PUBLICIDADE
A amenorreia é a ausência de menstruação. Pode ser normal ( fisiológico) ou indicativo de doença ( patológica ). No último caso, a amenorreia não é o diagnóstico, mas é um sintoma de uma doença anatômica, genética ou neuroendócrina.
Classificação
De acordo com o período de estabelecimento e sua fisiopatologia, eles são classificados em três grupos.
Amenorreia fisiológica.
Amenorreia primária.
Amenorreia secundária.
Amenorréia fisiológica
A falta de menstruação é fisiológica:
Antes da puberdade: a menarquia (primeira menstruação) geralmente ocorre entre 10 e 14 anos.
Na gravidez: a amenorreia está sempre presente na gravidez.
Na amamentação: a amenorreia que ocorre durante a lactação é de origem hipotálamo-hipofisária e é de duração variável. O endométrio não cresce ou se desenvolve devido a uma diminuição na produção de estrogênio e progesterona. Isto é devido ao fato de que, juntamente com a liberação de prolactina, há uma diminuição na liberação de gonadotropinas, a maturação dos folículos ovarianos não ocorre .
Após a menopausa, que geralmente ocorre entre 45 e 55 anos. É porque o ovário perde a funcionalidade. Começa a ocorrer quando a secreção hormonal deixa de ser rítmica.
Amenorréia primária
A amenorreia primária é considerada como sendo todos os casos em que a menarquia não ocorreu antes dos 16 anos (97% das mulheres têm menarquia antes de 15 anos e meio) ou antes dos 14 anos se não tiverem características sexuais secundário
A amenorreia primária ocorre quando há uma alteração no funcionamento normal dos ovários e manifesta-se por menarca diferida, ou seja, na primeira menstruação, há uma aparência de características sexuais secundárias, que são o cabelo e as axilas , desenvolvimento dos peitos ou seios e falta de definição na estrutura do corpo feminino, como cintura, quadris.
Isso é causado pela falta de produção de hormônios, como progesterona, estrogênios, androgênios e corticosteróides ou pela presença de cistos nos ovários. Também pode ser causada pelo desenvolvimento anormal do útero e da vagina ou pela presença de um hímen não perfurado e muito fechado, o que dificulta a eliminação do fluxo sanguíneo.
Amenorreia secundária
A amenorreia classicamente secundária é definida , como a ausência de menstruação durante três meses ou mais em mulheres que já menstruaram, no entanto, para fins de diagnóstico e tratamento, essa classificação não é muito útil.
Etiologia
Nas mulheres em idade reprodutiva, as duas principais causas de amenorreia são a gravidez e a lactação. As causas patológicas da amenorreia são diversas. Qualquer alteração nos órgãos que regulam a menstruação ( sistema nervoso central , hipotálamo , glândula pituitária , ovários , útero , vagina ) pode levar à ausência de uma regra.
A amenorreia, primária ou secundária, é um sintoma que indica alguma anormalidade anatômica, genética ou neuroendócrina. As causas podem ser caracterizadas em dois grandes grupos:
Anomalias anatômicas dos órgãos genitais.
Anormalidades na função endócrina.
O que é
Fonte: es.wikipedia.org/pt.scribd.compt.scribd.com