PUBLICIDADE
Sarna – Definição
A sarna é uma parasitose da pele causada por um ácaro (Sarcoptes scabiei) cuja penetração deixa lesões em forma de vesículas, pápulas ou pequenos sulcos, nos quais ele deposita seus ovos.
A sarna ou escabiose é uma doença da pele bem característica, facilmente reconhecida pelas donas de casa e mães experientes.
A sarna, também conhecida como acaríase sarcóptica, é uma infecção cutânea parasitária contagiosa causada por um pequeno ácaro (sarcoptes scabiei).
Sarna – O que é
A sarna é uma doença de pele contagiosa causada por um inseto que literalmente fica sob a pele.
A sarna é causada por um ácaro parasita que penetra sob a pele dos seres humanos, onde se alimenta e põe ovos.
O ácaro responsável por essa condição é chamado Sarcoptes scabiei e pertence à família dos aracnídeos, à qual também pertencem aranhas, carrapatos e escorpiões.
Uma erupção cutânea extremamente espinhosa e espinhada na pele é um sintoma principal da sarna. Uma pessoa com a doença pode ter bolhas visíveis, mas pequenas e inflamadas.
Ele ou ela pode até ser capaz de ver as tocas, embora eles sejam muito menos numerosos do que os próprios ácaros. Às vezes, a sarna causa a pele escorrer e sarna, e por causa da coceira intensa e coçar, uma infecção secundária pode ocorrer.
O ácaro que o causa é extremamente pequeno e invisível a olho nu, apenas para ser visto com uma lente de aumento ou um microscópio. Porque os ácaros são tão pequenos, a condição é muitas vezes diagnosticada como um tipo diferente de erupção.
A sarna afeta mais comumente as mãos, pulsos e antebraços. Os ácaros preferem habitar em dobras de pele, como entre os dedos e vincos nos braços.
Os ácaros também gostam de se reunir em outras áreas do corpo, como genitais, cintura e seios.
Felizmente, a sarna varia raramente afeta o rosto, embora seja possível que ocorra em qualquer parte do corpo.
Esta doença geralmente se espalha de contato pele a pele. No entanto, ele também é espalhado através de lençóis, roupas e outros materiais que estão em contato próximo com um corpo infectado.
Os membros de uma família e áreas lotadas onde as pessoas estão juntas por um longo período de tempo, como escolas, abrigos e casas de repouso, criam o ambiente ideal para a disseminação da sarna.
Uma pessoa pode estar infectada com os ácaros por mais de um mês antes que os sintomas ocorram, embora eles ainda sejam capazes de transmiti-los a outras pessoas.
Os sintomas da sarna são causados por uma reação alérgica aos ovos e ao desperdício dos ácaros. Em uma pessoa saudável, a reação é a maneira do corpo de desenvolver anticorpos e, posteriormente, matar alguns dos ácaros. Para aqueles com sistema imunológico comprometido, o corpo é incapaz de se proteger e a infestação pode piorar.
O tratamento médico geralmente envolve medicamentos tópicos na forma de loções como permetrina e lindano, embora estes sejam apenas para adultos.
Essas loções são aplicadas livremente do pescoço para baixo em uma pessoa infectada com os ácaros. Outras drogas, embora ainda em fase experimental, podem ser tomadas por via oral em dose única.
Os ácaros da sarna podem permanecer vivos sem um hospedeiro por cerca de uma semana, por isso é importante lavar todos os lençóis e roupas que uma pessoa infectada teve contato para evitar a re-infestação.
Sarna – Visão Geral
Um ácaro faz com que esta condição da pele comum.
Chamado de ácaro humano, esse inseto de oito pernas é tão pequeno que você não consegue enxergá-lo na pele.
As pessoas ficam com sarna quando o ácaro penetra na camada superior da pele para viver e se alimentar.
Quando a pele reage ao ácaro, desenvolve-se uma erupção extremamente pruriginosa.
Este ácaro pode viajar da pessoa infectada para outra pessoa. A maioria das pessoas fica com sarna por contato direto com a pele. Menos frequentemente, as pessoas pegam ácaros de itens infestados, como roupas de cama, roupas e móveis.
O ácaro pode sobreviver por cerca de 3 a 4 dias sem estar em um ser humano. Em todo o mundo, existem milhões de casos de sarna por ano.
Qualquer um pode pegar sarna. Ele atinge pessoas de todas as idades, raças e níveis de renda. Pessoas muito limpas e arrumadas podem ter sarna.
Ele tende a se espalhar facilmente em casas de repouso e instalações de cuidados prolongados. A boa notícia é que um dermatologista pode diagnosticar com sucesso e tratar a sarna.
Com os tratamentos de hoje, a sarna só precisa causar sofrimento a curto prazo.
Sarna – Descrição
Sarna
A sarna é causada por um pequeno inseto parasita de 0,3 mm de comprimento chamado ácaro. Quando um ser humano entra em contato com o ácaro fêmea, o ácaro se enterra sob a pele, colocando ovos ao longo das linhas de sua toca. Esses ovos eclodem e a prole resultante sobe à superfície da pele; amigo; e repita o ciclo dentro da pele do hospedeiro original; ou dentro da pele de sua próxima vítima, causando lesões vermelhas.
A coceira intensa, ou prurido, quase sempre causada pela sarna, deve-se a uma reação da pele às fezes do ácaro.
A primeira vez que alguém é infectado com sarna, ele ou ela pode não notar nenhuma coceira por quatro a seis semanas. Com infecções subseqüentes, a coceira começará horas depois de pegar o primeiro ácaro.
Sarna – Causas
Sarna
A sarna é mais comum entre as pessoas que vivem em condições de superlotação e cuja capacidade de praticar uma boa higiene é limitada.
A sarna pode ser transmitida entre as pessoas por contato próximo com a pele. Embora os ácaros só possam viver longe da pele humana por cerca de três dias, compartilhar roupas ou roupas de cama pode transmitir sarna entre membros da família ou contatos próximos.
Em maio de 2002, os Centros de Controle de Doenças (CDC) incluíram a sarna em suas diretrizes atualizadas para o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis.
As tocas de ácaros dentro da pele são vistas como linhas cinzas sinuosas e levemente elevadas ao longo da pele de uma pessoa. O ácaro fêmea pode ser encontrado em uma extremidade da toca, como uma pequena protuberância semelhante a uma pérola sob a pele. Por causa da coceira intensa, as tocas podem ser obscurecidas por marcas de arranhões deixadas pelo paciente.
Os locais mais comuns para tocas incluem os lados dos dedos, entre os dedos, a parte superior dos pulsos, ao redor dos cotovelos e axilas, ao redor dos mamilos dos seios nas mulheres, na genitália dos homens, ao redor da cintura (linha da cintura), e na parte inferior das nádegas. Os bebês podem ter tocas nas solas dos pés, palmas das mãos e rostos. A coceira da sarna piora após um banho quente e à noite. Coçar, no entanto, parece servir a algum propósito na sarna, pois os ácaros são aparentemente removidos inadvertidamente. A maioria das infestações por sarna é causada por não mais de 15 ácaros no total.
A infestação com um grande número de ácaros (na ordem de milhares a milhões) ocorre quando um indivíduo não coça ou quando um indivíduo tem um sistema imunológico enfraquecido.
Esses pacientes incluem aqueles que vivem em instituições; são mentalmente retardados ou fisicamente enfermos; têm outras doenças que afetam a quantidade de sensação que têm na pele (hanseníase ou siringomielia); tem leucemia ou diabetes; estão tomando medicamentos que diminuem sua resposta imune (quimioterapia para câncer, medicamentos administrados após transplante de órgãos); ou tem outras doenças que diminuem sua resposta imune (como síndrome de imunodeficiência adquirida ou AIDS). Esta forma de sarna, com sua principal infestação, é chamada de sarna crostosa ou sarna norueguesa.
Os pacientes infectados têm áreas com crostas espessas em todo o corpo, inclusive no couro cabeludo. Sua pele parece escamosa e suas unhas podem ser espessas e com tesão.
Sarna – Sintomas
Sarna
Um dos sintomas mais comuns da sarna é a coceira na pele. Embora a área que foi afetada pela sarna possa coçar durante todo o dia, é bastante comum a coceira piorar durante a noite.
A pele em si pode estar coberta de uma erupção ou simplesmente ter uma erupção nas áreas.
Outros sintomas incluem feridas e abrasões na pele e linhas finas na pele, que às vezes são chamadas de linhas de marca de lápis devido à sua forma.
Estas linhas de marca de lápis são o resultado de ácaros enterrando-se na pele, a fim de depositar seus ovos, que levam cerca de três semanas para amadurecer.
A erupção que acompanha as linhas finas da marca do lápis é a reação alérgica da pele aos ácaros.
Os sintomas da escabiose podem afetar pessoas de diferentes faixas etárias de diferentes maneiras. Os bebês geralmente são afetados em áreas mais difundidas do que crianças mais velhas e adultos.
Eles podem mostrar os sintomas nos troncos de seus corpos, bem como nas palmas de suas mãos e solas dos pés. As crianças pequenas comumente mostram os sintomas em suas cabeças, pescoços, parte superior do corpo, bem como nas solas dos pés e nas palmas das mãos. Adultos e crianças mais velhas geralmente terão áreas afetadas em seus pulsos, mãos, abdômen e genitais.
A melhor maneira de evitar a sarna é evitar o contato com pessoas que estão sofrendo da condição. Além disso, é importante não compartilhar roupas e roupas de cama com pessoas que sofrem de sarna.
Isso ocorre porque os ácaros podem viver em materiais macios, como pano por um tempo. Como tal, é comum que a doença afete toda a família de uma só vez.
Os sintomas da sarna e a causa raiz em si – os ácaros que causam a doença – podem ser tratados com um creme tópico. Para casos mais graves, a medicação oral pode ser necessária. Além disso, como os ácaros que causam sarna podem viver em tecido, é importante lavar todos os lençóis e roupas que possam ter entrado em contato com a pessoa ou pessoas que sofrem os sintomas da sarna.
Isso inclui panos de lavagem e toalhas de banho, os quais devem ser lavados em água quente e água sanitária.
Dependendo de quanto tempo a pessoa com sintomas de sarna passou sentado em cadeiras cobertas de pano ou sofás, os revestimentos sobre esses móveis podem exigir a limpeza também.
Sarna – Diagnóstico
Sarna
A sarna é uma doença muito contagiosa que pode se espalhar para outros membros da família e outras pessoas que têm contato físico com o paciente. Por isto você nunca deve se auto-diagnosticar (achar que tem a doença sozinho). Você deve ser examinado por um profissional.
Depois de rever seus sintomas e seus fatores de risco (contato sexual, condições de vida, ambiente de trabalho de alto risco, etc), seu médico examinará sua pele.
Freqüentemente, o diagnóstico é feito baseado nos resultados do exame físico da pele e pela informação de contato com paciente com sarna.
O médico irá procurar inchaços entre os dedos das mãos e dos pés. Ele também pode raspar suavemente uma área da erupção cutânea para procurar os ácaros ou seus ovos.
Sarna – Tratamento
Sarna
Quando diagnosticamos um caso de escabiose, os outros componentes da família também devem ser examinados, porque todos os indivíduos acometidos devem ser tratados.
Troca de roupa de cama bem como das roupas do corpo durante o tratamento, não sendo necessário ferver as mesmas (orientar para que as roupas sejam bem lavadas e passadas com ferro bem quente).
Uso de Escabicidas (loções) por 3 noites seguidas, repetido após uma semana.
Em adultos, a loção é passada por todo o corpo (do pescoço para baixo), durante a noite, retirando-se pela manhã (banho).
Em crianças, para evitar que elas durmam com a loção, pode-se passar durante o dia e deixar por um período de 4 a 6 horas, após o qual se retira (banho).
Podem ser usado os seguintes:
Escabicidas:
Benzoato de benzila – 25%; Monossulfiran – 25%; Deltametrina
Pasta d`água com enxofre – 5 a 10%, 2 a 3 vezes por dia (usada para crianças ou gestantes).
Quando a infestação é muito intensa, pode-se utilizar medicação sistêmica (Tiabendazol sistêmico) e, atualmente, a ivermectina.
Sarna – Prevenção
Para se prevenir da escabiose, é preciso evitar o contato com as pessoas enquanto estão doentes. Evite dormir na mesma cama do doente ou usar suas roupas.
Lave as roupas de banho e de cama com água quente (pelo menos 55 graus).
Todas as pessoas que têm contato com o doente e passam a ter coceira devem procurar o médico e começar o tratamento o mais rápido possível.
Evite coçar e corte as unhas das crianças para evitar a infecção das lesões.
As pessoas doentes devem se afastar da escola ou do trabalho por até 24 horas após o fim do tratamento.
Fonte: www.geocities.com/www.mass.gov/www.policlin.com.br/www.wisegeek.org/www.hospitalespanhol.com.br/www.msd-brazil.com/www.hc.ufpr.br/www.uff.br/www.aad.org/www.oxfordreference.com