Colonoscopia

PUBLICIDADE

Colonoscopia – Definição

colonoscopia é um procedimento médico endoscópico que usa um colonoscópio, um instrumento longo, flexível, fino e iluminado que contém uma pequena câmera de vídeo, que permite um exame visual do revestimento do cólon (intestino grosso) e do reto.

Colonoscopia – O que é

colonoscopia é um procedimento semi-invasivo realizado sob anestesia geral ou sedação, no qual um médico examina visualmente o cólon de um paciente e, se necessário, remove as células para biópsia.

Um médico pode solicitar uma colonoscopia se um paciente estiver com problemas ou sintomas gastrointestinais. Além disso, muitos médicos recomendam uma colonoscopia anual para pacientes com mais de 50 anos como triagem para câncer colorretal.

Normalmente, um gastroenterologista, ou um médico especializado no sistema gastrointestinal, realiza uma colonoscopia. O procedimento em si envolve um escopo especial, que é executado através do reto e no cólon, ou intestino grosso. As imagens captadas pelo osciloscópio são transmitidas para uma tela, permitindo ao médico detectar qualquer anormalidade que indique uma doença ou distúrbio.

Problemas comuns detectados pela colonoscopia incluem síndrome do intestino irritável e doença inflamatória intestinal ou colite ulcerativa.

colonoscopia é realizada em um ambiente clínico em regime ambulatorial. O paciente deve se preparar para uma colonoscopia seguindo um conjunto específico de instruções fornecidas por seu médico com antecedência.

preparação para uma colonoscopia envolve a limpeza dos intestinos para otimizar a visualização.


Sistema
 gastrointestinal

A maioria dos pacientes é aconselhada a seguir uma dieta líquida clara por 24 horas antes do procedimento programado e a tomar uma forma de laxante em doses programadas.

Os médicos enfatizam fortemente seguir as instruções de preparação com cuidado, porque a falha em fazê-lo pode fazer com que os resultados sejam imprecisos ou todo o procedimento não seja bem-sucedido.

Quando um paciente chega para uma colonoscopia, ele recebe um avental hospitalar e um eletrodo intravenoso. O eletrodo IV será usado para anestesia geral ou sedação crepuscular.

Diferentes médicos usam diferentes formas de anestesia, mas ambas são eficazes para aliviar a apreensão e prevenir a dor ou desconforto durante o procedimento.

Todo o procedimento do início ao fim normalmente leva apenas algumas horas. Embora a colonoscopia seja um procedimento ambulatorial, o paciente precisará de transporte para casa depois por causa da anestesia.

Os cuidados pós-procedimento serão fornecidos pela instalação e a maioria das pessoas retorna à sua dieta normal dentro de doze horas após uma colonoscopia.

A maioria dos pacientes não relata complicações graves após uma colonoscopia, mas se você tiver problemas, consulte seu médico imediatamente.

Colonoscopia – Exame

colonoscopia é um exame diagnostico e terapêutico. Ele diagnostica lesões intestinais e doenças.

As indicações são várias pacientes com sangramento retal, histórico familiar, colites, anemias crônicas.

colonoscopia é extremamente importante pois ele detecta  as lesões que levam ao câncer.

Pacientes a partir dos 50 anos sem histórico familiar devem realizar esse exame anualmente e pacientes com histórico familiar deve fazer o exame aos 40 anos aproximadamente.

Pacientes com diarreia constante, sangue  nas fezes, cólicas, dores devem ser analisados.

colonoscopia é um exame que permite a visualização direta do intestino grosso e também, se necessário, a extremidade do intestino delgado.

É usado como um teste de diagnóstico, permite que a extração de biópsias e realiza terapia endoscópica. Ela demonstrou-se que este estudo com a remoção do pólipo, reduz significativamente a mortalidade por cancro do cólon.

Colonoscopia – Sedação

sedação da colonoscopia é a sedação durante uma colonoscopia. Normalmente, a sedação da colonoscopia é uma sedação consciente, o que significa que o paciente ainda está alerta o suficiente para se comunicar com o médico, mas relaxado o suficiente para sentir o mínimo ou nenhum desconforto. Os tipos de medicamentos de sedação usados para obter a sedação consciente dependerão do paciente e do médico, mas geralmente são usados medicamentos destinados a controlar a dor e relaxar o paciente. Como muitos medicamentos, os medicamentos para sedação apresentam certos efeitos colaterais e o médico deve discutir esses efeitos colaterais com o paciente. Se o paciente preferir, pode solicitar métodos alternativos de relaxamento durante o procedimento ou até mesmo uma colonoscopia sem sedação.

Geralmente, os médicos usam dois tipos de medicamentos para obter sedação consciente para colonoscopia. A primeira medicação controla a dor, enquanto a segunda medicação trabalha para relaxar o paciente e possivelmente ajudá-lo a esquecer, ou pelo menos não lembrar claramente, o procedimento de colonoscopia.

Os medicamentos de sedação exatos usados para a sedação da colonoscopia variam dependendo do paciente e do médico. O médico e o paciente devem discutir os diferentes tipos de medicamentos para sedação, incluindo os efeitos colaterais e quaisquer alergias a cada medicamento. Dependendo dos medicamentos e do paciente e do médico, os dois podem discutir métodos alternativos para alcançar o relaxamento e o controle da dor.

Os tipos mais comuns de efeitos colaterais de sedação da colonoscopia incluem perda de memória, torpor ou sonolência, tontura e dificuldade em ficar em pé ou andar sem assistência.

Alguns pacientes experimentam alucinações que variam de leves a vívidas, náuseas e vômitos.

É por essas razões que os pacientes não devem dirigir ou operar qualquer máquina por um determinado período de tempo após o procedimento, geralmente 24 horas.

Efeitos colaterais de sedação mais graves incluem reações alérgicas, dificuldade em respirar e aumento ou diminuição perigosa da pressão arterial e da frequência cardíaca.

O médico do paciente conversará com ele sobre alergias e quaisquer reações negativas anteriores a medicamentos antes de escolher a melhor sedação para colonoscopia.

Embora não seja tão comum quanto a sedação da colonoscopia, alguns pacientes optam por fazer uma colonoscopia sem sedação. Uma colonoscopia sem sedação é o mesmo procedimento, mas sem os medicamentos de sedação. Um paciente pode escolher uma colonoscopia sem sedação por vários motivos. Por exemplo, ele pode ser alérgico aos medicamentos necessários para a sedação consciente, ou pode preferir medidas alternativas, como a hipnose, à medicina ocidental convencional. Antes de optar por evitar medicamentos sedativos, o paciente deve discutir com seu médico os riscos e benefícios de todos os métodos.

Antes do exame, o intestino grosso (cólon) é preparado de tal modo que não tenha resíduos sólidos. O paciente toma laxantes para limpar a área a ser examinada.

O exame retal digital é realizado inserindo no orifício retal um colonoscio, o qual é um tubo flexível com uma câmara na sua extremidade.

Neles são exibidos segmentos que formam progressivamente o cólon. Em alguns casos, colonoscopia pode ser realizada sob sedação (sedação profunda geralmente inconsciente), em que medicamentos intravenosos são aplicados e o paciente entra num estado que permite o estudo sem experimentar desconforto durante o procedimento. Não é um anestésico geral, como o paciente acorda rapidamente como necessário e também sobre a sua própria respiração.

Colonoscopia – Objetivo

Uma colonoscopia é geralmente recomendada quando o paciente se queixa de sangramento retal, tem uma mudança nos hábitos intestinais e/ou tem outros sintomas abdominais inexplicáveis.

O teste é frequentemente usado para procurar câncer colorretal, especialmente quando pólipos ou crescimentos semelhantes a tumores foram detectados por um exame de enema de bário e outros exames de diagnóstico por imagem.

Os pólipos podem ser removidos através do colonoscópio e amostras de tecido (biópsias) podem ser coletadas para detectar a presença de células cancerígenas. Além disso, a colonoscopia também pode ser usada para remover corpos estranhos do cólon, controlar hemorragias e extirpar tumores.

Uma colonoscopia permite ao médico visualizar o revestimento de todo o cólon e, portanto, também permite que os médicos verifiquem doenças intestinais, como colite ulcerativa e doença de Crohn. A colonoscopia está sendo usada cada vez mais como uma ferramenta de triagem em pacientes assintomáticos. É recomendado como teste de triagem em todas as pessoas com 50 anos ou mais e é uma ferramenta essencial para monitorar pacientes com histórico de pólipos ou câncer de cólon.

Colonoscopia – Utilidade

Ele tem várias aplicações, alguns dos mais comuns são:

É o melhor estudo para detectar câncer de cólon. Por sua vez isso pode detectar pólipos e ser removidos para estudo (polipectomia endoscópica).

Pesquisar e remover pólipos do cólon tem provado para ser altamente eficaz na prevenção de câncer de cólon.

No hemorragia gastrointestinal inferior, para detectar a sua causa e frequentemente dão o mesmo tratamento. Identifica divertículos, angiodisplasia, tumores, fissuras retais e hemorróidas com hemorragia ativa.

Muitas destas lesões podem ser tratadas com injeção de vasoconstritores, aplicação de clipes, plasma de árgon ou terapia térmica.

Ele é usado como diagnóstico de doença inflamatória do intestino incluindo a doença de Crohn.

Alguns pacientes com doença cardíaca valvular pode receber antibióticos antes e depois do teste para prevenir a infecção.

Na diarréia crônica permite biópsias de pesquisa para colite microscópica.

Colonoscopia – Descrição


Colonoscopia

colonoscopia pode ser realizada em um consultório médico ou em uma sala de procedimento endoscópico de um hospital ou clínica independente. Para pacientes saudáveis, a colonoscopia geralmente é realizada por um gastroenterologista ou cirurgião em um consultório ou clínica.

Quando realizada em pacientes com outras condições médicas que possam causar complicações ou que exijam hospitalização, geralmente é realizada no departamento de endoscopia de um hospital, onde pode ser melhor realizada uma monitorização fisiológica mais intensiva e/ou anestesia geral.

Uma linha intravenosa geralmente é inserida em uma veia no braço do paciente para administrar um sedativo e um analgésico. Durante a colonoscopia, os pacientes deitam-se de lado com os joelhos dobrados em direção ao abdômen. O médico inicia o procedimento inserindo um dedo lubrificado e enluvado no ânus para verificar se há massas ou bloqueios anormais.

Um colonoscópio fino e bem lubrificado é então inserido no ânus e gentilmente avançado através do cólon. O revestimento do intestino grosso é examinado através do colonoscópio.

O médico visualiza as imagens em um monitor de televisão e o procedimento pode ser documentado usando um gravador de vídeo.

As imagens estáticas podem ser gravadas e salvas em um disco de computador ou impressas. Ocasionalmente, o ar pode ser bombeado através do colonoscópio para ajudar a limpar o caminho ou abrir o cólon.

Se excesso de secreções, fezes ou sangue obstruir a visualização, eles são aspirados através do endoscópio.

O médico pode pressionar o abdome ou pedir ao paciente que mude de posição para avançar o escopo através do cólon.

Todo o comprimento do intestino grosso pode ser examinado dessa maneira. Se houver crescimentos suspeitos, pequenas pinças ou escovas de biópsia são inseridas através do cólon e amostras de tecido (biópsias) são obtidas. Pequenos pólipos ou tecido inflamado também podem ser removidos usando pequenos instrumentos passados pelo endoscópio.

Para remover tumores ou realizar outros tipos de cirurgia no cólon durante a colonoscopia, um dispositivo eletrocirúrgico ou sistema a laser pode ser usado em conjunto com o colonoscópio.

Para parar o sangramento no cólon, um laser, sonda de aquecimento ou sonda elétrica é usados, ou medicamentos especiais são injetados através do escopo. Após o procedimento, o colonoscópio é retirado lentamente e o ar instilado é liberado. A área anal é então limpa com tecidos. As amostras de tecido colhidas por biópsia são enviadas para um laboratório clínico, onde são analisadas por um patologista.

O procedimento pode levar de 30 minutos a duas horas, dependendo de quão fácil é avançar o escopo através do cólon. A colonoscopia pode ser um procedimento longo e desconfortável, e a preparação de limpeza intestinal pode ser cansativa e pode produzir diarreia e cólicas. Durante a colonoscopia, o sedativo e os analgésicos manterão o paciente sonolento e relaxado.

Alguns pacientes queixam-se de um pequeno desconforto e pressão do colonoscópio; no entanto, o sedativo e a medicação para dor geralmente fazem com que a maioria dos pacientes pare durante o procedimento.

Colonoscopia – Preparação


Colonoscopia

Pacientes que tomam regularmente aspirina, anti-inflamatórios não esteroides, anticoagulantes ou insulina devem informar o médico no momento em que a colonoscopia for agendada.

O médico também deve ser notificado se a paciente tiver alergia a algum medicamento ou anestésico, problemas de sangramento ou estiver grávida.

O médico deve ser informado de todos os medicamentos que o paciente está tomando e se ele ou ela fez um exame de raio-x de enema de bário recentemente. Se o paciente teve válvulas cardíacas substituídas, o médico deve ser informado para que os antibióticos apropriados.

Fonte: www.colegiosaofrancisco.combr/es.wikipedia.org/www.wisegeek.com/www.mayoclinic.com/www.cdc.gov/digestive.niddk.nih.gov/www.acg.gi.org/www.iffgd.org/www.sages.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.