PUBLICIDADE
Afinidade eletrônica pode ser compreendida como o grau de afinidade, de atração de um átomo no estado gasoso ao receber um elétron. Trata-se, portanto, da energia liberada quando um átomo no estado gasoso e fundamental recebe um elétron. Elementos com alta afinidade eletrônica apresentam maior tendência em receber um elétron.
Por exemplo:
Cl(g) + e− → Cl−(g) +Eae
Energia liberada (Eae) = 3, 62 eV ou +349 kJ/mol.
A afinidade eletrônica quando é positiva faz referência à energia liberada quando um átomo liga-se a um elétron. A afinidade eletrônica negativa, será referência quando for necessário fornecer energia para que um elétron se ligue a um átomo.
A diferença de energia entre o átomo de cloro e do elétron que ocupa um dos orbitais desse átomo é positiva (Eae= ECl – (-Ee−)), pois a energia de um elétron ao ocupar um orbital é mais baixa. A unidade da afinidade eletrônica é expressa em eV ou kJ/mol (elétron-Volt ou quilo-Joule por mol).
Contudo, usualmente podemos encontrar o valor dessa energia liberada em relação à variação de entalpia do sistema (∆H). Portanto, o átomo de cloro no seu estado gasoso, isolado e fundamental ao receber um elétron formando o íon cloreto (Cl–) trata-se de um processo exotérmico, porque há liberação de energia. O sinal negativo (∆H = – 349 kJ/mol) representa que houve liberação de energia no sistema, conforme esquema a seguir:
Figura 1
Há algumas exceções, não necessariamente haverá liberação de energia (Eae) quando um elétron se associa a um átomo na formação de uma ligação química. Um exemplo disso são os gases nobres, sendo os únicos elementos que existem como átomos isolados em seu estado gasoso que são estáveis e os metais alcalinos terrosos, pois é necessário fornecer energia para que os átomos presentes nos elementos desses grupos, adquiram elétrons, portanto, há absorção de energia nestes casos.
Vejamos a imagem a seguir:
Figura 2
Perceba os valores no grupo 2A (2/II) e o dos gases nobres 8A (18/VIII) que são às exceções. Em um grupo na tabela periódica, a afinidade eletrônica aumenta de baixo para cima na medida que o raio atômico diminui. E em um período, aumenta da esquerda para direita conforme o número atômico aumenta, como ilustrado na figura 3. Portanto, a afinidade eletrônica dos elementos químicos são maiores à direita da Tabela Periódica como se observa nos grupos 6A (6/ VI) e dos Halogênios 7A (7/VII). Lembrando que esses valores negativos é em relação a ∆H porque há liberação de energia nesses casos.
– Os átomos que constituem os elementos do grupo 6A aceitam até 2 elétrons formando ânions com carga 2−. Exemplo: O2-.
– Os átomos que constituem os elementos do grupo 7A aceitam 1 elétron formando ânions com carga 1−. Exemplos: F−; Cl−.
Figura 3
Em um período, conforme o raio atômico diminui, a carga nuclear é maior, consequentemente a energia de atração é maior, portanto, elementos de alta afinidade eletrônica exercem maior poder de atração sobre o elétron. Dessa maneira, conclui-se:
Quanto menor for o raio atômico, maior a afinidade eletrônica
Afinidade eletrônica não é somente uma propriedade periódica, sua relevância, além de nos fornecer conhecimento de como os elementos são agrupados na tabela periódica, se faz um importante conceito para compreendermos a natureza elétrica da matéria bem como as interações físico-químicas das ligações químicas na formação de diversas substâncias e compostos químicos.
Exercícios Resolvidos
1) Dentre as equações abaixo, a afinidade eletrônica de um elemento qualquer denominado A, é a energia liberada em:
a) A(g)à A+(g) + e–
b) A+(g) + e–à A(g)
c) A2(g) + 2e–à 2A-(g)
d) A(g) + e–à A-(g)
Resposta: d.
2) Imagina-se que ao estudar sobre propriedades das substâncias simples de um determinado grupo na tabela periódica, onde todos os elementos estão localizados na mesma coluna, você faça as seguintes observações:
– têm grande afinidade química por metais;
– ao reagirem diretamente com o hidrogênio formam ácidos;
– apresentam átomos com alta eletronegatividade;
– Ao adquirirem elétrons há liberação de energia, formando ânions, tratando-se de um processo exotérmico.
– são agentes oxidantes.
Assim, entre as alternativas abaixo, de qual grupo se trata?
a) IIIA
b) IVA
c) VA
d) VI A
e) VII A
Resposta: Trata-se da família dos halogênio (F, Cl, Br, I), ou seja, VII A, alternativa e.
Bons estudos!
David Pancieri Peripato
Redes Sociais