PUBLICIDADE
Fotografia
O Profissional
O fotógrafo reproduz imagens de eventos, pessoas, locais, produtos, paisagens, objetos e outros temas, em branco e preto ou coloridas, utilizando câmeras fotográficas e diversos acessórios.
O profissional lida com revelação e retoque de negativos de filmes, pode tirar, ampliar e retocar cópias, e também criar efeitos gráficos em imagens obtidas por processos digitais e reproduzi-las sobre papel ou outro suporte.
O que é ser fotógrafo?
Fotógrafos são profissionais que se expressam através de registros de imagens com o auxílio de uma câmera. Pode ser um rosto, uma paisagem, uma construção, uma cena, um flagrante. Podem ser especializados em jornalismo, moda, arte, produtos e fotografia científica.
Quais as características necessárias para ser um fotógrafo?
É essencial ter sensibilidade. Deve ter interesse em cultura geral já que o fotógrafo é a testemunha que conta estória através da imagem. Também precisa ter senso crítico, curiosidade e estar em constante atualização.
Características desejáveis
Agilidade
Boa visão
Capacidade de organização
Criatividade
Interesse pelas artes
Ousadia
Sensibilidade artística
Senso estético
O Profissional
Fotografia
A fotografia é a linguagem pela qual o profissional registra, informa e se comunica por meio das imagens captadas da realidade, reveladas e tratadas mediante processos químicos ou digitais.
Esse estudante deve ser capaz de desenvolver o olhar, a sensibilidade e a criatividade para captar a melhor informação visual para a principal finalidade a qual sua fotografia se destina. Deve ter bom conhecimento técnico, estético e de criação.
O Curso
O Curso Superior é recente. Os profissionais sempre foram autodidatas e fizeram cursos técnicos. É preciso dominar a técnica de fotografar e conhecer os recursos técnicos dos equipamentos para tirar proveito deles da melhor maneira possível.
Disciplinas como ética, história da arte, história da fotografia no Brasil, teoria da comunicação, forma e composição e filosofia da imagem formam a base teórica do curso.
Entre as específicas estão fotografia publicitária, digital, de eventos, direção fotográfica e fotojornalismo.
Na prática, você aprende as técnicas para retratar vários tipos de cena.
Há aulas em laboratórios de revelação.
Currículo Básico
História da Arte,
História da Fotografia,
Estética,
Materiais Fotográficos, mas muitas disciplinas práticas.
A profissão
O fotógrafo domina o uso de máquinas, lentes e filmes e conhece a fundo as técnicas de revelação, ampliação e tratamento de imagens. Com base em conhecimentos de iluminação e enquadramento, ele procura captar da melhor maneira possível pessoas, paisagens, objetos, momentos e fatos históricos, políticos, econômicos, esportivos e sociais. Com a câmera, ele registra tanto imagens de edifícios e obras de arte quanto de comportamentos humanos. Em estúdio, fotografa produtos para reportagens, outdoors e anúncios para publicação em revistas, jornais e sites na internet.
O avanço tecnológico tem mudado o dia-a-dia da profissão. Os antigos aparelhos de fotografia estão sendo substituídos pelas novas câmeras digitais, que dispensam filmes, softwares de edição e novos suportes para armazenamento e transporte de imagens, como CD-ROMs.
Campos de Atuação
O Fotógrafo pode trabalhar desde meios de comunicação até em estúdio para fotos documentais ou artísticas, ou gerenciar arquivo de fotos, ou ainda, fazer fotos de perícia técnica e restauração.
Mercado de Trabalho
Estúdios fotográficos;
Empresas jornalísticas,
Cinematográficas e de TV;
Laboratórios especializados;
Comércio de equipamentos fotográficos;
Centros de pesquisas e escritórios de decoração,
Moda e arquitetura.
Duração média: 02 anos.
Fotografia – Profissão
Fotografia
Fotografar é captar a luz das diversas coisas do mundo, imprimindo sua imagem para a posteridade. O fotógrafo utiliza diversos tipos de lentes, películas, câmeras, papéis especiais e plataformas digitais para gravar uma representação visual da realidade que o cerca.
É do universo de conhecimento desse profissional os estudos acerca da luz e da sombra das composições, os projetos de iluminação e enquadramento de cenas, a revelação química, a ampliação de fotos e a manipulação digital de imagens.
Os fotógrafos podem ter orientações profissionais distintas como fotojornalismo, quando trabalha com o registro de imagens que representem um fato jornalístico ou então sirvam como um documento comprobatório de uma ocorrência. Pode trabalhar na perícia técnica criminal, fotografando cenas de crime ou então auxiliando na identificação de pessoas em fotos ou vídeos.
Esse profissional também pode se especializar em fotografia de moda ou ainda fotografia científica, que requer técnicas apuradas para fotografar eventos como uma reação química ou então a divisão celular. Ele também está apto para acompanhar eventos esportivos ou sociais.
O fotógrafo, além disso, trabalha para as agências publicitárias, fotografando produtos e campanhas. E, como não, pode trabalhar com a fotografia artística, criando coleções fotográficas que sejam uma representação de sua existência e do mundo que o cerca.
Tipos de Curso
a) Nível Superior
Bacharelado
Duração média de 4 anos. O currículo básico do curso oferece disciplinas da área de humanas como história da arte, sociologia e filosofia. Também são ministradas aulas técnicas como fotografia, materiais fotográficos, informática aplicada, captura digital, cultura da imagem, iluminação de estúdio e natural, elementos constitutivos da imagem, a luz como expressão, câmera técnica, luz composta, edição fotográfica, fotografia editorial, fotografia documental, fotografia publicitária, crítica e curadoria, poéticas fotográficas.
b) Nível Superior
Tecnológico
Duração média de 2 anos. O currículo básico inclui disciplinas de história da arte, história da fotografia, teoria da comunicação, filosofia da imagem, forma e composição. As disciplinas práticas formam o aluno para as mais diversas áreas como publicidade, moda, estúdio, arquitetura, documental. Boa parte do curso se desenvolve em laboratórios.
c) Nível Médio
Curso Técnico
Duração média de 2 anos. O Técnico em Fotografia pode atuar como fotógrafo ou como um especialista em tratamento de imagens, em empresas como agências, estúdios, editoras, jornais, laboratórios fotográficos digitais.
d) Cursos Livres
Não conferem diploma, apenas certificado de conclusão de curso. Diversos cursos podem complementar a formação dos profissionais ou então preparar o aluno para atuação em alguns mercados específicos como o de ensaios pessoais, fotojornalismo, produção para fotografia publicitária, fotografia de arquitetura, fotografia de casamento.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho é bastante concorrido, um bom portifólio e especializações ajudam o profissional a encontrar trabalho. Na maioria das vezes o fotógrafo trabalha como profissional freelancer, prestando serviços para agências publicitárias, em eventos ou trabalhando com a manipulação de imagens digitais.
As empresas que contratam o profissional são as editoras de revistas semanais e jornais que, por precisarem de um grande volume de trabalho, mantém fotógrafos em seus quadros funcionais.
O mercado de fotografias publicitárias é o que melhor remunera, já a fotografia de eventos como casamentos, festas, simpósios e congressos, é um dos mais movimentados. Em época de campanhas políticas também há uma grande movimentação de trabalhos para o fotógrafo, que faz a documentação da campanha.
Ofertas de Emprego
Existe trabalho por todo o território nacional, principalmente para a cobertura de eventos e fotografias pessoais para documentação. Os trabalhos em agências publicitárias se concentram nas regiões Sul e Sudeste, que reúnem as maiores agências e a maior movimentação de empresas anunciantes.
Institutos culturais também contratam esse profissional para a curadoria de mostras de fotografia ou então de festivais e concursos de fotografia. Nesse caso as melhores ofertas surgem nas capitais, especialmente Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Curitiba e Porto Alegre.
O trabalho com a perícia criminal também oferece oportunidades em várias regiões do país, o profissional deve prestar concurso para ser admitido. A restauração de documentos e fotografias históricas também pode empregar esses profissionais.
Fonte: br.geocities.com/www.estacio.br/www.cursocerto.com.br
Redes Sociais