PUBLICIDADE
Isopreno é um hidrocarboneto insaturado líquido inflamável C5H8 usado especialmente em borracha sintética
Um dos principais componentes que compõem a borracha natural e é usado para fazer borrachas sintéticas. Ele também é emitido de plantas e árvores, foi detectado em fumaça de tabaco e escape de automóveis.
Química
Um hidrocarboneto líquido volátil obtido do petróleo, cuja molécula forma a unidade estrutural básica de borrachas naturais e sintéticas.
Fórmula química: CH2=C(CH3)-CH=CH2
O isopreno
Isopreno, também chamado 2-metil-1,3-butadieno, um hidrocarboneto líquido volátil incolor obtido no processamento de petróleo ou de alcatrão de carvão e utilizado como uma matéria-prima química.
A fórmula é: C5H8
O isopreno, isoladamente ou em combinação com outros compostos insaturados (aqueles contendo ligações duplas e triplas), é usado principalmente para produzir materiais poliméricos (moléculas gigantes consistindo de muitas moléculas pequenas e semelhantes ligadas entre si) com propriedades dependentes das proporções dos ingredientes. bem como o iniciador (substância que inicia a reação de polimerização) empregado. A polimerização de isopreno usando catalisadores Ziegler produz borracha sintética que se assemelha ao produto natural. A borracha de butila, feita de isobuteno com uma pequena quantidade de isopreno, usando iniciador de cloreto de alumínio, possui excelente impermeabilidade a gases e é usada em tubos internos.
Muitas substâncias vegetais têm fórmulas que são pequenos múltiplos de C5H8.
Isopreno
A formação de isopreno na decomposição térmica desses materiais levou à proposta do químico alemão Otto Wallach, em 1887, de que eles são construídos a partir de unidades de isopreno. Essa “regra do isopreno” foi verificada em numerosos casos e se mostrou útil em estudos de estruturas de terpenos e terpenóides.
O que é um Isopreno?
O isopreno é um composto orgânico sensível ao calor.
Pode ser encontrado naturalmente no corpo humano e no ambiente em concentrações relativamente baixas. Quando é extraído para uso industrial, o produto químico geralmente pode ser encontrado como um líquido claro.
Vários tipos de árvores e plantas tendem a conter isopreno. O calor gerado pelo sol pode fazer com que a substância seja emitida pelas folhas dessas plantas.
Uma vez libertado o isopreno, pode misturar-se com outras substâncias na atmosfera para criar gases com Efeito Estufa, como o monóxido de carbono.
Este processo foi observado principalmente em áreas tropicais e subtropicais. Acredita-se que as emissões atuem como um mecanismo de defesa para ajudar a impedir que o sol danifique as plantas. Como esse processo é iniciado pelo calor, normalmente é constatado que as emissões são mais baixas à noite e durante os períodos mais frios.
Acredita-se que o isopreno seja o hidrocarboneto mais comumente encontrado no corpo humano. Se a respiração de uma pessoa é analisada, esta substância provavelmente estará presente. Pesquisas sugerem que um humano de 70kg produz cerca de 17 mg de isopreno por dia. Isso não deve, no entanto, encorajar as pessoas a acreditar que o contato com o produto químico é inofensivo.
Testes laboratoriais de animais levaram a crenças de que o isopreno pode causar câncer em humanos. Testes revelaram que a exposição ao produto químico causou a formação de tumores em vários órgãos dos espécimes. Não há testes humanos reconhecidos que confirmem essas crenças.
Nos Estados Unidos, entretanto, o isopreno é designado como material perigoso. Isso significa que as autoridades tendem a acreditar que isso representa riscos ao meio ambiente ou à saúde humana. Como tal, o produto químico é submetido a regulamentos especiais que determinam como ele deve ser rotulado, usado e descartado. Deve haver uma folha de dados de segurança do material disponível nos locais de trabalho onde esta substância é usada ou armazenada.
O isopreno é um componente da borracha natural e é frequentemente usado em ambientes industriais para fabricar produtos como borrachas sintéticas e termoplásticos. Um grande cuidado é geralmente necessário quando se utiliza este produto químico. Assim como é sensível ao calor do sol, também pode reagir a outras fontes de calor. Ele tende a ser altamente inflamável e pode até ser inflamado por uma faísca. Seus vapores também podem criar um ambiente explosivo.
Esta substância é naturalmente emitida pelo sol. Para fins industriais, é frequentemente extraído por craqueamento térmico de nafta, uma mistura de hidrocarbonetos inflamáveis. Também pode ser liberado por atividades humanas, como queima de madeira e tabagismo.
Fonte: www.wisegeek.org/www.britannica.com/www.merriam-webster.com/www.medicinenet.com
Redes Sociais