PUBLICIDADE
Fórmula: Fe2O3
Massa molar: 159,69 g/mol
Densidade: 5,24 g/cm³
Ponto de fusão: 1.565 °C
Óxidos
Óxido de FeII
FeO: óxido de ferro (II), wüstite
FeO2: dióxido de ferro
Óxidos mistos de FeII e FeIII
Fe3O4: Óxido de ferro (II, III), magnetita
Fe4O5
Fe5O6
Fe5O7
Fe25O32
Fe13O19
Óxido de FeIII
Fe2O3: óxido de ferro (III)
a-Fe2O3: fase alfa, hematita
ß-Fe2O3: fase beta
?-Fe2O3: fase gama, maghemite
e-Fe2O3: fase epsilon
Hidróxidos
Hidróxido de ferro (II): (Fe(OH)2)
Hidróxido de ferro (III): (Fe(OH)3).
Definição de Óxido de Ferro
Em química, é um composto de oxigênio e ferro.
Os óxidos de ferro e os hidróxidos de óxido são de grande difusão na natureza, desempenham um papel importante em muitos processos geológicos e biológicos e são amplamente utilizados por seres humanos, por exemplo, como minérios de ferro, pigmentos, catalisadores, termita e hemoglobina. A ferrugem comum é uma forma de óxido de ferro (III). Os óxidos de ferro são amplamente utilizados como pigmentos baratos e duráveis em tintas, revestimentos e concretos coloridos.
O que é Óxido de Ferro?
Pigmento de óxido de ferro. A cor marrom indica que o ferro está no estado de oxidação +3
O óxido de ferro é qualquer um de uma variedade de compostos químicos feitos de ferro e oxigênio.
A maioria destes ocorrem naturalmente. Alguma forma no solo ou em depósitos químicos em rochas ou montanhas, e a ferrugem também é uma fonte muito comum e bem conhecida.
Nem todos os óxidos são úteis para os seres humanos, mas várias variedades desempenham papéis fundamentais na indústria, cosméticos e arte. Os fabricantes geralmente dependem deles para adicionar pigmento, bem como para fornecer determinadas propriedades eletrônicas e magnéticas para coisas como cartões bancários e dispositivos de digitalização digital.
De onde vem
O ferro é um elemento metálico com o símbolo químico Fe, e é uma das substâncias minerais mais prolíficas e comuns na Terra. Os cientistas estimam que é encontrado em aproximadamente 5% da crosta do planeta, e também existe no seu núcleo. O ferro gira para o óxido de ferro quando entra em contato com o oxigênio, sozinho ou em combinação com outros elementos como a água. Quando o mineral é exposto à água e ao ar durante longos períodos de tempo, geralmente produzirá ferrugem, que é um óxido de café avermelhado.
Depósitos de óxido de ferro também ocorrem no solo. Os especialistas geralmente acreditam que estes foram criados pela precipitação de ferro a partir de água do mar durante o Proterozóico cerca de 1,6 bilhões de anos atrás. Estes depósitos são encontrados em locais em todo o mundo, embora as maiores concentrações tendem a ser no que é hoje os Estados Unidos, Índia, Austrália, China, Brasil e Rússia.
Tipos diferentes
O ferro oxida um par de maneiras diferentes, e os resultados se deparam com um espectro, com alguns sendo principalmente ferro e outros principalmente oxigênio. A cor final e as especificações técnicas variam em conformidade.
Existem duas formas primárias, conhecidas como (II) e (III), da natureza do óxido, embora diferentes elementos e compostos, por vezes, se desenhem de ambas as fontes. A oxidação, por exemplo, é conhecida como óxido de ferro (II, III) e tem a estrutura química Fe2O3, embora a designação (II, III) também seja dada à magnetita, um composto com a estrutura Fe3O4; vários outros compostos também podem ser incluídos neste agrupamento.
Na maioria dos casos, as designações numéricas dizem mais sobre como o ferro elementar e o oxigênio se ligam do que o aspecto da substância.
A cor também importa. Na maioria dos casos, o ferro com concentrações pesadas (II) tende a atingir o preto profundo e a cor do carvão vegetal, enquanto aqueles com uma composição (III) caem mais na extremidade castanha avermelhada do espectro. O planeta Marte, por exemplo, é muitas vezes conhecido como o “planeta vermelho” graças às altas concentrações de óxido de ferro (III) em sua crosta e em seu solo.
Uso em Eletrônica
Entre os elementos estáveis e de temperatura ambiente, geralmente há apenas três que são naturalmente magnéticos, nomeadamente cobalto, níquel e ferro; entre estes, o ferro é geralmente o mais magnético, que os fabricantes muitas vezes capitalizam na produção de ímãs, peças eletrônicas, cassetes de áudio e vídeo e cartões bancários e magnetizados. Nestes casos, um pouco de óxido em pó é combinado com outros elementos e selantes para criar fitas magnéticas ou bandas que podem ser usadas para ajudar a manter as peças funcionando carregadas e no lugar. Que o óxido ocorre naturalmente na natureza também ajuda a reduzir os custos.
Aplicações Cosméticas
A indústria de cosméticos usa o composto para criar vários pigmentos na maquiagem também. A maioria das formas de óxido não são tóxicas, repelentes de água e não corroem ou sangram, tornando-os um aditivo ideal para produtos como rímel, base líquida e em pó e sombra de olho.
Os óxidos também podem ser encontrados em certos tipos de produtos de saúde, como talco em pó, creme facial e creme corporal. Alguns produtos protetores solares também o contêm. Sua estrutura geralmente é pensada para ajudar a bloquear os perigosos raios ultravioleta do sol contra a pele humana prejudicial.
Importância na arte
No mundo da arte, o óxido de ferro é usado para criar pigmentos tais como siena queimada e ferrugem queimada. As cores e tintas feitas desta forma tendem a ser permanentes e duradouras. Embora o método preciso de colorir pinturas tenha mudado um pouco ao longo do tempo, o conceito básico está em jogo desde a idade pré-histórica; as pinturas rupestres em Lascaux, na França, são apenas um exemplo de quanto tempo este composto foi usado e o quanto as pinturas feitas com o ferro acabaram. Os fabricantes modernos raramente dependem sozinhos para formar cores de base e fundações de pigmento, embora muitas vezes ainda seja um ingrediente importante.
Na industria
O composto em seus vários tipos e combinações tem uma variedade de diferentes usos na indústria. Os pigmentos são freqüentemente usados para colorir coisas como pintura comercial, concreto, couro e calçado, por exemplo; Produtos como azulejos e borrachas às vezes também o contêm para cor e estabilidade. O óxido de ferro também é adicionado a diferentes nutrientes, alimentos e medicamentos em vestígios, geralmente como forma de manter o equilíbrio químico entre diferentes ingredientes ativos.
Óxidos de ferro – Pigmentos usados para colorir cosméticos
Os óxidos de ferro foram utilizados na coloração dos cosméticos desde o início dos anos 1900 e são usados para dar não só cosméticos, mas qualquer produto de pele, a sua cor.
Eles são classificados em três grupos principais de cores: o óxido de ferro amarelo (amarelo), colcothar (vermelho), óxido de ferro preto (preto). Existem 16 óxidos de ferro no total e todos eles são compostos de ferro e oxigênio.
Fonte: www.merriam-webster.com/en.wikipedia.org/en.wikipedia.org/www.wisegeek.org/www.truthinaging.com
Redes Sociais