PUBLICIDADE
Hemangioma – Definição
Hemangioma é uma proliferação exagerada dos vasos sanguíneos deixando a pele com manchas avermelhadas. Esses crescimentos podem aparecer em qualquer parte do corpo, especialmente no rosto, peito e costas, como caroços vermelhos ou roxos.
As manchas podem aparecer nos primeiros dias de vida. É três vezes mais comum em meninas.
Em 80% dos casos a mancha vai sumindo com o tempo.
Se a mancha gerar dificuldade respiratória, visual ou dificuldade na alimentação as manchas devem ser tratadas.
Hemangioma, geralmente benignos, de vasos sanguíneos, é caracterizado pelo aparecimento de um grande número de vasos normais e anormais na pele ou órgãos internos. Eles são geralmente são localizados, mas podem espalhar para grandes segmentos do corpo.
Pessoas com hemangiomas podem realizar tratamento através de lasers, porém depende de cada caso. É importante avaliar o tipo do hemangioma para um tratamento satisfatório.
Hemangioma – O que é
Um hemangioma é uma marca de nascença vascular comum, feita de vasos sanguíneos extras na pele. É um crescimento benigno (não canceroso). A causa exata não é conhecida.
Existem dois tipos de marcas de nascença: vermelhas e pigmentadas. Os hemangiomas são marcas de nascença vermelhas que são vasculares (originárias dos vasos sanguíneos).
Os hemangiomas geralmente não são herdados, mas outras pessoas da família também podem tê-los.
Os hemangiomas são mais comuns em meninas do que em meninos. Eles são mais comuns em prematuros, gêmeos e crianças caucasianas. A maioria dos hemangiomas passa por várias fases de crescimento.
Os hemangiomas são um tipo de crescimento que aparece como caroços vermelhos ou roxos na pele. Eles são feitos de células que se dividem rapidamente nas paredes dos vasos sanguíneos (células endoteliais).
Eles podem estar presentes no nascimento ou se tornar perceptíveis durante a infância. Embora os hemangiomas sejam mais comuns em bebês e crianças, os adultos também podem desenvolvê-los.
Então, eles começam a ir embora sozinhos:
A maioria aparece durante as primeiras semanas de vida e cresce rapidamente nos primeiros 2 a 3 meses.
Nos próximos 3 a 4 meses, o hemangioma pode crescer mais lentamente.
Então, geralmente há um período sem alterações no hemangioma.
Por volta de 1 ano de idade, o hemangioma começa a encolher lentamente e a perder a cor. Isso acontece nos próximos 1 a 10 anos. Muitos desaparecem completamente durante esse período. No momento em que uma criança tem 5 anos de idade, metade de todos os hemangiomas será plana e de cor mais clara. Aos 10 anos, muitos já se foram ou estão apenas levemente visíveis.
Alguns hemangiomas deixam para trás pele macia e enrugada em áreas que foram previamente esticadas pelo hemangioma. Outros podem deixar para trás a aparência de vasos sanguíneos superficiais (superfície).
Se as alterações remanescentes na pele forem perceptíveis, existem procedimentos que podem ser usados quando a criança for mais velha para corrigir as alterações. Estes incluem cirurgia e tratamentos a laser.
Hemangiomas, ou hemangiomas infantis, são crescimentos não cancerosos dos vasos sanguíneos. Eles são os crescimentos ou tumores mais comuns em crianças.
Eles geralmente crescem por um período de tempo e depois desaparecem sem tratamento.
Eles não causam problemas na maioria dos bebês. No entanto, alguns hemangiomas podem abrir e sangrar ou ulcerar. Isso pode ser doloroso. Dependendo de seu tamanho e localização, eles podem ser desfigurantes.
Além disso, eles podem ocorrer com outras anormalidades do sistema nervoso central ou da coluna.
Os crescimentos também podem ocorrer com outros hemangiomas internos.
Estes afetam órgãos internos, tais como:
O fígado
Outras partes do sistema gastrointestinal
O cérebro
Órgãos do sistema respiratório
Hemangiomas que afetam órgãos geralmente não causam problemas.
Hemangioma Infantil – O que é
Ilustração de uma criança com um hemangioma infantil acima do olho
Os hemangiomas infantis são formados por vasos sanguíneos que se formam incorretamente e se multiplicam mais do que deveriam.
Esses vasos sanguíneos recebem sinais para crescer rapidamente no início da vida de um bebê. A maioria dos hemangiomas infantis aparecerá no nascimento ou nas primeiras semanas após o nascimento.
A maioria dos hemangiomas infantis mostra alguma marca ou mancha colorida na pele no nascimento ou dentro de algumas semanas após o nascimento.
Durante os primeiros cinco meses de um bebê, um hemangioma infantil crescerá rapidamente. Este tempo é chamado de fase proliferativa ou fase de crescimento. Para a maioria dos bebês, por volta dos 3 meses de idade, o hemangioma infantil estará em 80% de seu tamanho máximo.
Na maioria dos casos, eles param de crescer e começam a encolher no primeiro aniversário do bebê. Ele começará a achatar e parecer menos vermelho. Essa fase, chamada de involução, continua desde o final da infância até a primeira infância.
A maior parte do encolhimento de um hemangioma infantil ocorre quando a criança tem 3 anos e meio a 4 anos de idade.
Quase metade de todas as crianças com hemangioma infantil pode ficar com algum tecido cicatricial ou vasos sanguíneos extras na pele.
O hemangioma infantil é o tumor mais comum que afeta bebês. Hemangiomas infantis são mais comuns em meninas do que em meninos e são mais comuns em crianças caucasianas.
Os bebês nascidos precocemente (prematuros) ou com baixo peso ao nascer têm maior probabilidade de ter um hemangioma infantil.
Hemangioma – Quadro clínico
O hemangioma é um dos tumores benignos mais comuns na infância, constituindo 7% de todos os tumores benignos. Aparece principalmente na pele do rosto e couro cabeludo e afeta meninas 3 vezes mais do que os meninos.
São tumores que podem ser planos ou elevados, com bordas irregulares.
Hemangioma
Hemangioma – Tipos
Hemangioma
Os hemangiomas podem ocorrer em qualquer parte do corpo.
Algumas crianças podem ter mais de um. Existem três tipos principais:
Hemangioma capilar: sua aparência lembra um morango. É tipo benigno, com início típico durante a infância (nos primeiros meses de vida). Ela cresce durante o primeiro ano de vida, e para estabilizar, ou em muitos casos regredir. Por nove anos de idade 90% foram submetidos a uma involução completa, desaparecendo.
Hemangioma cavernoso: aparece durante a infância, mas ao contrário da última tende a persistir. Infiltra nas camadas mais profundas e é variegado, mais componente do sangue e uma aparência nodular, mas também é benigno. A biópsia é difícil, dada a sua componente de sangue grande.
Mancha de vinho do porto: apresenta mancha cor vermelho escuro ou marrom.
Hemangioma – Sinais e Sintomas
Hemangioma
Dependendo da localização e do tamanho, os hemangiomas normalmente não causam sintomas durante ou após sua formação. No entanto, eles podem causar alguns sintomas se crescerem muito ou em uma área sensível ou se houver múltiplos hemangiomas.
Os hemangiomas da pele geralmente aparecem como pequenos arranhões ou inchaços vermelhos. À medida que crescem, parecem marcas de nascença cor de vinho.
Os hemangiomas cutâneos às vezes são chamados de hemangiomas morango por causa de sua aparência vermelho-escura.
Nos órgãos internos
Os hemangiomas dentro do corpo apresentam sintomas específicos do órgão afetado.
Por exemplo, um hemangioma que afeta o trato gastrointestinal ou o fígado pode apresentar sintomas como:
Náusea
Vômito
Desconforto abdominal
Perda de apetite
Uuma sensação de plenitude no abdômen
Hemangioma – Diagnóstico
O médico geralmente pode olhar para a pele do seu filho e dizer se há um hemangioma.
Se o diagnóstico não for claro, pode ser necessária uma ultrassonografia ou um exame de ressonância magnética.
Hemangioma – Tratamento
O hemangioma superficial não tem tratamento, apenas a involução é esperado.
Hemangioma cavernoso pode ser tratado com o laser ou corticosteróides, especialmente se na pálpebra obstruir a visão.
Em novembro de 2011 começou a usar propranolol para o tratamento. O resultado foi satisfatório.
A maioria dos hemangiomas desaparece com o tempo sem qualquer tratamento. Se o hemangioma estiver causando um problema, existem diferentes opções de tratamento.
O médico do seu filho conversará com você sobre a melhor escolha para ele. Isso pode depender do tamanho, localização e comportamento do hemangioma do seu filho.
Os tratamentos podem incluir:
Medicamento tópico (na pele esfregada no hemangioma).
Betabloqueadores tópicos: podem ajudar a aliviar o hemangioma e retardar seu crescimento. Isso funciona melhor em hemangiomas menores e superficiais.
Antibiótico tópico: Estes são aplicados quando há feridas abertas com preocupação de infecção.
Medicamento oral (tomado pela boca). Seu filho será observado de perto quanto a efeitos colaterais se estiver tomando medicamentos orais. Ele ou ela pode precisar de testes antes de começar.
O propranolol é agora a opção de tratamento de primeira linha para hemangiomas preocupantes. (Consulte Mão amiga HH-V-267, Propranolol para hemangiomas.)
A prednisona é usada em casos selecionados que podem ser resistentes a outro tratamento ou se o propranolol não puder ser usado.
Cirurgia para remover o crescimento: isso pode ser considerado quando o hemangioma parar de crescer ou outros tratamentos falharem. A cirurgia pode ser usada para remover marcas deixadas por hemangiomas.
Laser: Isso pode clarear a aparência dos vasos sanguíneos remanescentes dos hemangiomas.
Fonte: www.colegiosaofrancisco.com.br/www.healthline.com;es.wikipedia.org/www.nationwidechildrens.org/my.clevelandclinic.org/www.hopkinsmedicine.org