Anorexia Nervosa

PUBLICIDADE

Anorexia Nervosa -Definição

A anorexia nervosa é definida como um transtorno alimentar marcado por quatro sintomas principais.

Primeiro, o paciente deve ter menos de 85% do peso ideal para idade, altura e sexo.

Em segundo lugar, deve haver um medo mórbido de gordura.

Em terceiro lugar, a pessoa deve acreditar que tem peso normal ou mesmo gordura, apesar da emaciação.

Finalmente, a vítima deve estar amenorreica (ou seja, não ter menstruação) ou, no caso dos homens, apresentar níveis anormalmente baixos de testosterona.

anorexia nervosa é consideravelmente mais comum em mulheres do que em homens, com 80 a 90 por cento dos casos diagnosticados na adolescência ou na idade adulta sendo do sexo feminino.

A diferença de gênero é um pouco menos pronunciada nos casos da infância, com as meninas sendo aproximadamente cinco vezes mais propensas do que os meninos a sofrer do transtorno. Menos de 1% da população feminina pós-púbere sofre de anorexia nervosa.

A anorexia nervosa tem duas idades de pico de início: por volta dos quatorze anos e por volta dos dezoito anos.

A frequência de início na adolescência levou os teóricos a sugerirem que as transições de desenvolvimento para a adolescência e a vida adulta apresentam riscos especiais para as meninas, tornando-as mais vulneráveis do que os meninos, não apenas à anorexia nervosa, mas também à bulimia nervosa e à depressão. A combinação de fatores de idade e gênero também levou os teóricos a sugerirem que variáveis culturais, como o corpo magro ideal para o sexo feminino e a relativa falta de poder entre as mulheres, contribuem para o transtorno. Finalmente, fica claro que a anorexia nervosa geralmente começa em um padrão de dieta ou exercício excessivo, que provavelmente está enraizado na tentativa de alcançar uma forma corporal específica.

Há pelo menos dois caminhos que levam à definição moderna de anorexia nervosa.

A primeira é a auto-inanição.

A segunda é uma história de definição da adolescência e da idade adulta jovem como problemática para as mulheres. Essas tendências históricas se encontram no século XVIII para definir a anorexia nervosa.

Anorexia Nervosa – O que é


Anorexia Nervosa

anorexia nervosa é um transtorno alimentar no qual uma pessoa normalmente tem uma visão excessivamente negativa de si mesma e, como resultado, se recusa a ingerir alimentos suficientes para permanecer saudável.

A maneira pela qual a ingestão de alimentos é evitada pode variar entre os indivíduos afetados por esse distúrbio, embora os resultados sejam tipicamente uma série de possíveis problemas médicos.

Este é principalmente um distúrbio psicológico, embora existam aspectos físicos da doença e certas condições fisiológicas podem imitar esse distúrbio.

anorexia nervosa tem sido diagnosticada como um distúrbio há séculos e geralmente é tratada com uma combinação de terapias comportamentais e mudanças no estilo de vida.

Muitas vezes chamada simplesmente de anorexia, a anorexia nervosa foi nomeada pela primeira vez por Sir William Gull, um médico inglês da rainha Vitória. Em geral, o transtorno é categorizado por uma recusa geral de ingerir alimentos ou nutrição, ou por um esforço para purgar o corpo de alimentos após a ingestão.

Essas ações geralmente são causadas por uma autoimagem excessivamente negativa, levando alguém a acreditar que está acima do peso, independentemente de seu peso real.

Essa falta de nutrição devido à anorexia nervosa continua mesmo que uma pessoa esteja com ou abaixo de um peso saudável.

Muitas pessoas pensam na anorexia nervosa como uma recusa em comer, e essa é uma forma comum da doença, embora a compulsão e a purgação também possam ser evidências desse distúrbio.

A falta de nutrição e o desgaste físico que uma pessoa pode assumir por meio da purgação geralmente leva a inúmeras consequências médicas para essa doença. Estes podem incluir tudo, desde perda de dentes devido a vômitos repetidos até atrofia cerebral e descoloração da pele devido à desnutrição.

Alguém com anorexia nervosa muitas vezes se recusa a comer, fica obcecado com comida ou come e estabelece rituais enquanto come, como cortar alimentos em pedaços pequenos do mesmo tamanho.

Ele ou ela também pode cozinhar grandes refeições para os outros, mas não comer ou comer pequenas quantidades e depois purgar rapidamente depois. As mulheres são as vítimas mais comuns desse transtorno, com cerca de 90% dos casos acometendo mulheres e 40% dos casos envolvendo mulheres adolescentes entre 15 e 19 anos de idade.

tratamento da anorexia nervosa pode ser bastante bem-sucedido, e geralmente não é uma doença crônica. A maioria dos casos dura menos de dois anos e, embora a recaída seja possível, mesmo após a recaída, a doença geralmente é superada. O tratamento psicológico, como modificação comportamental, é comum para esta doença, bem como tratamentos médicos para devolver uma pessoa a um peso saudável e garantir uma nutrição adequada.

Alguém que sofre de anorexia nervosa geralmente é ajudado a se ver de forma mais adequada e a superar as causas básicas de sua imagem corporal negativa.

Anorexia Nervosa – Tipos


Anorexia Nervosa

anorexia nervosa é uma doença psicológica que tem graves consequências físicas, emocionais e sociais. Caracteriza-se pela distorção da imagem corporal com um medo obsessivo de ganhar peso, que se manifesta através da privação de alimentos do corpo. Muitas vezes coincide com o aumento dos níveis de exercício.

anorexia nervosa pode causar uma variedade de sintomas. Eles podem estar relacionados à alimentação ou peso. Eles podem ser físicos ou emocionais.

Existem dois subtipos principais de anorexia:

Tipo restritivo – este é o tipo mais conhecido de anorexia nervosa, pelo qual uma pessoa restringe severamente sua ingestão de alimentos. A restrição pode assumir muitas formas (por exemplo, manter uma contagem de calorias muito baixa, restringir os tipos de alimentos ingeridos, comer apenas uma refeição por dia) e seguir regras obsessivas e rígidas (por exemplo, comer apenas alimentos de uma cor).
Tipo de compulsão alimentar ou purgação – esse tipo de anorexia nervosa se forma quando uma pessoa restringe sua ingestão como acima, mas também se envolveu regularmente em compulsão alimentar ou comportamento purgativo (por exemplo, vômitos autoinduzidos, excesso de exercícios, uso indevido de laxantes, diuréticos ou enemas).

Anorexia Nervosa – Sinais e Sintomas

Alguns dos sinais e sintomas mais comuns da anorexia nervosa são:

Preocupação com a forma do corpo, peso e/ou aparência
Medo intenso de ganhar peso
Preocupação com alimentos ou atividades relacionadas com alimentos
Imagem corporal negativa ou distorcida, percebendo-se gordo quando está com peso saudável ou abaixo do peso
Baixa auto-estima (por exemplo, culpa, autocrítica, inutilidade)
Pensamento rígido (alimentos ‘preto e branco’, ‘bons e ruins’)
Sentindo-se fora de controle
Mudanças de humor
Ansiedade ou depressão
Ansiedade aumentada em torno das refeições
Sensibilidade aumentada a comentários ou críticas sobre a forma do corpo, peso, aparência, hábitos alimentares ou de exercício
Pensamentos ou comportamentos suicidas ou automutilantes
Dieta constante ou repetitiva, padrões alimentares restritivos ou rígidos
Exercício excessivo ou compulsivo
Mudanças no estilo de roupa
Desempenho escolar ou profissional prejudicado
Rituais obsessivos em torno da comida
Mudanças nas preferências alimentares
Evitação frequente de refeições, dando desculpas para não comer
Retirada social ou evitação de situações sociais envolvendo alimentos
Comportamentos repetitivos ou obsessivos de checagem do corpo
Comportamento enganoso ou secreto em torno da comida

Anorexia Nervosa – Distúrbio Alimentar


Anorexia Nervosa

anorexia nervosa é um distúrbio alimentar que afeta sobretudo mulheres jovens. As pessoas com anorexia sentem um medo intenso de engordar e perder o controlo das suas formas corporais.

A falta de uma nutrição adequada pode provocar problemas de saúde físicos e mentais, por isso a anorexia deve ser tratada assim que possível.

Muitas vezes, a anorexia nervosa surge entre os 15 e os 25 anos, mas pode desenvolver-se em crianças mais novas e em pessoas mais velhas. Embora 90% das pessoas que desenvolvem anorexia sejam mulheres, esta doença também afeta os homens.

É difícil estimar a amplitude da anorexia, mas os estudos indicam que 1% das jovens do gênero feminino (com idades entre os 15 e os 25 anos) sofrem deste problema.

Anorexia Nervosa – Sintomas

O principal sintoma físico da anorexia é a perda de peso resultante de da pouca ingestão de alimentos. As crianças com anorexia continuarão a ganhar peso, mas menos do que o normal para uma criança da mesma idade.

Frequentemente o peso chega a 36, 32, 28 Kg ou menos(dependendo da estatura óssea,altura,etc).

Os vômitos podem ser provocados ao ingerirem comida com calorias acima do que elas “se permitem”. Os vômitos são provocados com os dedos, com cabos de colher, com arames, etc.

Isso pode acontecer no banheiro, no chuveiro e se não for possível, em vasos de plantas, sacos plásticos, papel higiênico, onde for possível. Se não vomitarem se sentem sujas por dentro e completamente “estufadas”.

Outros sintomas podem incluir dores de barriga, prisão de ventre ou diarreia, desmaios ou vertigens, pele seca, áspera ou descolorada, cabelo fino, quebradiço ou queda de cabelo, problemas dentários causados pelo ácido do estômago, que apodrece o esmalte dos dentes com repetidas induções de vómito, insónia ou fadiga.

Muitas vezes as mulheres com anorexia deixam de ter menstruações. Em crianças e adolescentes, pode atrasar a puberdade e causar problemas no seu desenvolvimento físico.

A anorexia também pode causar alterações de personalidade e comportamento.

Uma pessoa com anorexia pode ter um medo intenso de engordar e ter uma percepção errada da sua forma corporal: um peso normal e saudável pode fazer com que a pessoa se sinta tensa e em pânico.

Pode ficar deprimida, introvertida ou agitada, sofrer alterações de humor, perder interesse nas atividades normais, exercitar demasiado, começar a vomitar secretamente ou a tomar laxantes, ou utilizar supressores de apetite ou diuréticos.

A anorexia pode não ser percebida em suas fases iniciais, porque começa frequentemente com uma dieta inocente. Segue-se uma hiperatividade, com exercícios físicos exagerados. Há anoréxicos que chegam a “malhar” três horas seguidas por dia, num esforço de queimar calorias, a fim de perder peso. No caso de homens, muito mais raro, eles tendem a praticar esportes pesados, como levantamento de pesos.

Acontece às vezes de a doença não ser percebida pela família mesmo nos estágios mais avançados, porque a anoréxica geralmente prefere vestir roupas muito largas.

Anorexia Nervosa – Causas

A causa exata da anorexia nervosa é desconhecida.

É um problema complexo provavelmente causado por um conjunto de fatores sociais e biológicos: pressão social para ter um aspecto magro e ser sexualmente atraente, antecendentes familiares (genético), tipo de personalidade e relações familiares.

Pesquisas sugerem que o stress, experiências de vida difíceis e confusão com o crescimento sexual também podem ter um papel no desencadear da anorexia.

Anorexia Nervosa – Diagnóstico

Uma pessoa com anorexia habitualmente pesa pelo menos 15% menos do que o esperado para a sua altura e idade.

O diagnóstico passa por uma avaliação de fatores psicológicos e físicos. Pode envolver uma avaliação da atitude da pessoa em relação ao peso, à alimentação, à dieta e às suas ideias em relação ao corpo.

diagnóstico de anorexia nervosa pode ser difícil visto que a maioria das pessoas com esse problema negam que estão doentes e normalmente são trazidas para tratamento por um familiar. Além disso, a gravidade da anorexia varia de pessoa para pessoa. Uma pessoa com anorexia pode visitar o médico de família devido a sintomas como paragem da menstruação, dores abdominais, sentir-se inchada ou prisão de ventre.

Anorexia Nervosa – Tratamento

A anorexia é uma doença séria e complexa, e muitas vezes requer cuidados médicos especializados.

O tratamento é feito habitualmente no hospital, nas consultas externas. O objetivo é aumentar o peso, restaurar padrões saudáveis de alimentação e resolver crenças falsas que existam sobre a alimentação o peso e a ideia em relação ao corpo.

Serão geralmente sugeridos tratamentos psicológicos como a terapia cognitivo-comportamental. Existem disponíveis linhas de ajuda especializadas em distúrbios alimentares que podem oferecer apoio e aconselhamento.

Por vezes, a pessoa com anorexia pode ficar tão fraca que necessita de dar entrada no hospital. Se este for o caso, o hospital irá gerir o seu consumo de alimentos e fluidos.

Outras doenças que surjam como resultado da anorexia nervosa poderão ter de ser tratadas com medicação. Em alguns casos, aconselha-se medicação antidepressiva.

Anorexia Nervosa – Complicações

As mulheres com anorexia podem ter dificuldade em engravidar e têm mais probabilidades de ter um bebé prematuro ou com pouco peso.

Aqueles que desenvolvem anorexia antes ou durante a puberdade podem sofrer um atraso nas alterações físicas da puberdade ou um crescimento atrofiado.

As pessoas com anorexia têm um risco maior de virem a desenvolver osteoporose no futuro. A anorexia também pode levar os músculos (incluindo os músculos cardíacos) a perder força, aumentando assim o risco de doenças cardíacas no futuro.

Anorexia Nervosa – Resumo


Anorexia Nervosa

Principais características da anorexia nervosa:

Recusa em manter um peso normal mínimo para a idade e altura.
Perda de 15% ou mais do peso original.
Medo intenso de ganhar peso ou engordar.
Receio que o aumento de peso esteja fora de controlo.
Imagem corporal distorcida.
Amenorreia nas mulheres (perda de menstruação).

Comportamentos associados à anorexia nervosa:

Restrição dietética.
Acumular, dissimular, debicar, desfazer e deitar fora comida.
Comportamentos compulsivos ou ritualistas tais como cortar a comida em pedaços pequenos ou arrumar os alimentos no prato.
Comportamentos associados à ansiedade ao lidar com certos géneros alimentares (medir, pesar).
Preocupação com comida, ler receitas, preparar refeições apenas para outros.
Usar roupa larga ou em várias camadas para esconder a perda de peso.
Atividade compulsiva e exercício físico.
Isolamento social, secretismo.

Consequências físicas da perda de peso:

Dificuldade em concentrar-se e pensar claramente.
Sensibilidade ao frio.
Pressão arterial baixa que poderá resultar em desmaio, tonturas, perda da consciência.
Fraqueza generalizada.
Atrofia dos músculos e de outros órgãos tais como o cérebro.
Enfraquecimento ou queda de cabelo.
Tom de pele pálido (anémico).
Desidratação que poderá provocar prisão de ventre e pele seca.
Osteoporose (porosidade excessiva dos ossos)
Desenvolvimento de lanugem (cabelo fino como penugem) na face e braços.

anorexia nervosa é mais frequente entre as pessoas do gênero feminino (95% dos anorécticos são mulheres) e normalmente tem início durante a adolescência.

O indivíduo típico que sofre de anorexia nervosa é um adolescente do gênero feminino de elevado desempenho.

Uma das características das pessoas com anorexia nervosa é a tendência para o perfeccionismo e dificuldade de adaptação a mudanças.

anorexia nervosa pode desenvolver-se a partir de dietas e continuar num ciclo de perder de peso e não comer.

Os indivíduos com anorexia nervosa podem exibir uma combinação de comportamentos restritivos e purgantes (laxativos, diuréticos, vómito auto-provocado) para manter um peso baixo.

Os comportamentos restritivos incluem comer pouco, evitar alimentos de calorias elevadas e dedicar-se a exercício estenuante.

Estes comportamentos afetam a saúde física do indivíduo, a auto-estima e os sentimentos de competência.

Quinze por cento das pessoas que desenvolvem anorexia morrem diretamente da doença ou das consequências dessa patologia alimentar como por exemplo paragem cardíaca.

O tratamento da anorexia nervosa deverá ser individualizado e pode incluir: programas de internamento hospitalar, programas diários para pacientes não internados, medicação, em particular anti-depressivos para aliviar os sintomas da depressão e psicoterapia individual ou de grupo.

Os terapeutas utilizam várias abordagens entre elas a mais comum para o tratamento da anorexia nervosa inclui terapia comportamental, terapia comportamental-cognitiva, terapia familiar e terapias psicodinâmicas ou de expressão artística. Sheenas Place funciona como um recurso comunitário para o apoio a anorécticos em qualquer altura da sua recuperação.

Fonte: www.etext.org/www.eatingdisorders.org.au/www.wisegeek.com/cain.ulst.ac.uk/social.chass.ncsu.edu/www.hopkinsmedicine.org/www.sheenasplace.org/www.nhs.uk/www.anorexianervosa.hpg.com.br

Veja também

Tireoidite

PUBLICIDADE Tireoidite – Definição Tireoidite é um termo geral que se refere a “inflamação da glândula …

Taquicardia

PUBLICIDADE Taquicardia – Definição Taquicardia é um aumento na frequência cardíaca acima do normal.. Isto acontece …

Síndrome de Wolfram

PUBLICIDADE Síndrome de Wolfram – Definição A síndrome de Wolfram é uma doença rara e progressiva …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.