PUBLICIDADE
Definição
Topônimo é um nome derivado do nome de um lugar.
Topônimo é o estudo de nomes de lugares, especificamente seus significados, tipologia, uso e origens.
O termo topônimo é derivado da palavra grega topos que significa “região” e onoma que significa “nomear”. O estudo dos nomes regionais é chamado toponímia, que é um ramo da onomástica. O topônimo também se refere a uma entidade geográfica ou a qualquer nome geral para qualquer lugar.
Topônimos fazem para um estudo fascinante em lingüística.
A toponímia é em si um ramo da onomástica, o estudo de nomes de todos os tipos.
Qual é a origem da toponímia?
O estudo científico de nomes de lugares ou topônimos é chamado toponímia, que é basicamente um ramo da onomastics que se refere ao estudo de nomes em geral.
A palavra toponímia tem sua origem na palavra grega tópos que significa lugar e ónoma que se traduz em nome. A toponímia é bem diferente da etimologia que se preocupa com a origem das palavras, enquanto a toponímia estuda a origem, os significados e o uso dos nomes dos lugares.
O nome toponímia foi usado pela primeira vez em inglês em 1876
História da Palavra “Topônimo”
Acredita-se que o termo toponímia tenha aparecido no idioma inglês em 1876 e, desde então, passou a ser usado no lugar do “nome do lugar”, especialmente entre os geógrafos ou no discurso profissional. Acredita-se que os primeiros toponimistas tenham sido poetas e contadores de histórias, que deram o nome de lugares em seus contos.
Às vezes, o topônimo serviu como base de suas lendas etiológicas.
O processo da etimologia folclórica sempre assumiu quando o nome de um lugar tinha um significado falso quando o nome era obtido com base em sua estrutura ou som.
A etimologia dos topônimos pode ser atribuída ao folclore, à mitologia ou a razões históricas relacionadas às migrações de várias culturas e línguas
O que é um Topônimo?
Os topônimos podem ser nomes de lugares, reais ou imaginários, bem como nomes derivados de lugares ou regiões.
Topônimos são encontrados em muitas arenas diferentes da indústria, empresa, cultura e eventos atuais.
Não é incomum encontrar topônimos usados para lugares que lembrem outros lugares, bem como guerras, tratados e acordos, bandas, comida e tecidos, entre outros itens.
Há muitos, muitos lugares começando com a palavra nova que são topônimos nomeados para lembrar ou honrar outros lugares.
Na América do Norte, temos os estados norte-americanos de New Hampshire nomeados em Hampshire, na Inglaterra.
Nova Jersey nomeado para a Ilha de Jersey no Canal da Mancha.
Novo México, recordando o país ao sul.
Nova York, depois de York, na Inglaterra e a província canadense Nova Scotia, que significa “Nova Escócia”.
Algumas bandas contemporâneas têm topônimos para o seu nome, inspirando-se em lugares reais e imaginários como inspiração. Chicago, a banda americana de rock formada em 1967, leva o nome da cidade de Chicago.
O Manhattan Transfer, um grupo vocal americano formado em 1972, tem um nome que é um topônimo removido uma vez: recebeu o nome do romance Manhattan Transfer de John Dos Passos, depois da estação de trem Manhattan Transfer em Harrison, Nova Jersey. O grupo de rock Styx, originalmente chamado The Tradewinds quando começou em 1961, desenhou seu segundo nome toponímico do rio na mitologia grega. O Shangri-Las, batizado em homenagem à utopia do Himalaia no romance de James Hilton, Lost Horizon, foi um trio/quarteto pop americano de garotas na década de 1960.
Um número de tecidos tem topônimos que reconhecem seu local de origem. O tecido da camisa chamado Oxford leva o nome de Oxford, Inglaterra.
Os dois materiais grossos de algodão usados para calças, jeans e jeans são ambos topônimos: o primeiro deriva do fato de ter vindo de Nîmes, na França – dizia-se “de Nîmes”. Jean vem da pronúncia francesa – Gênes – de sua cidade de origem, Gênova.
Cambric e Chambray, algodão fino ou linho e guingão leve, respectivamente, são topônimos da cidade francesa de fabricação de tecidos de Cambrai.
Cashmere, um tecido de lã criado a partir de caprinos da Caxemira, leva seu nome toponímico do território de Jammu e Caxemira.
Finalmente, Madras, na Índia, empresta seu nome ao tecido de algodão que muitas vezes tem padrões característicos de xadrez.
Alguns dos topônimos mais conhecidos ocorrem no reino da comida. Os hambúrgueres, batizados em homenagem a Hamburgo, na Alemanha, e salsichas ou salsichas, batizados em homenagem a Frankfurt, na Alemanha, são talvez os topônimos de alimentos mais reconhecidos.
Também provavelmente familiares são dois apelidos para café, Java e Mocha, fazendo referência a cidades na Indonésia e no Iêmen.
As tangerinas são uma fruta popular chamada Tangiers, no Marrocos, mas a cereja de Barbados, a ameixa Natal e a ameixa Java podem ser menos conhecidas.
A palavra “tangerine” é um topônimo, em homenagem a Tangiers, Marrocos
Alguns topônimos de alimentos estão associados a um determinado local por lei. Roquefort, nomeado para a aldeia Roquefort-sur-Soulzon, tem o que é chamado de “status AOC controlado pelo nome” concedido pelo Appellation d’Origine Contrôlée, o órgão regulador na França. Foi, de fato, o primeiro queijo a ser destacado em 1925. Há várias dezenas de outros que receberam esse status desde então.
Usando o nome “Champagne”, um nome para vinho espumante, é ilegal em várias partes do mundo, a menos que o produto se origine na região de Champagne, na França.
Características de um topônimo
Os nomes de diferentes regiões são derivados da cultura das pessoas que vivem lá ou de outra área. Esses nomes têm uma característica única de serem conservadores, uma vez que permanecem relevantes anos depois que diferentes pessoas invadem a região.
A designação toponímica assume particular importância na preservação da memória e identidade cultural das pessoas, perpetuando nomes, fatos e eventos, dando-nos a conhecer a evolução histórica dos lugares e respetivas populações, além de facilitar a localização geográfica.
Tipos de topônimo
Topônimos descritivos são descrições do local, seja o terreno ou as plantas cultivadas na região pelos primeiros colonos da terra. O nome das “Montanhas Rochosas” descreve a topografia do lugar. Chicago originou-se de uma interpretação francesa do termo “Shikaakwa”, que significa cebola fedorenta.
O ato de nomear torna possível uma maior interação do individuo com o meio em que vive.
A Toponímia revela-se uma ciência interdisciplinar, interagindo com outros saberes: História, Antropologia, Geografia, Psicologia.
Como são estabelecidos nomes de lugares?
Os topônimos criam os nomes geográficos de lugares em discussão e cooperação com especialistas em nomes de lugares das Nações Unidas.
Eles aplicam a toponímia científica ao estabelecer um nome geográfico de uma área.
Os geógrafos contam com histórias locais, mapas e entrevistas da residência ao criar um nome de local.
O significado, a origem, o idioma e a pronúncia de um nome específico, entre outros fatos cruciais, são sempre registrados durante esse processo.
Em 2002, a conferência de padronização de nomes de lugares do Grupo de Especialistas em Nomes Geográficos das Nações Unidas (UNGEGN) reconheceu que, embora ainda exista a prática de nomear os lugares após os indivíduos que vivem ainda existe, pode ser problemático. Portanto, eles recomendam que as autoridades nacionais encarregadas de mudar os nomes estabeleçam as regras de quanto tempo devem esperar após uma pessoa morrer antes de usar nomes comemorativos.
Fonte: www.dictionary.com/www.wisegeek.org/www.worldatlas.com/www.worldatlas.com/www.innovateus.net
Redes Sociais