Furúnculo

PUBLICIDADE

Furúnculo – Definição

Furúnculos e carbúnculos são infecções bacterianas dos folículos pilosos e da pele ao redor que formam pústulas (pequenas bolhas contendo pus) ao redor do folículo.

Um carbúnculo é formado quando vários furúnculos se fundem para formar um único abscesso profundo com várias cabeças ou pontos de drenagem.

Abscesso é uma cavidade formada por loculações digitiformes de tecido de granulação e pus que se estende para fora ao longo dos planos de menor resistência.

Um furúnculo é um caroço duro e doloroso que se enche de pus. A maioria dos furúnculos desaparece por conta própria.

Condições relacionadas incluem foliculite, uma inflamação de um ou mais folículos pilosos e carbunculose, uma infecção da pele que geralmente envolve um grupo de folículos pilosos.

Um furúnculo define-se como uma infecção bacteriana da pele que causa a destruição (necrose) do folículo piloso. Caracteriza-se pelo envolvimento de todo o folículo pilo-sebáceo.

Esta infecção é causada pela bactéria estafilococcus.

Furúnculos e Carbúnculos

furúnculo é uma infecção da pele geralmente causada pela bactéria Staphylococcus aureus (estafilococos).

furúnculo começa como uma infecção de um único folículo de pelo (folículo piloso). Os furúnculos podem crescer e tornar-se maiores que uma bola de golfe, geralmente aparecendo nas nádegas, face, pescoço, axilas e virilha.

Um carbúnculo é um grupo de furúnculos localizados em uma área do corpo. Se deixado sozinho, um furúnculo irá quebrar e drenar por conta própria ao longo do tempo. Em certos casos, o médico pode precisar cortar a pele para drenar o pus.

Um carbúnculo é uma infecção de pele mais profunda, que envolve um grupo de folículos pilosos infectados em um local da pele. São achados freqüentemente carbúnculos na parte de trás do pescoço, ombros, quadris e coxas, e são especialmente comuns em homens de meia-idade e em idosos. Pessoas com diabete são mais prováveis de desenvolver carbúnculos.

Furúnculo – O que é


Furúnculo

Furúnculos, ou abscessos na pele, são inchaços grandes, doloridos e avermelhados resultantes de infecções profundas na pele.

Um furúnculo geralmente começa como uma área sensível que endurece e incha, lembrando uma “espinha cega”. Pode desenvolver-se lentamente, mas eventualmente o centro amolecerá e desenvolverá uma “cabeça”.

A cabeça está cheia de bactérias, proteínas e acúmulo de glóbulos brancos enviados para combater a infecção, também conhecida como pus. Quando o furúnculo atinge seu estágio final, pode ser drenado por punção ou pode drenar espontaneamente. As compressas quentes aplicadas ajudarão nesse processo, pois o calor atrai mais sangue para combater a infecção.

Existem vários tipos de furúnculos, incluindo furúnculos ou carbúnculos, causados por uma bactéria chamada staphylococcus aureus. Esse tipo de lesão, que pode ter múltiplas aberturas na pele, às vezes é acompanhada de febre ou calafrios. Outro tipo comum é causado pela acne cística. Esses abscessos se formam devido a dutos de óleo entupidos ou infectados.

A acne cística afeta os tecidos mais profundos da pele do que a acne comum e é frequentemente associada à adolescência.

Os furúnculos também podem se formar como resultado de um pelo encravado ou no local de qualquer perfuração na pele, como uma lasca ou corte que pode infeccionar. Na maioria dos casos, a aplicação de compressas de calor úmido ajudará a atrair a protuberância para a cabeça, mas lancetar a lesão antes que a cabeça se forme não aliviará a sensibilidade ou ajudará na cicatrização. Na verdade, pode ter o efeito oposto e retardar o processo de cicatrização.

Alguns tipos de medicamentos à base de cortisona, como a prednisona, podem suprimir o sistema imunológico, aumentando a chance de furúnculos, e pessoas com sistema imunológico comprometido também podem ter uma tendência maior a desenvolvê-los.

Pode acontecer, principalmente em lesões maiores, que várias bolsas de pus precisem ser lancetadas e drenadas. Neste caso, ver um profissional de saúde pode ser melhor. Os antibióticos às vezes são prescritos, no entanto, a medicação nem sempre é necessária.

Um tipo de furúnculo menos comum, mas bem conhecido, que provavelmente requer cuidados médicos é a hidradenite supurativa, caracterizada por múltiplos abscessos nas axilas ou na região da virilha como resultado da inflamação das glândulas sudoríparas.

Essas lesões podem ser difíceis de tratar e podem exigir um procedimento cirúrgico no qual as glândulas sudoríparas afetadas seriam removidas.

Embora a maioria dos furúnculos possa ser tratada em casa, recomenda-se que pessoas com sistema imunológico comprometido ou com febre junto com a lesão entrem em contato com um médico como precaução.

Reações alérgicas a medicamentos ou picadas de abelha também podem resultar em vergões vermelhos que podem se assemelhar a furúnculos.

O aparecimento espontâneo de uma erupção de vergões deve ser verificado por um médico. As urticárias se distinguem pela coceira que acompanha os vergões.

Furúnculo – Descrição


Quando muitos furúnculos se formam juntos, é chamado de carbúnculo

Furúnculos e carbúnculos são inchaços firmes e avermelhados com cerca de 5 a 10 mm de diâmetro, ligeiramente elevados acima da superfície da pele. Eles são doloridos ao toque.

Um furúnculo geralmente tem um núcleo central visível de pus; um carbúnculo é maior e tem várias cabeças visíveis. Furúnculos ocorrem mais comumente no rosto, nuca, nádegas, parte superior das pernas e região da virilha, axilas e parte superior do tronco. Carbúnculos são menos comuns que furúnculos únicos; eles são mais propensos a se formar na parte de trás do pescoço.

Os machos são mais propensos a desenvolver carbúnculos.

Furúnculos e carbúnculos são problemas comuns na população em geral, principalmente entre adolescentes e adultos.

As pessoas com maior probabilidade de desenvolver essas infecções de pele incluem aquelas com:

Diabetes, especialmente quando tratado por insulina injetada
Alcoolismo ou abuso de drogas
Falta de higiene pessoal
Arranjos de vida lotados
Empregos ou hobbies que os exponham a substâncias gordurosas ou oleosas, especialmente derivados de petróleo
Alergias ou distúrbios do sistema imunológico, incluindo infecção por HIV.
Membros da família com infecções de pele recorrentes

Furúnculo – Infecção


Furúnculo

O furúnculo é uma infecção aguda do folículo da pele e da glândula sebáces, causada por bactérias e germes. A área afetada fica vermelha e dolorida e evoluem até amadurecer e drenar pus.

Há casos em que os furúnculos regridem sozinhos, se não regredirem ou amadurecerem até drenar pus, é necessário tratamento por drenagem cirúrgica. O tempo de evolução dura em média uma semana.

Às vezes a pessoa pode apresentar vários furúnculos perto um dos outros, quadro que se denomina antraz. Se o aparecimento de furúnculos é rotineira, o quadro se denomina furunculose.

As partes geralmente afetadas são face, nádegas, axilas e seios.

Furúnculo – Causas e Sintomas

Furúnculos e carbúnculos são causados por Staphylococcus aureus, uma bactéria que causa uma infecção em uma glândula sebácea ou folículo piloso.

Embora a superfície da pele humana seja geralmente resistente a infecções bacterianas, o S. aureus pode entrar através de uma ruptura na superfície da pele, incluindo rupturas causadas por punções de agulha para insulina ou injeções de drogas. Os folículos capilares bloqueados por cremes gordurosos, vaselina ou produtos similares são mais vulneráveis à infecção.

As infecções bacterianas da pele podem ser transmitidas por cosméticos ou panos compartilhados, contato humano próximo ou pelo contato com o pus de um furúnculo ou carbúnculo.

À medida que a infecção se desenvolve, uma área de tecido inflamado forma gradualmente um inchaço ou espinha cheio de pus que é doloroso ao toque. À medida que o furúnculo amadurece, ele forma uma cabeça ou ponta amarelada. Ele pode continuar a inchar até que o ponto se abra e permita que o pus seja drenado, ou pode ser gradualmente reabsorvido pela pele.

Leva entre uma e duas semanas para um furúnculo cicatrizar completamente depois que atinge a cabeça e descarrega pus.

As bactérias que causam o furúnculo podem se espalhar para outras áreas da pele ou até mesmo para a corrente sanguínea se a pele ao redor do furúnculo for ferida por compressão. Se a infecção se espalhar, o paciente geralmente desenvolverá calafrios e febre, gânglios linfáticos inchados (linfadenite) e linhas vermelhas na pele saindo do furúnculo.

Furunculose é uma palavra que às vezes é usada para se referir a furúnculos recorrentes.

Muitos pacientes têm episódios repetidos de furunculose que são difíceis de tratar porque suas passagens nasais carregam colônias de S. aureus. Essas colônias bacterianas facilitam a reinfecção da pele do paciente.

Eles são mais propensos a se desenvolver em pacientes com diabetes, infecção por HIV ou outros distúrbios do sistema imunológico.

Os carbúnculos são formados quando a bactéria infecta vários folículos pilosos que estão próximos uns dos outros. Carbunculose é uma palavra que às vezes é usada para se referir ao desenvolvimento de carbúnculos.

Os abscessos se espalham até se fundirem para formar uma única grande área de pele infectada com várias cabeças cheias de pus. Pacientes com carbúnculos também podem ter febre baixa ou mal-estar geral.

Furúnculo – Diagnóstico


Furúnculos podem se formar como resultado de pêlos encravados

diagnóstico de furúnculos e carbúnculos geralmente é feito pelo médico de cuidados primários do paciente com base no exame visual da pele. Em alguns casos envolvendo furúnculos recorrentes no rosto, o médico pode precisar considerar a acne como um possível diagnóstico, mas, na maioria das vezes, furúnculos e carbúnculos não são difíceis de distinguir de outras doenças da pele.

Em alguns casos envolvendo furúnculos recorrentes no rosto, o médico pode considerar a acne como um possível diagnóstico, mas, na maioria das vezes, furúnculos e carbúnculos não são difíceis de distinguir de outras doenças da pele.

S. aureus pode ser facilmente cultivado em laboratório se o médico precisar descartar cistos de inclusão ou infecções fúngicas profundas que os jardineiros às vezes contraem.

O médico pode colher uma cultura do pus retirado do furúnculo ou do carbúnculo para confirmar o diagnóstico de infecção estafilocócica.

Ele também pode fazer uma cultura da secreção nasal do paciente para testar a presença de uma colônia de S. aureus.

Furúnculo – Tratamento

Alguns furúnculos cicatrizam espontaneamente antes de progredir para pústulas. Freqüentemente, eles se tornam pústulas que eventualmente estouram, drenam e depois cicatrizam sozinhas.

Furúnculos geralmente ocorrem e são curados em cerca de duas semanas. Pacientes com furúnculos que demoram mais de duas semanas para cicatrizar devem consultar um médico.

Outras razões para procurar aconselhamento médico profissional são se os furúnculos reaparecerem, estiverem localizados na coluna vertebral ou no meio da face ou forem acompanhados por sintomas como febre.

Esses furúnculos correm maior risco de espalhar a infecção.

Furúnculo – Prognóstico

O prognóstico para a maioria dos furúnculos é excelente. Alguns pacientes, no entanto, sofrem de carbúnculos recorrentes ou furunculose. Além disso, embora a propagação da infecção por furúnculos seja relativamente incomum, houve relatos de mortes por infecções cerebrais causadas por espremer furúnculos no lábio superior ou nas dobras de tecido na base do nariz.

Furúnculo – Prevenção

Existem algumas precauções que as pessoas podem tomar para minimizar o risco de desenvolver infecções bacterianas da pele:

Limpe a pele adequadamente com água e sabão e tome banhos de chuveiro em vez de banhos de banheira
Não compartilhe panos, toalhas ou cosméticos faciais com outras pessoas
Reduza alimentos e lanches gordurosos ou gordurosos
Sempre lave as mãos antes de tocar no rosto
Considere o uso de sabonetes anti-sépticos e géis de banho
Consulte um médico se a furunculose for um problema persistente – pode indicar uma doença subjacente, como diabetes

Fonte: my.clevelandclinic.org/my.webmd.com/www.gale.com/www.wisegeek.com/www.mayoclinic.com/www.brazuka.info/medlineplus.gov/www.nhs.uk/www.mountsinai.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.