Asfalto

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Definição

A definição de asfalto é uma substância preta ou marrom, semelhante a alcatrão, usada para cobrir estradas e geralmente é misturada com cascalho

O asfalto é qualquer uma das várias substâncias betuminosas sólidas, de cor escura, nativas em várias áreas da terra e compostas principalmente por misturas de hidrocarbonetos, cascalho, rocha triturada ou semelhante, usada para pavimentação.

O asfalto é o material preto e alcatrão que é frequentemente usado para pavimentar estradas ou preencher buracos.

O asfalto é uma substância popular para pavimentar estradas, estacionamentos e até pistas de aeroportos, porque é resistente e fácil de reparar. Quando estradas de asfalto antigas são arrancadas ou repavimentadas, o asfalto pode ser reutilizado em novos projetos de rodovias ou rodovias.

O asfalto geralmente é fabricado a partir de óleo ou petróleo.

O que é asfalto?

O asfalto é uma substância espessa, marrom ou preta, derivada do mesmo óleo bruto que produz querosene, gasolina e vinil.

Ele é literalmente raspado do fundo do barril após todos os outros produtos à base de petróleo terem sido refinados ou processados. Esta substância é pelo menos 80% de carbono, o que explica sua cor preta profunda.

O enxofre é outro ingrediente encontrado no asfalto semelhante ao alcatrão, bem como alguns minerais. É usado principalmente como selante para telhados e uma superfície durável para estradas, pistas de aeroportos, playgrounds e estacionamentos.

O alcatrão do petróleo bruto é geralmente misturado com areia ou cascalho (geralmente chamado agregado) para formar o produto final que chamamos de asfalto.

O alcatrão preto forma uma forte ligação adesiva com o agregado, o que o torna durável.

Quando usado na construção de estradas, o asfalto geralmente é derramado sobre um leito de agregado mais pesado em um estado aquecido e depois pressionado no lugar por um rolo a vapor extremamente pesado.

Quando esfria à temperatura ambiente, torna-se suficientemente resistente para o tráfego de automóveis.

O asfalto pode endurecer ainda mais ao longo dos anos, mas ainda mantém flexibilidade suficiente para acomodar variações naturais no leito da estrada.

O asfalto também é um selante popular para telhados. Quando aquecido, ele pode ser bombeado para o telhado de um novo prédio e colocado no lugar. Embora ainda seja flexível, os telhados podem espalhar uma camada uniforme para formar uma barreira quase impenetrável entre o prédio e os elementos. Com o tempo, o agregado pode sair do alcatrão, mas a integridade geral é comparável a outros métodos de cobertura.

Como o asfalto suporta muito bem o peso dos carros, ele se tornou um material muito popular para a construção de estacionamentos. O material pode ser aplicado rapidamente em uma superfície preparada, o que significa que um estacionamento pode ser classificado, derramado e pintado com pouco atraso.

Remendar é geralmente uma questão de trazer novo material para a área afetada e pressioná-lo contra as rachaduras ou buracos. Isso torna o asfalto preferível a materiais mais permanentes, como concreto.

As equipes de reparo podem resolver a maioria dos problemas sem bloquear o tráfego ou remover seções inteiras da estrada.

O asfalto tem algumas desvantagens como material de construção. Os vapores de enxofre liberados durante o processo de aquecimento podem ser perigosos para os trabalhadores e muito desagradáveis para os transeuntes.

O tráfego e a exposição constante aos elementos podem causar um desgaste da superfície mais rápido do que o previsto.

Como o solo sob o asfalto pode congelar e derreter repetidamente, as estradas feitas com ele são suscetíveis a rachaduras e formação de buracos. Mas, para durabilidade geral e baixos custos de produção, é difícil superar esse material em muitos projetos.

Quais são os diferentes tipos de asfalto?

O asfalto é mais conhecido como uma substância que é usado na estrada que cobre o concreto asfáltico mais tecnicamente denominado, mas existem algumas formas diferentes pelas quais a substância pode aparecer.

É um material que ocorre naturalmente presente no petróleo e em depósitos naturais, principalmente em torno de certos corpos de água e em areias oleosas.

Esta substância é encontrada na forma líquida ou semi-sólida na natureza e é caracterizada por sua alta viscosidade e aparência pegajosa e preta. Consiste quase exclusivamente em betume, uma substância composta de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos.

Os principais tipos utilizados na construção são: laminados e mastiques.

O asfalto laminado é a variedade com a qual a maioria das pessoas provavelmente está familiarizada.

É feito de materiais agregados ou sólidos, como areia, cascalho ou concreto reciclado, com um ligante de asfalto.

Esse tipo é usado para fazer estradas e outras superfícies, como estacionamentos, sendo aplicado em camadas e compactado. Diferentes tipos são diferenciados de acordo com o processo usado para ligar o agregado ao asfalto.

O concreto asfáltico de mistura quente é produzido a 160 ° C. Essa alta temperatura serve para diminuir a viscosidade e a umidade durante o processo de fabricação, resultando em um material muito durável.

O concreto asfáltico de mistura quente é mais comumente usado para áreas de tráfego intenso, como rodovias e aeroportos movimentados.

O concreto asfáltico de mistura quente reduz a temperatura necessária para a fabricação adicionando emulsões, ceras ou zeólitos. Esse processo beneficia o meio ambiente e os trabalhadores, pois resulta em menor consumo de combustível fóssil e menor emissão de fumaça. No concreto asfáltico de mistura a frio, o asfalto é emulsionado em água com sabão antes de misturá-lo com o agregado, eliminando totalmente a necessidade de altas temperaturas. No entanto, o material resultante não é tão durável quanto o concreto asfáltico de mistura quente, e normalmente é usado para áreas de baixo tráfego.

O concreto asfáltico cortado é ilegal nos Estados Unidos desde a década de 1970, mas muitos outros países ao redor do mundo ainda o utilizam. Esse tipo de concreto é a opção menos ecológica, resultando em significativamente mais poluição do que as outras formas. É feito dissolvendo o aglutinante em querosene antes de misturá-lo com o agregado, reduzindo a viscosidade enquanto o concreto é estratificado e compactado. O querosene mais leve evapora mais tarde, deixando uma superfície endurecida.

O asfalto mastique, também chamado de asfalto de chapa, tem um teor menor de betume que as formas laminadas. É usado em algumas estradas e trilhas, mas também em coberturas e pisos. O asfalto mastique (SMA), outra variedade, está se tornando cada vez mais popular como alternativa. Seus benefícios incluem uma propriedade antiderrapagem e a ausência de bolsas de ar, mas se colocadas incorretamente, podem causar condições de estrada escorregadias.

O que é concreto asfáltico?

O concreto asfáltico, comumente chamado de asfalto, alcatrão ou cobertura preta, é um material compósito usado na construção de estradas e estacionamentos.

Este composto é uma mistura de subproduto do petróleo, betume asfáltico e materiais agregados. No concreto asfáltico, o betume asfáltico atua como uma espécie de cola que une as peças agregadas.

Embora o processo de pavimentação de ruas com alcatrão remonta ao século VIII em Bagdá, nenhuma mudança real ocorreu até o século XX trazer os primeiros automóveis para uso público.

Em 1901, Edgar Purnell Hooley patenteou um material chamado tarmacadam que se tornaria o precursor do concreto asfáltico moderno. O nome abreviado do material de Hooley, asfalto, é frequentemente usado para se referir ao concreto asfáltico, apesar do fato de que o concreto asfáltico moderno não contém alcatrão.

Historicamente, o concreto asfáltico tem sido usado para uma variedade de propósitos, incluindo navios de guerra britânicos à prova de balas no início dos anos 40.

O concreto asfáltico foi aplicado em uma camada grossa a uma placa de suporte de aço que foi anexada ao casco externo do navio.

Esse uso de concreto asfáltico foi chamado de armadura de plástico e foi bastante eficaz para deter as balas de perfuração de armadura da época.

O concreto asfáltico é misturado usando seis métodos principais. Cada um desses métodos tem seus próprios prós e contras.

Esses seis métodos são: mistura quente, mistura quente, mistura fria, redução, mastique e asfalto natural.

O asfalto da mistura quente e quente depende do calor para amolecer o betume asfáltico e fazer com que ele se ligue ao agregado. Embora ambos os processos produzam estradas suaves e duráveis, as temperaturas necessárias para trabalhar com o material misturado a quente podem ser proibitivas para a construção de estradas no inverno e podem exigir que grandes quantidades de combustíveis fósseis sejam usadas para gerar o calor necessário.

Por esse motivo, os materiais mistos quentes são geralmente preferidos porque se sustentam melhor durante a construção em clima frio, e as temperaturas reduzidas resultam em menos poluição.

O asfalto de mistura a frio é usado principalmente como remendo para superfícies de estradas. Misturado com água e sabão, o betume asfáltico é emulsionado e misturado com o agregado.

À medida que a água evapora da mistura, o asfalto endurece e assume as características do concreto asfáltico de mistura quente. O asfalto de corte utiliza o mesmo processo, mas, em vez de usar água e sabão, querosene ou produtos leves de petróleo são empregados para emulsificar o ligante de asfalto.

O asfalto de mástique é usado para caminhos de pedestres, coberturas, pisos e outros projetos de pavimentação de uso leve.

É produzido por cozimento do betume asfáltico em um misturador por várias horas antes de adicionar o agregado.

O agregado é adicionado após o betume atingir um estado líquido viscoso e a mistura é deixada cozinhar por mais seis a oito horas. Em seguida, é transportado para o local de trabalho para uso.

O asfalto natural ocorre como resultado do ressalto betuminoso. Este betume é uma substância que ocorre naturalmente em algumas áreas da Terra e existe abaixo da superfície.

À medida que o betume se infiltra em direção à superfície, viaja através da pedra sedimentar porosa e se aloja em uma forma de asfalto que ocorre naturalmente.

O que é rocha asfáltica?

A rocha asfáltica é formada quando as camadas de petróleo endurecem nos poros de outras rochas. A maioria foi formada naturalmente, há milhões de anos, embora seja possível aos engenheiros criar rochas asfálticas artificialmente. A rocha asfáltica é feita de asfalto endurecido, também conhecido como alcatrão, a substância formada quando o petróleo seca.

Este tipo de rocha é usado para estradas desde os tempos antigos.

Embora existam vários minerais que podem estar presentes nas rochas asfálticas, o petróleo é o componente principal.

Com o tempo, os componentes mais pesados do petróleo se assentam enquanto os componentes mais leves evaporam. O material deixado para trás varia em consistência, de um líquido espesso a uma areia ou pedra quebradiça. Essa substância mais pesada, quando líquida, é conhecida como asfalto. As peças sólidas do petróleo podem se transformar em rocha asfáltica.

O petróleo se transforma em rocha asfáltica à medida que endurece dentro dos poros de outras rochas, especialmente calcário e arenito. Somente cerca de 5% a 15% da composição total das rochas asfálticas é asfalto, sendo o restante a pedra na qual o asfalto é alojado. A extração de asfalto de outros tipos de rocha pode ser um processo caro e demorado.

O asfalto não é um componente de todos os depósitos de calcário ou arenito. Os mineiros fazem pequenos furos de teste em depósitos conhecidos desses tipos de rocha, a fim de descobrir se a rocha asfáltica está presente.

A maior parte da rocha asfáltica que ocorre naturalmente foi formada na era da Pensilvânia, cerca de 300 milhões de anos atrás, ou no período Cretáceo, entre 65 e 145 milhões de anos atrás.

O uso mais comum das rochas asfálticas é a construção de estradas, e os seres humanos usam asfalto nas estradas há muitas centenas de anos. A rocha asfáltica natural, que foi usada historicamente, mas que não é frequentemente usada nas estradas modernas, contém tanto uma pedra dura que forma uma superfície forte para a estrada quanto um material que une os pedaços de pedra esmagados.

Pode ser adicionado asfalto líquido adicional à rocha para ajudá-la a se ligar melhor. Pedaços de pedra esfarelados podem ser usados para uma estrada, com asfalto líquido adicionado para unir as peças.

Fonte: eapa.org/www.scasphalt.org/www.dykespaving.com/www.asphaltpavement.org/www.wisegeek.org/www.michiganpaving.com/www.pavemanpro.com/www.apa-mi.org

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