PUBLICIDADE
Mecatrônica é curso com bases em Engenharia Elétrica, mas com forte ênfase em automação e controle, abrangendo parte da Engenharia Mecânica e das Ciências da Computação.
O nome é uma conjunção de Mecânica com Eletrônica, definindo o controle automático de sistemas mecânicos (como por exemplo, os robôs) baseado em ‘inteligência’ computacional, formalizada por softwares e hardware (computação e eletrônica).
Engenharia Mecatrônica – O que é
Ramo que integra os conhecimentos de mecânica e eletrônica, e em si é a união de tecnologias na área de mecânica, eletrônica, software, controle de processos inteligentes assistidos por computador e manufatura de produtos.
O Engenheiro Mecatrônico
O engenheiro Mecatrônico alia o estudo dos componentes mecânicos e eletrônicos com os equipamentos e processos industriais.
O nome é uma fusão de Mecânica com eletrônica.
Ele é o profissional o responsável pela automação industrial. Ele projeta, opera e dá manutenção aos chamados robôs industriais, equipamentos do processo de automação programando máquinas, coordenando engenheiros mecânicos e eletrônicos na realização de projetos desta área.
Perfil
Profissional de nível superior capacitado a projetar, implementar, analisar e otimizar os processos industriais discretos, atuando nas áreas de robótica industrial, de projetos, de manufatura e engenharia assistidos por computador, sistemas flexíveis de manufatura, sistemas de controle e interfaces homem-máquina, além de incentivar o empreendedorismo no sentimento da criação de empresas integradoras de processos industriais de manufatura.
Competências e Habilidades
Atuar de forma ética e empreendedora, individualmente ou em equipe, projetando e analisando sistemas, produtos e processos eletroeletrônicos e mecânicos; supervisionar a operação e a manutenção de sistemas; desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas técnicas, e avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental.
Perfil do Formando
O profissional graduado em Engenharia Mecatrônica, com uma sólida formação tecnológica e humanística, estará diretamente relacionado às áreas de criação e desenvolvimento de novos produtos voltados para a área de mecatrônica e estará capacitado a dentre outros Desenvolver equipamentos envolvendo a aquisição de sinal, processamento digital e controle; Projeto de dispositivos eletro-mecânicos; Aprimorar produtos atuais visando melhorar seu desempenho e/ou satisfazer necessidades dos clientes; Desenvolver novos produtos dentro da compreensão da inter-relação dos sistemas de produção com o meio ambiente, desde a obtenção da matéria prima até a disposição final do produto, atentando para a exigência de sustentabilidade; Elaborar anteprojetos para desenvolvimento de novos produtos ou implementação de novos processos de produção; e Manter contatos com fornecedores nacionais e estrangeiros de novas tecnologias e equipamentos.
Um profissional desta área leva tecnologia para as indústrias.
Área de Atuação
O Engenheiro Mecatrônico pode atuar em várias áreas da indústria, desde a base de controle de processos, até a automação de sistemas discretos e sistemas de transições discretas, linhas de montagens, projetos de otimização de produção, bem como manutenção e geração de modelos de plantas e controle supervisório.
Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com eletrônica e controle inteligente por computador no projeto e manufatura de produtos e processos.
Um sistema mecatrônico realiza aquisição de sinais, processamento digital e, como saída, gera forças e movimentos. Os sistemas mecânicos são estendidos e integrados com sensores, microprocessadores e controladores, podendo, assim, seguir comandos externos para realizar determinadas tarefas.
Exemplos de sistemas mecatrônicos são: máquinas robóticas para manufatura, manipulação e serviço; sistemas para automação de máquinas e processos; máquinas com controle digital; veículos autoguiados; máquinas ferramentas controladas por computador; máquinas robóticas para aplicações de diagnóstico e reabilitação em medicina.
E dispositivos como: câmeras eletrônicas, impressoras, máquinas de telefax, fotocopiadoras, vídeogravadores, etc.
A formação recebida habilita o engenheiro mecatrônico para atividades de concepção, implementação, utilização e manutenção de unidades de produção automatizadas ou a serem automatizadas. Os interessados pelas qualificações deste profissional são empresas de engenharia, indústrias de produção de equipamentos e de programas para automação industrial e indústrias usuárias destas técnicas.
Curso
Como em todas as engenharias, nos dois primeiros anos o forte são as aulas de matemática, física, química e muita informática. A partir do terceiro misturam-se as disciplinas de engenharia mecânica, eletrônica e computação. Em mecânica, você estuda termodinâmica e elementos de máquinas. Em eletrônica estão matérias como eletrônica analógica e digital e na área de computação, aulas de estrutura de dados e sistemas de informação. Também há disciplinas integrativas, entre elas projetos de máquinas e integração da manufatura por computador. Nas atividades em laboratório, o aluno aprende a desenvolver, a projetar, a analisar e a controlar máquinas operadas eletronicamente. O estágio é obrigatório. Algumas escolas exigem um projeto de conclusão de curso. Em outras, ainda, essa graduação é oferecida como habilitação de Engenharia Mecânica.
O currículo do engenheiro mecatrônico tem: um sólido embasamento em matemática, física e informática; conhecimentos gerais de mecânica e eletrônica; conhecimentos aprofundados em controle de processos por computador, informática industrial e automação da manufatura; e conhecimentos básicos de economia, gestão e segurança. O curso tem uma duração de 10 semestres e na estrutura curricular existe uma participação balanceada de disciplinas de eletrônica, mecânica e informática além de disciplinas específicas. No último semestre o aluno deverá desenvolver um trabalho de graduação sob a orientação de um professor.
O mercado de trabalho
O profissional encontra ofertas de trabalho em indústrias de diversos setores, como automobilístico, químico e petroquímico, de alimentos e embalagens e de tecnologia da informação (TI). Com uma visão sistêmica, o engenheiro entende o processo, o controle, o TI de uma empresa e faz tudo isso funcionar de forma integrada. No eixo Rio-São Paulo, é contratado por grandes empresas para desenvolver e implantar projetos de automação e robotização. Também existem vagas em boa parte das empresas que migraram para cidades do interior do Paraná, da Bahia, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de Goiás. Geralmente, o engenheiro ocupa o topo da pirâmide das etapas do desenvolvimento de um projeto. Os formados nessa carreira também têm sido bastante requisitados pela indústria médica e por hospitais públicos e privados, onde gerenciam projetos de automação, adaptam softwares aos processos já existentes e programam sistemas de informação e banco de dados. A área de meio ambiente também precisa do profissional, que ajuda grandes indústrias a diminuir desperdícios, a fazer uso racional da água e a reduzir a emissão de poluentes. No setor privado, a Vale (antiga Companhia Vale do Rio Doce) é uma boa empregadora.
Regulamentação da Profissão
Trata-se de uma nova profissão e sua regulamentação segue a Portaria N° 1694 do Ministério de Educação, de 05 de Dezembro de 1994, que criou a habilitação de Engenharia de Controle e Automação.
Duração média do curso: 05 anos
Engenharia Mecatrônica – Profissão
É o ramo de estudos que lida com os processo de automação. O profissional em mecatrônica pesquisa e elabora projetos que envolvam as áreas de conhecimento da mecânica, da elétrica, da eletrônica e da informática.
Modernamente, quase todo tipo de indústria utiliza algum processo de automação, seja no movimento de suas esteiras, seja com máquinas de embalagem automática, seja no processo de montagem de peças. A robotização da produção é uma realidade graças aos estudos da mecatrônica.
Esse profissional é responsável tanto pela criação e construção do maquinário mecatrônica como pela manutenção dos sistemas automáticos de produção. Ele também elabora projetos para as indústrias que estão se constituindo, determinando qual o maquinário necessário para cada linha de produção específica.
A informática é uma forte aliada dos processos automatizados de produção, por isso o estudo de softwares de tecnologia aplicada é fundamental para o profissional mecatrônico. São os programas de computador que controlam o funcionamento das máquinas criadas por esses profissionais. Por isso o engenheiro mecatrônico também trabalha no projeto de sistemas de informação e bancos de dados envolvidos na programação de equipamentos automatizados.
Tipos de Curso
a) Nível Superior
Bacharelado
Duração média de 5 anos. O curso oferece um primeiro ano recheado de disciplinas exatas como matemática, física, química e informática. As disciplinas de engenharia mecânica, eletrônica e computação aparecem nos segundo e terceiro anos. Algumas das disciplinas oferecidas são termodinâmica, elementos de máquinas, eletrônica analógica e digital, sistemas de informação e estruturas de banco de dados. São ofertadas muitas horas de prática de laboratório, onde o aluno desenvolve projetos de máquinas eletronicamente controladas. Podem oferecer habilitações em engenharia mecânica ou elétrica ou ter os nomes de Automação e Controle, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Industrial de Controle e Automação, Engenharia de Automação Industrial e outros, ou ainda ser uma habilitação da Engenharia Mecânica. O estágio é obrigatório.
b) Nível Superior
Tecnológico (Automação e Controle)
Duração média de 3 anos. O curso tecnológico correlato à área é o de Automação e Controle e o de Eletrônica. As disciplinas básicas são matemática, física e informática aplicada. Alguns cursos têm vocação específica para a mecânica, enquanto outros preparam o aluno para o trabalho com a informatização de sistemas de produção. O curso de eletrônica também pode ser uma opção para os interessados na área.
c) Nível Superior
Tecnólogo (Eletrônica)
Duração média de 4 anos. O currículo básico compreende disciplinas comuns a eletrotécnica como física, estatística e matemática. As disciplinas específicas são eletrônica digital, informática, metrologia, microporcessadores, automação de processos industriais, telecomunicação fixa e móvel e sistemas de telefonia e computadores. Outros cursos tecnológicos na área que podem interessar são Automação e Controle e Telecomunicações. O estágio é obrigatório, assim como a apresentação de trabalho de conclusão do curso (TCC).
d) Nível Médio
Curso Técnico
Duração média de 2 anos. O curso técnico de mecatrônica oferece disciplinas como desenho técnico, metrologia, eletrônica geral, linguagem de programação, pneumática, processos de usinagem, eletrônica, hidráulica, tecnologia de materiais e máquinas, microprocessadores, comandos numéricos computadorizados, robótica e sistemas de qualidade. Em geral o estágio é obrigatório e o aluno precisa apresentar um projeto como conclusão de curso.
e) Cursos Livres
Existem cursos de formação continuada que complementam os conhecimentos do profissional, podem ser na área de administração, mecânica, automação, qualidade e informática. Em geral requerem algum conhecimento na área como pré-requisito.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho do profissional em mecatrônica ou automação e controle acompanha o mercado industrial. Em épocas de finanças positivas a indústria cresce e contrata mais profissionais, quando existe crise, o setor sente maiores dificuldades para se desenvolver.
No entanto, como praticamente todas as indústrias modernas trabalham com algum tipo de automação, existe uma certa estabilidade no mercado de empregos, nem que seja na manutenção do maquinário já em uso.
O mercado de pesquisadores também é muito promissor, Institutos de fomento à pesquisa costumam patrocinar projetos de iniciação científica e de desenvolvimento de novos produtos.
Outro setor que tem crescido muito é o de desenvolvimento de equipamentos médico-hospitalares com sistemas automatizados. Os modernos equipamentos capazes de realizar cirurgias sob o comando à distância dos médicos é um bom exemplo da aplicação dos conhecimentos mecatrônicos no desenvolvimento da saúde.
Ofertas de Emprego
As regiões Sul e Sudeste, por concentrarem o maior número de industrias, são ainda os maiores empregadores, no entanto pólos industriais no Norte e Nordeste também rquisitam os trabalhos desse profissional.
O engenheiro mecatrônico costuma ocupar cargos na criação de projetos. Ele está habilitado para elaborar sistemas automatizados. Já tecnólogos e técnicos costumam trabalhar na manutenção e na supervisão do maquinário industrial.
A carreira acadêmica também é uma alternativa para quem quer investir na pesquisa de novos processadores e sistemas, assim como o magistério, nas faculdades e cursos técnicos, pode representar uma boa promessa de emprego para quem diploma de pós-graduação.
Fonte: www.graco.unb.br/Instituto Federal de Educação/www.cursocerto.com.br
Redes Sociais