PUBLICIDADE
Hidrocele – Definição
A hidrocele é um inchaço no escroto de um menino, o saco fino que prende os testículos. Acontece quando muito líquido se acumula no interior. A condição é mais comum em recém-nascidos, embora meninos e homens mais velhos também possam obtê-la.
As hidroceles geralmente não representam uma ameaça aos testículos. Eles geralmente são indolores e desaparecem sem tratamento.
A hidrocele é o acúmulo de líquido aquoso em um saco, geralmente o saco que envolve os testículos. Esta condição é caracterizada por aumento indolor do escroto.
Em síntese: Uma hidrocele é quando o fluido enche o escroto de um homem, fazendo com que ele inche. Não é um grande problema de saúde, mas pode ser embaraçoso e desconfortável.
As hidroceles são mais comuns em bebês do sexo masculino do que em adultos, e existem tratamentos para resolver o problema.
Hidrocele – Visão Geral
No final da gravidez, os testículos de um menino descem do abdome para o escroto. O escroto é o saco de pele que segura os testículos quando eles descem.
Durante o desenvolvimento, cada testículo tem um saco natural em torno dele que contém fluido. Normalmente, esse saco se fecha e o corpo absorve o fluido durante o primeiro ano do bebê.
No entanto, isso não acontece para bebês com hidrocele. Bebês nascidos prematuramente correm maior risco de hidrocele.
As hidroceles também podem se formar mais tarde, principalmente em homens com mais de 40 anos.
Isso geralmente ocorre quando o canal através do qual os testículos descem não fechou completamente e o fluido entra agora, ou o canal reabre. Isso pode fazer com que o fluido se mova do abdome para o escroto.
Hidroceles também pode ser causada por inflamação ou lesão no escroto ou ao longo do canal. A inflamação pode ser causada por uma infecção (epididimite) ou outra condição.
Hidrocele – O que é
Um hidrocele é um saco de fluido que se acumula em uma cavidade de corpo.
Essas condições benignas ocorrem com mais frequência nos testículos, embora também possam surgir em outras partes do corpo.
A hidrocele em geral não é motivo de preocupação, embora possa ser desconfortável, mas deve ser avaliada por um médico para confirmar que o inchaço realmente é uma hidrocele, e não outra coisa.
Um médico também pode recomendar problemas de tratamento para pessoas que estão desconfortáveis, ou para indivíduos que acham um hidrocelo sem graça.
A causa subjacente da maioria das hidroceles não é conhecida. Quando drenados, esses sacos contêm fluido seroso, como o encontrado no sistema linfático.
Alguns são congênitos, causados por uma pequena malformação que ocorre durante o desenvolvimento fetal, enquanto outros podem estar associados a traumas, certos medicamentos como quimioterapia, tumores ou linfonodos bloqueados.
A hidrocele testicular, como são conhecidas as hidroceles nos testículos, é um problema não incomum em bebês e homens adultos. Como outras hidroceles, apresenta-se como um inchaço que pode ser visto e palpado.
Algumas pessoas sentem dor no local, enquanto outras acham desconcertante. Um médico pode confirmar que o problema é uma hidrocele, através do brilho de uma luz, ou usando imagens médicas, como a ultra-sonografia. Essas técnicas também podem ser usadas para identificar hidroceles em outras regiões do corpo.
No caso de um inchaço ser causado pela presença de uma hidrocele, existem duas opções de tratamento.
Um médico pode optar por aspirá-lo com uma agulha, puxando o acúmulo de fluido para fora, embora o saco possa se reabastecer com fluido seroso após ser drenado.
Os médicos também podem remover todo o saco cirurgicamente, evitando a recorrência da hidrocele.
A remoção cirúrgica pode ser recomendada se o médico estiver preocupado com a recorrência do acúmulo de líquido.
Inchaços incomuns e mudanças na textura e forma do corpo são definitivamente um motivo de preocupação, porque há uma série de causas potenciais para mudanças físicas, variando de uma hidrocele benigna a um tumor maligno que se move rapidamente. Por esta razão, as pessoas devem definitivamente ir ao médico se observar uma mudança, para que o médico possa determinar o que está causando a mudança e como resolvê-la.
Pacientes que experimentaram hidroceles antes podem querer trazê-los à atenção do médico, para que ele ou ela esteja ciente da história do paciente ao avaliar a situação.
Hidrocele – Tipos
Hidrocele
Hidrocele Não Comunicante e Hidrocele Comunicante
Os dois tipos de hidroceles são: não-comunicantes e comunicantes.
Não Comunicante: Uma hidrocele não-comunicante ocorre quando o saco se fecha, mas seu corpo não absorve o fluido. O fluido restante é normalmente absorvido pelo corpo dentro de um ano. Uma hidrocele não comunicante pode estar presente ao nascimento e geralmente se resolve espontaneamente dentro de um ano. Uma hidrocele não comunicante em uma criança mais velha pode indicar outros problemas, como infecção, torção (torção dos testículos) ou um tumor. Sempre consulte o médico do seu filho para um diagnóstico.
Comunicante: Uma hidrocele comunicante ocorre quando o saco que envolve seu testículo não fecha completamente. Isso permite que o fluido flua para dentro e para fora. Uma hidrocele comunicante ocorre a partir do fechamento incompleto da túnica vaginal, de modo que uma pequena quantidade de fluido abdominal pode fluir para dentro e para fora da bolsa fina. É distinto porque o fluido flutua durante o dia e a noite, alterando o tamanho da massa.
A hidrocele está presente em até 10% de todos os nascidos vivos do sexo masculino nascidos a termo; no entanto, na maioria dos casos, desaparece sem tratamento no primeiro ano.
Hidrocele – Tratamento
Hidrocele
Uma hidrocele não comunicante geralmente se resolve espontaneamente no momento em que a criança atinge seu primeiro aniversário. A resolução ocorre quando o fluido é reabsorvido da bolsa.
Uma hidrocele que persiste por mais de 12 a 18 meses geralmente é uma hidrocele comunicante. Uma hidrocele em comunicação geralmente requer reparo cirúrgico para prevenir a ocorrência de uma hérnia inguinal.
A cirurgia envolve fazer uma pequena incisão na região inguinal ou na virilha e, em seguida, drenar o líquido e fechar a abertura da túnica vaginal.
Hidrocele – Sintomas
Hidroceles geralmente não causam dor. Normalmente, o sintoma mais comum é um escroto inchado. No entanto, dependendo da gravidade do inchaço, também pode ocorrer dor ou desconforto.
Em adultos, pode haver uma sensação de peso no escroto. Em alguns casos, o inchaço pode ser pior pela manhã do que à noite. Geralmente não é muito doloroso. Para hidroceles não comunicantes, o tamanho geralmente permanece o mesmo ou cresce muito lentamente.
Além disso, com uma hidrocele comunicante, existe a possibilidade de outras condições também se desenvolverem. Por exemplo, com uma hidrocele comunicante, o saco não fecha totalmente.
Na maioria dos casos, isso significa que o fluido pode entrar e sair do saco. Mas, dependendo do tamanho da abertura restante, é possível que uma hérnia também se desenvolva.
Estas são conhecidas como hérnias inguinais e podem exigir cirurgia em alguns casos. Se isso ocorrer, o escroto parecerá maior, inchado e pode até mudar de tamanho ao longo do dia.
As hérnias inguinais são muito dolorosas. Portanto, se seu bebê tiver essa condição, ele não para de chorar.
Hidrocele – Diagnóstico
Hidrocele
Para diagnosticar uma hidrocele, seu médico fará um exame físico. Se você tiver hidrocele, seu escroto ficará inchado, mas você não sentirá dor.
Seu médico não conseguirá sentir bem seu testículo através do saco cheio de líquido.
Seu médico pode verificar se há sensibilidade no escroto e acender uma luz através do escroto. Isso é chamado de transiluminação. Ele permite que seu médico determine se há líquido no escroto.
Se o fluido estiver presente, o escroto permitirá a transmissão de luz e o escroto parecerá se iluminar com a passagem da luz. No entanto, se o inchaço escrotal for devido a uma massa sólida (câncer), a luz não brilhará através do escroto. Este teste não fornece um diagnóstico definitivo, mas pode ser muito útil.
Seu médico também pode aplicar pressão no abdômen para verificar se há outra condição chamada hérnia inguinal; seu médico também pode pedir para você tossir ou se esforçar para verificar isso.
Isso pode ocorrer quando parte do intestino delgado se projeta através da virilha devido a um ponto fraco na parede abdominal. Embora geralmente não seja uma ameaça à vida, o médico pode recomendar uma cirurgia para repará-lo.
Se houver inchaço escrotal significativo e sustentado, seu médico provavelmente solicitará um ultrassom escrotal para ajudar a determinar a causa.
Eles podem coletar uma amostra de sangue ou urina para testar infecções. Menos comumente, seu médico pode administrar um ultrassom para verificar se há hérnias, tumores ou qualquer outra causa de inchaço escrotal.
Um profissional de saúde pode diagnosticar uma hidrocele em uma criança ou adulto por meio de uma combinação de testes e observações, incluindo:
Exame físico – Isso pode incluir testes para ver como a protuberância na área da virilha muda sob pressão ou quando o paciente é solicitado a tossir e/ou iluminar o escroto, destacando qualquer acúmulo de líquido nessa área.
Um exame de imagem, como um ultrassom.
Hidrocele – Prevenção
Não há nada que você possa fazer para evitar que seu bebê tenha hidrocele. Para homens adolescentes e adultos, a melhor proteção contra hidrocele é manter os testículos e o escroto livres de lesões. Por exemplo, se praticar esportes de contato, use um copo atlético.
Embora as hidroceles geralmente não sejam um grande problema de saúde, você deve informar seu médico sobre qualquer anormalidade ou inchaço no escroto.
Outra doença ou condição pode estar causando ou imitando a anormalidade.
O resultado de uma hidrocele é geralmente positivo. Os casos que necessitam de cirurgia têm uma alta taxa de sucesso.
Hidrocelectomia – O que é
Uma hidrocelectomia é também frequentemente referida como uma reparação de hidrocele. É uma cirurgia realizada para corrigir uma hidrocele. Isso ocorre quando o excesso de líquido se acumula em um testículo.
Mais especificamente, o fluido se acumula em uma membrana que envolve os testículos. A membrana é chamada de túnica vaginal e o fluido é chamado fluido peritoneal.
A hidrocele ocorre apenas em pacientes do sexo masculino. Um médico pode diagnosticar um menino com hidrocele ao nascer. Os homens mais velhos também tendem a adquirir essa condição.
O sinal mais óbvio de hidrocele é o inchaço do escroto do paciente.
Nem todas as hidroceles requerem uma hidrocelectomia.
A hidrocele de uma criança pode desaparecer por conta própria, geralmente no momento em que o paciente tem dois anos de idade.
A hidrocele de um homem adulto, no entanto, normalmente não se dissipará. Adultos com hidrocele exigirão check-ups periódicos.
O médico pode recomendar uma hidrocelectomia se a condição interferir na circulação sanguínea, se tornar aumentada ou se causar desconforto ou dor.
Uma hidrocelectomia requer anestesia geral, que deixará o paciente inconsciente. Devido à anestesia, os pacientes geralmente precisam evitar comer ou beber por pelo menos seis horas antes da cirurgia. Além disso, os pacientes devem divulgar completamente todas as outras condições médicas, alergias e medicamentos ou suplementos que estão levando ao cirurgião.
Alguns medicamentos podem precisar ser descontinuados antes da cirurgia, como medicamentos que possam interferir na coagulação do sangue.
O procedimento exato da hidrocelectomia é um pouco diferente, dependendo se o paciente é uma criança pequena ou um adulto. Com uma criança, o cirurgião fará uma pequena incisão na dobra da virilha do paciente.
A incisão em um adulto será feita tipicamente no escroto.
Após a incisão, o cirurgião drenará o líquido da hidrocele. Normalmente, o médico também removerá todo ou parte do saco que contém o líquido peritoneal. O local é geralmente fechado com pontos.
Uma hidrocelectomia é geralmente considerada um procedimento menor. A maioria dos pacientes pode ser liberada do hospital algumas horas após a cirurgia.
Normalmente, tanto pacientes quanto adultos devem descansar por cerca de uma semana após a operação. Os pacientes devem informar o médico para consultas de acompanhamento, para que o médico possa verificar a incisão para uma cura adequada.
Riscos ou complicações de uma hidrocelectomia são raros. Alguns pacientes podem experimentar uma reação adversa à anestesia. Outros podem experimentar sangramento excessivo. Em alguns casos, a fertilidade do paciente pode ser afetada negativamente. Também é possível que uma hidrocele se reforme e exija tratamento subsequente.
Fonte: my.clevelandclinic.org/www.stanfordchildrens.org/www.seattlechildrens.org/www.wisegeek.org/www.stgeorgeurology.com.au/uichildrens.org/www.healthline.com/www.urologyhealth.org/medlineplus.gov