PUBLICIDADE
Fibroadenoma – Definição
Um fibroadenoma é uma condição de mama benigna (não canceroso) muito comum.
Fibroadenomas são tumores benignos da mama comumente encontrados em mulheres jovens.
Fibroadenoma significa “um tumor composto de tecidos glandulares (relacionados à glândula) e fibrosos (contendo fibras)”.
O sintoma mais comum é um caroço no seio que geralmente se move quando você toca nele.
Os fibroadenomas freqüentemente se desenvolvem durante a puberdade, sendo encontrados principalmente em mulheres jovens, mas podem ocorrer em mulheres de qualquer idade.
A maioria dos fibroadenomas não aumenta o risco de câncer de mama.
Os homens também podem obter fibroadenomas, mas isso é muito raro.
Fibroadenoma – O que é
Um fibroadenoma é um tumor benigno encontrado no tecido da mama.
Fibroadenomas aparecem mais comumente em mulheres jovens entre as idades de 15-30, e eles devem sempre ser avaliados por um médico para garantir que eles sejam devidamente identificados.
Você também pode ouvir falar que fibroadenomas são referidos como “nódulos mamários”, não cancerosos (benignos) comuns.
Os fibroadenomas podem aumentar ou diminuir com o tempo. Alguns desaparecem completamente. A maioria dos caroços não requer tratamento.
Eles são um tipo de doença benigna da mama que raramente aumenta o risco de câncer de mama..
Eles não são inerentemente prejudiciais, embora possam crescer o suficiente para restringir a circulação na mama ou infringir a liberdade de movimento de uma mulher, e não parecem aumentar o risco de câncer de mama.
A maioria dos fibroadenomas são aproximadamente esféricos e contém tanto tecido glandular quanto fibroso.
À palpação, um fibroadenoma parece uma espécie de mármore, e ele se movimentará livremente no seio porque o tumor não está aderido.
A maioria aparece atrás da auréola do seio e aparece com maior frequência no seio esquerdo do que no direito.
Estima-se que uma em cada 10 mulheres encontre um fibroadenoma em seu seio em algum momento, com cerca de um por cento das mulheres apresentando múltiplos fibroadenomas.
O fibroadenoma pode primeiro ser detectado por um autoexame mamário
Alguns estudos sugerem que a formação de fibroadenomas pode estar ligada ao estrogênio.
Adolescentes em controle de natalidade hormonal parecem estar mais em risco, apoiando esta teoria.
No entanto, a causa precisa da formação de fibroadenoma não é conhecida.
Estudos têm mostrado que mulheres com fibroadenomas são mais propensas a desenvolver câncer de mama mais tarde na vida, levando algumas pessoas a concluir falsamente que fibroadenomas causam câncer de mama; em vez disso, os médicos suspeitam que os riscos para o fibroadenoma são semelhantes aos do câncer de mama e que um fibroadenoma pode ser visto como um sinal de alerta precoce.
Os fibroadenomas são frequentemente descobertos durante os auto-exames mensais das mamas, ou durante os exames clínicos das mamas.
Como um nódulo no seio é motivo de preocupação até que possa ser identificado, o médico normalmente usa ferramentas diagnósticas para confirmar que o nódulo é fibroadenoma.
Essas ferramentas podem incluir mamografia e biópsia.
Uma vez que o fibroadenoma foi identificado, uma decisão sobre o que fazer com ele pode ser tomada.
Em geral, é seguro deixar o tumor no seio, verificando regularmente aumentos de tamanho e também pode ser removido por razões estéticas, de conforto ou por quaisquer preocupações que possam surgir.
Quando um fibroadenoma é removido em uma mastectomia, o procedimento geralmente é bastante rápido e é realizado em ambiente ambulatorial. Os tempos de recuperação são geralmente breves.
A paciente pode sentir dor e dor por alguns dias, e ela pode ser encorajada a descansar e evitar exercícios pesados nos primeiros dias de recuperação. Após uma lumpectomia, as mulheres devem continuar a examinar seus seios regularmente e devem seguir as recomendações sobre a freqüência dos exames clínicos das mamas.
Fibroadenoma – Descrição
Fibroadenoma
Os fibroadenomas da mama, crescimentos anormais de tecidos glandulares e fibrosos, são mais comuns entre as idades de 15 e 30 anos e são encontrados em 10% de todas as mulheres (20% das mulheres afro-americanas). Eles são encontrados raramente em mulheres na pós-menopausa.
Descritos como bolinhas de gude, esses caroços firmes, redondos, móveis e “emborrachados” variam de 1 a 5 cm de tamanho. Fibroadenomas gigantes são caroços maiores, do tamanho de um limão.
Geralmente solteiras, de 10 a 15% das mulheres têm mais de um.
Embora alguns tipos de nódulos mamários apareçam e desapareçam durante o ciclo menstrual, os fibroadenomas normalmente não desaparecem após a menstruação da mulher e devem ser examinados por um médico.
Fibroadenoma da mama
Fibroadenoma
Fibroadenoma é um termo que os médicos usam para descrever uma ampla gama de lesões mamárias sólidas e benignas que comumente afetam mulheres na pré-menopausa.
Os fibroadenomas freqüentemente se apresentam como um nódulo mamário palpável que pode parecer firme, liso, emborrachado ou duro, talvez como uma ervilha ou uma uva.
Essas lesões mamárias tendem a ser indolores, mas geralmente se movimentam facilmente sob a pele.
Fibroadenomas geralmente se desenvolvem na mama normal dos lóbulos, que são as glândulas responsáveis pela produção de leite. O tecido circundante e ductos mamários crescem sobre o lóbulo, criando um tumor ou nódulo mamário benigno.
Fibroadenoma – Tipos
Os fibroadenomas estão ao longo de um espectro de alterações no tecido de sustentação da mama.
Fibroadenoma simples
A maioria dos fibroadenomas tem cerca de 1 a 3 cm de tamanho e é chamada de fibroadenomas simples. Quando olhados sob um microscópio, os fibroadenomas simples terão a mesma aparência.
Fibroadenomas simples não aumentam o risco de desenvolver câncer de mama no futuro.
Fibroadenoma complexo
Alguns fibroadenomas são chamados fibroadenomas complexos. Quando estas são vistas sob um microscópio, algumas das células têm características diferentes.
Ter um fibroadenoma complexo pode aumentar ligeiramente o risco de desenvolver câncer de mama no futuro.
Fibroadenoma gigante ou juvenil
Ocasionalmente, um fibroadenoma pode crescer até mais de 5cm e pode ser chamado de fibroadenoma gigante.
Os encontrados em adolescentes podem ser chamados de fibroadenomas juvenis.
O que é um tumor benigno da mama?
Um tumor de mama benigno pode causar dor, irritação ou desconforto
Um tumor benigno da mama é uma área de crescimento celular anormal na mama que não é considerada cancerígena.
Uma percentagem muito elevada de nódulos mamários revela-se benigna, o que significa que devem causar poucos ou nenhuns problemas de saúde ao dono da mama, mas todos os nódulos mamários devem ser examinados por um médico para verificar se existem malignidades.
Exames mensais de auto-mamas são fortemente recomendados para todas as mulheres, para que alterações no tecido mamário possam ser detectadas o mais cedo possível.
Mamogramas para fins de rastreio do cancro também são recomendados para mulheres mais velhas.
Os tumores são causados por um defeito genético em uma célula que faz com que ele se multiplique incontrolavelmente, levando à formação de um pedaço de tecido.
Em alguns casos, os tumores são benignos, com pouco risco de disseminação para os órgãos vizinhos, e algumas verificam seu crescimento.
Tumores benignos ainda podem causar problemas de saúde, dependendo da sua localização, e eles também podem ser vistos como defeitos cosméticos.
Os tumores malignos, por outro lado, têm o potencial de metastatizar e crescem muito rapidamente e de forma agressiva.
Existem várias formas diferentes de tumores de mama benignos, incluindo tumores de filódios, tumores de células granulares, papilomas e fibroadenomas.
Todos esses crescimentos benignos podem causar caroços no seio ou ao redor do ducto de leite.
Classicamente, um tumor de mama benigno tem bordas lisas quando é palpado e pode ser movimentado no tecido mamário. Algumas mulheres também experimentam alterações fibrocísticas, nódulos nos seios que aumentam e diminuem com o ciclo menstrual.
Muitas mamas têm naturalmente alguns caroços e, às vezes, pode ser difícil discernir a natureza precisa de um nódulo. Nestes casos, um médico pode solicitar uma biópsia da mama.
As biópsias mamárias são usadas para coletar uma pequena amostra do tumor suspeito, para que ele possa ser examinado ao microscópio por um patologista.
O patologista pode determinar se o nódulo é benigno ou maligno, e um plano de tratamento pode ser desenvolvido de acordo.
Embora um tumor de mama benigno não seja canceroso, pode causar dor, irritação ou desconforto.
Algumas mulheres optam por remover tumores benignos em um procedimento de lumpectomia. Alguns nódulos também podem indicar um aumento do risco de desenvolver câncer de mama, caso em que exames de acompanhamento de rotina podem ser recomendados para monitorar de perto a mama em busca de alterações.
Um médico pode discutir um tumor de mama benigno e suas implicações com os pacientes em uma base individual.
Fibroadenoma – Causas
A causa dos fibroadenomas da mama é desconhecida. Eles podem ser dependentes de estrogênio, porque são comuns em mulheres na pré-menopausa, podem ser encontrados em mulheres na pós-menopausa que tomam estrogênio e porque crescem mais em mulheres grávidas.
Os fibroadenomas geralmente não causam sintomas e podem ser descobertos durante o autoexame das mamas ou durante um check-up de rotina.
Fibroadenoma – Sintomas
Um fibroadenoma geralmente é sentido como um caroço no seio que tem uma textura emborrachada, é suave ao toque e se move facilmente sob a pele.
Fibroadenomas geralmente são indolores, mas às vezes eles podem se sentir sensíveis ou mesmo dolorosos, particularmente pouco antes de um período.
Os fibroadenomas geralmente são massas móveis ovais lisas e escorregadias que crescem de 2 a 3 cm no tecido mamário e podem desaparecer por conta própria, permanecer iguais ou aumentar. Se eles aumentarem, ficarem doloridos ou mudarem e se tornarem preocupantes na aparência, eles serão removidos cirurgicamente.
Fibroadenoma – Diagnóstico
Quando o médico fizer um histórico médico completo, ele perguntará quando o nódulo foi notado pela primeira vez, se houve algum sintoma ou alteração no tamanho do nódulo e se há algum histórico pessoal ou familiar de doença mamária.
O médico apalpa minuciosamente as mamas (palpa). São feitos exames, geralmente incluindo mamografia ou ultrassonografia, ou remoção cirúrgica de células ou tecido para exame ao microscópio (biópsia).
Os testes de diagnóstico incluem:
Mamografia: Um exame de raio-x da mama.
Ecografia: Uma técnica que usa ondas sonoras para exibir uma imagem bidimensional da mama, mostrando se um nódulo é sólido ou cheio de líquido (cístico).
Biópsia aspirativa com agulha fina: Um procedimento menor em que fluido ou células são retirados do nódulo por meio de uma pequena agulha (aspirada).
Core biópsia: Um procedimento em que um pedaço maior de tecido é retirado do nódulo por meio de uma agulha maior.
Biópsia incisional: Um procedimento cirúrgico em que um pedaço do nódulo é removido por meio de um corte (incisão).
Biópsia excisional: Um procedimento cirúrgico em que todo o nódulo é removido por meio de um corte (incisão).
A maioria dos planos de saúde cobre os custos de diagnóstico e tratamento de fibroadenomas.
Fibroadenoma – Tratamento
Realizados geralmente em regime ambulatorial, os fibroadenomas da mama são removidos por tumorectomia ou excisão cirúrgica sob anestesia local ou geral. Às vezes, caroços em mulheres mais jovens não são removidos, mas monitorados por autoexame, exames médicos anuais e mamografias. A cirurgia é geralmente recomendada para mulheres com mais de 30 anos e para nódulos dolorosos ou crescentes.
Fibroadenoma – Prevenção
Os fibroadenomas da mama não podem ser evitados. Eles podem ser descobertos precocemente pelo autoexame regular das mamas.
Fonte: www.breastcancercare.org.uk/www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/breast-cancer.ca/medbroadcast.com/www.thewomens.org.au/www.gale.com/my.clevelandclinic.org/silviobromberg.com.br