PUBLICIDADE
Nomes Químicos: Sulfato; iões sulfato; Sulfato (2-); ânion sulfato.
Fórmula Molecular: SO4(2–) ou O4S-2
Peso Molecular: 96.056 g / mol
Definição
O sulfato é altamente abundante em nosso meio ambiente, encontrado naturalmente como minerais na terra.
Sulfato, qualquer um dos inúmeros compostos químicos relacionados ao ácido sulfúrico, H2SO4.
Um grupo destes derivados é composto por sais contendo o ião sulfato, SO42-, e iões carregados positivamente tais como os de sódio, magnésio ou amónio; um segundo grupo é composto de ésteres, nos quais os átomos de hidrogênio do ácido sulfúrico foram substituídos por grupos de combinação contendo carbono, tais como metil (CH3) ou etil (C2H5).
O que é
O sulfato é altamente abundante em nosso meio ambiente, encontrado naturalmente como minerais na terra.
Sulfato é um composto químico que é composto de um átomo de enxofre com quatro átomos de oxigênio em torno dele. Quando você vê sulfato, a primeira coisa que você deve pensar é a forma de uma estrela com enxofre no meio. Os quatro átomos de oxigênio que circundam o enxofre formam a forma de estrela.
Vamos aprender mais sobre a estrutura do sulfato um pouco mais tarde.
Melhores amigos com outro composto orgânico chamado ácido sulfúrico, sulfatos são considerados sais sempre que eles estão saindo com ácido sulfúrico.
Outra propriedade única do sulfato é a sua capacidade de se ligar aos metais. Ao usar seus átomos de oxigênio como ligantes, ou braços, o íon sulfato alcançará um metal formando uma ponte ou conexão. Essa conexão de um composto químico ligado a um metal é chamada de quelato. Como você pode ver aqui, quando o sulfato toma o título de uma substância quelante, os átomos de oxigênio carregados negativamente vão alcançar o metal, ferro. O resultado disso é a formação de um complexo de íon metálico chamado sulfato de ferro (II) ou FeSO4
.Como o sulfato tem tantos elétrons, ele pode usar um par de elétrons para se conectar ao metal ou vários pares de elétrons. Quando um par de elétrons é usado, isso é chamado de ligante monodentado. Quando mais de um par de elétrons são usados, isso é chamado de ligante multidentado.
Sulfatos – Ácido Sulfúrico
Sulfato
O sulfato é um sal inorgânico de ácido sulfúrico. O sulfato de íons é um ânion poliatômico com a fórmula empírica SO4. Muitos sais de sulfato são altamente solúveis em água. Sulfatos aumentam a acidez da atmosfera, criando chuva ácida. O efeito Ttwomey, ou o efeito de aerossóis de sulfato na formação de nuvens, pode compensar o efeito de aquecimento dos gases de efeito estufa e ocorre em grande parte a jusante de áreas altamente industriais.
Sulfatos, o que são eles?
Você sabia que os sulfatos são um composto natural?
Eles são na verdade sais comumente encontrados em nosso ambiente, eles consistem em um átomo de enxofre e quatro átomos de oxigênio.
Sulfatos em produtos de cuidados pessoais, que é a combinação de sais e ácidos graxos. Quando eles são usados em xampus, os sulfatos são muito eficientes e podem extrair muito óleo natural do cabelo e da pele. Eles também podem causar ressecamento e irritação em seu couro cabeludo. Por essa razão, o uso de xampus sem sulfatos é uma maneira mais suave, mas eficaz, de limpar o cabelo.
Espere, nem todos os sulfatos são ruins?
Quando eles são usados em condicionadores em combinação com outras moléculas, eles podem realmente ajudar a tornar o cabelo mais liso, mais macio e visivelmente mais saudável. Nesse caso, é errado dizer que eles são ruins para o seu cabelo. Os BONS sulfatos deixam os cabelos mais macios e suaves ao toque, e ajudam a reduzir drasticamente a quebra de penteados e penteados. Sulfatos em condicionadores e tratamentos não danificam tratamentos químicos ou cor.
Os produtos de limpeza de sulfato mais agressivos: lauril sulfato de sódio e lauril sulfato de amônio (normalmente encontrados em xampus).
Quando os sulfatos são combinados com outras moléculas para formar condicionadores capilares, eles podem ser muito benéficos. Exemplos incluem metossulfato de behentrimonium. Este tipo de sulfato não tira o cabelo e é bom para condicionar e desembaraçar.
Sulfatos – Compostos
Sulfato
Sulfato (SO4) pode ser encontrado em quase toda a água natural. A origem da maioria dos compostos de sulfato é a oxidação de minérios de sulfito, a presença de xistos ou os resíduos industriais.
O sulfato é um dos principais componentes dissolvidos da chuva. Altas concentrações de sulfato na água que bebemos podem ter um efeito laxante quando combinadas com cálcio e magnésio, os dois constituintes mais comuns da dureza. As bactérias, que atacam e reduzem os sulfatos, formam o gás sulfídrico (H2S).
O nível máximo de sulfato sugerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) nas Diretrizes para a Qualidade da Água Potável, estabelecido em Genebra, 1993, é de 500 mg / l. As normas da União Europeia (UE) são mais recentes, 1998, completas e rigorosas do que as normas da OMS, sugerindo um máximo de 250 mg / l de sulfato na água destinada ao consumo humano.
Como o sulfato entra em nossos suprimentos de água?
Alguns solos e rochas contêm minerais sulfatados. À medida que as águas subterrâneas se movem através delas, parte do sulfato é dissolvido na água.
Alguns minerais que contêm sulfato são sulfato de sódio (sal de Glauber), sulfato de magnésio (sal de Epsom) e sulfato de cálcio (gesso).
Riscos à saúde para humanos que bebem água contendo altos níveis de sulfato
Pessoas não acostumadas a beber água com altos níveis de sulfato podem apresentar desidratação e diarréia. As crianças são frequentemente mais sensíveis ao sulfato do que os adultos. Como medida de segurança, a água com um nível de sulfato superior a 400 mg / l não deve ser utilizada na preparação de alimentos para bebés. Crianças mais velhas e adultos se acostumam com altos níveis de sulfato após alguns dias
Outros problemas causados pelo sulfato
O sulfato dá um gosto amargo ou medicinal à água se exceder uma concentração de 250 mg / l. Isso pode tornar desagradável beber a água.
Altos níveis de sulfato também podem ser corrosivos para encanamento, particularmente tubulação de cobre. Em áreas com altos níveis de sulfato, é comum o uso de materiais hidráulicos resistentes à corrosão, como tubos de plástico.
Fonte: pubchem.ncbi.nlm.nih.gov/sciencing.com/study.com/www.margidavid.com/www.lenntech.com
Redes Sociais