PUBLICIDADE
Os compostos orgânicos sempre contêm carbono junto com outros elementos necessários para o funcionamento dos organismos vivos.
O carbono é o elemento chave porque possui quatro elétrons em uma camada externa de elétrons que podem conter oito elétrons. Como resultado, pode formar muitos tipos de ligações com outros átomos de carbono e elementos como hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
Hidrocarbonetos e proteínas são bons exemplos de moléculas orgânicas que podem formar cadeias longas e estruturas complexas.
Os compostos orgânicos formados por essas moléculas são a base das reações químicas nas células das plantas e dos animais – reações que fornecem energia para encontrar alimentos, reproduzir e para todos os outros processos necessários para a vida.
O significado moderno de “composto orgânico” é qualquer um deles que contém uma quantidade significativa de carbono.
O que são
Os compostos orgânicos são os compostos complexos de carbono.
Como os átomos de carbono se ligam facilmente, a base da maioria dos compostos orgânicos é composta por cadeias de carbono que variam em comprimento e forma. Os átomos de hidrogênio, nitrogênio e oxigênio são os átomos mais comuns que geralmente estão ligados aos átomos de carbono. Cada átomo de carbono tem 4 como seu número de valência, o que aumenta a complexidade dos compostos que são formados.
Como os átomos de carbono são capazes de criar ligações duplas e triplas com outros átomos, também aumenta a probabilidade de variação na composição molecular de compostos orgânicos.
Todos os seres vivos são compostos de intrincados sistemas de compostos inorgânicos e orgânicos. Por exemplo, existem muitos tipos de compostos orgânicos encontrados na natureza, como hidrocarbonetos.
Hidrocarbonetos são as moléculas que são formadas quando o carbono e o hidrogênio se combinam. Eles não são solúveis em água e distribuem facilmente. Existem também aldeídos – a associação molecular de uma molécula de oxigênio de dupla ligação e um átomo de carbono.
Existem muitas classes de compostos orgânicos.
Originalmente, acreditava-se que eles vinham apenas de organismos vivos.
No entanto, em meados do século XIX, ficou claro que eles também podiam ser criados a partir de simples proteínas inorgânicas. No entanto, muitos dos compostos orgânicos estão associados a processos básicos da vida, como carboidratos, proteínas, ácidos nucleicos e lipídios.
Os carboidratos são hidratos de carbono e incluem açúcares. Eles são bastante numerosos e ocupam vários papéis nos organismos vivos.
Por exemplo, os carboidratos são responsáveis por armazenar e transportar energia, manter a estrutura de plantas e animais e ajudar o funcionamento do sistema imunológico, a coagulação do sangue e a fertilização – para citar apenas alguns.
As proteínas são uma classe de compostos orgânicos que são compostos de carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio. As proteínas são solúveis em água. A proteína em si é composta por subunidades chamadas aminoácidos.
Existem 20 aminoácidos diferentes encontrados na natureza – os organismos podem convertê-los de um para outro para todos, exceto oito dos aminoácidos.
Os lipídios compreendem uma classe de compostos orgânicos que são insolúveis em água ou outros solventes polares; no entanto, são solúveis em solventes orgânicos. Os lipídios são feitos de carbono, hidrogênio, oxigênio e uma variável de outros elementos. Os lipídios armazenam energia, protegem os órgãos internos, fornecem isolamento em temperaturas frias, entre outras características.
Os lipídios podem ser divididos em vários grupos que variam de triglicerídeos, esteroides, ceras e fosfolipídios.
Os ácidos nucleicos são outro grupo de compostos orgânicos. Eles são universais em todos os organismos vivos. De fato, eles são encontrados em células e vírus. Algumas pessoas podem não considerar um vírus uma coisa viva.
Friedrich Miescher descobriu ácidos nucleicos em 1871.
Quais são as propriedades dos compostos orgânicos?
Os compostos orgânicos são substâncias químicas cujas moléculas contêm carbono.
Não existe uma definição universalmente aceita e mais precisa de “orgânico”, o que dificulta a definição das propriedades dos compostos orgânicos.
Hoje, “compostos orgânicos” geralmente se referem a compostos que contêm quantidades significativas de carbono, embora possam ser definidos mais vagamente para incluir qualquer molécula que contenha carbono ou mais estritamente para incluir apenas moléculas que contêm ligações carbono-carbono ou carbono-hidrogênio.
A distinção orgânico-inorgânico é um tanto arbitrária e é em grande parte derivada de uma teoria chamada vitalismo, que postulava que os processos bioquímicos dos seres vivos envolvem uma energia ou força adicional que não está presente nos processos químicos que ocorrem na matéria não-viva.
Isso sugeriu a ideia de que as substâncias envolvidas na biologia dos seres vivos são, portanto, diferentes de outras substâncias, de uma maneira que vai além de suas propriedades físicas e químicas e constitui uma categoria especial distinta de outra matéria.
O vitalismo não é mais uma teoria comumente aceita, e a bioquímica moderna explica os processos biológicos e as propriedades dos compostos orgânicos de acordo com as mesmas leis físicas que governam outras reações químicas, mas a categoria “orgânico” permanece em uso, embora hoje o termo também inclua uma número de compostos que não ocorrem em seres vivos.
Existe um grande número de compostos orgânicos diferentes com propriedades diferentes, que são divididos em subclasses menores com base em sua composição ou na composição de seus grupos funcionais e tendem a ter propriedades semelhantes.
Algumas categorias orgânicas têm propriedades interessantes que as pessoas frequentemente encontram em suas vidas diárias. Os hidrocarbonetos, uma categoria que inclui grupos de moléculas chamadas alcanos, alcenos e arenos de acordo com sua estrutura, são compostos inteiramente de hidrogênio e carbono e liberam uma grande quantidade de energia quando queimados, tornando valiosos hidrocarbonetos como propano, butano e octano fontes de combustível. Outro tipo de moléculas orgânicas, chamadas esteres, compõem óleos e gorduras vegetais e animais.
Uma das propriedades importantes dos compostos orgânicos é a presença de unidades estruturais chamadas grupos funcionais. Estes são grupos de átomos dentro de uma molécula que é unida ao restante da molécula por uma ligação covalente entre um átomo do grupo funcional e um átomo de carbono no corpo principal da molécula.
Uma molécula orgânica pode ter muitos grupos funcionais, e estes são em grande parte responsáveis pelas propriedades químicas da molécula como um todo, porque um determinado grupo funcional se comportará mais ou menos da mesma maneira, independentemente da composição da molécula maior à qual está ligada. para.
As moléculas orgânicas são frequentemente classificadas e nomeadas de acordo com a natureza de seus grupos funcionais.
Moléculas orgânicas variam muito em tamanho.
Uma das propriedades importantes dos compostos orgânicos que os tornam tão importantes na biologia vem do fato de que os átomos de carbono podem se ligar para formar cadeias de átomos de carbono em uma fileira ou loop, com átomos adicionais ligados a alguns dos átomos de carbono. Muitas cópias idênticas de unidades estruturais individuais chamadas monômeros, que consistem em uma fileira de átomos de carbono ligados entre si e outros átomos chamados grupos laterais ligados, podem ser ligados entre si para formar longas cadeias de repetição chamadas polímeros.
Os compostos orgânicos não são únicos em sua capacidade de fazer isso, mas o carbono é particularmente adequado para ele. Uma única molécula de polímero orgânico pode ter centenas de unidades estruturais repetidas, e polímeros mais complexos podem ter ramificações separadas que se separam da cadeia central e formam ligações químicas com outras cadeias de polímeros para criar uma única molécula.
Alguns compostos orgânicos são feitos de vastas estruturas chamadas macromoléculas.
Composto orgânico – composto químico
Composto orgânico, qualquer um de uma grande classe de compostos químicos nos quais um ou mais átomos de carbono estão ligados covalentemente a átomos de outros elementos, mais comumente hidrogênio, oxigênio ou nitrogênio.
Os poucos compostos contendo carbono não classificados como orgânicos incluem carbonetos, carbonatos e cianetos.
Compostos orgânicos
Fonte: www.acs.org/sciencing.com/www.siyavula.com/opencurriculum.org/www.wisegeek.org/chem.libretexts.org/www.thoughtco.com/www.cliffsnotes.com/chemistry.stackexchange.com/www.fishersci.ca
Redes Sociais