Índice de Massa Corporal

PUBLICIDADE

Peso Corporal – O que é

A mensuração e definição de sobrepeso e obesidade tem variado ao longo do tempo.

peso corporal é o peso é provavelmente o parâmetro corporal mais medido na sociedade ocidental – um ritual padrão em qualquer exame médico e uma referência obsessiva para aqueles preocupados em perdê-lo ou não ganhá-lo.

Esta é uma inversão bizarra: nossos ancestrais estavam, e multidões de nossos contemporâneos ainda estão, preocupados principalmente em não morrer de fome – em manter seu peso.

O ritual começa no nascimento – perdendo apenas para garantir que o bebê esteja respirando. (Que mãe não sabe e não se lembra para sempre dos pesos ao nascer de seus bebês?) O peso ao nascer é, obviamente, muito importante, embora a faixa normal seja ampla mesmo a termo.

peso corporal do prematuro está ligado à viabilidade; baixo peso ao nascer a termo pode ser um mau presságio e estar ligado a problemas de saúde materna ou indulgência inadequada em álcool ou tabagismo durante a gravidez.

O peso diminui nos primeiros dias neonatais e, no primeiro ano, aumenta mais rapidamente do que deveria novamente. Os surtos de crescimento em peso e altura em torno da puberdade são de conhecimento comum.

A partir de então, as pessoas geralmente se acomodam com sua figura até o advento da propagação da meia-idade, além dos caprichos que podem estar associados à gravidez e suas consequências.

As faixas apropriadas de peso corporal relacionadas a sexo, idade e altura foram derivadas de amostras de populações saudáveis, e existem muitas fontes dessas informações.

O “índice de massa corporal” – definido como peso (kg)/altura (m)2 – fornece uma “regra geral” para a obesidade: 25-30 = sobrepeso e > 30 = obesidade.

O ganho de peso acima da norma estatística saudável é amplamente reconhecido como melhor evitado por razões estéticas e médicas, este último com bons motivos, uma vez que as ligações entre obesidade, suscetibilidade a problemas de saúde e morte precoce estão bem estabelecidas, em uma estatística, se não uma base individual. Infelizmente, não somos – ou muitos ou a maioria de nós não são – dotados de um sistema fisiológico embutido que ajusta de forma precisa e automática o apetite à necessidade. Assim, na sociedade abastada, é necessário um ato de equilíbrio consciente e deliberado, com a ajuda da contagem de calorias e da balança de banheiro.

Mas o que é o nosso peso corporal, para somar à leitura na balança?

No homem médio padrão de 70 kg há mais de 40 litros de água, então a água representa quase 60% do peso corporal.

Pequenas flutuações de peso no dia-a-dia estão frequentemente relacionadas à retenção ou perda de água variável, talvez pela perda excessiva de suor, ou ligadas aos hormônios que regulam os fluidos corporais, incluindo variações nas mulheres ao longo das fases do ciclo menstrual. Boxeadores que estão marginalmente acima do peso para sua classe podem tentar atingir seu objetivo por desidratação – embora a interferência no equilíbrio hídrico corporal, que é rigorosa o suficiente para ser eficaz, provavelmente não seja boa para sua condição geral.

Os componentes sólidos podem ser separados em frações gordas e magras: tecido adiposo e tecido livre de gordura. A gordura corporal pode ser estimada a partir da medição da densidade corporal.

Quanto aos objetos inanimados, a densidade pode ser determinada encontrando a diferença entre o peso no ar e o peso na água; quanto mais gordo você é, mais você tende a flutuar, porque a gordura é menos densa que a massa corporal magra. Uma pessoa se senta em um assento suspenso por um medidor de peso em um tanque de água construído para esse fim e é submerso brevemente, enquanto prende a respiração. A quantidade de ar nos pulmões deve ser medida e permitida, porque isso obviamente afeta a flutuabilidade.

Aplica-se então uma fórmula que relaciona a densidade com a porcentagem de gordura.

De maneira mais prática, a gordura corporal é comumente estimada indiretamente a partir da espessura das dobras cutâneas: em vários locais especificados, uma dobra da pele e sua camada gordurosa subjacente são levantadas e sua espessura dupla é medida com paquímetros graduados.

As várias medidas são adicionadas e a soma usada para encontrar a gordura corporal total a partir de tabelas publicadas para diferentes faixas etárias: as tabelas foram construídas comparando as medidas de dobras cutâneas em muitas pessoas com o “padrão-ouro” das estimativas de densidade corporal.

Medidas mais sofisticadas de toda a gordura corporal agora podem ser feitas a partir de exames usando a técnica conhecida como DEXA (método de imagem que utiliza tecnologia de raios-x para medir a perda mineral óssea). As normas para porcentagem de gordura estão entre 20% e 30% do peso corporal – mais altas em mulheres do que em homens.

O ganho de peso é geralmente equiparado a um aumento na gordura corporal, embora possa haver um aumento significativo no peso muscular durante a recuperação de fome, doença ou lesão, ou durante um regime rigoroso de exercícios. Em qualquer estado de balanço energético positivo (mais ingestão calórica do que produção), a maior parte do excedente é convertida em gordura e armazenada nos tecidos adiposos. No balanço energético negativo, é principalmente a gordura que é consumida. Quando a perda de peso é considerada desejável, a ingestão deve ser reduzida e/ou a produção aumentada.

Uma vez que a taxa metabólica basal de um indivíduo é responsável por uma alta proporção de produção de energia, uma caminhada ou corrida extra a cada semana adiciona um pouco mais: pode fazer algo para a aptidão geral, mas faz relativamente pouca diferença para a gordura.

O peso corporal pode ser afetado em qualquer direção por diferentes doenças: alguns distúrbios hormonais causam ganho de peso (por exemplo, deficiência da tireóide ou excesso de corticosteróides) e outros perda de peso (por exemplo, tireóide hiperativa, deficiência adrenal). Qualquer lesão ou doença aguda pode ser acompanhada de perda de peso, se a alimentação não corresponder às demandas metabólicas aumentadas, e a perda de peso às vezes pode ser um sinal de alerta de doença grave.

Calculadora de Indice de Massa Corporal – O que é


Um índice de massa corporal saudável é essencial para uma boa saúde

Uma calculadora de índice de massa corporal (IMC) é usada para calcular o peso corporal saudável de uma pessoa com base na altura.

Depois de inserir altura e idade em uma calculadora de índice de massa corporal, uma pessoa pode descobrir se está abaixo do peso, acima do peso ou na média.

As calculadoras de IMC geralmente são fáceis de usar e altamente confiáveis, tornando-as uma das ferramentas mais usadas entre os profissionais médicos para determinar o peso corporal ideal de uma pessoa.

É possível para a maioria das pessoas calcular seu índice de massa corporal em casa usando uma das muitas calculadoras de massa corporal disponíveis na Internet.

As calculadoras de IMC online, no entanto, podem variar em sua precisão. Ao escolher uma calculadora que é endossada publicamente por um nome proeminente na área médica, o cliente geralmente pode ter certeza de que as informações que recebe são atuais.


Alguém com IMC abaixo de 18,5 é considerado abaixo do peso

As calculadoras de índice de massa corporal são cada vez mais populares como ferramenta de avaliação de peso, tanto em casa quanto no consultório médico, porque são simples de usar.

As versões online exigem apenas que o cliente insira sua idade e altura para calcular um resultado. Uma calculadora de massa corporal em uso em um consultório médico pode ser um pouco mais complicada, mas mesmo essas calculadoras simplesmente exigem que o usuário insira informações.

Para calcular a massa corporal, uma calculadora de índice de massa corporal se baseia em gráficos de índice de massa corporal que traçam altura versus peso. Como tal, essas calculadoras são mais adequadas para clientes que têm uma estrutura corporal média. Os clientes com uma estrutura corporal média geralmente obtêm os melhores resultados das calculadoras de IMC, porque os clientes se encaixam perfeitamente nos gráficos originais do índice de massa corporal.

Os clientes que não têm uma constituição média podem obter resultados de uma calculadora de índice de massa corporal que não refletem seu verdadeiro nível de saúde.

Os resultados muitas vezes acabam distorcidos quando o cliente tem uma constituição incomum, como quando ele ou ela é extraordinariamente musculoso.

O peso ideal para pessoas com estrutura não média geralmente deve ser determinado por um profissional médico.

Embora existam algumas exceções, as calculadoras de índice de massa corporal continuam sendo uma das maneiras mais fáceis e simples de decidir se um indivíduo está com um peso saudável. Ao usar um gráfico de índice de massa corporal em vez de um gráfico simples de peso e altura, uma calculadora de índice de massa corporal chega a um resultado muito mais preciso do que os métodos mais antigos de avaliação de peso.

As calculadoras de IMC geralmente são acessíveis a todos os níveis de consumidores. Essas calculadoras podem ser ferramentas importantes que a maioria das pessoas pode usar para gerenciar com precisão seu peso.

Índice de Massa Corporal – O que é

Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida que a maioria das pessoas pode usar para verificar se o seu peso é saudável para a sua altura.

Índice de Massa Corporal (IMC) é um número calculado a partir do peso e altura de uma pessoa.

O Índice de Massa Corporal (IMC) fornece um indicador confiável de gordura corporal para a maioria das pessoas e é usado para triagem de categorias de peso que podem levar a problemas de saúde.

O que é um Índice de Massa Corporal (IMC) saudável?

Para a maioria dos adultos, um IMC ideal é na gama de 18,5 a 24,9.

Se o seu IMC é de 25 ou mais, você está acima do peso ideal para sua altura:

25 a 29,9 está acima do peso
30-39,9 é obeso
40 anos ou mais é muito obeso

Se o seu IMC é inferior a 18,5, você está com o peso ideal para sua altura.

Essas faixas são apenas para adultos. O IMC é interpretado de forma diferente para as crianças. Se você está preocupado com o peso de seu filho, procure orientação de seu médico.

Excesso de peso IMC

Se o seu IMC é de 25 ou mais, você deve pensar sobre a perda de peso.

Estar com sobrepeso ou obesidade pode aumentar o risco de problemas de saúde, tais como:

doença cardíaca
golpe
diabetes tipo 2
alguns tipos de câncer
pressão arterial elevada (hipertensão)
doença renal

Abaixo do peso IMC

Se o seu IMC é inferior a 18,5, você pode querer falar com o seu médico sobre o ganho de peso.

Estar abaixo do peso pode aumentar o risco de outros problemas de saúde, tais como:

Ossos quebradiços (osteoporose)
Períodos ausentes em mulheres (amenorreia)
Deficiência de ferro (anemia).

Índice de Massa Corporal – Eletrônico (IMC)

Entre sua altura, em metros  (ex.: 1.65):

Entre seu peso em kg  (ex.: 67.5):

Pressione para calcular:

Seu IMC é de:

Ou utilize a fórmula abaixo: Fórmula do Índice de Massa Corporal

I MC= P (peso em kg)/A (altura em m) x A =

De posse do resultado compare na tabela abaixo:

I.M.C. Kg/m² – Homens e Mulheres
menor que 18,5 BAIXO PESO
18,5 – 24,9 NORMAL
25 – 29,9 PRÉ-OBESIDADE
30 – 34,9 OBESIDADE NIVEL I
35 – 39,9 OBESIDADE NIVEL II
Maior que 40 OBESIDADE NIVEL III (MÓRBIDA)

Obs: o indivíduo enquadrado na obesidade nível 3 não deve perder tempo, deve procurar um cardiologista e mudar seus hábitos sedentários e alimentares o quanto antes.

Agora que já sabe se é considerado obeso ou não, observe se seu peso está adequado para sua altura.

Tabela desenvolvida pela Metropolitan Life Ensurance Company e representa o peso saudável medido sem sapatos e com roupas leves.

Mulheres (acima de 24 anos)

Altura (cm) Peq.porte (kg) Médio porte(kg) Grande porte (kg)
177.8 60.8-65.3 63.5-70.3 67.6-76.6
175.3 59.0-63.5 61.7-68.5 65.8-74.4
172.7 57.2-61.7 59.9-66.7 64.0-72.1
170.2 55.3-59.4 58.1-64.9 62.1-69.9
167.6 53.5-57.6 56.2-63.1 60.3-68.1
165.1 51.7-55.8 54.4-61.2 58.5-66.2
162.6 49.9-54.0 52.6-59.4 56.7-64.4
160.0 48.5-52.2 50.8-57.2 54.9-62.6
157.5 47.2-50.0 49.4-55.3 53.1-60.8
154.9 45.8-49.4 48.1-53.5 51.7-59.0
152.4 44.4-48.1 46.7-52.2 50.3-57.6
149.8 43.1-46.7 45.4-50.8 49.0-56.2
147.3 41.7-45.4 44.0-49.4 47.6-54.9
144.7 40.8-44.0 42.6-48.1 46.3-53.5

Homens (acima de 24 anos)

Altura (cm) Peq.porte (kg) Médio porte(kg) Grande porte (kg)
190.5 71.2-76.2 74.9-83.0 79.4-89.3
188.0 69.4-74.4 72.6-80.8 77.6-87.1
185.4 67.6-72.6 70.3-78.5 75.3-84.8
182.9 65.8-70.3 68.5-76.2 73.0-82.6
180.3 64.0-68.5 66.7-74.0 71.2-80.3
177.8 62.1-66.7 64.9-71.7 69.0-78.0
175.3 60.3-64.9 63.1-69.4 67.1-75.3
172.7 58.5-62.6 61.2-67.6 65.3-74.0
170.2 56.7-60.8 59.4-65.8 63.5-72.1
167.6 54.9-59.0 57.6-63.5 61.2-69.9
165.1 53.1-57.2 55.8-61.7 59.4-67.6
162.6 51.7-55.3 54.4-59.9 58.1-65.8
160.0 50.3-54.0 53.1-58.5 56.7-64.0
157.5 49.0-52.6 51.7-57.2 55.3-62.1
154.9 47.6-51.3 50.3-55.3 54.0-60.8

A tabela abaixo oferece pesos de referência para adultos entre 55 e 74 anos

ALTURA (em metros) Peso para Homens peso máximo (em Kg) Peso para Mulheres peso máximo (em KG)
1,47 57
1,50 62
1,52 65
1,55 64
1,57 68 64
1,60 70 65
1,63 71 66
1,65 72 67
1,68 74 66
1,70 78 72
1,73 78 70
1,75 77 72
1,78 80 73
1,80 84
1,83 81
1,85 88
1,88 95

 

Fonte: www.encyclopedia.com/www.wisegeek.com/www.cdof.com.br

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.