PUBLICIDADE
Ceratocone – Definição
O ceratocone ocorre ao longo do tempo, quando a curvatura redonda normal da superfície do olho se projeta para fora como um cone. A condição é tratável de várias maneiras.
Ceratocone ou córnea cônica é uma condição anormal do olho em que a córnea, em vez de ter uma curvatura regular, chega a um ápice arredondado em direção ao seu centro.
O ceratocone é uma condição ocular que afeta a forma da córnea, que é a cobertura externa transparente do olho
O ceratocone refere-se ao afinamento progressivo e à protrusão cônica da córnea. A córnea é a camada mais frontal do olho, que normalmente tem a forma de um monte. Esta forma cônica anormal da córnea (ectasia) torna-se progressivamente mais íngreme com afinamento localizado da córnea, o que leva à protrusão da córnea afinada. Isso causa embaçamento da visão (devido à miopia e astigmatismo).
Geralmente se manifesta na segunda e terceira décadas de vida. Pode estar associada a alergia ocular e geralmente afeta ambos os olhos.
Ceratocone – O que é
O ceratocone é uma condição em que a córnea (a parte frontal do olho) se torna irregular e fina. A forma anormal do olho causa distorção da visão porque a luz não consegue entrar no olho corretamente.
No ceratocone, a córnea afina e se projeta para fora, eventualmente se assemelhando a um formato de cone. Essas anormalidades da córnea, que pioram com o tempo, podem levar à miopia (miopia), visão turva que não pode ser melhorada com lentes corretivas (astigmatismo irregular) e perda da visão.
Outras alterações da córnea típicas do ceratocone que podem ser observadas durante um exame oftalmológico incluem depósitos de ferro na córnea que formam um anel amarelo a marrom, chamado anel de Fleischer, ao redor da parte colorida do olho (íris). Os indivíduos afetados também podem desenvolver estrias de Vogt, que são linhas finas, verticais e brancas no tecido na parte posterior da córnea.
O ceratocone pode afetar apenas um olho no início, mas eventualmente as córneas de ambos os olhos ficam deformadas, embora possam não ser afetadas com a mesma gravidade. À medida que o ceratocone piora, as pessoas com essa condição podem desenvolver cicatrizes na córnea, geralmente causadas pela exposição da córnea anormalmente fina ao uso prolongado de lentes de contato ou fricção excessiva dos olhos.
As alterações oculares características do ceratocone geralmente começam na adolescência e pioram lentamente até meados da idade adulta, quando o formato da córnea permanece estável.
O ceratocone é caracterizado pelo afinamento da córnea e irregularidades na superfície da córnea. A córnea é a camada externa transparente na frente do olho.
A camada intermediária é a parte mais espessa da córnea, composta principalmente de água e uma proteína chamada colágeno.
O colágeno torna a córnea forte e flexível e ajuda a manter sua forma regular e arredondada.
Essa córnea saudável concentra a luz para que você possa ver com clareza. Com ceratocone, a córnea afina e se projeta em uma forma de cone irregular, resultando em perda de visão.
O ceratocone geralmente começa na puberdade e progride até meados dos 30 anos. Não há como prever a rapidez com que a doença irá progredir, ou se ela irá progredir.
O ceratocone geralmente afeta os dois olhos, sendo um afetado mais severamente do que o outro.
Ceratocone – Fatores de risco
O seguinte pode aumentar o risco de desenvolver ceratocone:
Genética: Pacientes com histórico familiar de ceratocone ou com certos distúrbios sistêmicos, como a síndrome de Down, têm maior risco de desenvolver ceratocone.
Inflamação ocular crônica: A inflamação constante de alergias ou irritantes pode contribuir para a destruição do tecido da córnea que pode resultar no desenvolvimento de ceratocone.
Coçar os olhos: A fricção crônica dos olhos está associada ao desenvolvimento de ceratocone. Também pode ser um fator de risco para a progressão da doença.
Idade: O ceratocone é frequentemente descoberto na adolescência. Geralmente, pacientes jovens com ceratocone avançado são mais propensos a precisar de algum tipo de intervenção cirúrgica à medida que a doença progride.
Ceratocone – Causas
Esquerda: córnea normal. Direita: córnea com ceratocone
A causa do ceratocone é desconhecida. Os pesquisadores estudaram muitos fatores diferentes, tanto genéticos quanto ambientais, que influenciam o risco de desenvolver ceratocone.
Os fatores ambientais que podem contribuir para o ceratocone incluem: fricção excessiva dos olhos e tendência a desenvolver distúrbios alérgicos (atopia).
A fricção excessiva e vigorosa dos olhos pode causar trauma na córnea e pode levar ao seu afinamento. No entanto, não está claro se esfregar os olhos leva ao ceratocone ou se esfregar os olhos é uma resposta ao desconforto ocular nos estágios iniciais da doença.
Se esfregar os olhos não estiver envolvido no desenvolvimento do ceratocone, provavelmente contribuirá para o agravamento da condição.
Aproximadamente um terço dos indivíduos com ceratocone apresenta um distúrbio alérgico, embora não esteja claro como os distúrbios alérgicos estão relacionados ao desenvolvimento do ceratocone.
As alergias podem desencadear a fricção dos olhos, o que pode agravar os problemas oculares.
Alterações em múltiplos genes têm sido associadas ao desenvolvimento de ceratocone. Muitas dessas variantes foram encontradas apenas em pequenas populações ou famílias isoladas.
Na maioria dos indivíduos com ceratocone, é necessária uma combinação de fatores genéticos e ambientais para que a condição se desenvolva. No entanto, alguns indivíduos afetados parecem ter uma causa em grande parte ambiental para a condição, enquanto outros parecem ter uma causa em grande parte genética.
Indivíduos com um parente que tem ceratocone têm um risco aumentado de desenvolver a doença em comparação com pessoas sem histórico familiar.
Mais de uma dúzia de genes foram associados ao ceratocone. Esses genes têm funções variadas. Os genes associados com mais frequência desempenham papéis no desenvolvimento do olho, na formação e estrutura da córnea, na intrincada estrutura de proteínas e outras moléculas que se forma no espaço entre as células (matriz extracelular), em uma resposta do sistema imunológico chamada inflamação e na regulação de crescimento celular. Acredita-se que uma interrupção em um desses processos, em combinação com um gatilho ambiental, pode levar ao desenvolvimento de ceratocone.
O ceratocone pode ser uma característica de síndromes genéticas, como amaurose congênita de Leber e síndrome de tortuosidade arterial. Quando faz parte de uma síndrome, o ceratocone é causado pela mesma mutação genética que causa a síndrome. Mutações nos genes que causam síndromes com ceratocone não causaram ceratocone sem outras características.
Ceratocone – Sintomas
Ceratocone
O sintoma mais comum do ceratocone é a visão embaçada do olho afetado.
Pode haver:
Embaçada, visão dupla
Alteração frequente da potência dos óculos (devido à alteração da potência da córnea)
Imagens distorcidas e diminuição da qualidade da visão devido ao astigmatismo míope.
Coceira e desejo constante de esfregar os olhos (se associado a alergia ocular)
Em estágios avançados, pode haver clareamento total da córnea com aumento da sensibilidade à luz (estágio de hidropisia aguda)
O grau em que a visão é afetada dependerá do estágio do ceratocone, extensão do afinamento da córnea, tamanho e grau de protrusão cônica na córnea.
Ceratocone – Diagnóstico
Ceratocone
O diagnóstico preliminar é feito por exame clínico com biomicroscopia de lâmpada de fenda.
As investigações são feitas para confirmar ainda mais o ceratocone ou para diagnosticar alterações muito precoces ou sutis do ceratocone que não são visíveis clinicamente para um oftalmologista (ou seja, suspeita de ceratocone).
Seu oftalmologista examinará sua córnea e poderá medir sua curvatura. Isso ajuda a mostrar se há uma mudança em sua forma.
Seu oftalmologista também pode mapear a superfície da córnea usando um computador especial. Esta imagem detalhada mostra a condição da superfície da córnea.
Essas investigações são:
Topografia da Córnea
Paquimetria da Córnea
Retinoscopia
Ceratocone – Tratamento
Ceratocone
Não há 100% de cura para o ceratocone, apenas uma abordagem de gerenciamento direcionada ao problema é seguida.
O tratamento do ceratocone depende dos seus sintomas. Quando seus sintomas são leves, sua visão pode ser corrigida com óculos. Mais tarde, você pode precisar usar lentes de contato rígidas especiais para ajudar a manter a visão no foco adequado.
As várias opções são:
Óculos
Lentes de contato – lentes de contato gelatinosas e rígidas, lentes Rose K2
Crosslinking de colágeno da córnea
Transplante de Córnea
Segmentos de anel intracorneano (INTACS)
Fonte: www.oxfordreference.com/www.hopkinsmedicine.org/encyclopedia.pub/northamericanlasik.com/www.synergyeye.com/my.clevelandclinic.org/www.aao.org/perspectiveeyecenter.com