PUBLICIDADE
Gripe Influenza A – Definição
A gripe A é um tipo de vírus que causa a gripe. A maioria das pessoas com gripe está infectada com o vírus influenza tipo A.
Os sintomas da gripe A incluem febre e calafrios, espirros, tosse e dor de garganta.
É uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus Influenza A.
Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas
Além de infectar pessoas, o vírus influenza A pode infectar animais, incluindo aves e porcos.
Vacinar-se todos os anos é a melhor maneira de evitar contrair a gripe.
Gripe Influenza A – O que é
Influenza A é um tipo de vírus que causa a gripe, uma doença respiratória altamente contagiosa. Se você contrair, precisará descansar em casa e evitar infectar outras pessoas.
A gripe (influenza) é uma infecção do nariz, garganta e pulmões, que fazem parte do sistema respiratório.
A vacinação pode protegê-lo contra a gripe A.
Os outros tipos de vírus influenza são: o tipo B e o tipo C.
Os tipos de influenza A e B são as causas mais comuns de gripe na Austrália e podem causar grandes surtos e doenças graves. A gripe tipo C pode causar uma doença em crianças semelhante ao resfriado comum.
A maioria das pessoas com gripe está infectada com o vírus influenza tipo A. Este vírus causou pandemias de gripe – a disseminação mundial de uma nova doença. A gripe A também causou a maioria das epidemias – a ocorrência generalizada de uma doença infecciosa dentro de uma comunidade em um determinado momento.
Os vírus influenza A e influenza B circulam na comunidade e mudam continuamente, com novas cepas surgindo a cada inverno. É por isso que a vacinação anual é recomendada.
Os vírus influenza que infectam humanos podem ser classificados em três grupos principais: A, B e C. A infecção por influenza tipo A pode ser grave e causar surtos e doenças generalizadas.
Os sintomas comuns da infecção do tipo A podem ser confundidos com outras condições. Enquanto em alguns casos mais leves a gripe pode se resolver sozinha sem sintomas significativos, casos graves de influenza tipo A podem ser fatais.
Gripe – O que é
Influenza, ou gripe, é uma infecção viral que afeta o trato respiratório. Os sintomas incluem febre, corrimento nasal, seios entupidos, fadiga, dor de cabeça, tosse, dor de garganta, vômitos, diarréia e músculos e articulações doloridos. Estes são considerados sintomas semelhantes aos da gripe, no entanto, e as pessoas que têm um ou mais deles não necessariamente têm essa infecção.
Alguém que suspeite que está gripado deve consultar um profissional médico, pois o vírus não é apenas contagioso, mas, se não for tratado, pode se tornar grave e até fatal.
Quando uma pessoa infectada espirra ou tosse perto de outras pessoas, ela pode espalhar o vírus influenza. As partículas são passadas pelo ar, onde infectam aqueles com quem entram em contato.
Se uma pessoa infectada usar um telefone, o vírus também pode ser transmitido para a próxima pessoa a usar o telefone. Como a pessoa infectada pode não saber que tem a doença, ela pode tocar em muitos itens sem perceber que passou o vírus para outras pessoas.
Não há cura para a gripe, mas uma vacina contra a gripe está disponível todos os anos. Os idosos, grávidas e crianças são especialmente instados a se proteger dessa maneira.
Aqueles com sistema imunológico comprometido ou doenças crônicas, como asma, também devem receber a injeção a cada ano.
As pessoas infectadas precisam tomar cuidado para não transmitir o vírus para outras pessoas. Além de cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, devem lavar as mãos com frequência e fazer o possível para não entrar em contato com outras pessoas. Qualquer pessoa que sofra do vírus é instada a ficar em casa, longe do trabalho ou da escola.
Mesmo o empregador mais ocupado geralmente prefere que uma pessoa infectada fique em casa do que iniciar uma epidemia no local de trabalho.
Um grande número de pessoas pode ficar doente se apenas uma pessoa infectada andar em um metrô lotado ou for ao cinema.
A melhor coisa que uma pessoa gripada pode fazer é ficar em casa, beber bastante líquido e descansar. Se for necessária a visita de um médico, pode ser emitida uma receita para um antiviral.
Álcool e cigarros ou outros produtos derivados do tabaco podem diminuir a imunidade de uma pessoa, portanto, as pessoas devem evitar esses produtos pelo menos até após a recuperação.
Se os sintomas persistirem ou a gripe piorar, o paciente deve consultar um profissional médico. Não há cura para a gripe, mas pelo menos as pessoas podem tomar medidas para evitar a propagação do vírus.
Gripe Influenza A – Tipos
O vírus da gripe
Além de infectar pessoas, o vírus influenza A pode infectar animais, incluindo aves (causando a gripe aviária) e porcos (causando a gripe suína). Em alguns casos, esses tipos de influenza podem ser transmitidos aos humanos.
Gripe aviária
A gripe aviária é um subtipo do vírus influenza A (H5N1) que afeta principalmente as aves. O vírus causou infecções graves e até mortes em humanos, mas não foi encontrado na Austrália.
Embora a gripe aviária possa ser grave, o número de casos encontrados em humanos tem sido pequeno. A maioria das pessoas diagnosticadas com gripe aviária a contraiu de aves infectadas – até agora, não há evidências de que a gripe aviária possa passar de humano para humano.
Gripe suína
A gripe suína é um tipo de vírus influenza A encontrado em porcos. Em 2009, uma cepa do vírus da gripe conhecida como H1N1 causou uma infecção respiratória em humanos que se espalhou rapidamente pelo mundo e se tornou uma pandemia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da pandemia de gripe suína em agosto de 2010.
A pandemia de gripe de 1918 também foi causada por um vírus influenza A H1N1.
A gripe suína é leve na maioria das pessoas, mas pode ser grave para alguns grupos de alto risco, como pessoas com doenças crônicas, grávidas e aborígines ou ilhéus do Estreito de Torres.
Gripe Influenza A – Sintomas, Tratamento e Prevenção
Gripe Influenza A
Se você tiver influenza A, você terá alguns ou todos estes sintomas:
Febre e calafrios
Dor de cabeça e dores musculares
Sentindo-se cansado e fraco
Espirros e nariz entupido ou escorrendo
Garganta inflamada e tosse
Arrepios
Às vezes, os sintomas da gripe A podem desaparecer por conta própria. No entanto, se os sintomas persistirem por mais de uma semana sem melhora, agende uma consulta com seu médico.
As pessoas com alto risco de complicações da gripe, como aquelas com 65 anos ou mais ou com sistema imunológico enfraquecido, devem procurar tratamento médico imediato. Em casos raros, a gripe pode ser mortal.
Se não for tratada, a gripe pode causar:
Infecção na orelha
Diarréia
Náusea
Vômito
Tontura
Dor abdominal
Dor no peito
Ataque de asma
Pneumonia
Bronquite
Problemas cardíacos
As crianças também podem ter dor abdominal, náuseas e vômitos.
Na maioria dos casos, você mesmo pode tratar os sintomas de uma gripe leve descansando em casa. Existem medicamentos para tratar a dor e a febre. A maioria das pessoas melhora dentro de 7 a 10 dias.
A melhor maneira de prevenir a gripe é vacinar-se contra a gripe todos os anos e praticar uma boa higiene.
Gripe Influenza A – Causa
O vírus influenza causa gripe. Influenza A, B e C são os tipos mais comuns que infectam as pessoas. As gripes A e B são sazonais (a maioria das pessoas as contrai no inverno) e apresentam sintomas mais graves.
A gripe C não causa sintomas graves e não é sazonal – o número de casos permanece praticamente o mesmo ao longo do ano.
H1N1 (“gripe suína”) e gripe aviária são subtipos de Gripe Influenza A.
Influenza A vs B: Breve História e Transmissão
Gripe Influenza
Os vírus influenza A são os mais prejudiciais, pois podem causar doenças graves. Aves aquáticas selvagens são frequentemente os hospedeiros de uma grande variedade de vírus influenza A. Às vezes, esses vírus são transmitidos de pássaro para humano e podem causar surtos devastadores.
Alguns dos subtipos de influenza A que causaram o maior número de mortes humanas conhecidas são:
H1N1, que causou a gripe espanhola em 1918 e a gripe suína em 2009
H2N2, que causou a gripe asiática em 1957
H3N2, que causou a gripe de Hong Kong em 1968
H5N1, que causou a gripe aviária em 2004
A influenza B infecta quase exclusivamente humanos e é menos comum que a influenza A.
A influenza tipo B também sofre mutações cerca de duas a três vezes mais lentamente que a influenza A.
Como os humanos são os hospedeiros naturais da influenza B, as pandemias geralmente não ocorrem com os vírus influenza B.
Fonte: www.healthdirect.gov.au/my.clevelandclinic.org/www.parashospitals.com/www.sociedadeclementeferreira.org.br/rhin.org/www.mayoclinic.org/www.healthline.com/vicks.com/answers.childrenshospital.org