Design de Multimídia – O que é
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O Design de Multimídia é uma forma de atividade editorial em projetos de Websites, Portais e CD-ROMs.
O Design de Multimídia tem como principal objetivo, e grande desafio, transmitir a maior quantidade de informações possíveis, diferente de outras mídias.
Para alcançar estes objetivos com sucesso, é necessário o uso do Design da Informação, para a criação de interfaces otimizadas.
A organização de uma série de informações distintas, estruturação deste conteúdo e planejamento de todos os fluxos de informação são essenciais para a usabilidade de qualquer sistema de interação entre usuário e ferramenta (Website, Portal e CD-ROM).
Após a estruturação do conteúdo, através da Arquitetura da Informação, é necessário o uso dos princípios do Design, aliados à aplicação de tecnologias (linguagens de programação e softwares) na otimização do projeto.
O Design de Multimídia realiza a integração do Web Design (Atividade do Design voltado à projetos na internet), da Arquitetura da Informação, da Animação e da Manipulação de áudio e Vídeo.
Design de Multimídia – Profissional
Capacitar profissionais da área de criação no desenvolvimento de pesquisa e projetos de sistemas de informações visuais (e sonoras) em mídias digitais e interativas, através de enfoque interdisciplinar, integrando conhecimentos de arte e cultura, ciências e tecnologia na reflexão, discussão e solução de problemas através de metodologia específica da área de design.
O curso de Design de Multimídia tem características que o diferenciam dos outros: incentiva os alunos a participarem de concursos nacionais e internacionais e favorece a participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento junto a empresas com as quais a Universidade mantém convênios de transferência de tecnologia.
O papel do designer é desenvolver novos produtos, respeitando os princípios da funcionalidade, criando apelos e transformando produtos em um objeto de desejo e sucesso empresarial.
Campo Profissional
O design proporciona ao aluno uma visão do mundo globalizado atual e de suas perspectivas de atuação no mercado, ensinando a solucionar as questões relativas às necessidades do consumidor aplicando e respeitando os princípios ergonômicos de conforto e bem-estar, suas raízes e hábitos culturais.
Os alunos formados podem atuar no mercado de trabalho de diversas formas:
No Departamento de Desenvolvimento de Produto em empresas de grande e médio portes.
Como autônomo, prestando serviços a empresas que não possuem um departamento específico.
Como empreendedor, prestando serviços através de seu próprio escritório, desenvolvendo projetos e lançando-os no mercado de trabalho.
Atuar em organizações estatais ou paraestatais de incentivo ao desenvolvimento regional, estadual ou nacional.
Como professor-pesquisador, abraçando a carreira docente, lecionando ou realizando pesquisas, produzindo textos e livros.
Design de Multimídia – Atuação
A partir do briefing do cliente elabora-se uma proposta contendo conceitos, layout, fluxograma de navegação, descrição de conteúdo, cronograma de trabalho e o respectivo custo. Considera-se conteúdo todos os textos, imagens, vídeos, áudios, animações etc. que o futuro aplicativo irá conter. A proposta pode apresentar também um aplicativo de demonstração (projeto piloto).
A produção multimídia é dividida basicamente em 5 etapas:
Roteiro
Design
Produção de conteúdo
Programação
Revisão.
São utilizadas ferramentas de desenvolvimento como Macromedia Director, Macromedia Flash, Adobe Photoshop, Adobe Premiere, 3D Studio Max, Sound Forge, entre outras.
O aplicativo final deve ser rigorosamente revisado e testado em computadores com várias configurações, para assegurar a exatidão de seu conteúdo e a confiabilidade de seu funcionamento.
A finalização do projeto depende da mídia escolhida. No caso de distribuição em mídias sólidas (CD-ROM, DVD-ROM) os movies de Director são finalizados como arquivos protegidos; em seguida é gravado um CD Master que poderá gerar milhares de cópias. No caso de quiosques e totens multimídia os arquivos podem ser instalados em um HD local. No caso de distribuição via Internet ou Intranet, os movies de Director são finalizados com tecnologia Shockwave e disponibilizados em um provedor .
Com a expansão da banda larga crescerá substancialmente a demanda por conteúdo em multimídia interativa na Web, fazendo do Macromedia Director uma ferramenta importante na produção deste tipo de conteúdo.
Empresa
Apresentação institucional (Business Presentation): Aplicativo apresentando empresa, seu histórico, sua filosofia, realizações, clientes, recursos tecnológicos e humanos etc.
Catálogo de produtos e serviços: Aplicativo apresentando produtos e serviços com suas especificações técnicas, documentação eletrônica, demonstrações, relação custo-benefício etc.
Treinamento e capacitação: Aplicativo apresentando instruções, procedimentos e regras para produtos, serviços e funções, contendo tutoriais passo-a-passo, testes interativos, documentação eletrônica etc.
Alvo
Desenvolvimento para empresas de várias áreas de atividade.
Educação e Ciência
Ensino a distância (e-Learning): Salas de aula virtuais. Chats interativos com recursos gráficos e sonoros avançados.
Material didático: Versão multimídia de livros e apostilas, para ensino em vários níveis.
Alvo: Desenvolvimento para instituições de ensino (universidades, escolas de ensino fundamental e médio, escolas de idiomas, empresas de treinamento e capacitação profissional etc.)
Material de apoio
Conteúdo técnico, informativo e promocional para congressos, palestras, workshops etc.. Parceria com promotores de eventos, associações profissionais, especialistas etc.
Alvo: Venda de CDs para os participantes do evento (profissionais e estudantes da área etc.). Venda de espaço publicitário dentro do aplicativo, encartes e embalagens (banners, merchandising, patrocínio, apoio cultural, etc.).
Arte e Cultura
Faixa multimídia em CD Áudio (Enhanced CD)
Aplicativo apresentando video-clips, wallpapers, screensavers, galeria de fotos, cd player etc.
Alvo: Desenvolvimento para artistas, bandas e gravadoras.
Título específico
Título sobre um tema específico ou versão multimídia de publicação impressa. Parceria com especialistas no tema, artistas, escritores, editoras etc.
Alvo: Venda de CDs para o público interessado no tema. Venda de espaço publicitário dentro do aplicativo, encartes e embalagens (banners, merchandising, patrocínio, apoio cultural, etc.).
Entretenimento
Material promocional
Aplicativo apresentando trailers de filmes, video-clips, wallpapers, screensavers, galeria de fotos, músicas em MP3, demonstração de jogos, instaladores de software específico etc.
Alvo: Desenvolvimento para provedores de Internet, distribuidores de filmes e vídeos, produtores de software, jogos etc..
Jogos
Aplicativos em CD-ROM, quiosques e jogos multiusuário para Internet ou Intranet. Jogos interativos com recursos gráficos e sonoros avançados.
Alvo: Desenvolvimento para empresas de várias áreas de atividade.
Turismo
Pacotes turísticos
Aplicativo apresentando pacotes de viagens com imagens, vídeos e informações sobre parte aérea, terrestre, atrações, promoções, custos etc.
Alvo: Desenvolvimento para operadoras e agências de turismo.
Guia turístico
Apresentação de uma localidade ou região, sua história, folclore, atrações turísticas, roteiro de compras, roteiro gastronômico, casas noturnas, eventos, mapas, etc.. Aplicativo para ampla distribuição em CD-ROM ou quiosque de consulta em local público.
Alvo: Desenvolvimento para orgãos governamentais e não-governamentais, etc. Venda de espaço publicitário dentro do aplicativo, encartes e embalagens (banners, merchandising, patrocínio, apoio cultural, etc.).
Social
Utilidade pública
Aplicativo para captura e gravação de imagem e som digitais ao vivo como depoimentos e mensagens sobre temas específicos, etc.
Alvo: Desenvolvimento para empresas de telecomunicação e radiodifusão, orgãos governamentais e não-governamentais, etc.
Recursos e Aplicações
Shockwave Flash: Ondicado para animação de vinhetas de abertura, logomarcas, transições de tela, interfaces, menus, botões, tooltips e outros, com grande versatilidade, boa performance, pouco espaço em disco e baixo custo.
Computação Gráfica 3D: Indicada para animação de vinhetas de abertura, logomarcas, apresentação virtual de objetos e ambientes, interfaces tridimensionais e outras aplicações.
Realidade Virtual QTVR: Possibilita “passeios” virtuais por locais externos e internos, manipulação de objetos tridimensionais, a partir de imagens fotográficas, frames de vídeo ou criadas em software 3D.
Vídeo MPEG / WMV / ASF: Indicado para exibição de filmes publicitários, empresariais, video-clips etc., com boa qualidade de imagem e som, tamanho de arquivo reduzido, controle total de reprodução, interface personalizada, opção tela cheia, etc..
Arquivos PDF: Documentação eletrônica com visualização direta e total controle de navegação e impressão.
Browser Personalizado: Navegação on-line ou off-line com visualização direta de web sites e arquivos HTML no Stage.
Formatos de Mídia
CD-ROM: Tem capacidade para armazenar até 650 MegaBytes de conteúdo em multimídia interativa, com possibilidade de milhares de fotos e arquivos de texto, muitos minutos de vídeo e áudio digitais, animação gráfica 3D, realidade virtual e links diretos para e-mails e sites da Internet.
DVD-ROM: Tendência atual em mídia interativa, tem capacidade para armazenar mais de 4.5 GigaBytes de informação e pode conter extenso conteúdo multimídia, com possibilidade de muitas horas de vídeo e áudio digitais, filmes de longa metragem interativos, animação gráfica 3D em tempo real, realidade virtual e milhares de imagens em alta resolução.
Quiosques / Totens: Sistemas que possibilitam fácil e rápido uso de um computador por um usuário em pé, interagindo com um aplicativo audiovisual através de toques na tela ou mecanismos adaptados. Dentre as principais aplicações destacam-se os terminais de consulta, informações turísticas, apresentação de produtos, entretenimento, utilidade pública etc..
Web Site: Conteúdo interativo, desenvolvido com a tecnologia Shockwave, para acesso via Internet ou Intranet. Possibilidade de conteúdo dinâmico em XML, animação vetorial, animação gráfica 3D em tempo real, realidade virtual, treaming de vídeo e áudio digitais, imagens, textos etc., para aplicações como Chats, e-Learning, jogos multimusuário etc..
CD-Card: É um CD-ROM em formato de “Business Card” (86 x 56 mm), com capacidade para armazenar 16 ou 30 MegaBytes de conteúdo em multimídia interativa, com possibilidade de até 5 minutos de vídeo e áudio digitais, 500 fotos em baixa resolução, 4.800 páginas de arquivos de texto, animação gráfica 3D, realidade virtual e links diretos para e-mails e sites da Internet.
CD-Shaped: É um CD-ROM de formato personalizado e sua capacidade de armazenamento depende deste formato, com possibilidade de centenas de fotos e arquivos de texto, vídeo e áudio digitais, animação gráfica 3D, realidade virtual e links diretos para e-mails e sites da Internet.
Design de Multimídia – Objetivo
O curso de Design tem como objetivo formar profissionais capazes de elaborar e desenvolver projetos que abranjam os aspectos do ambiente humano, de produtos e de bens culturais, relacionados às quatro áreas (ou habilitações) do Design, apresentando currículo estruturado em formação humanística, artística, técnica e profissionalizante. A formação ministrada nos três primeiros semestres, inclui as disciplinas comuns às diversas habilitações.
Nesta etapa, o aluno adquire conhecimentos básicos relativos a planejamento e configuração (técnicas de projeto e pesquisa, meios de representação e comunicação), sistemas de produção (relação com o processo produtivo: materiais e processos, metodologia e gestão), sistemas de utilização (relação com o usuário: ergonomia, semiótica, estética) e contextualização (relação usuário, objeto e meio ambiente: história, sociologia, artes). Outro diferencial são os Núcleos de Projeto, disciplinas que agrupam os alunos a partir do 4º semestre, provenientes das quatro habilitações, incentivando a criação através do princípio da inter-relação e interação multidisciplinar.
A sociedade procura um novo projeto, que envolve necessariamente a mudança da capacidade de imaginação, a recriação e a reavaliação dos parâmetros. No atual contexto virtual e de significativas mudanças nos costumes, cabe ao Designer desempenhar papel fundamental, enquanto revelador de tendências, provocador de novas práticas sociais e antecipador de necessidades futuras.
Design Gráfico
Projeta sistemas visuais que facilitam as relações entre o homem e a informação; cria logotipos, marcas, embalagens; elabora a programação visual de livros, jornais e revistas; gera vinhetas para TV e cinema; produz CD ROMs, audiovisuais e WEB sites
Design de Multimídia – Profissão
O profissional em Design Gráfico busca soluções para problemas específicos do ser humano, considerando-o a figura principal da sua abordagem. O designer cria objetos numa linguagem caracterizada pela diferenciação e identificação baseadas num determinado propósito, levando em conta as necessidades dos consumidores segundo aspectos sócio- culturais e sócio-econômicos do contexto.
O design gráfico é uma atividade técnica, intelectual e criativa que se relaciona não apenas com a produção de imagens, mas também com a análise de problemas de comunicação e com a organização e os métodos para apresentação de soluções visuais.
Este profissional é preparado para desenvolver projetos em áreas de atuação diversas relacionadas ao design gráfico tais como projetos gráficos editoriais, identidade coorporativa, tipografia, interfaces gráficas, projetos de sinalização, material promocional, embalagens e websites, entre outros.
Tipos de Curso
a) Nível Superior
Bacharelado
Duração média de 4 anos, com apresentação de Trabalho de conclusão de curso(TCC). O curso de bacharelado em Design pode oferecer habilitações em Design gráfico, Marketing, Design industrial ou Web design. O currículo é flexível, com diversas possibilidades de ênfases a escolher durante o curso, capacitando o aluno pelas suas habilidades individuais. O currículo abrange disciplinas como ergonomia, história, desenho técnico e artístico, mercadologia, sociologia, modelagem, comunicação visual, editoração eletrônica e fotografia, entre outras. O curso de Design gráfico pode aparecer também, em algumas instituições, com uma habilitação do curso de Artes visuais, sendo que outros cursos, como Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, Produção Editorial ou Desenho Industrial, também oferecem formação para a atuação nesta área.
b) Nível Superior
Tecnólogo
Duração entre 2 e 4 anos, dependendo do curso.
Os cursos tecnológicos na área de Design Gráfico são: Artes Gráficas, Artes Plásticas, Design do Produto e Internet. O currículo básico de todos os cursos é composto por disciplinas nas áreas de estética, sociologia, história da arte, informática aplicada, comunicação visual, desenho técnico e artístico, metodologia e psicologia aplicada. Dependendo da área de concentração de estudos, os cursos englobam disciplinas mais específicas, como design do produto e tecnologia de materiais, para o curso de Design do Produto; cenografia e figurino para o tecnólogo em Artes Plásticas; editoração eletrônica e tratamento de imagens para o curso de Artes Gráficas.
c) Nível médio
Curso Técnico
Duração de 1 a 2 anos. Os cursos técnicos na área de Design Gráfico se apresentam mais como uma especialização, pois o aluno deve estar cursando ou já ter concluído o ensino médio.
Existem vários cursos que oferecem habilitações em áreas correlatas do Design Gráfico, entre eles podemos citar: Técnico em Produção Digital Web e Multimídia, Técnico em Produção Gráfica e o Técnico em Design Gráfico, propriamente dito.
d) Cursos Livres
Existem diversos cursos livres na área de Design Gráfico, que oferecem habilitações variadas dentro da carreira, por exemplo, Ilustração Digital, Desenvolvimento de embalagens, Design para Web, Produção gráfica, Identidade visual, Animação, entre outros.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho na área de Design Gráfico está em franca ascensão, inclusive porque, o designer ainda pode inaugurar novos campos de trabalho como empreendedor e pesquisador dentro de sua área de atuação, desenvolvendo projetos baseados nas tendências da atualidade e adaptados a necessidades específicas do seu nicho profissional, a partir das relações homem/espaço/comunicação, transpondo os desafios de uma sociedade em constante transformação.
O profissional em Design
Gráfico pode atuar como webdesigner, criando sites para a Internet; como programador gráfico, produzindo vinhetas e peças publicitárias para mídia impressa ou televisiva, ou ainda, trabalhar com editoração eletrônica, fazendo a diagramação de jornais, revistas, folhetos e livros.
Ofertas de Emprego
Apesar de as ofertas de trabalho para o profissional em Design Gráfico ainda estarem concentradas nas grandes cidades do Sul e Sudeste, várias oportunidades começam a aparecer nas cidades de pequeno e médio porte, principalmente no interior de São Paulo.
As empresas que mais empregam este profissional são as agências de publicidade, escritórios de design e de promoção de eventos.
Cresce a oferta de vagas nas empresas da mídia impressa e televisiva, além da procura por profissionais especializados na criação de sites, campo de trabalho bastante promissor, onde o profissional vai atuar como autônomo.
Design de Multimídia – Tecnólogo
Esse tecnólogo trabalha para garantir a qualidade do som e da imagem transmitidos na mídia eletrônica e digital. Ele planeja, organiza e produz material de áudio e vídeo a ser veiculado por emissoras de rádio e de TV. Em vídeo, faz a edição de imagens e a inserção de vinhetas eletrônicas, trilhas sonoras e textos, além de criar e roteirizar peças em multimídia. Cuida da fotografia e dos trabalhos em computação gráfica para cinema, TV e mídia digital. Elabora produtos de comunicação visual que utilizam multimídia interativa e técnicas de artes gráficas por meio de internet ou DVDs. Promove convergências de mídias, como web rádios e web TVs. Está habilitado a criar ilustrações e animações 2D e 3D e a desenvolver games. Para isso, emprega conhecimentos de computação gráfica e de tratamento de som e imagem.
Tecnologia em Produção Multimídia
O curso tem como objetivo preparar o aluno para pensar e produzir o design de linguagens multimídia para a comunicação interativa na vida contemporânea. Ideal para o profissional que deseja trabalhar em um dos mais promissores mercados da atualidade, desenvolvendo peças e produtos multimídia direcionados à produção de TV Interativa, celulares, Web, CDs, DVDs, serviços interativos e produtos para o entretenimento individual ou coletivo. Tudo isso em modernos estúdios, laboratórios MAC e PC, ateliês e laboratórios específicos para o estudo do design.
O mercado de trabalho
As melhores oportunidades estão nas produtoras independentes, que prestam serviços para TVs (abertas e por assinatura) e para o cinema. O profissional é requisitado principalmente para operar a parte técnica de áudio e vídeo. O eixo Rio-São Paulo concentra o maior número de vagas e os melhores salários, mas cresce a procura nas afiliadas de grandes emissoras em cidades do interior e nas capitais do Nordeste. A abertura de produtoras independentes no Sul aquece o mercado na região. O profissional é requisitado por agências de publicidade e empresas que desenvolvem sites e produzem conteúdo para web. Escritórios de arquitetura contratam o tecnólogo para trabalhar na criação de maquetes eletrônicas e na elaboração de projetos gráficos de lançamentos imobiliários.
O curso
As poucas aulas teóricas, como introdução ao design de multimídia e teoria da comunicação, mesclam-se à maioria de disciplinas práticas. No decorrer do curso, você terá matérias como produção de imagem e edição de som para internet, programação visual, webdesign e pós-produção. O estágio não é obrigatório, mas abre portas no mercado de trabalho.
Duração média: dois anos.
Outros nomes: Design de Multimídia; Multimídia; Vídeo Dig.
Fonte: www.furb.br/cursos.universia.net/www.cursocerto.com.br
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