Esquizofrenia Paranoide

PUBLICIDADE

Esquizofrenia Paranoide – Definição

esquizofrenia paranoide é caracterizada por distúrbios do pensamento que incluem delírios de perseguição, grandeza ou controle.

A esquizofrenia paranoide é caracterizada especialmente por sintomas predominantemente positivos de esquizofrenia, incluindo delírios e alucinações (como ouvir vozes) principalmente de natureza auditiva.

Esses sintomas debilitantes obscurecem a linha entre o que é real e o que não é, dificultando a vida normal da pessoa.

esquizofrenia paranoide é um subtipo de esquizofrenia que os especialistas não reconhecem mais. A Associação Americana de Psiquiatria declarou o termo obsoleto pela primeira vez em 2013.

Outras organizações o seguiram desde então. Embora o termo esteja desatualizado, a paranoia ainda é um sintoma-chave que os especialistas procuram ao diagnosticar e tratar a esquizofrenia.

A Organização Mundial da Saúde retirou a esquizofrenia paranoide da Classificação Internacional de Doenças ao atualizar à 11ª edição (CID-11) em 2019.

Esquizofrenia Paranoide – O que é

esquizofrenia paranoide é um transtorno mental caracterizado por delírios e alucinações auditivas.

É uma doença crônica e a possibilidade de cura é controversa.

Os esquizofrênicos paranoicos do sexo masculino geralmente começam a apresentar sintomas no final da adolescência ou aos vinte anos, enquanto os pacientes do sexo feminino geralmente começam a apresentar sintomas nos anos vinte ou trinta.

Muitas pessoas que sofrem de esquizofrenia paranoica fazem pelo menos uma recuperação parcial, mas a maioria, se não todas, as pessoas diagnosticadas lidam com a doença em algum grau durante sua vida.

A esquizofrenia paranoica é um subtipo de esquizofrenia, sendo os outros catatônicos, desorganizados e indiferenciados.

A esquizofrenia paranoica é assim chamada porque a paciente sofre de paranoia, ou o sentimento irracional de que ela está sendo perseguida ou está em perigo.

Os sintomas da esquizofrenia paranoide são coletivamente conhecidos como psicose. A doença é diagnosticada através da observação dos sintomas.

Delírios são basicamente crenças sobre o mundo que são sustentadas virtualmente por mais ninguém na cultura do paciente. Como explicado acima, eles geralmente assumem a forma de sentimentos de perseguição.

Por exemplo, um esquizofrênico paranoico pode acreditar que está sob vigilância constante do governo e que pode ler seus pensamentos.

Delírios também podem tomar a forma de crenças grandiosas, nas quais o paciente acredita ter habilidades sobre-humanas ou uma identidade famosa.

Outro sintoma típico, alucinações auditivas, é a percepção de sons que ninguém mais ouve, muitas vezes vozes.


Indivíduos que sofrem de esquizofrenia paranoica podem acreditar

que estão sendo caçados de alguma forma

Os primeiros sintomas da esquizofrenia paranoide são menos graves e podem incluir ansiedade e abstinência social. Alguns pacientes desenvolvem sintomas psicóticos sem aviso, no que é conhecido como início agudo em oposição ao início gradual. Outros sintomas associados ao distúrbio incluem pensamento desorganizado, comportamento irracional, expressão emocional inadequada, capacidade prejudicada de se comunicar com os outros e imobilidade física ou mobilidade excessiva sem propósito.

esquizofrenia paranoide é tratada com medicação antipsicótica, psicoterapia para o paciente e a família, e treinamento de habilidades vocacionais e sociais.

A hospitalização pode ser útil, seja a curto ou a longo prazo, conforme necessário. É essencial que a família e os amigos estejam envolvidos no processo de enfrentamento sempre que possível, pois a doença em si dificulta que o paciente siga um tratamento sem assistência.

Esquizofrenia Paranoide – Tipo


Esquizofrenia Paranoide

esquizofrenia paranoide é o tipo mais comum de esquizofrenia na maior parte do mundo. O quadro clínico é dominado por delírios relativamente estáveis, muitas vezes paranoicos, geralmente acompanhados de alucinações, particularmente da variedade auditiva e dos distúrbios perceptivos. Distúrbios de afeto, volição e fala, e sintomas catatônicos, não são proeminentes.

Exemplos dos sintomas paranoides mais comuns são:

Delírios de perseguição, referência, nascimento exaltado, missão especial, mudança corporal ou ciúme;
Vozes alucinatórias
 que ameaçam o paciente ou dão comandos, ou alucinações auditivas sem forma verbal, como assobiar, zumbir ou rir;
Alucinações de olfato ou paladar
, ou de sensações sexuais ou outras sensações corporais; alucinações visuais podem ocorrer, mas raramente são predominantes.
Delírios de grandeza
 – auto-importância e acreditando que ele ou ela possui poderes especiais

O distúrbio do pensamento pode ser óbvio em estados agudos, mas, se assim for, não impede que as ilusões ou alucinações típicas sejam descritas claramente.

O Afeto geralmente é menos enfraquecido que em outras variedades de esquizofrenia, mas um grau menor de incongruência é comum, assim como distúrbios do humor, como irritabilidade, raiva súbita, medo e suspeita.

Sintomas “negativos”, como enfraquecimento do afeto e comprometimento da volição, estão freqüentemente presentes, mas não dominam o quadro clínico.

O que é um esquizofrênico paranoico?

Um esquizofrênico paranoico é uma pessoa com um subtipo da esquizofrenia da doença cerebral. Cerca de 40% dos esquizofrênicos são considerados do tipo paranoico dessa doença mental; é o mais comum, pois há pelo menos três outros subtipos ou ramos reconhecidos.

Destes subtipos, é o esquizofrênico paranoico que, na superfície, pode parecer bastante “normal”.

As pessoas que sofrem de outros subtipos de esquizofrenia são geralmente despenteadas, têm padrões de fala desorganizados e experimentam grande dificuldade em formar relacionamentos próximos.

Os esquizofrênicos paranoicos tendem a ser razoavelmente preparados, falam claramente e têm relacionamentos que podem incluir o casamento.

Um esquizofrênico paranoico não costuma falar da maneira desordenada e sem sentido conhecida como “salada de palavras”.

Enquanto alguns esquizofrênicos parecem planos e sem emoção na maior parte do tempo, aqueles com a forma paranoide da doença geralmente não o fazem.

Uma pessoa com esquizofrenia paranoide pode ter dificuldade em expressar suas emoções e/ou pode ficar quieta a maior parte do tempo, bem como demonstrar algumas respostas sociais inadequadas, como rir quando os outros choram.


Um esquizofrênico paranoico pode acreditar que os outros possam

ver e ouvir as mesmas coisas que ele pode

O processo de pensamento de um esquizofrênico paranoico é distorcido, embora possa ser difícil para os outros perceberem à primeira vista. A doença pode até ser difícil para o doente identificar, uma vez que os delírios e alucinações são os principais sinais e estes geralmente parecem muito reais.

Pessoas com esquizofrenia paranoica podem pensar que os outros estão vendo ou ouvindo as mesmas coisas que eles. Outras vezes, muitos esquizofrênicos paranoicos experimentam delírios grandiosos, como o fato de possuírem poderes mágicos que ninguém mais possui. Por exemplo, um esquizofrênico paranoico pode pensar que ele ou ela é Deus e pode controlar o futuro.

As ilusões paranoides e as alucinações desta forma de esquizofrenia podem ser muito poderosas e convincentes para o sofredor.

Um esquizofrênico paranoico pode estar convencido de que as pessoas estão tentando pegá-lo. Ele ou ela pode constantemente se sentir perseguido ou perseguido.

Alguns esquizofrênicos paranoicos se convencem de que a água ou o suprimento de comida estão envenenados.

Pensar que as pessoas podem ler sua mente é outra experiência comum daqueles que têm esquizofrenia paranoide.

Um esquizofrênico paranoico pode mostrar exteriormente uma irritação extrema enquanto se esforça para existir em seu mundo interior. Eles também podem ser extremamente argumentativos.

Durante delírios grandiosos, os esquizofrênicos paranoicos podem sentir que os outros têm ciúmes de suas habilidades mágicas.

Os sintomas da esquizofrenia paranoide são frequentemente controlados por medicação.

Fonte: www.psycom.net/www.helpguide.org/www.wisegeek.org/www.mayoclinic.org/www.schizophrenia.com/psychcentral.com/www.healthyplace.com/www.rethink.org/my.clevelandclinic.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.