PUBLICIDADE
Joanetes – Definição
Joanete (hallux valgus ou hálux valgo) é uma saliência do osso que forma-se na articulação do dedão do pé. São vários fatores que podem provocar o problema.
O tipo do pé, sapatos apertados que deformam o pé, salto alto, hereditariedade, doenças reumáticas, são alguns dos fatores que favorecem o aparecimento.
Um joanete é um alargamento anormal da articulação (a primeira articulação metatarsofalângica, ou MTPJ) na base do dedão do pé (hálux).
É causada por inflamação e geralmente resulta de irritação crônica e pressão de calçados mal ajustados.
A pressão da maneira como você anda ou o formato do pé pode causar um joanete, uma protuberância óssea dolorosa na parte externa do dedão do pé.
Sapatos estreitos e ficar em pé por longos períodos podem piorar a dor do joanete. Se almofadas de joanete, espaçadores de dedos e sapatos de melhor ajuste não ajudarem, você pode precisar de cirurgia (uma joanete).
Joanetes – O que é
Um joanete é um inchaço doloroso na lateral do pé, na base do dedão do pé. É aqui que a articulação do dedão do pé, chamada de articulação metatarsofalângica, encontra o pé. Com o tempo, más condições podem fazer com que essa articulação se transforme em uma saliência óssea dolorida. Calos ou calosidades podem se formar, aumentando o desconforto, e o tecido circundante pode ficar vermelho e inchado.
Quando essa saliência se desenvolve, pode fazer com que o dedão do pé cresça para dentro em direção ao segundo dedo e – em casos extremos – pode até forçá-lo abaixo do segundo dedo.
Isso pode empurrar os dedos restantes para fora do lugar e causar mais desconforto. Em casos extremos, joanetes podem causar desfiguração, corrigível apenas por cirurgia.
Embora esta seja uma cirurgia ambulatorial na maioria dos casos, a recuperação pode ser demorada.
Sapatos apertados são a causa mais comum de joanetes
A causa mais comum de joanetes é a aplicação de pressões anormais no pé por causa do uso de sapatos muito apertados. Como resultado, as mulheres que usam sapatos pontiagudos como salto alto são mais propensas a essa condição. Um fator hereditário também está presente no sentido de que a forma natural do pé pode ser um estressor adicional.
Outras pessoas com probabilidade de desenvolver joanetes são aquelas que passam muito tempo em pé, incluindo atletas, entregadores de correspondência, dançarinos e assim por diante.
Joanetes avançados podem levar à bursite, uma inflamação do saco aquoso ou bursa que protege a articulação. A artrite também pode se desenvolver quando o dedão do pé se torna inflexível.
Essas condições tornam a caminhada simples muito dolorosa, pois a articulação do dedão do pé deve dobrar a cada passo dado.
Na maioria dos casos, essa condição é tratada de forma conservadora e pode ser curada por conta própria, trocando-se por sapatos mais largos com bico largo e sola plana.
Algumas pessoas podem precisar acolchoar a área ou usar palmilhas para caminhar com mais conforto.
A cirurgia geralmente é recomendada apenas nos casos em que o crescimento pode progredir para uma condição mais séria. Um cirurgião é então obrigado a realinhar os ossos, tendões e ligamentos do dedo do pé para reparar o dano.
Adolescentes com predisposição hereditária ou lesões nos pés podem ter joanetes mesmo nessa idade. Geralmente, mudar para sapatos mais confortáveis pode curá-los, e eles continuarão a piorar se as condições que os criaram não mudarem. De acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, a melhor maneira de prevenir essa condição é evitar sapatos estreitos e pontiagudos, sapatos muito apertados e saltos que excedam 5,7 cm de altura.
Joanetes – Ossos do pé (hálux valgo)
Um deslocamento de dois ossos principais do pé (hálux valgo) causa joanetes, embora nem todos com esse deslocamento desenvolvam o inchaço articular e o supercrescimento ósseo que caracterizam um joanete.
Um dos ossos envolvidos é chamado de primeiro osso metatarso. Este osso é longo e fino, com o dedão do pé preso em uma extremidade e a outra extremidade conectada aos ossos do pé mais próximos do tornozelo.
Este osso do pé é deslocado na direção dos outros quatro metatarsos conectados com os dedos. O outro osso envolvido é o próprio dedão do pé, que é deslocado em direção aos dedos menores.
À medida que o dedão continua a se mover em direção aos dedos menores, ele pode se deslocar para baixo ou para cima do segundo dedo.
O deslocamento desses dois ossos do pé causa uma projeção do osso na parte interna do antepé. A pele sobre essa projeção geralmente fica inflamada devido ao atrito com o sapato e pode formar um calo.
A articulação contém um pequeno saco (bursa) cheio de líquido que amortece os ossos e ajuda a articulação a se mover suavemente. Quando um joanete se forma, esse saco fica inflamado e espesso.
A inflamação da bursa é chamada de bursite. O inchaço na articulação causa dor e pressão adicionais no dedo do pé.
Os joanetes também podem se formar nos ossos que prendem o dedinho ao pé (o quinto osso metatarso). Esses joanetes são chamados de joanete ou joanete de alfaiate.
Joanetes – Causas e Sintomas
Joanetes
Os joanetes podem se formar como resultado do movimento anormal do pé durante a caminhada ou corrida.
Um exemplo comum de um movimento anormal é uma quantidade excessiva de estresse colocada na parte interna do pé. Isso leva ao atrito e irritação das estruturas envolvidas.
A idade também foi observada como um fator no desenvolvimento de joanetes, em parte porque o deslocamento do osso subjacente piora com o tempo, a menos que medidas corretivas sejam tomadas.
O uso de sapatos inadequados, especialmente aqueles com biqueira estreita e altura excessiva do salto, geralmente causa a formação de um joanete.
Essa deformidade do antepé é vista com mais frequência em mulheres do que em homens. A maior frequência no sexo feminino pode estar relacionada à forte ligação entre moda de calçados e joanetes. De fato, em uma pesquisa recente com mais de 350 mulheres, quase 90% usavam sapatos que eram pelo menos um tamanho menor ou estreito demais. Sapatos sem suportes de arco adequados contribuem para joanetes, pois permitem que o pé role para dentro (pronação), colocando mais pressão na articulação do dedão do pé.
Como os fatores genéticos podem predispor as pessoas ao deslocamento ósseo do hálux valgo, uma forte história familiar de joanetes pode aumentar a probabilidade de desenvolver esse distúrbio do pé.
Várias condições artríticas e várias doenças genéticas e neuromusculares, como a síndrome de Down e a síndrome de Marfan, causam desequilíbrios musculares que podem criar joanetes devido ao deslocamento do primeiro metatarso e do dedão do pé.
Outras possíveis causas de joanetes são discrepâncias no comprimento das pernas (com o joanete presente na perna mais longa) e trauma na articulação do dedão do pé.
Pessoas com pés chatos ou gota correm maior risco de desenvolver joanetes.
Os sintomas dos joanetes incluem sinais comuns de inflamação, como vermelhidão, inchaço e dor. O desconforto está localizado principalmente na parte interna do pé, logo atrás do dedão. Por causa do atrito, um calo pode se desenvolver sobre o joanete. Se for permitida uma sobreposição dos dedos, ocorre fricção adicional e dor.
A inflamação desta área causa uma diminuição do movimento com desconforto associado na articulação entre o dedão do pé e o primeiro metatarso. Se for permitido piorar, a pele sobre o joanete pode quebrar causando uma úlcera, que também apresenta um problema de infecção potencial. (As úlceras nos pés podem ser particularmente perigosas para pessoas com diabetes, que podem ter dificuldade em sentir a úlcera se formando e cicatrizando se ela for infectada.)
Joanetes – Diagnóstico
Um histórico médico completo e um exame físico por um médico são sempre necessários para o diagnóstico adequado de joanetes e outras condições do pé. Os raios X podem ajudar a confirmar o diagnóstico, mostrando o deslocamento do osso, o inchaço das articulações e, em alguns casos, o supercrescimento do osso que caracteriza os joanetes.
Os médicos também consideram a possibilidade de que a dor nas articulações seja causada ou complicada por artrite (que causa a destruição da cartilagem da articulação), gota (que causa o acúmulo de cristais de ácido úrico na articulação), pequenas fraturas de um osso em o pé (fraturas por estresse) ou infecção, e pode solicitar exames adicionais para descartar essas possibilidades.
Joanetes – Tratamento
Joanetes
O primeiro passo no tratamento de um joanete é remover o máximo de pressão possível da área.
Uma almofada de espuma de borracha pode ser usada à noite durante o sono para separar o dedão dos outros dedos.
Várias técnicas de bandagem podem ser úteis para realinhar o dedo do pé e diminuir o atrito e fricção que podem estar presentes.
A maioria dos pacientes é instruída a descansar ou escolher exercícios que coloquem menos estresse nos pés, pelo menos até que o desalinhamento seja corrigido.
Pessoas com joanetes devem usar sapatos com espaço suficiente na biqueira para acomodar o joanete. Sapatos de salto alto e meias ou meias apertadas devem ser evitados. Sandálias são uma boa escolha.
Os sapatos podem ser esticados para proporcionar mais conforto ou personalizados para aliviar a pressão na área afetada. Os sapatos devem ser removidos periodicamente durante o dia para dar uma folga aos pés.
Curativos e almofadas ajudam a proteger o joanete da pressão adicional do sapato. Os suportes de arco podem reduzir a pressão no joanete. A aplicação de talas ou palmilhas personalizadas (órteses) para corrigir o alinhamento da articulação do dedão do pé é eficaz para muitos joanetes. Estes podem corrigir a pronação excessiva (girando para dentro) para que a pressão não seja continuamente no dedão do pé.
Técnicas de massagem de fricção profunda por um fisioterapeuta ou massoterapeuta podem ser úteis para aumentar a circulação, reduzir a inflamação e prevenir o acúmulo de tecidos moles.
A fisioterapia também fornece abordagens úteis, como o ultrassom, para ajudar a retardar ou reverter a formação do joanete.
Um estudo descobriu que usar um extrato de calêndula (Tagetes patula) com uma almofada protetora levou a uma redução no tamanho e na dor dos joanetes.
Um saquinho de chá de camomila usado aplicado a um joanete pode ser útil. Massagear com óleo essencial de camomila ou com um creme contendo camomila pode proporcionar alívio.
O remédio homeopático Calcarea phosphorica pode ser útil para equilibrar a formação e remodelação óssea.
Mergulhar o pé afetado em água morna pode reduzir a dor. Elevar o pé afetado e aplicar gelo e compressão no joanete pode ser útil, especialmente após o exercício.
Suplementos dietéticos e mudanças na dieta podem ajudar a tratar joanetes. As vitaminas que podem ser úteis no tratamento da bursite associada aos joanetes incluem A, complexo B, C e E.
Aumentar a ingestão de proteínas também pode ser benéfico.
A acupuntura pode ser útil no tratamento dos sintomas, pois o meridiano do baço é aproximadamente onde ocorre a dor. Outros tratamentos podem ajudar a estabilizar o pé.
Joanetes – Prevenção
A prevenção começa com o calçado adequado. Sapatos com biqueira larga e profunda são os melhores. Sapatos de salto alto não devem ser usados por mais de três horas seguidas.
Se um joanete estiver presente e ficar inflamado, o pé deve ser elevado com a aplicação de uma bolsa de gelo sobre a área dolorida por não mais de 20 minutos a cada duas horas.
O exercício diário fortalece os músculos das pernas e pés e pode prevenir a formação de joanetes. As mulheres que usam sapatos de salto alto devem fazer alongamentos da panturrilha regularmente.
O uso de suportes de arco ou órteses personalizadas pode ajudar as pessoas cujos pés giram para dentro enquanto caminham ou aquelas com diferentes comprimentos de perna.
O alongamento do tendão de Aquiles pode neutralizar as tensões no antepé.
Joanetes – Hálux valgo
Joanetes
Hálux valgo, muitas vezes referida como ” joanete”, é uma deformidade do dedo grande do pé.
O dedo do pé se inclina na direção dos dedos menores e uma protuberância óssea aparece no interior do pé. (A protuberância óssea no topo da grande articulação do dedo é geralmente devido a uma condição diferente, chamado de hálux rigidus.)
O nódulo ósseo é o fim da “junta-bone” do dedão do pé (o primeiro osso metatarso), que fica exposto como o dedo do pé inclina fora do lugar.
O principal problema é geralmente a pressão do sapato através da proeminência óssea, o que provoca desconforto ou dor.
Às vezes, a pele torna-se vermelha.Às vezes, a artrite se desenvolve na articulação deformado, causando dor.
Resolvendo sem cirurgia
Para começar, todas as pessoas que sofrem deste mal não devem usar sapatos apertados, mas sim sapatos que lhes permitam uma mobilidade absoluta. Além disso, sapatos de pele melhoram a respiração do pé, sinta-se cômodo, saudável e sem nenhuma pressão.
Existem talas especiais para joanetes, que se devem usar constantemente durante um determinado tempo, isto permitirá corrigir a deformidade do osso, além disso suaviza a doença.
É um tratamento que evitará a intervenção cirúrgica.
Da mesma forma, pode consultar o seu podólogo sobre a possibilidade de adquirir umas palmilhas especiais que controlem a força que provoca a deformação do joanete.
Deste modo corrigirá e evitará a dor e o crescimento do mesmo.
Uma reabilitação especial, como exercício específico para joanetes, pode ajudar na sua correção e melhoria.
Para evitar a dor, pode seguir um conselho caseiro:
Pegue num tomate maduro e aplique a polpa sobre o joanete. Isto ajudará a não sofrer tanto
Também pode adquirir almofadas que irão proteger o dedo afetado e evitarão o aparecimento e/ou crescimento de joanetes.
Use sempre um calçado adequado para a atividade que pratica, que seja cômodo e flexível: para fazer esporte, caminhada, nas diferentes estações do ano, para o campo, para o mar, etc.
É recomendável visitar um especialista para que lhe indique em que grau se encontra o joanete
Não se auto medique.
Não use saltos altos nem calçado muito estreito.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.bofas.org.uk/www.projetobrasil.net.br/my.webmd.com/www.thriveonline.com/www.gale.com/my.clevelandclinic.org/www.soleremedyfootcare.com