PUBLICIDADE
Esporão de calcanhar – Definição
Um esporão de calcanhar é um crescimento ósseo na sola do pé (parte inferior) do osso do calcanhar dentro do pé (também conhecido como calcâneo).
Essa condição pode acompanhar ou resultar de casos graves de inflamação na estrutura chamada fascite plantar.
A fascite plantar é uma faixa fibrosa de tecido conjuntivo na sola do pé, estendendo-se desde o calcanhar até os dedos.
A maioria das pessoas não percebe que tem um esporão no calcanhar até procurar ajuda para a dor no calcanhar. As esporas de calcanhar não podem ser curadas.
Os profissionais de saúde recomendam tratamentos não cirúrgicos para aliviar os sintomas associados ao esporão de calcanhar.
Esporão de calcanhar – Descrição
As esporas de calcanhar são um problema comum nos pés resultante do excesso de crescimento ósseo no osso do calcanhar. O crescimento ósseo geralmente está localizado na parte inferior do osso do calcanhar e pode se estender para a frente em direção aos dedos dos pés.
Uma ruptura dolorosa na fáscia plantar entre os dedos e o calcanhar pode produzir um esporão do calcanhar e/ou inflamação da fáscia plantar.
Como essa condição está frequentemente relacionada a uma diminuição do arco do pé, ela é mais prevalente após a idade de seis a oito anos, quando o arco está totalmente desenvolvido.
Uma compreensão da formação de esporões de calcanhar está intimamente ligada à causa da condição inflamatória relacionada ao pé, a fascite plantar. O osso do calcanhar, conhecido como calcâneo, é o maior osso do pé. Está sujeito a forças significativas a cada passo ou em todas as ocasiões em que o pé é obrigado a suportar o peso do corpo. A fáscia plantar é o longo tecido fibroso que sustenta o arco do pé, ancorado em uma extremidade na superfície do calcanhar e conectado na outra extremidade à planta do pé ou antepé.
A fascite plantar é uma irritação do tecido plantar; o local específico de desconforto pode estar em qualquer lugar ao longo da faixa de tecido. Pequenos depósitos de cálcio, aparecendo como um crescimento ósseo fino em um raio-x, às vezes se formam na borda externa do osso do calcanhar. Estes são esporões de calcanhar, que ocorrem em larguras que variam de 0,1 em 0,3 em (1 mm a 5 mm). Em aproximadamente 70% de todos os casos de fascite plantar, ocorre a formação de esporão de calcanhar, mas as duas condições não são necessariamente dependentes uma da outra.
Acredita-se que a condição de fascite plantar seja a principal causa de dor no pé; o esporão ósseo do calcanhar é uma anormalidade estrutural. A dor é produzida em decorrência da irritação, semelhante à tendinite, causada no tecido plantar. Essas condições combinadas são comuns em pessoas com mais de 45 anos, devido ao estresse acumulado gerado no pé; atletas em esportes como corrida de longa distância são mais suscetíveis ao aparecimento de fascite plantar.
Esporão de calcanhar
Há uma série de fatores que muitas vezes contribuem para o desenvolvimento combinado de fascite plantar e esporão de calcanhar. Desequilíbrios na relação entre os músculos da panturrilha, tendão de Aquiles e os músculos do pé são os contribuintes mais proeminentes. Quando os músculos da panturrilha estão tensos como resultado de não terem sido devidamente alongados, a estrutura plantar é distendida demais e fica irritada. Quando um atleta usa calçados que não oferecem suporte suficiente, principalmente na construção do calçado que entra em contato com o calcanhar, conhecido como contraforte, a junção entre o osso do calcanhar e a planta do pé pode sofrer uma tensão não natural.
O efeito combinado de esporão de calcanhar e fascite plantar nunca representará uma condição de risco de vida para um atleta ou uma pessoa sedentária.
As condições são mais perceptíveis quando a pessoa se move pela primeira vez pela manhã e tende a diminuir à medida que o pé e o tecido plantar são alongados pelo movimento normal à medida que o dia avança.
O resultado dessas condições tanto no desempenho quanto no conforto do dia-a-dia pode ser dramático.
É virtualmente impossível para um atleta em um esporte de corrida ter um desempenho ideal se a dor no pé for sentida durante todas as sessões de treinamento e competição.
Existem vários remédios que podem ser utilizados no tratamento de um esporão de calcanhar ou condição de fascite plantar.
As abordagens menos invasivas, úteis a curto e médio prazo, incluem: repouso; programas de alongamentos tanto para o pé e tecidos plantares específicos, quanto para os músculos da panturrilha e tendão de Aquiles, para um melhor equilíbrio entre essas estruturas; a aplicação de gelo em toda a sola do pé após toda atividade esportiva; medicamentos anti-inflamatórios; amarrar o pé para suporte adicional durante o treinamento ou competição; uma órtese para corrigir o desalinhamento na batida do pé; e sapatos com ajuste adequado e amortecimento adicional e suporte no calcanhar.
A longo prazo, quando as estratégias menos invasivas não conseguiram combater os efeitos dessas condições, alguns atletas obtiveram alívio por meio de injeções de cortisona. A cortisona, enquanto poderoso anti-inflamatório sintético, é um medicamento de prescrição que deve ser cuidadosamente ponderado como opção devido aos riscos pronunciados geralmente associados a este tipo de injeção de glucocorticóides numa pequena estrutura como o calcanhar (risco de rotura da planta do pé ).
A cirurgia é quase sempre o último recurso. Neste procedimento, o objetivo é soltar o tecido plantar inflamado e tenso por meio de um procedimento conhecido como liberação.
Esses procedimentos nem sempre são bem-sucedidos; se o plantar for muito frouxo, a pessoa pode ficar com o pé chato ou, em alguns casos, as delicadas vias nervosas do pé podem ser danificadas.
Um procedimento que tem recebido maior destaque nos últimos anos é a terapia por ondas de choque extracorpóreas não invasiva, na qual as ondas são direcionadas ao tecido afetado, para estimular uma microruptura da fibra plantar, evento que se acredita estimular o crescimento plantar saudável.
Esporão Calcâneo – O que é
Esporão de calcanhar
Um esporão de calcâneo é uma formação de ponta óssea que se desenvolve no calcanhar do pé em resposta à pressão crônica ou lesões traumáticas. Eles também podem ser conhecidos como exostose de tração, esporão de calcanhar ou esporão de calcâneo.
Um esporão de calcâneo geralmente pode ser tratado com repouso e fisioterapia, mas um caso grave pode exigir cirurgia.
A formação de um esporão no calcanhar é uma das razões mais comuns para o desenvolvimento de dor no calcanhar. O esporão se forma devido ao espessamento do osso calcâneo no calcanhar do pé, o que causa dor porque o novo crescimento ósseo pressiona o tecido circundante do calcanhar. Na maioria dos casos, a dor piora imediatamente após levantar e diminui gradualmente ao longo do dia.
Os esporões calcâneos podem se desenvolver por vários motivos, incluindo ganho de peso, uso de calçados inadequados e faciíte plantar, uma inflamação do arco do pé.
Um esporão calcâneo também pode se desenvolver se os músculos da panturrilha estiverem fracos, devido à pressão extra que isso exerce sobre os calcanhares. Pessoas com artrite reumatóide, osteoartrite ou má circulação correm maior risco de desenvolver esporão de calcâneo.
O diagnóstico geralmente é feito com base em um raio-X, que indicará onde o esporão está localizado no calcanhar. Existem vários tipos diferentes de tratamento de esporão de calcanhar.
Nos estágios iniciais da doença, tratamentos como exercícios regulares, perda de peso ou calçados de apoio podem ajudar a prevenir o desenvolvimento do esporão.
Exercícios para fortalecer os músculos da panturrilha são mais úteis, pois ajudam a reduzir a pressão exercida sobre o calcanhar durante o movimento.
Em casos mais avançados, a dor pode ser mais intensa, não se limitando ao período da manhã. Medicamentos de venda livre, como anti-inflamatórios e analgésicos, podem ser úteis; em casos muito graves, o médico pode prescrever medicamentos esteroides para reduzir a inflamação, bem como analgésicos mais fortes. A elevação e a aplicação de calor também ajudam a reduzir a dor, pois esses tratamentos melhoram a circulação sanguínea no pé.
Se nenhum desses tratamentos funcionar a longo prazo, a cirurgia do esporão de calcâneo pode ser necessária para corrigir o problema. A cirurgia é realizada para remover totalmente o esporão e, desde que os fatores que causaram a formação do esporão não estejam mais presentes, é improvável que volte a crescer. Durante esse procedimento, é feita uma incisão na lateral do calcanhar, por onde é retirada o esporão ósseo. O período de recuperação dessa cirurgia geralmente é longo e pode levar vários meses.
Esporão Calcâneo – Causas e Sintomas
Esporão de calcanhar
Uma causa frequente de lesão da fáscia plantar é a pronação. A pronação é definida como a ação para dentro e para baixo do pé que ocorre durante a caminhada, de modo que o arco do pé se achata em direção ao solo (arco caído). Uma condição conhecida como pronação excessiva cria um problema mecânico no pé, e a porção da fáscia plantar ligada ao osso do calcanhar pode se esticar e se afastar do osso. Esse dano pode ocorrer especialmente durante a caminhada e durante atividades atléticas.
Alguns sintomas no início desta condição incluem dor e inchaço e desconforto ao empurrar com os dedos dos pés durante a caminhada. Esse movimento do pé alonga a fáscia que já está irritada e inflamada.
Se esta condição não for tratada, a dor será notada no calcanhar quando um esporão de calcanhar se desenvolver em resposta ao estresse. Esta é uma condição comum entre atletas e outras pessoas que correm e saltam uma quantidade significativa.
Um indivíduo com as pernas voltadas para dentro, uma condição chamada genu valgo ou “joelhos tortos”, pode ter uma tendência à pronação excessiva.
Isso pode levar a um arco caído e problemas com a fáscia plantar e esporão do calcanhar. As mulheres tendem a sofrer com esta condição mais do que os homens.
As esporas de calcanhar também podem resultar de um arco anormalmente alto.
Outros fatores que levam a esporões de calcanhar incluem um aumento repentino nas atividades diárias, aumento de peso ou uma almofada mais fina na parte inferior do calcanhar devido à idade.
Um aumento significativo na intensidade ou duração do treinamento pode causar inflamação da fáscia plantar. Sapatos de salto alto, calçados inadequados e sapatos muito flexíveis no meio do arco ou dobrados antes das articulações dos dedos causarão problemas com a fáscia plantar e possivelmente levarão a esporões de calcanhar.
Os esporões ósseos podem causar dor intensa e repentina ao colocar peso no pé afetado.
Os indivíduos podem tentar andar na ponta dos pés ou na planta do pé para evitar a pressão dolorosa no esporão do calcanhar.
Essa compensação durante a caminhada ou corrida pode causar problemas adicionais no tornozelo, joelho, quadril ou costas.
Esporão Calcâneo – Diagnóstico
Esporão de calcanhar
Uma história completa e exame físico são sempre necessários para o diagnóstico adequado de esporão de calcanhar e outras condições do pé. As radiografias da área do calcanhar são úteis, pois o excesso de produção óssea será visível.
Esporão Calcâneo – Tratamento
Acupuntura e acupressão podem ser usadas para tratar a dor de esporão de calcanhar, além de usar massagem de fricção para ajudar a quebrar o tecido cicatricial e retardar o aparecimento de formações ósseas.
A fisioterapia pode ajudar a aliviar a dor e melhorar o movimento. O método de Feldenkrais pode ser especialmente útil para retreinar alguns dos movimentos de compensação causados pela dor do esporão.
A imaginação guiada ou uma leve massagem no pé podem ajudar a aliviar parte da dor. Outros tratamentos incluem ciclismo em marcha lenta e corrida na piscina.
Alguns quiropráticos aprovam o uso moderado de aspirina ou ibuprofeno ou outros anti-inflamatórios apropriados. A manipulação quiroprática não é recomendada, embora os quiropráticos possam oferecer palmilhas ortopédicas personalizadas e outros tratamentos do tipo alopático.
Esporão Calcâneo – Prevenção
Para evitar essa condição, é muito importante usar sapatos adequados com bom suporte de arco. Se uma pessoa está acima do peso, a perda de peso pode ajudar a diminuir o estresse nos pés e a prevenir problemas nos pés. Para quem se exercita com frequência e intensidade, o alongamento adequado é sempre necessário, principalmente quando há aumento de atividades ou mudança na técnica de corrida. Não é recomendado tentar trabalhar com a dor, pois isso pode transformar um caso leve de esporão de calcanhar e fascite plantar em um episódio doloroso e duradouro da condição.
Fonte: www.faqs.org/my.clevelandclinic.org/www.wisegeek.com/www.heelspurs.com/www.crob.pt/osmeuspes.pt/www.acessa.com