PUBLICIDADE
Hérnia Femoral – Definição
A hérnia femoral é uma protrusão do conteúdo abdominal através do anel femoral, que é o ponto abaixo do ligamento inguinal, onde os vasos sanguíneos entram na perna.
Uma hérnia femoral é uma protuberância que ocorre na região da virilha perto do vinco da perna e é semelhante a uma hérnia inguinal. Muitas vezes é doloroso com um caroço óbvio.
Hérnia Femoral – Virilha
As hérnias femorais ocorrem na virilha – a pequena área do baixo-ventre de cada lado, logo acima da linha que separa o abdômen e as pernas.
Eles são relativamente incomuns (eles respondem por 2% de todas as hérnias e 6% de todas as hérnias na virilha, os outros 94% são inguinais), mais propensos a ocorrer em mulheres do que em homens (70% das hérnias femorais ocorrem em mulheres, provavelmente porque da pelve mais larga, tornando o canal femoral um pouco maior) e são frequentemente confundidos com hérnias inguinais tanto por pacientes quanto por médicos.
Hérnia Femoral – O que é
A hérnia femoral é um tipo raro de hérnia.
As hérnias femorais às vezes aparecem como um nódulo doloroso na parte superior interna da coxa ou na virilha. O caroço geralmente pode ser empurrado para trás ou desaparece quando você se deita.
Tosse ou esforço pode fazer o caroço aparecer.
As hérnias são causadas por uma parte interna do corpo que se projeta para fora da área em que está normalmente contida. Esta protusão pode ser o resultado de fraqueza natural no revestimento de membrana fina, ou influências externas, como uma incisão cirúrgica.
A hérnia femoral ocorre na área média da coxa, onde o canal femoral está localizado.
O canal femoral é um caminho que leva da cavidade abdominal até a coxa. A artéria, veia e nervo femoral viajam por esse caminho.
Quando uma hérnia femoral é experimentada, uma parte do intestino se moveu para o canal. Esse movimento resulta em uma saliência perceptível logo abaixo do sulco inguinal, ou mais ou menos no meio da coxa.
Hérnias femorais ocorrem principalmente em mulheres. Eles são mais propensos a ocorrer em mulheres grávidas, obesas, idosas, acamadas ou frágeis.
Casos de hérnia femoral em crianças foram documentados, mas apenas raramente.
Os sintomas podem ou não ser dolorosos e incluem um nódulo na região da virilha até o meio da coxa.
As complicações surgem da presença de uma hérnia femoral em vários graus. Problemas graves podem incluir gangrena dos intestinos, obstrução intestinal e obstrução do intestino delgado.
As chances de uma hérnia femoral se tornar irredutível são altas. As hérnias irredutíveis não podem ser colocadas de volta no lugar.
A hérnia femoral também tem um alto risco de se tornar estrangulada. Quando um pedaço do intestino é capturado pela hérnia e torcido, isso é conhecido como estrangulamento.
Pode causar redução do fluxo sanguíneo para a área torcida ou até mesmo obstrução intestinal completa. O estrangulamento também pode fazer com que o bojo cresça e seja mais dolorido.
O caroço ou protuberância causada por uma hérnia femoral tem uma forma globular, ao contrário do caroço em forma de pera causado por uma hérnia inguinal.
Além dessa diferença, muitas vezes é difícil distinguir entre os dois. A cirurgia é frequentemente realizada antes que os médicos possam diagnosticar que tipo de hérnia está presente.
Como outras hérnias, as hérnias femorais necessitam de intervenção cirúrgica. Essa operação é tipicamente um procedimento eletivo. No entanto, um alto risco de complicações muitas vezes exige cirurgia de emergência. Um tratamento de emergência também é necessário se a hérnia se tornar irredutível e as tentativas de colocá-la de volta no lugar falharem.
Pacientes submetidos à cirurgia eletiva para correção de hérnia femoral geralmente se recuperam rapidamente e sem muitas complicações. Se um paciente precisar de uma cirurgia de hérnia de emergência, no entanto, os riscos aumentam muito. Os perigos associados a esta operação são diretamente determinados pelo nível de obstrução dos intestinos. Grandes obstruções dificultam o reparo ou a movimentação da hérnia.
Hérnia Femoral – Causa
Hérnia Femoral
A hérnia femoral geralmente ocorre quando o tecido adiposo ou parte do seu intestino entra na virilha na parte superior da coxa.
Ele empurra através de um ponto fraco na parede muscular circundante (parede abdominal) em uma área chamada canal femoral.
Ao contrário das hérnias inguinais, as hérnias femorais ocorrem com muito mais frequência em mulheres, particularmente em mulheres mais velhas. Isso é por causa da forma mais ampla da pelve feminina. Hérnias femorais são raras em crianças.
Hérnias femorais às vezes podem aparecer de repente por causa da tensão na barriga, tais como:
Esforçando-se no banheiro se você tiver constipação
Carregando e empurrando cargas pesadas
Eles também estão ligados à obesidade e a uma tosse persistente e pesada.
Hérnia Femoral – Sintomas
Hérnia Femoral
Muitas hérnias femorais não apresentam sintomas além de algum desconforto na virilha.
Se eles se manifestarem, os sintomas de hérnia femoral mais comuns são uma protuberância ou um nó na coxa, que pode progressivamente se tornar dor aumentada e inchada ou generalizada na região da virilha.
Alguns pacientes também podem sentir febre, náusea e vômito.
Todos os sintomas de hérnia femoral são principalmente a reação do corpo à pressão causada por órgãos abdominais que se esforçam para deixar sua cavidade muscular.
Dos sintomas de hérnia femoral mais comuns, o mais facilmente detectado é a protuberância visível que o intestino delgado produz na região da virilha, perto da parte superior da coxa.
O abdômen é cercado por uma extensão de músculo fino que mantém seus órgãos juntos. As hérnias crescem quando há uma abertura nessa parede, seja de uma lágrima ou de um ponto particularmente fino e fraco no músculo abdominal. Os órgãos do abdome, em seguida, pressionam através do buraco, causando a protrusão que é a hérnia.
Outros sintomas de hérnia femoral incluem aumento da dor perto da área da virilha à medida que a hérnia cresce e incha. Os homens podem sentir inchaço no escroto. Frequentemente, esses e outros sintomas da hérnia femoral aparecem apenas quando a tensão é exercida no corpo por atividades extenuantes, como a elevação.
Existem sintomas de hérnia femoral mais graves que requerem atenção médica de emergência. Náuseas, vômitos e dor intensa no abdome podem ser um sinal de intestino bloqueado.
Hérnias que se tornam tão dolorosas que não podem ser pressionadas de volta para o abdômen precisam de atenção imediata. Também é grave se a hérnia escurecer ou adquirir um tom vermelho ou roxo.
Quando o tecido da hérnia femoral fica preso, a cirurgia de emergência também é necessária. Na maioria dos casos, é o intestino que fica preso ou encarcerado.
Pode também tornar-se gangrenosa ou estrangulada nos piores casos. Estas condições são tipicamente acompanhadas por dor abdominal intensa.
A dor abdominal intensa é um sintoma de ter uma hérnia femoral
As hérnias femorais são mais comuns em mulheres. Em geral, eles são causados por tensão excessiva na região abdominal e na virilha.
Pessoas crônicos de constipação ou tosse estão em maior risco de hérnias femorais.
A pressão pesada e a obesidade colocadas no corpo também podem ser uma causa. Homens com um aumento da próstata pode obter a condição devido à tensão constante de tentar urinar.
A maneira mais eficaz de prevenir uma hérnia femoral é evitar sobrecarregar o corpo. Gerenciando constipação e manter um peso saudável são importantes.
Praticar técnicas de levantamento adequadas – levantar das pernas em vez das costas ou dos braços – também é uma medida preventiva eficaz.
Hérnia Femoral – Diagnóstico
Seu médico realizará um exame físico palpando ou tocando suavemente a área para determinar se você tem uma hérnia femoral. Se a hérnia for grande, o abaulamento provavelmente será sentido.
A ultrassonografia da região abdominal e da virilha pode confirmar o diagnóstico ou estabelecer um diagnóstico se a suspeita de hérnia femoral for alta, mas nenhuma protuberância for evidente no exame físico.
A tecnologia de imagem pode mostrar o defeito na parede muscular, bem como o tecido protuberante.
Hérnia Femoral – Cirurgia
Hérnia Femoral
A hérnia femoral ocorre quando um nódulo de intestino ou tecido adiposo se projeta através de um ponto fraco nos músculos abdominais, passa por um canal na virilha, conhecido como canal femoral, e aparece como uma protuberância na parte superior da coxa.
O manejo da doença geralmente envolve a realização de um procedimento cirúrgico conhecido como reparo da hérnia femoral.
Durante a operação, a hérnia é empurrada para dentro do abdômen e a abertura é reparada com pontos e, às vezes, um pedaço de tela é usado para fortalecer o ponto fraco.
Na maioria das vezes é necessária uma anestesia geral, portanto o paciente está dormindo e o procedimento pode envolver cirurgia aberta, usando uma grande incisão ou cirurgia de buraco da fechadura, onde pequenos cortes são feitos e a recuperação é mais rápida.
A cirurgia de reparação da hérnia femoral é normalmente realizada devido ao risco de ocorrência de uma hérnia femoral estrangulada.
Uma hérnia estrangulada é aquela em que o suprimento de sangue para o pedaço de tecido ou intestino é cortado, possivelmente levando à morte do tecido, o que poderia ter consequências fatais.
Outra razão para a correção da hérnia femoral é evitar que uma hérnia femoral obstruída se desenvolva. Obstrução intestinal pode acontecer se a hérnia contiver uma seção do intestino que fica bloqueada, levando a sintomas de dor, náusea e vômito.
Quando a cirurgia aberta é usada para realizar a correção da hérnia femoral, uma grande incisão é feita e o canal femoral é aberto.
A parte protuberante do intestino ou do tecido retorna à sua posição original dentro do abdome. Em seguida, o canal femoral é reparado e uma seção de tela pode ser usada para reforçar a parede abdominal.
Enquanto o que é chamado de hérnia femoral redutível pode ser colocado de volta no lugar pelo cirurgião, uma hérnia femoral irredutível não pode. Geralmente, isso é resultado de estrangulamento ou obstrução.
Uma hérnia estrangulada é tratada como uma emergência e a cirurgia é realizada imediatamente para remover a seção danificada do intestino e unir as duas extremidades saudáveis.
Se a cirurgia laparoscópica, ou cirurgia de buraco de fechadura, é usada para um reparo de hérnia femoral, cerca de três cortes são feitos no início da operação, mas eles são pequenos em comparação com a incisão feita em cirurgia aberta. Cortes menores significam menos dor e cicatrização após a operação, e o período de recuperação é menor.
Um instrumento flexível contendo uma câmera e ferramentas cirúrgicas especiais é inserido através das aberturas no abdômen para reparar a hérnia, com imagens sendo enviadas de volta e exibidas em uma tela.
Como na cirurgia aberta, uma malha pode ser usada para fortalecer o ponto fraco onde a hérnia emergiu.
A desvantagem da correção da hérnia femoral laparoscópica é que existe um risco maior de lesão acidental do cirurgião em parte do intestino. Os pacientes normalmente podem ir para casa no dia da cirurgia, em comparação com um período de internação de alguns dias para a técnica aberta.
Com ambos os tipos de correção de hérnia femoral existe uma pequena chance de que a hérnia possa retornar.
Fonte: www.hernia.org/medlineplus.gov/www.wisegeek.org/www.nhs.uk/surgery.ucsf.edu/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.bmj.com/www.uwmedicine.org/www.manchestersurgicalclinic.com/www.nhs.uk