O que é um Fenômeno Físico?
PUBLICIDADE
Como é denominado cientificamente uma substância que sofreu alterações na sua estrutura física como estado físico, tamanho e aparência ? Quando isso ocorre a denominação científica para tal acontecimento é fenômeno físico, pois nesse fenômeno ocorre alteração na estrutura física da matéria, mas que não gera alteração na sua composição.
Para melhor entender vamos ao exemplo, a água da chaleira ferve quando chega a 100 ºC, então dizemos que 100 ºC é o ponto de ebulição da água, a ebulição que ocorre é o fenômeno físico.
Outros exemplos são:
– Cortar o papel (forma, tamanho ou aparência);
– Amassar um papel (forma, tamanho ou aparência);
– Amassar uma lata (forma, tamanho ou aparência);
– Quebrar um objeto (forma, tamanho ou aparência);
– Derreter o gelo (estado físico);
– Dissolver açúcar em água (estado físico);
– Derretimento de metais, como cobre (estado físico);
– A fumaça de água que fica no banheiro após um banho (estado físico).
Os fenômenos físicos se baseiam quase inteiramente no estado físico da matéria, a matéria existe em três estados físicos: sólidos, líquidos e gasosos.
Os estados físicos da matéria possuem determinadas características macroscópicas e microscópicas que resultam da forma de agregação das partículas, esta forma de agregação está intimamente relacionada com condições como temperatura e pressão.
O calor e a pressão atuam sobre as partículas de modo a alterar as forças que existem entre elas, alterando desta maneira o estado físico da substância, por isso que cada substância necessita de uma determinada energia (calor) para mudar seu estado físico, exemplo a água e o óleo são líquidos a 90 º C, já a 180 º C a água é gasosa, mas o óleo contínua líquido, pois ele necessita de mais energia (calor) para ir para o estado gasoso.
As mudanças de estados são:
– Fusão: é a passagem do estado sólido para o estado físico líquido, com o aumento da temperatura. Exemplo: O derretimento da parafina quando se acende a vela, gelo tornando-se água.
– Solidificação: é a passagem do estado físico líquido para o estado físico sólido, com a diminuição da temperatura. Exemplo: fabricação do gelo pela diminuição da temperatura da água.
– Vaporização: é a passagem do estado físico líquido para o gasoso, com o aumento da temperatura. Exemplo: A fumaça de água que fica no banheiro após um banho.
– Liquefação ou condensação: é a passagem do estado físico gasoso para o líquido com diminuição de temperatura. Exemplo: no inverno um veículo permanecendo em um lugar aberto torna-se úmido devido a condensação do vapor d’água contido no ar atmosférico.
Tatiane Bianquini
Referências Bibliográficas
Kotz, J. C., & Paul Jr, M. (2010). Química geral e reações químicas. Cengage Learning Edições Ltda.
Redes Sociais