PUBLICIDADE
Eczema – Definição
Eczema é um termo geral para um conjunto de condições crônicas da pele causadas por inflamação.
A dermatite atópica é o tipo mais comum de eczema e tem sido chamada de “coceira que assobia”.
O termo geral “eczema” é geralmente usado para se referir à dermatite atópica. A palavra “atópica” significa uma alergia geralmente hereditária e “dermatite” é definida como inflamação da pele.
A palavra eczema vem da palavra grega “ekzein”, que significa “ferver”.
É uma condição altamente individual que varia de pessoa para pessoa e vem em muitas formas diferentes. Não é contagioso, então você não pode pegá-lo de outra pessoa.
A condição está frequentemente relacionada a alguma forma de alergia, que pode incluir alimentos ou inalantes.
O eczema (também conhecido como dermatite) é uma inflamação não contagiosa da pele que é caracteristicamente muito seca e pruriginosa.
Eczema – O que é
Eczema é uma condição da pele que é experimentada por 10 a 20% da população mundial.
A pele vermelha, com coceira e escamosa que aparece em pessoas com esta condição é um resultado da resposta inflamatória da pele a irritantes físicos ou ambientais.
Qualquer um pode ter eczema, embora aqueles com histórico familiar tenham uma maior predisposição ao desenvolvimento da doença.
Atualmente não há cura para esta condição, embora existam tratamentos que podem ajudar a aliviar os sintomas de coceira.
Normalmente, a pele age como uma barreira para proteger os indivíduos contra doenças e infecções. Esta proteção é comprometida quando a hipersensibilidade a irritantes externos, conhecidos como estímulos, causa uma resposta imune negativa, resultando em uma reação de eczema.
Eczema é causado por estímulos para irritantes ambientais e físicos.
Manchas de pele ficam escamosas, irritadas e vermelhas. Às vezes, essas manchas escoam líquido.
Quando a pele cicatriza, ela engrossa e pode irradiar uma aparência de couro nos locais onde ocorre a reação.
Esse processo é conhecido como liquenificação. Reações alérgicas a frutas, carne, pelos de animais, poeira, sabonetes e vírus podem desencadear um episódio de eczema. Os estímulos ambientais, como o estresse, também podem impedir uma reação.
O eczema pode causar coceira em vários locais,
incluindo o pescoço e o rosto
Essa condição da pele pode aparecer em bebês, crianças e adultos em qualquer parte do corpo.
Os bebês manifestam essa condição em suas testas, bochechas, antebraços, pernas, couro cabeludo e pescoço.
Em crianças e adultos, os comichões vermelhos podem aparecer no rosto, pescoço, dentro dos cotovelos, joelhos e tornozelos.
Eczema pode aparecer na infância e terminar entre as idades de 5 a 15, mas também pode ser uma condição ao longo da vida, recorrendo dentro e fora em intervalos para o resto da vida de uma pessoa.
Eczema vem em várias formas, dependendo da natureza e forma do irritante.
A dermatite atópica, o tipo mais comum, ocorre quando o indivíduo apresenta uma reação de hipersensibilidade a um alérgeno, resultando em uma condição crônica e pruriginosa da pele.
Uma pessoa que sofre de dermatite atópica é mais propensa a desenvolver alergias alimentares, febre do feno e asma.
O eczema ocupacional ocorre quando um indivíduo apresenta uma reação alérgica a substâncias ambientais relacionadas ao trabalho que desencadeiam uma reação. Outra forma é o eczema numular.
Este tipo é caracterizado por manchas em forma de moeda na pele.
O eczema numular piora quando os indivíduos usam roupas apertadas que irritam a pele e podem ser exacerbados por certos sabões e detergentes usados na lavanderia.
Não existem curas conhecidas para o eczema, mas a doença pode ser tratada.
Modificar estilos de vida para minimizar qualquer exposição a possíveis estímulos é o tratamento mais eficaz. Em primeiro lugar, a pele continuamente hidratante pode ajudar a prevenir uma reação do eczema.
Use loções e cremes imediatamente após o banho. Isso ajuda a hidratar a pele, prendendo óleos naturais na superfície da pele, servindo como um agente auto-hidratante.
Além disso, quem sofre de eczema deve evitar a transpiração excessiva e superaquecimento.
Evitar fatores desencadeantes ambientais, como mudanças na umidade ou temperatura, pode ajudar a reduzir a transpiração excessiva que leva à manifestação da doença. Se o pedaço de pele estiver coçando muito, uma compressa fria pode ajudar a reduzir a inflamação e diminuir a coceira.
As unhas curtas evitam o desejo de arranhar e quebrar a pele, colocando em risco o corpo para outras infecções.
Roupas folgadas devem ser usadas para evitar irritações, o que pode levar à coceira. Roupas novas devem ser lavadas com sabão neutro antes de serem usadas.
Uma vez que o estresse também serve como um estímulo, um indivíduo que sofre de eczema seria aconselhado a reduzir o estresse. Pessoas com surtos graves devem procurar a ajuda de um dermatologista.
Se as modificações no estilo de vida não fornecerem nenhum alívio, o alívio médico pode ser necessário.
Os corticosteróides podem reduzir a inflamação.
Antibióticos podem ser usados se a pele se infectar como resultado coçar.
Os anti-histamínicos podem ser usados para diminuir a coceira à noite, para que uma pessoa possa dormir. A ciclosporina A pode ser usada em casos extremos, mas os efeitos colaterais associados a ela são o último recurso.
Eczema – Descrição
Eczema – Dermatite atópica
A dermatite atópica às vezes é descrita como “a coceira que erupciona” – o coçar das áreas irritadas pode muito bem iniciar a erupção em alguns pacientes.
A pele das pessoas afetadas pela dermatite atópica é anormalmente seca devido à perda excessiva de umidade. Casos crônicos ou graves podem fazer com que as áreas afetadas formem placas espessas (manchas de pele levemente levantadas), desenvolvam exsudatos serosos (aquosos) ou sejam infectadas.
As áreas do corpo afetadas pela dermatite atópica tendem a variar com a idade. Crianças menores de cinco anos têm mais comumente dermatite atópica, mas pode ocorrer em qualquer idade.
Pode ser leve e intermitente ou grave e crônica.
Os bebês frequentemente o experimentam no rosto e em outras áreas da cabeça. Costumam esfregar a cabeça com as mãos ou na roupa de cama do berço. O estômago e os membros também podem ser envolvidos.
As crianças mais velhas geralmente têm os piores pontos nas superfícies flexoras, ou seja, na parte interna dos pulsos e cotovelos, na parte de trás dos joelhos e na parte superior dos tornozelos.
As mãos e os pés são outros locais comuns. Os joelhos, cotovelos, mãos e pés podem continuar a ser um problema na idade adulta.
Eczema – Causas
A predisposição genética desempenha um grande papel em quem terá dermatite atópica ou outras alergias. A condição não é contagiosa.
Uma criança que tem um dos pais com alguma forma de doença alérgica ou atópica tem algo entre 25 a 60% de chance de também apresentar alergias, seja dermatite atópica ou alguma outra forma.
Há aproximadamente uma chance de 50 a 80% de que uma criança de dois pais com alergia também desenvolva alguma forma de atopia. A predisposição genética do indivíduo, combinada com fatores como a exposição precoce a antígenos fortes, determinará se e em que medida essa pessoa desenvolverá alergias.
Além de uma predisposição ao eczema, o aumento do uso de detergentes com sabão e lenços umedecidos provavelmente também é responsável pela maior incidência de eczema infantil.
O sinal característico da dermatite atópica é uma erupção cutânea vermelha e pruriginosa. A idade do paciente determina quais regiões são mais provavelmente afetadas, conforme descrito acima, mas ocorrem exceções.
Eczema – Sintomas
O eczema é uma condição que faz com que a pele
fique com comichão, vermelho e seca
Uma área de comichão na pele é frequentemente o sintoma inicial do eczema. A localização e o tamanho desta área podem variar, embora em adultos as dobras das articulações sejam geralmente afetadas.
Uma erupção vermelha, inflamada e quente geralmente aparece logo após o início da coceira.
Outros sintomas do eczema incluem feridas, crostas e pele espessa. Coçar a área pode levar a sintomas mais graves e até resultar em uma infecção.
Os sintomas do eczema dependem do tipo, mas a maioria das variações da condição começa com uma área com comichão na pele.
O eczema atópico, que é uma das variantes mais comuns, geralmente afeta as dobras articulares, incluindo a parte de trás dos joelhos e os cotovelos. Em crianças, o rosto e o pescoço também são comumente afetados.
Outros tipos, como o eczema alérgico, podem ocorrer em qualquer parte do corpo, porque a condição é resultado do contato com uma determinada substância.
Coceira pode variar de quase imperceptível a intensa; pode afetar os padrões de sono nos piores casos.
Um dos sintomas mais comuns do eczema é uma erupção cutânea. Isso geralmente aparece como uma área de pele vermelha que pode estar inflamada.
Alguns pacientes acham que a pele também está quente ao toque.
Uma erupção cutânea associada a eczema geralmente ocorre durante um longo período de tempo e não parece curar naturalmente.
Juntamente com uma erupção cutânea, o paciente também pode achar que a pele fica rachada e seca. A pele escamosa também pode ser comum e a área pode ser descrita como “escamosa”.
A aparência e a gravidade da erupção tendem a depender do tipo de eczema que está presente.
Coçar pode trazer alívio temporário dos sintomas do eczema. Isso pode piorar os sintomas, no entanto, e levar a danos na pele e sangramento. O resultado pode ser feridas e pele crocante que demoram a cicatrizar.
Nos piores casos, coçar pode resultar em uma infecção na pele.
Há uma série de outros sintomas potenciais do eczema. A pele da área afetada, por exemplo, pode ficar espessa. Isso geralmente é resultado de um arranhão excessivo. Se a pele se infectar, pequenas bolhas podem começar a aparecer e o fluido pode verter das feridas.
Eczema – Diagnóstico
Eczema – Dermatite atópica
Nenhum teste laboratorial pode diagnosticar de forma confiável a dermatite atópica, embora alguns pacientes sejam reativos a testes projetados para diagnosticar alergia.
Estes incluem testes cutâneos por injeção intradérmica, testes de arranhão ou de contato. Há também um exame de sangue disponível que mede os níveis de anticorpos para alérgenos suspeitos.
O diagnóstico geralmente é feito pela aparência e localização da erupção cutânea. Uma história pessoal ou familiar de alergia de qualquer tipo, incluindo alergia alimentar, asma ou febre do feno, também suporta o diagnóstico de dermatite atópica.
Outros tipos de dermatite que podem ser descritos como eczematosos incluem dermatite de contato, dermatite numular e dermatite de estase. O tipo de estase está relacionado à má circulação, que também pode ser um fator na dermatite numular. Essas formas geralmente ocorrem em adultos mais velhos, enquanto a dermatite atópica é principalmente uma doença de crianças.
A dermatite de contato pode ocorrer em qualquer idade. Resulta do contato da pele com um irritante ou um alérgeno. A área afetada é limitada à área em contato com a substância agressora.
Eczema – Tratamento
Eczema
A base do tratamento da dermatite atópica é manter a pele úmida e limpa, além de evitar ao máximo os irritantes e alérgenos conhecidos.
Outras medidas tornam-se necessárias se o caso for particularmente grave ou se a pele ficar infectada.
A sabedoria convencional tem sido que o banho mínimo do paciente com dermatite atópica é o ideal. A lógica era que o banho quebraria a barreira natural de óleo da pele e causaria mais ressecamento. Na verdade, parece agora que os banhos longos e tépidos frequentes são benéficos para hidratar a pele muito seca que essa condição produz.
Adicionar um saco de musselina cheio de aveia moída ou a preparação comercialmente disponível para o banho de Aveeno à água pode ser calmante. A água do banho deve cobrir o máximo possível da pele.
Toalhas molhadas podem ser colocadas ao redor dos ombros, tronco superior e braços se estiverem acima do nível da água. O rosto deve ser esfregado com frequência durante o banho para mantê-lo úmido.
O uso de sabão deve ser minimizado e limitado a agentes muito suaves.
O banho deve ser seguido dentro de dois ou três minutos por uma leve secagem e uma aplicação espessa de uma pomada de barreira de água, como Aquaphor, Unibase ou vaselina.
As loções geralmente não são recomendadas, pois quase universalmente contêm álcool, que seca e pode queimar quando aplicado. A imersão em água pura pode ser dolorosa durante episódios graves de dermatite atópica.
Adicionar meia xícara de sal de mesa a meia banheira de água cria uma solução salina normal, semelhante à que está naturalmente presente nos tecidos, e pode aliviar a queimação.
Uma alternativa ao banho é usar envoltórios de imersão. Para este método, toalhas de algodão ou outros panos são embebidos em água morna, com sal de mesa ou pó Domeboro adicionado para maior conforto, se desejado. A cama do paciente é coberta com algo à prova d’água, e a pele nua é coberta o mais completamente possível com os envoltórios molhados.
O corpo deve então ser coberto por uma cobertura impermeável para retardar a evaporação. Folhas de vinil e filme plástico são duas alternativas. Os envoltórios devem ser deixados no local pelo maior tempo possível, mas pelo menos por 30 minutos, antes que a barreira de água e quaisquer medicamentos tópicos sejam aplicados.
A melhoria ambiental proporciona algum alívio para muitos pacientes. A caspa de animais de estimação e a fumaça do cigarro são fatores agravantes potenciais. Mantê-los fora de casa é provavelmente o melhor, mas, no mínimo, eles não devem ser permitidos no quarto da pessoa alérgica. Roupas e roupas de cama devem ser 100% algodão macio e lavadas em detergente sem perfume.
Esses itens também devem ser lavados antes do uso inicial para se livrar de resíduos potencialmente irritantes. As roupas devem ficar folgadas para evitar a irritação de esfregar. Lavar a roupa de cama com água quente ajudará a matar os ácaros. Passar a roupa por um ciclo de enxágue duplo ajudará a remover quaisquer vestígios de detergente. Evitar o uso de amaciante de roupas ou lençóis para secar ajuda, pois eles são frequentemente perfumados e podem ser irritantes. Secar roupas ou roupas de cama ao ar livre deve ser evitado, porque o pólen e outros alérgenos em potencial provavelmente se agarram a eles. Colchões e fronhas podem ser cobertos por invólucros especiais que são impermeáveis ??aos ácaros microscópicos que os infestam. Em circunstâncias normais, esses ácaros não causam problemas, mas podem ser um grande irritante para o indivíduo com asma ou dermatite atópica.
Temperaturas extremas podem piorar a dermatite atópica, portanto, aquecimento e resfriamento devem ser empregados conforme apropriado, juntamente com a adição de umidade, se necessário.
Os pacientes tendem a ter uma regulação anormal da temperatura corporal e, às vezes, sentem-se mais quentes ou mais frios do que outras pessoas em circunstâncias semelhantes.
A transpiração frequentemente agrava a dermatite atópica. A temperatura ambiente deve ser ajustada para maior conforto. O ar condicionado central é a melhor opção para refrigerar a casa.
O resfriamento evaporativo traz uma grande quantidade de potenciais irritantes para a casa, assim como as janelas abertas. Ar condicionado em vez de janelas abertas também deve ser usado para resfriar o carro.
Filtros eletrostáticos e tampas de ventilação estão disponíveis para remover irritantes do ar da casa. Estes devem ser trocados ou limpos com frequência conforme recomendado pelo fabricante.
No quarto do paciente, itens que acumulam poeira, como cortinas, carpetes e bichos de pelúcia, devem ser minimizados. Aspirar e limpar o pó deve ser feito regularmente quando a pessoa afetada não estiver na sala.
Uma unidade de filtro HEPA e um aspirador com filtro HEPA integrado removem uma alta porcentagem de poeira e pólen do ambiente.
Algumas medidas mecânicas simples reduzirão a quantidade de danos à pele causados por arranhões. É importante manter as unhas curtas.
Usar uma lixa de unha produzirá uma borda de unha mais lisa do que uma tesoura ou aparador. É particularmente difícil evitar que as crianças cocem a pele irritada e com coceira, mas usar pijamas e roupas com cobertura máxima da pele ajudará a proteger a pele nua das unhas. Luvas ou meias podem ser usadas para cobrir as mãos à noite para reduzir os efeitos de coçar.
Aventais infantis com coberturas para as mãos são úteis para o paciente muito jovem.
Eczema – Prevenção
Uma das melhores coisas que uma mãe pode fazer para evitar que seu filho tenha dermatite atópica é amamentar. É melhor que o bebê tome leite materno exclusivamente por pelo menos seis meses, principalmente quando há história familiar de dermatite atópica ou outros tipos de alergia.
Também parece haver uma vantagem para a mãe que amamenta evitando alimentos conhecidos por serem comumente alergênicos, principalmente se houver histórico familiar. Isso inclui trigo, ovos, produtos feitos de leite de vaca, amendoim e peixe. Se a amamentação não for possível, uma fórmula hipoalergênica deve ser usada se houver história familiar de alergia.
Consulte um profissional de saúde para obter ajuda para determinar o melhor tipo.
Fonte: www.aad.org/nationaleczema.org/www.wisegeek.org/www.encyclopedia.com/www.medicalnewstoday.com/www.neosporin.com/medlineplus.gov/www.eczema.org/www.rch.org.au/www.dupixent.com