PUBLICIDADE
Ectima – Definição
Ectima é uma infecção ulcerativa profunda da pele que penetra até a derme e é mais comumente causada por Streptococcus pyogenes, espécie de bactérias Gram-positivas com morfologia de coco, na qual toda a espessura da epiderme está envolvida.
O ectima cura lentamente e causa cicatrizes.
Ectima – O que é
Ectima é uma infecção bacteriana grave que causa lesões dolorosas e bolhas na pele.
A maioria dos casos é causada por estreptococos de exposição da pele, mas várias outras bactérias, incluindo estafilococos, também podem levar a sintomas.
Uma infecção geralmente começa como uma pequena úlcera vermelha que rapidamente forma bolhas, endurece e se forma.
As bolhas podem desaparecer por vários meses, mas um caso não tratado pode causar cicatrizes permanentes e se espalhar pela pele.
Os médicos geralmente prescrevem antibióticos orais nos primeiros sinais de ectima para promover a cicatrização rápida.
Quando as bactérias entram na pele através de uma ferida aberta ou picada de inseto, elas se enterram no tecido e causam inflamação.
A maioria das infecções permanece nas camadas superficiais da pele e resulta em bolhas menos dolorosas e persistentes, uma condição chamada impetigo.
A Ectima ocorre quando as bactérias entram nas camadas mais profundas do tecido da pele. As infecções geralmente são vistas nas pernas, nádegas ou braços, mas a infecção pode ocorrer em qualquer parte do corpo.
Lesões em desenvolvimento podem ser comichosas, mas os médicos encorajam os pacientes a não coçarem para evitar mais irritação e reduzir as chances de espalhar bactérias para outras áreas da pele.
Vários fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento de ectima.
Muitos pacientes que são diagnosticados com ectima têm uma história pessoal de dermatite, eczema e alergias.
Idosos e crianças pequenas são mais suscetíveis a infecções em geral devido ao fraco sistema imunológico, assim como adultos com distúrbios imunossupressores, como o HIV.
Além disso, os indivíduos que vivem em áreas populosas com saneamento deficiente correm maior risco de desenvolver a doença.
Um dermatologista geralmente pode diagnosticar o ectimo examinando cuidadosamente as lesões e perguntando sobre os sintomas.
Ele ou ela pode decidir raspar uma pequena amostra de tecido infectado para analisá-lo em busca de bactérias específicas.
Depois de determinar a causa, o dermatologista pode explicar medidas de tratamento e prevenção.
Pequenas lesões isoladas são frequentemente tratadas com antibióticos tópicos e vestidas com bandagens protetoras. Se a crosta é um problema, o médico pode desbridar as feridas antes de aplicar curativos.
Após o atendimento no consultório, o paciente geralmente recebe uma receita de penicilina ou outro antibiótico oral para tomar diariamente por cerca de duas semanas.
Para evitar episódios recorrentes de ectima e disseminar a infecção para outras pessoas, os pacientes são instruídos sobre a importância da higiene adequada.
Um indivíduo deve lavar regularmente as lesões curativas com sabonete anti-séptico, trocar ataduras frequentemente e evitar compartilhar toalhas, lençóis e roupas com outras pessoas.
A maioria dos casos de ectima desaparece dentro de duas a seis semanas com antibióticos e tratamento domiciliar.
Ectima – Infecção
Ectima
Ectima é uma infecção da pele caracterizada por feridas crostosas sob as quais se formam úlceras.
É uma forma profunda de impetigo, já que as mesmas bactérias causadoras da infecção estão envolvidas.
O Ectima causa erosões mais profundas da pele na derme.
Ectima – Causas
Ectima
O ectima é mais frequentemente causado pela bactéria estreptococo. Às vezes, as bactérias estafilococos causam essa infecção da pele por conta própria ou em combinação com estreptococos.
A infecção pode começar na pele que foi ferida devido a um arranhão, erupção cutânea ou picada de inseto. A infecção geralmente se desenvolve nas pernas.
Pessoas com diabetes ou um sistema imunológico enfraquecido são mais propensas ao ectima.
Ectima – Sintomas
Ectima
O principal sintoma do ectima é uma pequena bolha com uma borda vermelha que pode estar cheia de pus.
A bolha é semelhante à observada no impetigo, mas a infecção se espalha muito mais profundamente na pele.
Depois que a bolha desaparece, aparece uma úlcera crostosa.
Ectima – Tratamento
Ectima
Seu médico geralmente prescreve antibióticos que você precisa tomar por via oral (antibióticos orais). Casos muito precoces podem ser tratados com antibióticos que você aplica na área afetada (antibióticos tópicos).
Infecções graves podem precisar de antibióticos administrados por via venosa (antibióticos intravenosos).
Colocar um pano quente e úmido sobre a área pode ajudar a remover as crostas da úlcera. Seu médico pode recomendar sabonete antisséptico ou lavagens com peróxido para acelerar a recuperação.
Fonte: Equipe Portal São Francisco