Hiperlexia

PUBLICIDADE

Hiperlexia – Definição

Hiperlexia é a presença de capacidade avançada de leitura em comparação com a capacidade de compreender a linguagem falada.

As crianças com hiperlexia têm uma capacidade precoce de ler palavras, muito acima do que seria esperado na idade cronológica ou um fascínio intenso por letras ou números; dificuldade significativa na compreensão da linguagem verbal; e habilidades sociais anormais, dificuldade em socializar e interagir apropriadamente com as pessoas.

hiperlexia, de acordo com alguns especialistas, pode pertencer ao espectro autista, juntamente com o autismo e a síndrome de Asperger.

Elas têm dificuldade em desenvolver habilidades de linguagem e comunicação e muitas vezes exibem interesses ou comportamentos incomuns, principalmente dificuldade na interação recíproca com outras pessoas.

hiperlexia tem características semelhantes ao autismo, distúrbio de comportamento, distúrbio de linguagem, distúrbio emocional, distúrbio de déficit de atenção, deficiência auditiva, super dotação ou, paradoxalmente, retardo mental.

Em síntese: a hiperlexia é definida como tendo uma capacidade de leitura avançada sem as habilidades de fala ou linguagem que a acompanham. Por causa disso, muitas vezes é diagnosticado junto com uma condição do espectro do autismo, embora alguns médicos acreditem que possa existir por conta própria.

Hiperlexia – O que é

hiperlexia é um distúrbio raro em que uma criança é capaz de ler além do nível esperado de leitura, mas não possui a capacidade de entender o que lê.

Um jovem com essa condição geralmente exibe um alto interesse em letras ou números e tem dificuldade para interagir com os outros.

A condição geralmente é diagnosticada quando uma criança tem 18 a 24 meses de idade e compartilha traços com autismo, distúrbios de comportamento, distúrbios emocionais e distúrbio de déficit de atenção.

Não existe cura conhecida para hiperlexia.

Mesmo que uma pessoa com hiperlexia possa apresentar uma alta capacidade de leitura, ela frequentemente terá problemas para comunicar ideias.

Os sintomas de hiperlexia podem incluir uma fixação por rotinas, medos anormais, problemas na formação de relacionamentos e escuta seletiva.

Um indivíduo hiperlexico geralmente não será o primeiro a se engajar em conversas e geralmente possui uma forte capacidade de memorização por meio de imagens.

Normalmente, um jovem com a doença apresentará um desenvolvimento normal, mas, em seguida, por volta dos 24 meses de idade, ele ou ela frequentemente começa a desacelerar notavelmente no desenvolvimento.

Um indivíduo com a síndrome geralmente irá ensinar-se a ler.

Hiperlexia
Hiperlexia

É comum que uma criança hiperlexica apresente desinteresse em participar de atividades de pares por causa de um forte fascínio pela leitura. Para uma criança hiperlexica, a leitura é geralmente uma compulsão e a capacidade de recitar palavras excede seu provável nível intelectual.

Embora não seja exatamente conhecido o que desencadeia o distúrbio, existem algumas maneiras de detectá-lo.

Uma criança com a doença pode ter um exame de ressonância magnética (RM) para detectar uma atividade incomum em seu lado esquerdo do cérebro

Os psicólogos costumam sugerir que o distúrbio surge de uma diferença no cérebro do jovem durante o desenvolvimento.

Para determinar se a condição existe, os testes psicológicos geralmente se concentram em métodos visuais em vez de capacidades orais. Um fonoaudiólogo qualificado também pode identificar o distúrbio.

hiperlexia está geralmente relacionada a algum tipo de transtorno invasivo do desenvolvimento e a síndrome pode frequentemente parecer semelhante ao autismo. Uma criança hiperlexica, no entanto, é diferente de um jovem autista. Frequentemente, uma criança hiperlexica crescerá de seu comportamento antissocial à medida que o comando da linguagem aumenta.

Existe uma variedade de técnicas para pais, professores e outros profissionais para auxiliar uma criança hiperlexica.

Os métodos de intervenção geralmente se concentram em melhorar as habilidades de linguagem e compreensão.

Muitas vezes, uma criança pode melhorar suas habilidades por meio de terapia rigorosa de fala e linguagem, bem como participando de programas de intervenção precoce.

Hiperlexia – Síndrome

Hiperlexia
Hiperlexia

hiperlexia é uma síndrome caracterizada pela capacidade precoce de leitura da criança (muito acima do que seria esperado na idade), dificuldade significativa em compreender e usar a linguagem verbal (ou uma profunda incapacidade de aprendizagem não verbal) e problemas significativos durante as interações sociais.

Embora a hiperlexia possa ser o sintoma-chave na descrição da diferença de aprendizado em uma criança, ela não é um diagnóstico independente.

Em vez disso, existe em um continuum com outros distúrbios, como distúrbios do espectro do autismo, distúrbios de linguagem e deficiências de aprendizado não verbal.

Crianças com hiperlexia também podem apresentar outras condições, como disfunção de integração sensorial, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, dispraxia motora, transtorno obsessivo-compulsivo, depressão e/ou transtorno convulsivo.

Hiperlexia – Causas

A presença de hiperlexia no contexto de outro distúrbio do desenvolvimento reflete uma diferença na organização neurológica do cérebro.

Embora uma causa ainda não seja conhecida, pesquisas em genética e estudos funcionais de ressonância magnética podem fornecer algumas informações no futuro.

Hiperlexia – Sintomas

Capacidade de leitura precoce em comparação com os pares
Dificuldade em entender e usar a linguagem verbal
Dificuldade em processar o que foi dito verbalmente
Dificuldade em responder a perguntas (quem, o que, onde, quando e por que)
Habilidades fortes de memória
Aprenda a memorizar
Pensadores concretos
Aprendizes visuais
Desafios que lidam com transições ou mudanças nas rotinas
Lutando com habilidades sociais (iniciando conversas, mantendo conversas, revezando etc.)

Fonte: Equipe Portal São Francisco

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.