Artrografia

PUBLICIDADE

Artrografia – Definição

Artrograma é uma técnica de imagem médica que permite a imagem de uma articulação após a injeção de material de contraste na articulação.

A injeção do material de contraste permite melhor visualização dos tecidos moles ao redor e dentro da articulação (como tendões, cartilagens e ligamentos).

artrografia pode ser feita usando imagens de raios X conhecidas como fluoroscopia, mas a tomografia computadorizada e a artrografia por ressonância magnética também são realizadas.

Em síntese: a artrografia é um procedimento que envolve vários raios-x de uma articulação usando um fluoroscópio, ou um equipamento especial de raios-x que mostra uma imagem de raio-x imediata.

Um meio de contraste (neste caso, uma solução de contraste de iodo) injetado na área da articulação ajuda a destacar as estruturas da articulação.

Artrografia – O que é

Um artrograma é um procedimento médico no qual as imagens de uma articulação são produzidas depois de injetada com um meio de contraste, uma substância que melhora a visibilidade das estruturas a serem examinadas.

As imagens em uma artrografia podem ser produzidas através de raios X, tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

Uma artrografia é ou diagnóstica, com o objetivo de determinar a fonte de qualquer doença ou defeitos na articulação, ou terapêutica, como uma forma de tratamento para uma condição conhecida.

Tanto a ultrassonografia quanto a fluoroscopia, um procedimento de raio-x, é usado para inspecionar a articulação antes que a artrografia seja realizada.

O técnico usa esses métodos para posicionar corretamente a agulha dentro da articulação para injetar o meio de contraste, que pode ser gasoso, solúvel em água ou ambos, dependendo do tipo de imagem desejada.

A injeção é geralmente realizada sob anestesia local.

Em seguida, as imagens são coletadas usando fluoroscopia ou tomografia computadorizada ou ressonância magnética.

A fluoroscopia pode produzir imagens a partir de vários ângulos diferentes, enquanto a tomografia computadorizada e a ressonância magnética permitem que uma série de imagens transversais sejam coletadas.

Um artrograma permite a inspeção dos tecidos moles da articulação, incluindo músculos, ligamentos, cartilagem, tendões e a cápsula articular, nenhum dos quais seria visível através de uma radiografia normal.

Uma artrografia terapêutica é tipicamente usada para distensão articular ou injeções de cortisona para uma articulação danificada.

Em geral, uma artrografia tem o mesmo risco que qualquer procedimento de raio-x ou ressonância magnética.

Além disso, pacientes com alergia ou sensibilidade ao anestésico local ou meio de contraste a ser usado não devem ser submetidos ao procedimento devido ao risco de infecção no local da injeção.

Outras condições que podem tornar um artrograma arriscado incluem gravidez, qualquer história de reação alérgica, asma, dor artrítica no momento do procedimento, diabetes ou infecção conhecida na articulação a ser visualizada.

Informe o seu médico se tiver alguma destas condições antes de realizar uma artrografia.

Pacientes com doença renal avançada também estão sujeitos ao risco de uma condição potencialmente fatal conhecida como fibrose sistêmica nefrogênica quando o gadolínio é usado como meio de contraste em um artrograma.

A fibrose sistêmica nefrogênica faz com que áreas grandes e endurecidas da pele se desenvolvam e reduz a mobilidade. Também pode afetar os órgãos internos.

Artrografia – Propósito

Artrografia

Frequentemente, a artrografia é solicitada para determinar a causa da dor articular inexplicável.

Este procedimento fluoroscópico pode mostrar o funcionamento interno de articulações específicas e delinear as estruturas dos tecidos moles.

O procedimento também pode ser realizado para identificar problemas nos ligamentos, cartilagens, tendões ou na cápsula articular do quadril, ombro, joelho, tornozelo ou punho. Um procedimento de artrografia pode localizar cistos na área articular, avaliar problemas com o arranjo e função da articulação ou indicar a necessidade de substituição da articulação (próteses).

As articulações mais comumente estudadas são o joelho e o ombro.

Artrografia – Precauções

Pacientes grávidas ou que possam estar grávidas não devem realizar este procedimento, a menos que os benefícios dos achados superem o risco de exposição à radiação.

Pacientes que são conhecidos por serem alérgicos ao iodo precisam discutir essa complicação com seu médico.

Os pacientes que têm uma alergia conhecida a mariscos são mais propensos a serem alérgicos ao contraste iodado.

Artrografia – Descrição

artrografia pode ser chamada de “radiografia articular” ou “raios X da articulação”.

A área da articulação será limpa e um anestésico local será injetado nos tecidos ao redor da articulação para reduzir a dor. Em seguida, se houver fluidos na articulação, o médico pode aspirá-los (aspirar) com uma agulha. Esses fluidos podem ser enviados para um laboratório para estudo mais aprofundado. Os agentes de contraste são então injetados na articulação através do mesmo local, anexando a agulha de aspiração a uma seringa contendo o meio de contraste. O objetivo dos agentes de contraste em procedimentos de raios X é ajudar a destacar detalhes das áreas em estudo, tornando-as opacas.

Os agentes para artrografia são geralmente corantes solúveis em ar e água, os mais comuns contendo iodo. Ar e iodo podem ser usados juntos ou independentemente. Após a administração do agente de contraste, o local da injeção será selado e o paciente pode ser solicitado a mover a articulação para distribuir o contraste.

Artrografia – Tipo de exame

artrografia é um tipo de exame de imagem usado para observar uma articulação, como ombro, joelho ou quadril.

Isso pode ser feito se os raios X padrão não mostrarem os detalhes necessários da estrutura e função da junta.

Na artrografia, uma agulha longa e fina é usada para colocar o corante de contraste diretamente na articulação e uma série de raios X é feita com a articulação em várias posições.

Os raios X usam pequenas quantidades de radiação para obter imagens do interior do corpo. Às vezes, o ar é usado como substância de contraste quando o contraste regular não pode ser usado.

Uma artrografia também pode usar fluoroscopia, tomografia computadorizada ou ressonância magnética em vez de raios-X para obter melhores imagens da articulação.

Embora a artrografia seja mais comumente usada para examinar as articulações do joelho e dos ombros, ela também pode ser usada para observar outras articulações, como o punho, o tornozelo, o quadril ou o cotovelo.

Artrografia – Tipo de imagem

Artrografia

Artrografia

artrografia é um tipo de imagiologia médica utilizada na avaliação e diagnóstico de condições articulares e dor inexplicável. É muito eficaz na detecção de doenças nos ligamentos, tendões e cartilagens.

artrografia pode ser indireta, onde o material de contraste é injetado na corrente sanguínea, ou direto, onde o material de contraste é injetado na articulação.

Tomografia computadorizada, ressonância magnética ou fluoroscopia – uma forma de raio-x em tempo real pode ser realizada após a artrografia para a imagem da articulação.

Sua preparação pode variar dependendo de qual método de imagem seu exame irá usar. Informe o seu médico se existe a possibilidade de você estar grávida e discutir quaisquer doenças recentes, condições médicas, medicamentos que esteja tomando e alergias – especialmente quaisquer alergias a materiais de contraste. Deixe joias em casa e use roupas soltas e confortáveis. Você pode ser solicitado a usar um vestido.

O que é um artrograma de ressonância magnética?

Uma artrografia por ressonância magnética é uma ferramenta de diagnóstico médico usada para permitir que o médico examine o estado da cartilagem do corpo. O médico irá injetar um corante de contraste e, em seguida, tirar imagens de raios-x. É realizado em uma articulação para diagnosticar anormalidades, como inchaço ou dor, que podem indicar uma ruptura ou outra degeneração da cartilagem.

Uma artrografia de ressonância magnética também pode revelar uma doença da cartilagem ou o crescimento de um cisto anormal.

Este procedimento não é invasivo e normalmente não causa nenhum efeito colateral pior do que um leve desconforto.

Mesmo que uma artrografia de ressonância magnética seja um procedimento simples, o paciente deve ainda ter o cuidado de revelar quaisquer condições médicas.

O técnico de raio-x precisará saber se o paciente tem alguma alergia, artrite ou asma. Uma infecção ao redor da articulação a ser examinada pode interferir nos resultados.

O técnico também precisa saber se o paciente é diabético ou tem um distúrbio de sangramento, doença renal ou foi submetido à cirurgia recentemente. Além disso, esses exames de imagem raramente são realizados em mulheres grávidas.

Como uma artrografia de ressonância magnética é realizada enquanto o paciente está totalmente consciente, não sob anestesia geral, restringir a ingestão de alimentos e água não é necessário.

A exceção a isto é se o paciente é uma criança que está nervosa sobre o procedimento e exigirá que um sedativo permaneça imóvel por todo o procedimento.

Alguns pacientes adultos também podem solicitar um sedativo, especialmente se tiverem claustrofobia ou um distúrbio de ansiedade.

Antes do procedimento, o paciente será solicitado a remover todas as jóias, piercings corporais e qualquer trabalho dentário removível, como próteses. Os pacientes também não devem ter itens metálicos, como grampos de cabelo, canetas ou zíperes de metal. Outros itens também podem interferir com o maquinário, como aparelhos auditivos e cartões de crédito, por causa da tira magnética.

Aqueles que implantaram dispositivos, como marca-passos, implantes cocleares e membros artificiais ou válvulas cardíacas, também devem informar o técnico de sua presença.

O paciente provavelmente será solicitado a usar um vestido de hospital para o procedimento. Ele se deitará em uma mesa de raio-x e o médico anestesista  a articulação antes de injetar um corante de contraste nela.

O médico pedirá então ao paciente para se deitar na “cama” da máquina de ressonância magnética, que é então inserida em um túnel dentro do scanner.

Os pacientes precisarão ficar completamente imóveis para que a digitalização funcione corretamente. Esta parte do procedimento pode demorar entre 20 a 90 minutos.

Não há tempo de recuperação necessário para pacientes submetidos a artrografia por ressonância magnética, no entanto, é recomendado que os pacientes evitem exercícios extenuantes por cerca de 12 horas. Um som de “crepitação” pode ser notado na articulação examinada por um dia após o procedimento. Isso é normal e é um resultado do contraste.

Uma artrografia de ressonância magnética é considerada um procedimento seguro e os efeitos colaterais são muito raros. Alguns pacientes podem apresentar dor leve e temporária, inchaço ou desconforto leve.

Artrografia – Resumo

artrografia é um tipo de procedimento de imagem normalmente usado para examinar a estrutura interna de uma articulação, como o joelho ou o punho. Um agente de contraste de algum tipo é geralmente injetado na articulação antes da imagem, o que ajuda o radiologista a produzir imagens claras da estrutura interna da articulação para que os médicos possam avaliar completamente a extensão de qualquer dano à articulação. A maioria das pessoas é submetida a artrografia quando há suspeita de lesão articular. O procedimento geralmente ocorre em regime ambulatorial. Normalmente envolve o uso de imagens de raios-X, embora a ressonância magnética também possa ser usada.

A ressonância magnética pode ser usada para artrografia

A maioria das pessoas é submetida a artrografia para determinar a causa da rigidez, dor ou desconforto em uma articulação.

O procedimento pode permitir que os médicos examinem a estrutura interna de uma articulação, mesmo quando a articulação está em movimento.

Este tipo de imagem pode ser usado em qualquer uma das articulações do corpo.

Os radiologistas geralmente iniciam esse procedimento injetando um agente de contraste na articulação. O iodo é uma escolha comum. O corpo normalmente absorve o fluido de contraste após o procedimento, geralmente sem causar efeitos colaterais graves ou danos. O fluido de contraste simplesmente permite que as estruturas da articulação apareçam mais claramente em imagens de raios-X ou ressonância magnética, para que os médicos possam avaliar melhor a função articular.

Geralmente, não é necessário fazer nenhum preparo especial antes de fazer esse tipo de exame de imagem, embora os pacientes submetidos à ressonância magnética geralmente sejam solicitados a remover quaisquer acessórios de metal antes de entrar na sala de exames.

A maioria dos tipos de implantes de metal são considerados seguros para ressonância magnética, mas os pacientes geralmente são aconselhados a falar com seus médicos sobre quaisquer implantes, placas, parafusos, pinos ou grampos que possam ter dentro de seus corpos. Mulheres grávidas e pessoas com condições crônicas de saúde podem não ser consideradas boas candidatas à artrografia.

Um procedimento de artrografia ambulatorial normalmente leva cerca de meia hora para ser concluído se for feito com raios-X, embora um procedimento feito com ressonância magnética possa levar mais que o dobro do tempo. A articulação geralmente será anestesiada antes do início do procedimento.

Um cirurgião geralmente remove o fluido da articulação usando uma seringa. Este fluido é normalmente substituído por fluido de contraste. Normalmente, os pacientes são solicitados a flexionar a articulação brevemente para ajudar a espalhar o fluido de contraste para uma imagem mais clara e detalhada.

Os raios X geralmente são feitos em um laboratório de raios X, enquanto as ressonâncias magnéticas geralmente são realizadas em um laboratório de ressonância magnética.

Apoiar a articulação durante a imagem pode ajudar a produzir uma imagem mais útil. A maioria dos pacientes será solicitada a se mover por várias posições enquanto as imagens são feitas.

O número e o tipo de posições dependerão das necessidades individuais do paciente.

Fonte: Equipe Portal São Francisco

 

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.