Erupção Cutânea

PUBLICIDADE

Erupção Cutânea – Definição

Uma erupção na pele indica uma mudança anormal na cor ou textura da pele, manchas vermelhas ou manchas na pele, acompanhando uma variedade de doenças infecciosas, reações alérgicas, irritação química ou térmica ou doenças específicas da pele.

As erupções cutâneas podem ser localizadas ou em todo o corpo e vêm em várias categorias descritivas; sua distribuição e caráter geralmente permitem que os médicos estabeleçam a causa.

Erupção cutânea é um termo popular para um grupo de manchas ou uma área de pele vermelha e inflamada. Uma erupção cutânea geralmente é um sintoma de uma condição ou distúrbio subjacente.

Frequentemente apenas temporária, uma erupção cutânea raramente é um sinal de um problema sério.

Uma erupção cutânea pode ser uma reação local da pele ou o sinal externo de um distúrbio que afeta o corpo.

As erupções cutâneas são geralmente causadas por inflamação da pele, que pode ter várias causas.

Existem muitos tipos de erupções cutâneas, incluindo eczema, granuloma anular, líquen plano e pitiríase rósea.

Uma erupção cutânea é definida como uma alteração na aparência da pele, que pode envolver alterações na textura (por exemplo, áspera ou lisa) e/ou cor.

A pele também pode tornar-se irritada, mais quente, seca, rachada, com bolhas, irregular ou dolorida.

Erupção Cutânea – O que é

Uma erupção cutânea é uma erupção característica que se forma nas bochechas e na ponte do nariz em uma forma que lembra uma borboleta.

Erupções cutâneas são um sinal clássico do lúpus eritematoso sistêmico, mas também podem estar associadas a outras condições.

As pessoas que desenvolvem uma erupção cutânea e não estão cientes de qualquer condição médica subjacente para explicá-la, podem querer procurar uma avaliação de um dermatologista.

O médico pode avaliar a erupção e o paciente para explorar possíveis causas e fazer recomendações para mais testes e tratamentos, se necessário.

Em uma erupção cutânea clássica, a erupção é avermelhada a roxa e pode ter uma aparência escamosa. Não coça e não é doloroso. A intensidade da erupção pode variar.

Algumas pessoas podem desenvolver apenas uma descoloração leve, enquanto outras podem desenvolver erupções muito graves que sobem ao redor dos olhos e são claramente vermelhas e escamosas.

Embora a erupção não seja dolorosa ou coça, as pessoas podem sentir-se desconfortáveis porque são altamente visíveis.

Pessoas com erupções cutâneas tendem a atrair atenção que pode causar desconforto ou irritação social, especialmente no caso de pessoas que se cansam de perguntas bem-intencionadas sobre seus rostos.

Tomar medicamentos anti-inflamatórios pode reduzir a intensidade da erupção e, dependendo da causa, pode haver medicamentos ou cremes tópicos que possam ser aplicados. Às vezes, o tratamento requer simplesmente a espera da erupção até que seja resolvido.

Além de estar associada ao lúpus, quando é conhecida como uma erupção malar, uma erupção cutânea também pode ser causada por rosácea e muitas outras condições crônicas.

As pessoas que notam mudanças em sua pele devem tomar nota de quando as mudanças ocorrem e por quanto tempo persistem, além de listar quaisquer atividades em que estiveram recentemente envolvidas, incluindo tomar medicamentos, nadar em água com cloro ou passar tempo ao ar livre.

Todas essas atividades podem contribuir para o desenvolvimento de uma erupção cutânea.

Pacientes com lúpus podem ter pele fotossensível e desenvolver uma erupção malar após a exposição à luz solar. A erupção também pode ser um sinal de que um surto de lúpus é iminente, fornecendo um aviso para um paciente que esteja familiarizado com os sintomas que seu corpo manifesta antes de um surto. Alguns pacientes com lúpus acham útil manter registros ou diários para mapear seus sintomas, a fim de se familiarizarem com os sinais de alerta e para rastrear as reações a várias atividades, medicamentos e mudanças na dieta.

Uma erupção cutânea pode ocorrer em apenas uma área da pele ou pode cobrir quase todo o corpo. Uma erupção pode ou não coçar.

Dependendo de sua aparência, uma erupção cutânea pode ser descrita como:

Bolhas (coleções ovais ou redondas elevadas de fluido dentro ou abaixo da camada externa da pele)
Macular (manchas planas)
Nodular (massas arredondadas pequenas, firmes e nodosas)
Papular (áreas pequenas, sólidas e levemente elevadas)
Pustular (bolhas na pele contendo pus)

Erupção Cutânea – Causas


Erupção cutânea

Uma erupção cutânea aparecendo em qualquer parte da pele é a maneira do corpo de nos dizer que algo está errado.

A condição pode assumir várias formas. Pode aparecer como um aglomerado de pontos vermelhos ou como um grande retalho que cobre a pele. A área pode estar dolorida, com coceira ou dor ou sem dor.

As erupções cutâneas vêm em todas as formas e tamanhos, e existem tantas causas quanto diferentes condições.

As erupções cutâneas também podem ocorrer em qualquer parte do corpo. Áreas muito comuns são o rosto, braços e costas. Eles também podem aparecer na área genital, no couro cabeludo sob o cabelo e no tronco.

Dores de cabeça e uma sensação não especificada de doença podem acompanhar a condição.

Uma das principais causas de urticária ou vergões é alergias comuns. Muitas pessoas são afetadas com inúmeras alergias.

Eles podem ser relacionados com alimentos ou podem simplesmente ser acionados por sentar-se muito perto de um animal doméstico.

A alergia pode percorrer todo o sistema do corpo e mostrar-se como uma erupção na pele.

As erupções também podem ser desencadeadas por algo que você tocou. Muitas plantas diferentes podem causar irritação na pele. A planta da hera venenosa é bem conhecida por cobrir o corpo em vergões.

Muitos detergentes domésticos comuns podem causar urticária simplesmente expondo a pele a eles.

Os tipos de alergias sofridas pelas pessoas hoje são diversos. Condições modernas, como a poluição do ar e os produtos químicos presentes em fragrâncias, protetores solares, produtos capilares e cosméticos, podem causar alergias. As erupções cutâneas também podem aparecer devido à intolerância do corpo a certos tecidos.

Recentemente, surgiu uma nova condição chamada alergia ao látex. As pessoas alérgicas ao látex podem ter sérios problemas se precisarem fazer uma cirurgia.

As reações alérgicas podem ser vistas em feridas abertas ou partes do corpo em que o cirurgião está operando devido a uma reação alérgica às luvas de látex usadas pelo cirurgião.

As erupções cutâneas também podem aparecer como um sintoma de infecção. Esta pode ser uma infecção comum, como catapora, pé de atleta ou infecção por fungos. Infecções virais também podem causar irritação na pele, assim como doenças sexualmente transmissíveis.

O corpo também pode se infectar com algum tipo de parasita. Se o corpo for infectado por vermes ou sarna, então uma erupção cutânea geralmente aparecerá.

Estes tipos de irritação podem ser extremamente coceira, e coçar só vai piorar o problema. Coçar também prende o parasita sob a unha. Se as unhas forem colocadas na boca, o parasita irá infectar novamente o corpo e o ciclo se repetirá.

Algumas condições são incrivelmente difíceis para um médico diagnosticar. Uma história completa do estilo de vida do sofredor muitas vezes deve ser levada em conta.

Testes cutâneos também podem ser necessários para diagnosticar reações alérgicas.

O tratamento disponível para uma erupção cutânea é variado. Muitas condições podem ser tratadas com cremes como a cortisona, desde que não estejam infectadas. Se o problema persistir, pode ser um sintoma de algo mais sério.

Erupção Cutânea – Sintomas


Erupção Cutânea

Existem muitas teorias sobre por que ocorrem erupções cutâneas.

Às vezes, a causa pode ser determinada e às vezes não. Geralmente, uma erupção cutânea é um sintoma intermitente, desaparecendo e reaparecendo.

As erupções cutâneas podem acompanhar uma série de distúrbios e condições:

Doenças infecciosas: Uma erupção cutânea é um sintoma de muitas doenças infecciosas ou condições causadas por bactérias, vírus, fungos e outros organismos. Estes incluem varicela, escarlatina, febre maculosa, micose, herpes, herpes zoster, sarampo, sarna e doença de Lyme.
Cosméticos compartilhados e itens de cuidados pessoais semelhantes: Não é incomum que as pessoas desenvolvam erupções cutâneas ao compartilhar pó facial, rímel e itens semelhantes com outros membros da família ou amigos.
Reações alérgicas: Um dos sintomas mais comuns de uma reação alérgica é uma erupção cutânea com comichão. A dermatite de contato é uma erupção cutânea que aparece após a pele ser exposta a um alérgeno, como metal, borracha, alguns cosméticos ou loções ou alguns tipos de plantas (como hera venenosa, carvalho ou sumagre). As reações a medicamentos são outra causa alérgica comum de erupção cutânea. Nesse caso, uma erupção cutânea é apenas um dos vários sintomas possíveis, incluindo febre, convulsões, náuseas e vômitos, diarreia, irregularidades nos batimentos cardíacos e problemas respiratórios. Esta erupção geralmente aparece logo após a administração da primeira dose do medicamento, embora as reações alérgicas possam demorar vários dias. Os culpados comuns incluem medicamentos como a nevirapina, um medicamento usado para tratar a infecção pelo HIV, e a minociclina, um medicamento usado para tratar a acne.
Distúrbios autoimunes: As condições nas quais o sistema imunológico ataca o corpo (como no lúpus eritematoso sistêmico ou na púrpura) geralmente apresentam uma erupção cutânea característica.
Distúrbios nutricionais: O escorbuto, por exemplo, é uma doença causada pela deficiência de vitamina C e tem como um de seus sintomas uma erupção cutânea.
Câncer: Alguns tipos de câncer, como a leucemia linfocítica crônica, podem ser a causa subjacente de uma erupção cutânea.

Erupção Cutânea – Tipos


Erupção cutânea

Erupções cutâneas, também conhecidas como dermatites, geralmente aparecem como manchas vermelhas, coceiras ou manchas na pele escamosa, e podem ser causadas por bactérias, fungos, contato com produtos químicos ou alergias, ou a erupção se desenvolve como resultado de uma condição hereditária.

Existem muitos tipos diferentes de erupções cutâneas secas, que incluem eczema, micose e líquen plano. Granuloma anular e psoríase são dois outros tipos de erupções cutâneas.

Erupções cutâneas secas geralmente podem ser curadas com medicamentos vendidos sem prescrição médica. As pessoas devem consultar um profissional médico, que pode diagnosticar o tipo de erupção cutânea que o paciente tem e recomendar um plano de tratamento.

eczema é uma erupção cutânea caracterizada por escamas vermelhas e com prurido que podem cobrir pequenas ou grandes porções da pele da pessoa. A erupção aparece com frequência nas costas dos joelhos, nas mãos ou no interior dos cotovelos da pessoa. Eczema é geralmente pior durante os meses de inverno seco e frio, e às vezes formar-se-ão bolhas encrostadas ou cheias de pus na pele. Cremes de cortisona, anti-histamínicos e terapia de luz ultravioleta são tratamentos comuns para essas erupções cutâneas secas.

Micose é um fungo que afeta a superfície da pele, geralmente o couro cabeludo, virilha ou pés. Este tipo de erupção cutânea seca é contagiosa e uma pessoa pode contrair a doença de animais.

Micose pode apresentar-se como uma mancha vermelha de anel de pele, mas também forma escamosa ou manchas de pele seca inflamada. Cremes antifúngicos ou cápsulas são tomadas para livrar a pele do fungo.

Linchen planus é uma erupção caracterizada por inchaços brilhantes, roxos ou vermelhos que geralmente se formam no interior dos pulsos, dentro da boca ou nos tornozelos.

Esse tipo de erupção pode causar queda de cabelo se se formar no couro cabeludo. Os inchaços podem se desenvolver um sobre o outro, causando uma erupção cutânea mais grave.

O granuloma anular é um tipo de erupção cutânea seca que é o resultado de uma condição crônica que cria inchaços vermelhos ou uma erupção circular. Os inchaços são coceira e cosmeticamente desagradáveis.

Geralmente desaparece dentro de algumas semanas e afeta mais comumente mulheres, adultos jovens e crianças.

Outro tipo de erupções cutâneas secas são erupções psoríase rosea. Esse tipo de erupção é hereditário e cria grandes manchas escamosas de pele que podem se formar em qualquer parte do corpo, embora seja mais comumente visto nos cotovelos, nas costas e nos joelhos. A pele pode ser escamosa e branca, onde as manchas escamosas se formaram, e a pessoa geralmente desenvolve uma erupção após um evento desencadeante, como um evento estressante ou uma infecção.

Embora existam muitos tipos diferentes, as erupções podem basicamente ser divididas em dois tipos: infecciosas ou não infecciosas.

As erupções cutâneas não infecciosas incluem eczema, dermatite de contato, psoríase, dermatite seborreica, erupções medicamentosas, rosácea, urticária, pele seca (xerose) e dermatite alérgica.

Muitas erupções não infecciosas são tipicamente tratadas com cremes e/ou pílulas com corticosteroides. Mesmo uma erupção não infecciosa e não contagiosa pode causar desconforto e ansiedade.

Erupções associadas à infecção, tais como micose (tinea), impetigo, Staphylococcus, sarna, herpes, catapora e herpes, são tratadas tratando a causa subjacente.

Agentes infecciosos que podem causar erupções cutâneas incluem vírus, bactérias, fungos e parasitas.

Determinar a causa específica da erupção geralmente requer uma descrição da erupção cutânea, incluindo sua forma, disposição, distribuição, duração, sintomas e história.

Todos esses fatores são importantes para identificar o diagnóstico correto. Informações precisas sobre tratamentos passados, bem-sucedidas e mal-sucedidas, são muito importantes.

Os tratamentos que funcionam podem ser uma pista para a causa da erupção cutânea, podem mascarar os sintomas ou alterar a aparência, dificultando o diagnóstico definitivo. Às vezes, fotos de boa qualidade de um estágio anterior da erupção cutânea podem ajudar no diagnóstico.

Muitos fatores de risco diferentes determinam que erupções cutâneas ou erupções cutâneas um paciente pode ter. Uma história familiar de eczema, exposição frequente a crianças doentes, uso necessário de medicamentos imunossupressores e exposição a vários medicamentos aumentam o risco de desenvolvimento de erupções cutâneas.

Um histórico cuidadoso de medicamentos que inclui medicamentos vendidos sem prescrição médica, suplementos e medicamentos prescritos, como pílulas anticoncepcionais, também é importante.

O momento em que os medicamentos são iniciados e as paradas podem fornecer pistas importantes para estabelecer a causa de uma erupção cutânea.

Existem algumas erupções que só aparecem em associação com a gravidez, seja durante a gravidez ou mesmo após a entrega do bebê. A maioria deles não é grave, mas pode ser muito irritante.

A história relatada ajudará a caracterizar a duração, início, relação com vários fatores ambientais, sintomas da pele (como prurido e dor) e sintomas constitucionais, como febre, dor de cabeça e calafrios.

Com base na impressão inicial do profissional de saúde de uma erupção cutânea, o tratamento pode ser iniciado. O tratamento pode precisar ser modificado, dependendo de vários exames laboratoriais e especiais da pele.

Erupção Cutânea – Diagnóstico

Um médico de família, médico naturopata ou dermatologista (especialista em doenças de pele) pode diagnosticar e tratar erupções cutâneas. O diagnóstico pode ser feito com base no histórico médico do paciente, na aparência da erupção cutânea, na localização da erupção cutânea e em quaisquer outros sintomas associados. Em alguns casos, o médico pode fazer uma biópsia (amostra de pele) da erupção cutânea para auxiliar no diagnóstico.

Erupção Cutânea – Tratamento

Tratamentos alternativos para erupções cutâneas concentram-se em aliviar os sintomas, limpar a erupção e rejuvenescer a pele. Existem muitas formas de medicina alternativa que têm remédios para erupções cutâneas.

Erupção Cutânea – Prevenção

Algumas erupções cutâneas podem ser evitadas, dependendo da causa. Uma pessoa conhecida por ser alérgica a certos medicamentos ou substâncias deve evitar essas coisas para evitar uma erupção cutânea.

Também é uma boa ideia evitar compartilhar cosméticos e itens de higiene pessoal (incluindo protetores labiais) com outros membros da família ou amigos. Assaduras podem ser evitadas usando fraldas de pano, mantendo a área da fralda muito limpa, amamentando e trocando as fraldas com frequência.

Uma pessoa deve lavar as roupas e enxaguar a pele primeiro com álcool isopropílico e depois com água após o contato com uma planta que pode causar dermatite de contato.

Erupção Cutânea – Prognóstico

A maioria das erupções cutâneas que têm uma causa aguda, como uma infecção ou reação alérgica, desaparecerá assim que a infecção ou irritante for removido do sistema do corpo.

Erupções cutâneas causadas por condições crônicas, como distúrbios autoimunes, podem permanecer indefinidamente ou desaparecer e retornar periodicamente.

Erupção Cutânea – Resumo


Erupção Cutânea

A erupção é uma área de pele irritada ou inchada. Muitas erupções cutâneas são comichão, vermelhidão, dor e irritação. Algumas erupções cutâneas também podem levar a bolhas ou manchas de pele crua.

As erupções cutâneas são um sintoma de muitos problemas médicos diferentes. Outras causas incluem substâncias irritantes e alergias. Certos genes podem tornar as pessoas mais propensas a ter erupções cutâneas.

A dermatite de contato é um tipo comum de erupção cutânea. Causa vermelhidão, coceira e, às vezes, pequenos inchaços. Você tem uma erupção na qual você tocou um irritante, como um produto químico, ou algo a que você é alérgico, como hera venenosa.

Algumas erupções se desenvolvem imediatamente. Outros se formam ao longo de vários dias. Embora a maioria das erupções apareça rapidamente, outras são duradouras e precisam de tratamento a longo prazo.

Como erupções cutâneas podem ser causadas por muitas coisas diferentes, é importante descobrir que tipo de pessoa você tem antes de tratá-la. Se for uma erupção grave, se não desaparecer ou se tiver outros sintomas, deve consultar o seu prestador de cuidados de saúde. Os tratamentos podem incluir hidratantes, loções, banhos, cremes de cortisona que aliviam o inchaço e anti-histamínicos, que aliviam a coceira.

Fonte: medlineplus.gov/www.acponline.org/www.nhs.uk/www.wisegeek.org/www.emedicinehealth.com/www.acoem.org/kidshealth.org/www.aad.org/www.aafp.org/www.myvmc.com/www.cleure.com

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.