PUBLICIDADE
Doença de Hartnup – Definição
A doença de Hartnup é uma doença genética rara que envolve um erro inato do metabolismo de aminoácidos. O distúrbio é caracterizado por uma erupção cutânea distinta e, em alguns casos relatados, foi acompanhado por episódios de envolvimento neurológico que podem incluir incapacidade de coordenar movimentos voluntários (ataxia), problemas de visão e atrasos cognitivos.
Os sintomas associados a esse distúrbio podem ser desencadeados por febre, drogas ou durante situações em que um indivíduo afetado está sob estresse emocional ou físico, como durante uma doença. Geralmente, a frequência de tais episódios geralmente diminui com a idade. A doença de Hartnup é causada por mutações no gene SLC6A19 e é herdada de forma autossômica recessiva.
Doença de Hartnup – O que é
A doença de Hartnup é um distúrbio genético raro que afeta o metabolismo de importantes vitaminas no organismo.
A maioria das pessoas com a doença tem apenas pequenas deficiências de vitamina e não apresentam problemas de saúde significativos.
Casos graves podem resultar em erupções cutâneas frequentes, problemas de coordenação muscular e doença mental.
Não há cura para a doença de Hartnup, mas a maioria dos pacientes pode encontrar alívio em seus sintomas seguindo dietas especializadas e tomando suplementos vitamínicos para corrigir suas deficiências.
Os intestinos normalmente quebram os aminoácidos dos alimentos e os transportam para o fígado e os rins. Esses órgãos, por sua vez, metabolizam os produtos químicos em proteínas e vitaminas essenciais.
No caso da doença de Hartnup, um defeito genético prejudica a capacidade dos intestinos e rins de metabolizar os aminoácidos da dieta.
Eles são expelidos como resíduos na urina em vez de serem absorvidos pela corrente sanguínea.
A doença de Hartnup é uma doença autossômica recessiva que é herdada apenas se ambos os pais portarem uma cópia mutada de um gene em particular, denominada SLC6A19.
A deficiência mais significativa que resulta da doença de Hartnup é a falta de nicotinamida, um tipo de vitamina B.
Uma falta significativa de vitamina B pode causar problemas de pele e sintomas neurológicos.
Algumas pessoas desenvolvem dermatite crônica que causa vermelhidão e coceira em todo o corpo. Os sintomas tendem a ser os piores quando a pele é exposta à luz solar direta.
Pessoas com grandes deficiências de vitamina B também podem experimentar episódios frequentes de fraqueza muscular, tremores e coordenação deficiente.
A demência é uma consequência incomum, mas potencialmente debilitante, da doença de Hartnup.
Um caso grave e não tratado da doença de Hartnup que aparece pela primeira vez na infância pode resultar em falha de crescimento e retardo mental irreversível.
Os médicos geralmente podem diagnosticar e tratar a doença de Hartnup antes que cause grandes problemas. As amostras de urina são testadas quanto a níveis anormalmente altos de aminoácidos, e amostras de sangue são analisadas para verificar se há deficiências de vitaminas.
Outras possíveis causas dos sintomas podem ser descartadas com exames de imagem cerebral e procedimentos complexos de testes genéticos.
Pacientes com sintomas relativamente leves são instruídos a manter dietas ricas em proteínas e tomar suplementos diários de vitamina B.
A maioria dos problemas neurológicos se corrige quando os níveis de vitamina retornam aos níveis normais. Como a exposição ao sol é um dos principais gatilhos para a dermatite, os pacientes podem ser orientados a usar roupas de proteção e protetor solar sempre que estiverem ao ar livre.
Cremes tópicos podem ser prescritos para aliviar os sintomas da pele se erupções cutâneas graves continuarem a se desenvolver.
Doença de Hartnup – Características
Doença de Hartnup é uma desordem metabólica congênita envolvendo o aminoácido triptofano.
Normalmente, uma das vias metabólicas do triptofano leva à síntese do ácido nicotínico, ou niacina, uma vitamina do grupo B, cuja deficiência causa a pelagra.
Na doença de Hartnup, acredita-se que o sistema de transporte no túbulo renal que normalmente reabsorve o triptofano na circulação do corpo está com defeito.
Como resultado, a concentração de triptofano aumenta na urina e diminui no sangue, e há menos triptofano disponível para a síntese de niacina.
As características clínicas da doença de Hartnup incluem erupções vermelhas escamosas episódicas sobre áreas expostas do corpo, idênticas em aparência às da pelagra clássica; processos de pensamento e comportamento também podem ser anormais. Além do transporte renal defeituoso, parece também haver uma absorção tardia e incompleta do triptofano na dieta através do trato intestinal.
Os sintomas semelhantes à pelagra podem ser controlados com doses suplementares da amida de niacina (nicotinamida).
As pessoas afetadas geralmente respondem bem a uma dieta rica em proteínas.
Doença de Hartnup – Aminoácidos
Os aminoácidos são blocos de construção para as proteínas. Existem três tipos de aminoácidos com base na polaridade da cadeia lateral. Inclui aminoácidos ácidos, básicos e neutros.
A doença de Hartnup é um distúrbio nutricional hereditário autossômico recessivo devido à diminuição da absorção de aminoácidos neutros do intestino e do rim. Tem uma ampla gama de espectro clínico, incluindo aminoacidúria neutra, indicanuria, pelagra fotossensível como erupção cutânea, ataxia cerebelar, ansiedade, depressão, deficiência intelectual leve.
Os sintomas clínicos ocorrem de forma intermitente e são influenciados por fatores ambientais, estação do ano, estresse e desnutrição.
Alguns pacientes permanecem assintomáticos e são diagnosticados por meio de triagem de rotina
Doença de Hartnup – Sintomas
Doença de Hartnup
Os sintomas da doença de Hartnup variam muito de uma pessoa para outra. A maioria dos indivíduos afetados não apresenta sintomas aparentes (assintomáticos). Quando os sintomas se desenvolvem, eles ocorrem mais frequentemente entre as idades de 3-9. Em casos raros, os sintomas aparecem pela primeira vez na idade adulta.
O sintoma mais comum são erupções cutâneas vermelhas e escamosas sensíveis à luz (fotossensíveis) no rosto, braços, extremidades e outras áreas expostas da pele.
Uma grande variedade de anormalidades neurológicas pode ocorrer, incluindo episódios súbitos de coordenação muscular prejudicada (ataxia), andar instável (marcha), articulação prejudicada da fala (disartria), tremores ocasionais das mãos e da língua e espasticidade, uma condição marcada por aumento tônus muscular e rigidez dos músculos, particularmente os das pernas.
Houve relatos de atraso no desenvolvimento cognitivo e, em casos raros, deficiência intelectual leve em algumas crianças. No entanto, não está claro se esses sintomas estão relacionados ao transtorno de Hartnup ou se ocorreram incidentalmente no mesmo indivíduo e, portanto, foram atribuídos ao transtorno de Hartnup. Da mesma forma, convulsões, desmaios, tremores, falta de tônus muscular (hipotonia), dores de cabeça, tontura e/ou vertigem e atrasos no desenvolvimento motor foram observados, mas podem não estar relacionados.
Alguns indivíduos afetados podem apresentar anormalidades psiquiátricas, incluindo instabilidade emocional, como mudanças rápidas de humor, depressão, confusão, ansiedade, delírios e/ou alucinações.
Algumas crianças apresentam atrasos no crescimento e podem ser mais baixas do que o esperado com base na idade e no sexo (baixa estatura). Em alguns casos, os olhos podem ser afetados e os indivíduos podem apresentar visão dupla (diplopia), movimentos rítmicos involuntários dos olhos (nistagmo) e pálpebras superiores caídas (ptose).
A diarreia pode preceder ou seguir um episódio desse distúrbio. Alguns adultos com doença de Hartnup foram relatados cujo sintoma inicial foi o início de convulsões durante a idade adulta.
Azia foi relatada em adultos com a doença.
Doença de Hartnup – Causas
Doença de Hartnup
A doença de Hartnup é causada por alterações (mutações) no gene SLC6A19. Os genes fornecem instruções para a criação de proteínas que desempenham um papel crítico em muitas funções do corpo.
Quando ocorre uma mutação de um gene, o produto proteico pode ser defeituoso, ineficiente ou ausente. Dependendo das funções da proteína em particular, isso pode afetar muitos sistemas orgânicos do corpo.
Essas alterações são herdadas de forma autossômica recessiva. A maioria das doenças genéticas é determinada pelo status das duas cópias de um gene, uma recebida do pai e outra da mãe.
Doenças genéticas recessivas ocorrem quando um indivíduo herda duas cópias de um gene anormal para a mesma característica, uma de cada pai. Se um indivíduo herdar um gene normal e um gene para a doença, a pessoa será portadora da doença, mas geralmente não apresentará sintomas. O risco de dois pais portadores passarem o gene alterado e terem um filho afetado é de 25% a cada gravidez.
O risco de ter um filho portador como os pais é de 50% a cada gravidez. A chance de uma criança receber genes normais de ambos os pais é de 25%. O risco é o mesmo para homens e mulheres.
O gene SLC6A19 produz uma proteína conhecida como transportador de aminoácidos, que serve para auxiliar o movimento (ou transporte) de aminoácidos específicos dentro do corpo.
Essa proteína é especialmente ativa nos rins e nos intestinos, embora esses órgãos não sejam afetados e funcionem normalmente. Os aminoácidos afetados incluem triptofano, alanina, asparagina, glutamina, histidina, isoleucina, leucina, fenilalanina, serina, treonina, tirosina e valina.
Os aminoácidos são os blocos de construção químicos das proteínas e são essenciais para o crescimento e desenvolvimento adequados. Por causa do defeito genético subjacente na doença de Hartnup, os intestinos não podem absorver adequadamente os aminoácidos e o rim não pode reabsorvê-los adequadamente, levando à perda excessiva de aminoácidos pela passagem da urina.
Isso deixa o corpo com quantidades reduzidas de aminoácidos para servir como blocos de construção das proteínas.
Acredita-se que a deficiência do aminoácido triptofano seja responsável pelos sintomas associados à doença de Hartnup. O triptofano é essencial para a criação (síntese) da nicotinamida, que também é suplementada através da nutrição como vitamina (também conhecida como vitamina B3).
Essa deficiência é mais problemática durante períodos de doença ou estresse. Os fatores precipitantes que podem causar episódios agudos da doença de Hartnup podem incluir um período de má nutrição, febre, exposição à luz solar, medicamentos de sulfonamida, doença e/ou estresse psicológico.
Doença de Hartnup – Diagnóstico
Devido à variabilidade dos sintomas, o diagnóstico inequívoco só pode ser feito por meio de análise de urina. Os pediatras podem solicitar essa análise em centros de patologia selecionados.
O teste é baseado na detecção de aminoácidos elevados na urina por cromatografia e espectroscopia de massa.
Testes genéticos moleculares podem confirmar o diagnóstico de doença de Hartnup em alguns casos. Testes genéticos moleculares podem detectar alterações genéticas no gene SLC19A6 conhecidos por causar o distúrbio, mas geralmente não são necessários para obter um diagnóstico.
Doença de Hartnup – Tratamento
O principal objetivo do tratamento é prevenir a ocorrência de episódios clínicos.
A doença de Hartnup é tratável por uma dieta rica em proteínas. Os pacientes devem ter uma dieta bem equilibrada, pois os episódios são mais frequentes em indivíduos desnutridos e que têm o milho como dieta básica.
Suplementos de nicotinamida melhoram erupções cutâneas e sintomas neurológicos em pacientes com deficiência de niacina.
Pacientes com sintomas neurológicos requerem avaliação neurológica completa. Tratamentos psiquiátricos e neurológicos apropriados podem ser necessários para resolver os sintomas neuropsiquiátricos.
Doença de Hartnup – Resumo
Doença de Hartnup
A doença de Hartnup é uma doença autossômica recessiva que pode estar associada a anormalidades neurológicas, psiquiátricas e dermatológicas ou ser assintomática.
Perda intestinal e urinária excessiva de aminoácidos neutros é uma característica essencial desse distúrbio, que se presume ser devido a anormalidades hereditárias em um transportador de aminoácidos apicalmente situado na membrana.
A doença de Hartnup é uma condição causada pela incapacidade do organismo de absorver certos componentes da proteína (aminoácidos) da dieta. Como resultado, os indivíduos afetados não são capazes de usar esses aminoácidos para produzir outras substâncias, como vitaminas e proteínas.
A maioria das pessoas com doença de Hartnup é capaz de obter as vitaminas e outras substâncias de que necessita com uma dieta bem equilibrada.
Pessoas com a doença de Hartnup têm altos níveis de vários aminoácidos na urina (aminoacidúria).
Para a maioria dos indivíduos afetados, esse é o único sinal da doença.
No entanto, algumas pessoas com doença de Hartnup têm episódios durante os quais exibem outros sinais, que podem incluir erupções cutâneas; dificuldade de coordenação dos movimentos (ataxia cerebelar); e sintomas psiquiátricos, como depressão ou psicose. Esses episódios são tipicamente temporários e geralmente são desencadeados por doenças, estresse, dieta pobre em nutrientes ou febre.
Essas características tendem a desaparecer quando o gatilho é remediado, embora a aminoacidúria permaneça. Nos indivíduos afetados, os sinais e sintomas ocorrem mais comumente na infância.
Fonte: Equipe Portal São Francisco/step1.medbullets.com/www.onlymyhealth.com/encrypted-tbn0.gstatic.com/medlineplus.gov/www.ncbi.nlm.nih.gov/rarediseases.org