PUBLICIDADE
Doenças Reumáticas – Definição
A doença reumática refere-se à artrite e várias outras condições que afetam as articulações, tendões, músculos, ligamentos, ossos e músculos ou tecido fibroso.
A doença reumática é um termo geral para um grupo de doenças cujos sintomas são dor, inflamação e rigidez nos ossos, articulações e tecidos circundantes. Geralmente alguma forma de artrite está envolvida.
A doença reumática é um termo abrangente que se refere à artrite e várias outras condições que afetam as articulações, tendões, músculos, ligamentos, ossos e músculos (artrite refere-se a distúrbios que afetam principalmente as articulações).
Muitas vezes agrupadas sob o termo “artrite”, as doenças reumáticas são doenças autoimunes e inflamatórias que fazem com que seu sistema imunológico ataque suas articulações, músculos, ossos e órgãos.
As doenças reumáticas, como a osteoartrite, podem levar a fortes dores nas articulações devido à ruptura da cartilagem, o tecido firme mas macio que protege uma articulação, quando não é bem administrado.
As doenças reumáticas mais comuns incluem osteoartrite, a forma mais comum de artrite, e artrite reumatoide.
A artrite reumatoide é uma condição na qual o sistema imunológico ataca as células saudáveis. Pode causar inflamação, inchaço e dor em várias articulações ao mesmo tempo.
Doenças Reumáticas – O que é
As doenças reumáticas são doenças autoimunes e inflamatórias que fazem com que seu sistema imunológico ataque suas articulações, músculos, ossos e órgãos.
As doenças reumáticas são frequentemente agrupadas sob o termo “artrite” – que é usado para descrever mais de 100 doenças e condições. Isso não inclui a forma mais comum de artrite, conhecida como osteoartrite, que resulta em uma ruptura do osso e da cartilagem nas articulações, em vez de inflamação.
As doenças reumáticas podem causar danos aos órgãos vitais, incluindo pulmões, coração, sistema nervoso, rins, pele e olhos.
As doenças reumáticas podem resultar em condições tão graves que aqueles que sofrem delas não podem tomar banho ou se vestir. Além disso, uma tarefa simples como caminhar pode causar dor e ser difícil ou mesmo impossível.
As doenças reumáticas são mais do que apenas dores. Eles podem afetar todas as faixas etárias e variam em gravidade. Eles geralmente envolvem desregulação imunológica em todo o corpo e inflamação sistêmica, além de surtos específicos.
Outras doenças reumáticas comuns incluem:
Fibromialgia: um distúrbio reumático que afeta 4 milhões de pessoas e causa dor em todo o corpo (também conhecida como dor generalizada), problemas de sono, fadiga e, muitas vezes, sofrimento emocional e mental.
Gota: uma forma de artrite na qual os cristais de urato se acumulam em uma articulação, geralmente a grande articulação do dedão do pé.
Artrite infantil/juvenil: artrite em crianças; a forma mais comum é a artrite reumatóide juvenil.
Lúpus: uma doença autoimune crônica que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos e órgãos, causando danos a qualquer parte do corpo.
Artrite Infecciosa: uma forma súbita e dolorosa de artrite provocada por uma infecção viral ou bacteriana, a artrite infecciosa pode danificar rápida e permanentemente as articulações.
Osteoartrite: é a forma mais comum de artrite, a Osteoartrite é uma doença relacionada à idade que destrói a cartilagem e o osso, causando dor e, em alguns casos, incapacidade.
Artrite psoriática: é um tipo inflamatório de artrite que afeta algumas pessoas com psoríase, a Artrite psoriática afeta principalmente a pele e as articulações
Artrite reumatóide: é uma doença autoimune e inflamatória que ocorre quando o sistema imunológico ataca erroneamente os tecidos do próprio corpo, causando inchaço doloroso,
Os fatores de risco para doenças reumáticas dependem da doença específica.
A inflamação das articulações e outros ligamentos pode causar dor crônica ou duradoura e falta de equilíbrio.
Doenças Reumáticas – Artrite
Doenças Reumáticas
A artrite é um grupo de mais de 100 doenças diferentes. É também um tipo de doença reumática. As doenças reumáticas podem causar dor, rigidez e inchaço nas articulações.
Eles também podem causar dor em outras estruturas do corpo, como músculos, tendões, ligamentos e ossos. Mas as doenças reumáticas também podem afetar outras áreas do corpo, como órgãos internos.
Algumas doenças reumáticas afetam os tecidos conjuntivos (doenças do tecido conjuntivo). Outros podem ser causados por um distúrbio autoimune.
Isso significa que o sistema imunológico do corpo ataca suas próprias células e tecidos saudáveis.
A artrite e outras doenças reumáticas podem ser tratadas pelo seu médico ou outros profissionais de saúde. Vários médicos de diferentes especialidades médicas podem trabalhar no tratamento ao mesmo tempo.
Essa abordagem de equipe é especialmente importante para ajudar a controlar os sintomas de uma doença reumática. Muitos sintomas são de longo prazo (crônicos) e mudam de gravidade ao longo do tempo.
A doença caracteriza-se por intensa inflamação nas juntas, principalmente das mãos, pés, provocada por uma reação auto-imune do próprio organismo contra as articulações.
A artrite reumatoide é inflamação persistente destrói progressivamente a cartilagem e os ossos, causando dor, deformidades e limitando os movimentos.
Doenças Reumáticas – Sinais e Sintomas
Doenças Reumáticas
Diferentes tipos de doença reumática têm sintomas diferentes.
A seguir estão alguns dos sintomas mais comuns de artrite e doenças reumáticas:
Dor nas Articulações
Inchaço de uma articulação ou articulações
Rigidez articular que dura pelo menos uma hora no início da manhã
Dor crônica ou sensibilidade em uma articulação ou articulações
Calor ou vermelhidão em uma área comum
Movimento limitado em uma articulação ou articulações afetadas
Fadiga
Além disso, algumas doenças reumáticas são caracterizadas por sintomas específicos. Por exemplo, a maioria dos pacientes com lúpus experimentará alguma forma de erupção cutânea junto com dor nas articulações com inflamação e fadiga.
Cada tipo de doença reumática pode afetar diferentes partes do corpo e apresentar sintomas únicos.
Doenças Reumáticas – Causas
Os especialistas não sabem o que causa a maioria dos tipos de doença reumática, no entanto, os pesquisadores acreditam que alguns ou todos os seguintes podem desempenhar um papel, dependendo do tipo de doença reumática:
Genes e história familiar
Gatilhos ambientais
Escolhas de estilo de vida
Infecção
Trauma
Problemas metabólicos
Desgaste ou estresse em uma articulação ou articulações
Acredita-se que a genética desempenhe um papel no desenvolvimento da espondilite anquilosante, fibromialgia, lúpus e artrite reumatoide.
Doenças Reumáticas – Diagnóstico
Em geral, nenhum teste isolado pode diagnosticar uma doença reumática. Seu médico vai querer discutir seus sintomas e examiná-lo para verificar se há sinais visíveis de inchaço, rigidez ou vermelhidão nas articulações.
Se o seu médico suspeitar que você tem algum tipo de doença reumática, ele solicitará um ou mais exames de laboratório para ajudar a descartar outras causas potenciais de seus sintomas.
Os exames de sangue podem ajudar a detectar marcadores de inflamação, anticorpos associados a certas doenças e função anormal dos órgãos, entre outras coisas. Testes de imagem, como raios-X, tomografia computadorizada (TC), ressonância magnética (RM) ou ultrassonografias de suas articulações e ossos podem ajudar a detectar inflamação e acúmulo de líquido e revelar alterações ósseas ou articulares.
Algumas doenças reumáticas, como doença de Lyme, lúpus e fibromialgia, são difíceis de diagnosticar, em parte porque seus sintomas se sobrepõem a outras condições.
Doenças Reumáticas – Prognóstico
O prognóstico varia de acordo com o tipo de doença reumática.
Em alguns casos de espondilite anquilosante, o tratamento resulta em remissão da doença, observa CreakyJoints.
Não há cura para a fibromialgia, mas não é uma doença progressiva, o que significa que não piorará constantemente ao longo do tempo e os tratamentos podem ajudar a aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.
Ao contrário de outros tipos de artrite, a artrite infecciosa geralmente não é uma doença de longo prazo e geralmente é curável.
O lúpus é crônico, mas a maioria das pessoas não apresenta sintomas continuamente e, de acordo com a Lupus Foundation of America, com acompanhamento e tratamento rigorosos, 80 a 90% das pessoas com lúpus podem esperar viver uma vida normal.
Doenças Reumáticas – Tratamento
Doenças Reumáticas
Vários tipos de medicamentos são prescritos para tratar doenças reumáticas, juntamente com medicamentos usados para tratar os sintomas, incluindo dor e inflamação.
Medicamentos usados para tratar doenças reumáticas incluem:
Corticosteroides
Medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs), que podem retardar a progressão de doenças reumáticas, afetando as reações imunológicas e os processos inflamatórios do corpo
Biológicos, uma subclasse de DMARDs que visam etapas específicas nos processos inflamatórios do corpo
Inibidores da Janus quinase (JAK), uma subclasse de DMARD que tem como alvo as vias da Janus quinase (JAK) que estão envolvidas na resposta do sistema imunológico do corpo
Medicamentos que ajudam com dor e desconforto incluem:
Analgésicos orais, como acetaminofeno, narcóticos prescritos (opióides), como oxicodona e hidrocodona.
Analgésicos tópicos
Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), incluindo ibuprofeno e naproxeno sódico e medicamentos prescritos chamados inibidores de COX-2
Além dos medicamentos, outros tratamentos podem ser prescritos para doenças reumáticas, incluindo:
Exercícios específicos
Fisioterapia
Terapia ocupacional
Terapia quente e fria
Talas, suspensórios e dispositivos auxiliares
Cirurgia
Algumas condições reumáticas, como a fibromialgia, são melhor tratadas com uma combinação de abordagens. A medicação funciona para alguns, mas não para todos os pacientes com fibromialgia.
O exercício físico é o tratamento mais eficaz para a fibromialgia.
Algumas doenças reumáticas são tratadas com medicamentos ou tratamentos específicos.
A gota é tratada com colchicina, um medicamento para baixar o ácido úrico, bem como corticosteróides como a prednisona.
A doença de Lyme e a artrite infecciosa causada por uma infecção bacteriana são tratadas com antibióticos.
O lúpus geralmente é tratado com AINEs, medicamentos antimaláricos como hidroxicloroquina, corticosteroides, imunossupressores como azatioprina e produtos biológicos como belimumabe.
Além dos tratamentos há muito estabelecidos, os pesquisadores estão encontrando novas opções para pacientes com doença reumática.
Doenças Reumáticas – Prevenção
Como não se conhece as causas da doença, não existe uma forma específica para prevenir a artrite. No entanto, especialistas acreditam que o problema tenha origem genética.
A artrite reumatóide não é hereditária nem contagiosa, mas estudos recentes mostram que a presença de alguns genes que regulam o sistema imunológico podem estar relacionados a maior suscetibilidade ao desenvolvimento da doença.
Fonte: www.cdc.gov/www.hopkinsmedicine.org/www.mayoclinichealthsystem.org/www.everydayhealth.com/www.healthline.com/grecianhospital.com