PUBLICIDADE
Nascimento: 12 de maio de 1803, Darmstadt, Alemanha.
Falecimento: 18 de abril de 1873, Munique, Alemanha.
Justus von Liebig – Vida
Justus Von Liebig
Justus von Liebig não fez sua reputação com uma única descoberta ou inovação, mas sim com a sua enorme versatilidade.
Ele conduziu inorgânico pesquisa e química inorgânica, química agrícola, fisiologia e bioquímica e fizeram contribuições significativas para o estudo dos ácidos e bases, a química do éter, a sistematização de química orgânica, e a produção de corantes industriais, bem como fertilizantes sintéticos.
Liebig é considerado para ser um dos químicos mais importantes do século XIX.
Justus von Liebig foi um químico alemão, que conduziu a pesquisa fundamental nas áreas de química orgânica e inorgânica, química agrícola, fisiologia e bioquímica.
Sua contribuição é generalizada e sua influência pode ser claramente visto hoje.
Liebig nasceu em Darmstadt, Alemanha, em 12 de maio de 1803.
Ele pertencia a uma família de classe média; seu pai era um comerciante farmacêutico e como uma criança, Liebig desenvolveu um grande interesse em química e conduziu experimentos livremente na loja de seu pai.
Em 1816, quando Liebig tinha 13 anos, o mundo experimentou um “ano sem verão”, onde as temperaturas globais caíram consideravelmente, particularmente no hemisfério norte.
A Alemanha foi um dos países mais afetados durante a fome que se seguiu, e essa experiência é dito que moldaram interesses futuros deLiebig, em certa medida.
Como um jovem rapaz, Liebig primeiro tornou-se aprendiz de um boticário Gottfried Pirsch, e, em seguida, estudou na Universidade de Bonn, estudando sob a influência de um amigo de seu pai Karl Wilhelm Gottlob Kastner.
Liebig seguido Kastner para a Universidade de Erlangen, onde obteve seu doutorado.
Em 1822, Liebig deixou a universidade devido a um escândalo sobre seu envolvimento em uma organização estudantil nacionalista.
Ele então foi para Paris com uma bolsa que Kastner ajudou a obter para ele. Em Paris, ele trabalhou com o químico francês de renome e físico, Joseph Louis Gay-Lussac e também fez amigos influentes, como os geógrafos e Alexander von Humboldt Georges Cuvier.
Após o seu regresso a Darmstadt, Liebig casou Henriette Moldenhauer, que era filha de um oficial do Estado.
Em 1824, com a idade de 21, Liebig foi feito a um professor da Universidade de Giessen, com base na recomendação dada por Kastner. Liebig estabelecida primeira escola de renome mundial de química em Giessen.
Contribuições importantes para a química de Liebig incluem a descoberta de que as plantas necessitam de azoto e dióxido de carbono do ar, bem como minerais encontrados no solo.
O desenvolvimento de um fertilizante base de azoto era um enorme contributo para a agricultura.
Usando estes fertilizantes, nutrientes foram alimentados para as raízes das plantas sob a forma de amoníaco.
Liebig foi o primeiro a reconhecer essa substância química fertilizantes à base poderia ser tão eficaz como fertilizantes naturais (isto é, esterco).
Liebig apoiou a “Lei do Mínimo” inicialmente propagados por Carl Sprengel, que afirmou que o crescimento das plantas é limitado por um nutriente que está na oferta mais curto. Seu trabalho nos campos da planta e fisiologia animal também é muito influente.
Liebig foi um dos primeiros cientistas a organizar um laboratório como é feito hoje.
Seus alunos aclamado não só da Alemanha, mas também dos Estados Unidos e Reino Unido.
Um dispositivo de condensação do vapor que Liebig utilizada em seus experimentos, foi nomeado o “Liebig Condensador” em sua homenagem, embora ela estava em uso antes da época de Liebig.
Ele colaborou com um engenheiro belga chamado George Giebert para estabelecer o “Extrato de Liebig de Meat Company” onde eles costumavam carne para fazer extrato de carne bovina, que serviu como uma alternativa de custo saudável e baixa a carne real para soldados, viajantes e até mesmo no uso diário em a cozinha.
O produto era popular, com produção anual de 500 toneladas.
Em 1852, o rei da Baviera convidou-o para a Universidade de Munique.
Liebig aceitou e permaneceu lá até o fim de sua vida.
Justus von Liebig fundou um jornal química em alemão e foi feito um membro da Real Academia Sueca de Ciências, em 1837.
Ele recebeu o título de barão e foi sepultado em Munique após a sua morte em 1873.
Justus von Liebig – Biografia
Justus Von Liebig
Justus Von Liebig foi o principal responsável pelo progresso da química na Alemanha durante o século XIX.
Justus von Liebig entrou para a história da ciência por suas contribuições à sistematização da química orgânica e pelo pioneirismo na aplicação dessa ciência à biologia (bioquímica) e à agricultura.
Liebig nasceu em Darmstadt em 12 de maio de 1803. Depois de estudar farmácia, cursou química nas universidades de Bonn e Erlangen e fez pós-doutorado em Paris.
Em 1824, transferiu-se para a Universidade de Giessen, na qual fundou um laboratório de ensino para jovens químicos. O centro, que logo adquiriu fama em toda a Europa, estabeleceu o padrão de ensino responsável pelo grande desenvolvimento da química na Alemanha no final do século XIX.
As primeiras pesquisas de Liebig orientaram-se para o campo da química orgânica, em que obteve resultados notáveis, sobretudo na sistematização do estudo das substâncias orgânicas. Juntamente com Friedrich Wöhler, propôs o conceito de radical, hoje básico em química orgânica.
Em 1832, lançou a publicação Annalen der Pharmazie, mais tarde denominada Annalen der Chemie.
Em 1838, Liebig interessou-se pela química das plantas e animais.
Foi o primeiro a reconhecer a importância do potássio e dos fosfatos para o solo e sugeriu a criação dos fertilizantes artificiais.
Em 1840, publicou um livro sobre a aplicação da química à agricultura.
Em 1845, recebeu o título de barão. Liebig transferiu-se em 1852 para a Universidade de Munique e abandonou o trabalho em laboratório.
Considerado, nos últimos anos de vida, a maior autoridade em química de sua época, Liebig morreu em Munique, Alemanha, em 18 de abril de 1873.
Justus von Liebig tornou-se barão em 1845.
Ele morreu em 18 de abril de 1873.
Justus von Liebig foi sepultado na Alter Südfriedhof, Munique.
Fonte: www.famousinventors.org
Redes Sociais