dor no pescoço ou na região lombar e dificultar a movimentação da maneira que você normalmente pode.
Lordose – Causa
A maioria dos casos de lordose é idiopática – a definição médica por não ter causa. Eles se desenvolvem por conta própria. Balançar para trás que afeta crianças geralmente não tem causa.
Isso também pode ser identificado em pessoas com aumento da cifose torácica.
Algumas condições médicas podem causar lordose, incluindo:
Espondilolistese.
Acondroplasia.
Osteoporose.
Osteossarcoma.
Distrofia muscular.
Cifose.
Encefalopatia estática.
As pessoas que estão grávidas são mais propensas a desenvolver lordose também.
Lordose – Diagnóstico
Seu médico irá diagnosticar a lordose com um exame físico.
Eles observarão sua postura e verificarão se há alguma curvatura não natural em sua coluna. Eles verificarão se a curva lordótica é flexível. Se ele se mover com você quando você dobrar o pescoço ou a região lombar, será menos provável que precise de tratamentos ou cirurgias.
Eles também podem rastrear escoliose e cifose e outras condições que afetam suas costas e coluna vertebral.
Lordose – Tratamento
A forma como a lordose é tratada depende de onde ela está ao longo da coluna e se está causando algum sintoma.
A maioria das pessoas não precisa de nenhum tratamento. Se você tiver sintomas como dor no pescoço ou nas costas, provavelmente precisará apenas de anti-inflamatórios de venda livre (como aspirina ou ibuprofeno) e alongamento e fortalecimento para tratar seus sintomas. Fale com o seu médico antes de tomar um anti-inflamatórios por mais de 10 dias.
Você provavelmente precisará visitar seu médico a cada poucos meses para monitorar a lordose e garantir que a curva não tenha piorado.
Se a curva lordótica piorar com o tempo ou se não for flexível, seu médico pode sugerir alguns tratamentos, incluindo:
Fisioterapia: seu médico pode sugerir exercícios e alongamentos para fortalecer os músculos ao redor da coluna. Os exercícios não podem reduzir a curva ou curar a lordose, mas estudos descobriram que são a melhor maneira de reduzir sintomas como dor no pescoço ou nas costas. Fortalecer os isquiotibiais, quadris, abdominais e glúteos (os músculos do bumbum) pode melhorar sua postura.
Órteses: Você usará um suporte personalizado para apoiar sua coluna e impedir que ela se curve ainda mais. Seu médico lhe dirá com que frequência você deve usar seu colete e por quanto tempo precisará usá-lo. A maioria das pessoas precisa usar o colete por pelo menos 20 horas por dia.
Cirurgia de lordose: É raro precisar de cirurgia de lordose. Se a curva lordótica for grave o suficiente – ou continuar piorando com o tempo – seu médico pode recomendar uma fusão espinhal para ajudar a endireitar a coluna e diminuir a curva. Você também pode precisar de enxerto ósseo para ajudar a curar. Seu cirurgião ou médico lhe dirá que tipo de cirurgia você precisará e quanto tempo levará para se recuperar.
Fonte: www.oxfordreference.com/www.wisegeek.com/my.clevelandclinic.org/www.nationwidechildrens.org/www.spineuniverse.com/www.medicalnewstoday.com/ssl.adam.com