Anosmia

PUBLICIDADE

Anosmia – Definição

O termo anosmia significa perda do olfato, enquanto hiposmia significa sensibilidade reduzida ao olfato.

Ageusia, uma palavra companheira, refere-se à falta de sensação de paladar.

Os pacientes que realmente têm anosmia podem queixar-se erroneamente de ageusia, embora mantenham a capacidade de distinguir o sal, o doce, o azedo e o amargo — as únicas sensações gustativas dos humanos.

Os mecanismos exatos por trás do sentido do olfato permanecem um mistério. Moléculas de odor no ar são aspiradas para dentro do nariz e afuniladas dentro da cavidade nasal para o epitélio olfatório (tecido).

Esse pequeno aglomerado de células, localizado mais ou menos alinhado com o topo das maçãs do rosto, é coberto por minúsculos pêlos (“cílios”) e uma fina camada de muco.

Cada célula está conectada a um neurônio olfativo ou célula nervosa. Os cílios prendem as moléculas de odor inalado. A informação sobre as moléculas é transmitida para os neurônios olfatórios e, em seguida, retransmitida através do sistema nervoso para o cérebro, onde o cheiro é processado e experimentado.

Anosmia – O que é

Dos cinco sentidos, o olfato ocupa o quarto lugar em importância para os humanos, embora seja muito mais pronunciado em outros animais. Bloodhounds, por exemplo, podem cheirar um odor mil vezes mais fraco que os humanos. O paladar, considerado o quinto sentido, é principalmente o cheiro da comida na boca.

O sentido do olfato se origina dos primeiros nervos cranianos (os nervos olfativos), que ficam na base dos lobos frontais do cérebro, logo atrás dos olhos e acima do nariz.

Produtos químicos inalados no ar estimulam esses nervos.

Existem outras aberrações do olfato além de uma diminuição. Os cheiros podem ser distorcidos, intensificados ou alucinados. Essas alterações geralmente indicam um mau funcionamento do cérebro.

anosmia é uma condição na qual as pessoas não têm olfato.

Pode ser causada por uma variedade de fatores, desde o bloqueio temporário do nariz por uma infecção sinusal até traumatismo craniano.

Embora essa condição possa parecer irritante, mas, no final das contas, trivial, a anosmia pode realmente ter um efeito profundo na vida de alguém.

Pessoas com anosmia muitas vezes experimentam ageusia, a incapacidade de sabor, porque o cheiro desempenha um papel tão importante na percepção do paladar.

Eles também são colocados em risco por sua incapacidade de cheirar comida estragada e vazamentos de gás, entre outros perigos que muitas vezes são facilmente perceptíveis para pessoas com um olfato intacto.

Existem várias condições relacionadas à anosmia.

hiperosmia, por exemplo, é um olfato extremamente sensível, enquanto a parosmia faz com que as pessoas interpretem mal os cheiros, detectando algo desagradável quando o odor é neutro ou agradável.

Na phantosmia, as pessoas detectam odores onde não há, em uma espécie de alucinação olfativa.

Em alguns casos, a anosmia é puramente temporária.

Muitos de nós sofremos um declínio temporário no olfato com um grande resfriado ou infecção sinusal, por exemplo, e quando o nariz se purifica novamente, o sentido do olfato retorna.

Em outros momentos, a condição é causada por um bloqueio no nariz que requer atenção médica, como um tumor.

O traumatismo craniano também pode prejudicar o olfato, assim como algumas doenças.


Indivíduos que sofrem de anosmia geralmente

experimentam ageusia, ou uma incapacidade de saborear

Quando anosmia é congênita, significa que alguém nasceu sem o olfato.

anosmia congênita pode ser difícil de diagnosticar, porque pode levar algum tempo para a criança perceber que está perdendo um sentido vital, e os pais podem não perceber quando uma criança é pré-verbal.

anosmia adquirida tem início mais tarde na vida.

Às vezes, a anosmia assume uma forma incomum: na anosmia específica, alguém é incapaz de detectar certos cheiros, mas pode cheirar todo o resto sem dificuldade.

anosmia específica parece ter um componente genético, embora as pessoas também possam tornar-se insensíveis a determinados odores através da exposição prolongada.

Para diagnosticar a anosmia, os médicos usam odores familiares e os levam até o nariz, ou pedem aos pacientes que usem cartões para arranhar e farejar.

Se o paciente tiver dificuldade em detectar ou identificar os odores, ele é considerado afligido com anosmia. Uma vez diagnosticada a condição, chegar à causa é importante, para garantir que o paciente receba o tratamento adequado.

Anosmia – Distúrbios do Olfato


Anosmia

Existem vários tipos de distúrbios do olfato, dependendo de como o sentido do olfato é afetado.

Pessoas que têm distúrbios do olfato experimentam uma perda em sua capacidade de cheirar ou mudanças na maneira como percebem os odores.

Algumas pessoas apresentam hiposmia, que ocorre quando sua capacidade de detectar certos odores é reduzida.

Este distúrbio do olfato é comum em pessoas que têm infecções do trato respiratório superior ou congestão nasal. Isso geralmente é temporário e desaparece quando a infecção desaparece.

Outras pessoas não conseguem detectar odor, o que é chamado de anosmia. Este tipo de distúrbio do olfato é, às vezes, resultado de traumatismo craniano na região do nariz, geralmente de um acidente automobilístico ou de infecções sinusais ou nasais crônicas. Às vezes pode ser causado pelo envelhecimento. Em raros casos, a anosmia é hereditária.

Anosmia – Causas e Sintomas


Alguém que sofre de anosmia não tem olfato

causa mais comum de anosmia é a oclusão nasal causada por rinite (inflamação das membranas nasais). Se nenhum ar chegar aos nervos olfativos, o cheiro não acontecerá. Por sua vez, a rinite e os pólipos nasais (crescimentos nas membranas nasais) são causados por irritantes como alérgenos, infecções, fumaça de cigarro e outros poluentes do ar.

Tumores como pólipos nasais também podem bloquear as passagens nasais e os nervos olfativos e causar anosmia. Lesão na cabeça ou, raramente, certas infecções virais podem danificar ou destruir os nervos olfativos.

Anosmia – Diagnóstico


Anosmia

É difícil medir uma perda de olfato, e ninguém se queixa de perda de olfato em apenas uma narina. Assim, um médico geralmente começa testando cada narina separadamente com um odor comum e não irritante, como perfume, limão, baunilha ou café. Pólipos e rinite são agentes causais óbvios que um médico procura. Estudos de imagem da cabeça podem ser necessários para detectar lesão cerebral, infecção sinusal ou tumor.

Anosmia – Tratamento


Anosmia

Anosmia, uma perda da capacidade de cheirar, pode ser causada por uma grande variedade de coisas e o tratamento depende da causa subjacente.

Uma vez que uma das principais causas de anosmia é infecção temporária ou inflamação, não deve ser surpresa saber que tratamentos comuns de anosmia podem incluir medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos.

Pacientes com anosmia geralmente começam seus cuidados com um clínico geral e podem ser encaminhados para especialistas.

As pessoas podem perder o sentido do olfato como resultado de infecções, inflamações, tumores cerebrais, uso de drogas, pólipos nasais, doenças neurodegenerativas e uma ampla variedade de outros fatores.

Algumas pessoas têm um senso de olfato prejudicado como resultado de exposições ocupacionais, e outras nascem sem sensibilidade para determinados odores.

Quando um paciente apresenta anosmia, o primeiro passo no tratamento da anosmia é determinar a causa.

Os pacientes serão entrevistados e os exames de imagens médicas e outros testes poderão ser usados para coletar pistas diagnósticas.

Mais comumente, anosmia é causada por:

O frio comum
Influenza (gripe)
Infecções sinusite (sinusite aguda)
Febre do feno
Rinite não alérgica (congestão e espirros não causados por alergias)

Existem outras causas de anosmia também. Quando as passagens nasais estão obstruídas de alguma forma, a capacidade de cheirar pode ser afetada.

Exemplos incluem:

Tumores
Pólipos nasais
Deformidade nasal

Além disso, as vias olfativas, que enviam mensagens entre as vias nasais e o cérebro, podem se tornar prejudicadas pela idade e por certos medicamentos. Além disso, certas condições médicas podem embotar ou diminuir o sentido do olfato.

Às vezes, o melhor tratamento de anosmia é sem tratamento. Muitas inflamações e infecções nasais menores resolvem-se por conta própria. Enquanto o paciente está doente, a sensação de pequeno pode ser prejudicada, mas uma vez que a condição do paciente se resolva, o paciente deve ser capaz de sentir o cheiro novamente.

Tratamentos como medicamentos e irrigação nasal podem ser usados para tratar problemas mais difíceis.

Um paciente com história crônica de obstruções nasais pode ser considerado para cirurgia para remover pólipos nasais, resolver anomalias na estrutura dos seios da face ou tratar outras anormalidades nasais.

Se não houver obstrução física no nariz para explicar o comprometimento sensorial do paciente, outras opções podem precisar ser investigadas.

Estudos de imagens médicas do cérebro podem ser usados para verificar se há tumores e os pacientes também podem receber um exame neurológico completo para procurar sinais de déficits neurológicos.

Se um paciente tem uma doença que afeta o cérebro, o tratamento ou o tratamento da doença podem ajudar com o sentido do olfato. Em outros casos, a perda pode ser permanente como resultado de danos aos neurônios no cérebro e nenhum tratamento de anosmia é possível.

As opções de tratamento da anosmia são variadas, dependendo da causa. Às vezes, várias opções estão disponíveis para os pacientes escolherem. Ao avaliar as opções para o tratamento da anosmia, os pacientes podem achar útil pedir informações sobre a causa da anosmia, tratamentos alternativos e os resultados prováveis de várias opções de tratamento.

Para pacientes com causas neurológicas ou fisiológicas de anosmia, é aconselhável consultar um especialista para obter informações sobre tratamentos.

Anosmia – Prognóstico

Se a inflamação nasal é a causa da anosmia, as chances de recuperação são excelentes. No entanto, se o dano do nervo é a causa do problema, a recuperação do olfato é muito mais difícil.

Anosmia – Resumo

anosmia é a incapacidade de perceber o odor ou a falta de olfato funcional – a perda do sentido do olfato.

anosmia pode ser temporária, mas algumas formas, como de um acidente, podem ser permanentes.

Anosmia é devido a uma série de fatores, incluindo uma inflamação da mucosa nasal, bloqueio das passagens nasais ou a destruição de um lobo temporal.

A inflamação é causada por alterações crônicas da mucosa no revestimento do seio paranasal e nos cornetos médio e superior.

Quando a anosmia é causada por alterações inflamatórias nas vias nasais, ela é tratada simplesmente pela redução da inflamação.

Pode ser causada por meningite crônica e neurossífilis que aumentariam a pressão intracraniana por um longo período e, em alguns casos, por ciliopatia, incluindo ciliopatia por discinesia ciliar primária (síndrome de Kartagener, síndrome de Afzelius ou síndrome de Siewert).

Muitos pacientes podem apresentar anosmia unilateral, geralmente como resultado de traumatismo cranioencefálico menor.

Este tipo de anosmia é normalmente detectado apenas se ambas as narinas forem testadas separadamente. Usando este método de testar cada narina separadamente, muitas vezes mostrará um sentido de olfato reduzido ou mesmo completamente ausente em qualquer uma das narinas ou em ambos, algo que muitas vezes não é revelado se ambas as narinas forem testadas simultaneamente.

Um termo relacionado, hiposmia, refere-se a uma diminuição da capacidade de cheirar, enquanto a hiperosmia se refere a um aumento da capacidade de cheirar.

Algumas pessoas podem ser anómicas por um odor específico. Isso é conhecido como “anosmia específica”. A ausência do olfato do nascimento é chamada de anosmia congênita.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/www.wisegeek.org/dictionary.cambridge.org/www.fifthsense.org.uk/www.thesun.co.uk/www.betterhealth.vic.gov.au/www.yalemedicine.org

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.