PUBLICIDADE
Definição
O etano (C2H6) é um gás combustível incolor e inodoro que faz parte da mistura conhecida como gás natural.
É um hidrocarboneto de ocorrência natural que pode ser encontrado no subsolo na forma líquida em formações rochosas, como leitos de xisto e carvão.
O etano é um gás sem cheiro ou cor que queima facilmente e é encontrado no gás natural e no petróleo
O que é
O etano é um composto de hidrocarboneto que existe na natureza como um gás inodoro e incolor à temperatura e pressão padrão.
Devido à presença de uma ligação simples em sua estrutura, é classificada como hidrocarboneto alcano e é incluída nos quatro primeiros alcanos primários: metano, etano, propano e butano.
O etano foi descoberto por Michael Faraday em 1834, quando ele eletrolizou uma solução de acetato de potássio.
O nome “etano” foi derivado de “éter”, onde o mais recente vem do éter latino e do grego aither, que significa “ar superior”.
A fórmula química para o gás etano é o C2H6, que o inclui na série de parafina, que suporta uma fórmula padrão de CnH2n + 2.
É um composto estável e mostra resistência à reatividade.
Possui uma massa molar de 30,07 gramas por mole (g/mol). O ponto de fusão do etano é de -181,76 ° C (89,34 K), enquanto seu ponto de ebulição é de -88,6 ° C (184,5 K).
Devido à sua natureza não polar, é solúvel em solventes polares como a água. Normalmente, a solubilidade do etano é bastante baixa para a formação de uma solução homogênea à temperatura ambiente.
Como é o caso de todos os alcanos, também é altamente combustível. A combustão completa do gás produz dióxido de carbono e água juntamente com a liberação de 1561 kg de joules por mole (kJ/mol).
A combustão incompleta ou parcial do gás leva à produção de compostos de carbono único como monóxido de carbono e formaldeído.
Outros produtos triviais produzidos durante a combustão parcial do etano são acetaldeído, metanol, etanol e metano. Estruturalmente, possui uma das redes mais simples entre todos os alcanos, consistindo em uma única ligação carbono-carbono.
O etano é classificado como combustível limpo e também é o segundo constituinte principal do gás natural depois do metano.
Além do gás natural, também ocorre naturalmente como um componente dissolvido no óleo de petróleo.
Fora isso, é um subproduto principal durante as operações que envolvem a refinaria de petróleo e carbonização de carvão.
O etano é usado principalmente para a produção de etileno através do processo de quebra de vapor. Geralmente, este procedimento utiliza outro agente para a redução de hidrogênio que não seja oxigênio.
A reação é realizada a temperaturas mais altas, entre uma faixa de 600 ° – 900 ° C (873,15 – 1.173,15 K).
O etileno é um produto comercial significativo, amplamente utilizado para acelerar o processo de amadurecimento de alimentos, a fabricação de gás de solda e um componente principal na produção de mostarda de enxofre Levinstein, um gás mortal para armas químicas.
Etano – composto químico
Etano, um hidrocarboneto gasoso incolor, inodoro e composto (composto de hidrogênio e carbono), pertencente à série de parafina; sua fórmula química é C2H6.
O etano é estruturalmente o hidrocarboneto mais simples que contém uma única ligação carbono-carbono. O segundo constituinte mais importante do gás natural, também ocorre dissolvido em óleos de petróleo e como subproduto das operações de refinaria de petróleo e da carbonização de carvão.
A importância industrial do etano baseia-se na facilidade com que pode ser convertido em etileno (C2H4) e hidrogênio por pirólise, ou rachaduras, quando passados por tubos quentes.
Assim como o propano e, em menor grau, o butano, o etano é a principal matéria-prima para a enorme indústria petroquímica de etileno, que produz produtos importantes como polietileno plástico, etileno glicol e álcool etílico.
Mais de 90% do etano produzido na década de 1960 foi queimado como combustível sem separação do gás natural.
O gás etano pode ser liquefeito sob pressão ou a temperaturas reduzidas e, portanto, separado do gás natural.
Ao contrário do propano, o etano líquido não é de uso comum como combustível industrial ou doméstico.
A história do etano
O etano tem uma longa história, mas por muitos anos foi o gás esquecido.
Ao trabalhar com eletrólise, o famoso cientista inglês Michael Faraday confundiu o composto de hidrocarboneto com metano em 1834.
Outro erro, apenas uma década depois, resultou em um conjunto separado de cientistas mais uma vez identificando o composto como metil.
Somente em 1864 o etano foi corretamente identificado.
Como o etano é produzido
Quando produzido pela primeira vez, o petróleo e o gás natural devem ser processados para remover várias impurezas.
O processamento de gás natural remove hidrocarbonetos como etano, butano, propano e outros hidrocarbonetos, além de água e outras impurezas da corrente de gás.
Uma vez separados, os hidrocarbonetos valiosos são refinados e vendidos para diversos fins, incluindo combustível e matéria-prima.
É importante observar que o etano e outros hidrocarbonetos nem sempre são removidos da corrente de gás, pois é um processo dispendioso separar os hidrocarbonetos do metano.
Fórmula Química
Etano – C2H6
Fonte: articles2.marketrealist.com/www.praxairdirect.com/www.eia.gov/dictionary.cambridge.org/www.wisegeek.org/www.americanethane.com/marcelluscoalition.org/energyfactor.exxonmobil.asia
Redes Sociais