Difusão

PUBLICIDADE

Definição

Difusão, processo resultante do movimento aleatório de moléculas pelo qual existe um fluxo líquido de matéria de uma região de alta concentração para uma região de baixa concentração.

Um exemplo familiar é o perfume de uma flor que permeia rapidamente o ar parado de uma sala.

Química

Em química difusão é o processo pelo qual partículas de líquidos, gases ou sólidos se misturam como resultado de seu movimento espontâneo causado por agitação térmica e em substâncias dissolvidas se movem de uma região de maior para uma de menor concentração

O que é

Em termos gerais, difusão significa simplesmente a disseminação de uma substância ou qualidade de uma área de concentração relativamente alta para uma área de concentração mais baixa.

O termo é mais comumente usado para descrever o processo pelo qual moléculas de diferentes tipos atingem uma concentração uniforme, após serem inicialmente desigualmente distribuídas, através de seus movimentos aleatórios.

Isso às vezes é chamado de difusão molecular e desempenha um papel fundamental em muitas áreas da física, química e biologia.

Está intimamente relacionado à maneira como as células absorvem os nutrientes, portanto a vida não poderia existir sem ela.

O termo também pode se referir à disseminação de calor ou luz, ou, no contexto das ciências sociais, à disseminação de idéias ou inovações pela sociedade.

Difusão Molecular

As moléculas estão constantemente em movimento, devido à presença de calor; mesmo em temperaturas extremamente baixas, existe alguma energia térmica, dando movimento térmico às partículas.

Nos sólidos, as partículas são mantidas em uma estrutura relativamente rígida e não podem se afastar muito de suas posições iniciais, mas em líquidos e gases, elas são livres para se mover de uma maneira menos restrita.

Esse movimento é aleatório, pois as moléculas estão constantemente se refletindo, de modo que não há um padrão geral. Esse movimento aleatório é o que permite a difusão.

A taxa na qual o fenômeno ocorre aumenta com a temperatura, à medida que a velocidade com que as partículas se movem aumenta.

Se dois gases diferentes na mesma temperatura são colocados em contato um com o outro, com o tempo, o movimento aleatório de suas moléculas fará com que elas se misturem até que sejam distribuídas uniformemente, sem a influência de qualquer fator externo. Um fenômeno semelhante pode frequentemente ser observado com dois líquidos diferentes, mas às vezes, devido a fatores químicos, os líquidos não se misturam. Por exemplo, adicionar óleo vegetal à água não resultará em difusão. Quando um sólido é dissolvido em um líquido, suas moléculas se difundem por todo o líquido.

Nos líquidos que se misturam, a difusão pode ser observada se os líquidos forem de cores diferentes. Esse fenômeno, no entanto, não deve ser confundido com convecção ou advecção, que envolve o movimento geral de fluidos por correntes que requerem uma fonte de energia.

A difusão é uma forma do que os cientistas chamam de transporte passivo, ou seja, movimento que ocorre sem necessidade de energia adicional.

No exemplo frequentemente citado de uma gota de corante colorido sendo adicionada a um copo de água, grande parte da mistura que ocorre é na verdade devido às correntes criadas pelo movimento inicial da gota de corante sob gravidade. Em experimentos que eliminam esses efeitos e similares, pode-se observar a verdadeira difusão; por exemplo, a água colorida pode se difundir através de um gel, mas esse é um processo muito mais lento.

A difusão também desempenha um papel nos processos envolvidos na vida de uma célula, particularmente no transporte de nutrientes, aminoácidos e outras substâncias essenciais de um lugar para outro. A osmose, o processo pelo qual as moléculas são transportadas através das paredes e membranas das células individuais de plantas e animais, é uma forma de difusão.

Uma parede celular é uma membrana seletivamente permeável ou através da qual certas moléculas podem passar, mas outras não. Se, de um lado de uma membrana, houver uma solução de alta concentração, enquanto do outro lado a mesma solução em uma concentração mais baixa, o solvente tenderá a se mover para a área de maior concentração até que as duas soluções atinjam o equilíbrio.

Isso só pode ocorrer se as moléculas do soluto – a substância dissolvida – forem maiores que as do solvente. As moléculas de solvente menores podem passar através da membrana, enquanto as maiores são grandes demais para fazê-lo e devem permanecer do outro lado.

Outras formas de difusão

Difusão também pode significar a propagação do calor através de um sólido, embora isso geralmente seja chamado de condução e a propagação da luz através de uma substância translúcida – por exemplo, vidro fosco em uma lâmpada usada para fornecer uma luz “difusa” que é mais agradável aos olhos.

Fora do contexto da física, o termo pode ser usado para descrever a disseminação de uma ideia ou de uma tecnologia inovadora através de uma população, através do contato entre pessoas, conformidade dentro de um grupo ou observação dos benefícios trazidos a outras pessoas.

O que é a teoria da difusão?

A teoria da difusão, também conhecida como teoria da difusão das inovações, é uma teoria relativa à disseminação da inovação, idéias e tecnologia através de uma cultura ou culturas.

A teoria foi extensivamente estudada por sociólogos, psicólogos e antropólogos. A teoria da difusão afirma que existem muitas qualidades em pessoas diferentes que as fazem aceitar ou não uma inovação.

Existem também muitas qualidades de inovações que podem levar as pessoas a aceitá-las ou a resistir prontamente.

Segundo a teoria da difusão, há cinco estágios no processo de adoção de uma inovação. O primeiro estágio é o conhecimento, no qual um indivíduo toma consciência de uma inovação, mas não tem informações sobre ela.

Em seguida, é a persuasão, na qual o indivíduo se interessa ativamente na busca de conhecimento sobre a inovação.

Na terceira etapa, decisão, o indivíduo pesa as vantagens e desvantagens da inovação e decide se deve ou não adotá-la.

Após a decisão, vem a implementação, na qual o indivíduo realmente adota e usa a inovação. A confirmação é a etapa final. Depois de adotar a inovação, o indivíduo toma uma decisão final sobre se deve ou não continuar usando-a com base em sua própria experiência pessoal. Esses mesmos estágios se aplicam, em graus variados, a grupos de pessoas além de indivíduos.

Existem muitos fatores de inovação que determinam a probabilidade de as pessoas adotá-las e a rapidez com que as pessoas as adotam. De um modo geral, se uma inovação for melhor do que qualquer padrão anterior, ela será adaptada. No entanto, se a inovação for contrária aos valores morais das pessoas, será menos provável que elas a adaptem.

A capacidade de experimentar a inovação sem se comprometer imediatamente também influencia a probabilidade de as pessoas adotarem a inovação.

A simplicidade de uso também é um fator importante na adoção de inovações. Não importa quão boa seja uma inovação, as pessoas hesitarão em adotá-la se for difícil de usar e aprender. Mais importante, porém, são os resultados observáveis. Quando as pessoas começam a ver o bem que a inovação está fazendo por elas e por seus vizinhos, terão dificuldade em resistir à tentação de adotá-la.

Essas qualidades da inovação são de extrema importância para a teoria da difusão.

A teoria da difusão também se preocupa com a velocidade com que as inovações se espalham.

Algumas pessoas adotam a inovação imediatamente, enquanto outras permanecem por muito tempo e continuam usando métodos mais antigos.

A taxa de adoção depende de muitos fatores. Se, por exemplo, um membro altamente respeitado de uma comunidade adotar uma inovação, muito mais pessoas provavelmente o seguirão.

Se muitas pessoas dão críticas negativas a uma inovação, é provável que as pessoas demorem a adotá-la.

O que causa a difusão?

Nos gases e líquidos, as partículas se movem aleatoriamente de um lugar para outro. As partículas colidem umas com as outras ou com o seu recipiente. Isso os faz mudar de direção. Eventualmente, as partículas são espalhadas por todo o recipiente.

A difusão acontece por si só, sem mexer, sacudir ou flutuar.

Difusão

Fonte: www.bbc.co.uk/www.wisegeek.org/www.biologymad.com/examples.yourdictionary.com/www.merriam-webster.com/www.mytutor.co.uk/www2.virginia.edu/bio.libretexts.org

Veja também

Anticongelante

PUBLICIDADE Anticongelante – Definição Anticongelante é um líquido, tipicamente à base de etileno glicol, que pode …

Silicato de Alumínio

PUBLICIDADE Silicato de Alumínio – Definição O silicato de alumínio (Al2Si2O5) também é conhecido como caulim, ou silicato …

Ácido Tânico

Ácido Tânico

PUBLICIDADE Ácido Tânico – Definição O ácido tânico é um polifenol vegetal de ocorrência natural e pode …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.