Categorias: Profissões
| On 8 anos ago

Comunicação das Artes do Corpo

Compartilhar

Comunicação das Artes do Corpo – O que é

Essa é uma área de estudo que pode ser desenvolvida a partir de cursos ligados às artes, como artes cênicas ou dança.

Mas, para quem prefere especialização, a Faculdade de Comunicação e Filosofia da PUC criou, em 1999, o curso específico de graduação em Artes do Corpo.

Esse curso pode ser considerado inédito no Brasil e, talvez, no mundo. A idéia é preparar os profissionais para ter visão ampla e crítica da comunicação e das Artes do Corpo”.

O curso formará atores, diretores teatrais, bailarinos, coreógrafos, artistas performáticos, críticos e pesquisadores das áreas de comunicação, Artes do Corpo e cultura.

Desde o primeiro ano, o aluno pode montar um programa particular de estudos, direcionando a própria formação, de acordo com suas áreas de interesse.

As disciplinas do currículo são: improvisação, dramaturgia, humor, semiótica, mercado cultural, anatomia, interpretação, ciências cognitivas, filosofia, etologia (tratado dos costumes, usos e caracteres humanos), teoria de sistemas, imagem e representação.

Como opcionais: dança, teatro, performance em interpretação, coreografia, as mãos e o corpo, história do corpo que dança, voz, design visual e leituras do corpo.

Duração média do curso: Quatro anos

Comunicação das Artes do Corpo – Curso

Currículo e estrutura

O curso oferece estudos teórico-práticos, de formação geral, e disciplinas teóricas, práticas e laboratoriais, específicas de cada uma das áreas de habilitação. No último ano, o Trabalho de Conclusão de Curso é desenvolvido com a montagem de um espetáculo, apresentado ao público no TUCARENA, ou com a elaboração de uma monografia. São utilizados diversos laboratórios como o estúdio de vídeo, Laboratório de Linguagem e Informática, o Centro de Estudos para Aprendizagem de Línguas. Há também salas especiais para aulas práticas de teatro, performance e dança.

Mercado de trabalho

O egresso do Curso de Comunicação das Artes do Corpo estará apto à exploração de novas possibilidades de atuação nos campos artístico, cultural e comunicacional e habilitado a atuar como:

Criador-intérprete, ator, bailarino e performer de espetáculos cênicos coreográficos, teatrais e performático.

Curador, Programador e Agente Cultural em instituições culturais e sócioculturais em funções de direção, planejamento, produção e execução.

Pesquisador e Dramaturgista de novos procedimentos cênicos, através da constante revisão e atualização dos conhecimentos adquiridos.

Produtor Cultural, Crítico e criador de projetos teórico -práticos na área das artes do corpo, explorando as fronteiras entre Dança, Teatro e Performance.

Comunicador e Preparador Corporal de profissionais de televisão, cinema, moda, publicidade, relações públicas, política e jornalismo.

Como é um curso novo, ainda há poucos bacharéis no mercado e a maioria trabalha como free lancer. As melhores chances estão nas secretarias de cultura, nos centros de recreação e lazer, nas escolas e nos centros culturais. Nesses locais, o profissional atua em curadoria e coordenação de equipes, além de definir a programação de shows, produzir espetáculos e promover eventos. A preparação de modelos e atores no que diz respeito ao condicionamento físico e correção postural, por exemplo, é um campo em ascensão. Muitos desenvolvem trabalhos próprios de dança e expressão corporal e buscam apoio nas licitações para incentivo à cultura ou ingressam em companhias de dança. Cresce o interesse de organizações não-governamentais por esse profissional nas áreas de projetos culturais e sociais. As melhores ofertas estão no eixo Rio–São Paulo. Para expandir e garantir o mercado de trabalho, os profissionais se organizam e atuam em cooperativas, como a Cooperdança, em São Paulo, formada por comunicadores das artes do corpo.

O corpo como primeira mídia

Partindo do conceito de que o corpo é mídia dos processos de comunicação que mantém com o ambiente, o curso oferece grande articulação entre teoria e prática, formando o estudante a partir de duas perspectivas absolutamente interligadas: tratar os fenômenos artísticos enquanto fenômenos comunicacionais e estudar o corpo como fundamento da comunicação. Única no mundo, essa visão utiliza como base de atuação o corpo e suas possibilidades.

Diferente das escolas tradicionais de Artes Cênicas, o estudante aprende a ser sujeito de sua própria pesquisa, a criar seu próprio projeto artístico e não apenas a aplicar de forma criativa modelos estéticos pré-definidos.

Projetos de formação personalizados

Desde o início do curso o aluno é convidado a construir seu projeto de formação.

Não havendo pré-requisitos entre as disciplinas, os alunos podem transitar pelas três linhas propostas: Dança, Teatro e Performance (esta última, a única graduação no mundo), e a partir dos estudos realizados o graduando pode definir que linha irá adotar, bem como a área de habilitação. O formato do curso permite ainda que o aluno possa graduar-se em duas áreas ao mesmo tempo, desde que cumpridos os requisitos para cada uma delas. 

Comunicação das Artes do Corpo – Profissionais

Objetivos

Formar profissionais que poderão explorar novas fronteiras de atuação como divulgador do corpo como mídia nos seus processos de comunicação com o ambiente, como criador-intérprete, dramaturgista, preparador corporal, curador, produtor e programador cultural.

O Curso

O curso de Comunicação das Artes do Corpo não é apenas uma faculdade de dança, ou de teatro, ou de comunicação.

O aluno estuda durante quatro anos disciplinas como Artes do Corpo, Improvisação, Corpo na Filosofia, Dramaturgia, Corpo na Cultura, Teoria Geral do Corpo como Sistema, Mercado Cultural, Corpo na Ciência, Leituras Semióticas do Corpo, Anatomia, Fisiologia, Visagismo, Corpo e Indumentária, Técnica Vocal, Imagem e Representação e Estudos da Produção Contemporânea.

Desde o primeiro ano, a estrutura curricular do curso oferece um leque de opções para o aluno montar um programa particular de estudos e dirigir-se para a sua área específica, podendo optar entre disciplinas de dança, teatro e performance.

Perfil profissional

Formação de artistas aptos a explorar a teatralidade física em espetáculos e outros tipos de intervenções artísticas; participar da criação de espetáculos cênicos, partindo de novas investigações de elaboração corporal; pesquisar novos procedimentos cênicos para o corpo que dança, para o corpo que atua cenicamente e para o performer; criar suas próprias obras e/ou personagens atuando como pensadores-pesquisadores e não apenas como executores; atuar no âmbito da publicidade, da moda, da mídia e de espetáculos em ambientes não convencionais; desenvolver pesquisa teórico-crítica sobre o corpo; organizar e o desenvolver projetos na área das artes cênicas; investigar, criar e executar obras que realizam um diálogo com as novas tecnologias; investigar e experimentar as novas dramaturgias do corpo.

Fonte: www.educaedu-brasil.com/www.vestibular.pucsp.br

admin