OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE
PUBLICIDADE
Proteger amostras da Floresta Pluvial Atlântica Montana e amostras de ecossistemas de campos de altitude; conservar as belezas cênicas naturais representativas da Serra da Mantiqueira e recuperar, conservar e proteger a área do altiplano do Itatiaia.
DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO
Foi criado pelo Decreto no. 1.713 de 14.06.1937 e alterada pelo Decreto no. 87.586 de 20.09.1982
ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS
As terras que constituíram inicialmente o Parque do Itatiaia pertenciam ao Visconde de Mauá , e foram adquiridas pela Fazenda Federal em 1908 para criação de dois núcleos coloniais, que não foram bem sucedidos. Em 1929, criou-se no local uma Estação Biológica.Somente em 1937 foi criado o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro do Brasil. O nome Itatiaia é de origem indígena e significa “Penhasco Cheio de Pombas”.
ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS
Possui uma área de cerca de 30.000 ha e 110 Km de perímetro. Localiza-se na região sudeste do Brasil, em áreas dos estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais. O acesso é feito por uma estrada com cerca de 8 Km de comprimento, que tem início na Via Dutra (BR-116), na altura da cidade de Itatiaia, situada a 156 Km do Rio de Janeiro e a 250 Km de São Paulo. As rodovias BR-381 e BR-485 também dão acesso à unidade.
CLIMA
Apresenta dois tipos de climas: nas regiões elevadas, acima dos 1.600 m de altitude, mesotérmico com verões brandos e chuvosos, enquanto nas regiões baixas das encostas serranas predomina o mesotérmico com verões brandos, mas sem uma estação seca definida.
QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO
A unidade e aberta à visitação todos os dias da semana, sendo que o centro de visitantes não funciona na segunda-feira. O valor do ingresso é de R$ 3,00 por pessoa, mais R$ 5,00 reais por veículo a título de estacionamento. Deve-se visitar o Pico das Agulhas Negras, o Museu da Flora e Fauna, o Lago Azul e a Cachoeira Véu da Noiva. A circulação pode ser feita a pé, pois existem caminhos, trilhas e picadas que possibilitam o acesso a vários pontos. O melhor mês para visitas é o mês de janeiro, por ser mais quente. No inverno, quando a temperatura varia de 15 graus a 5 graus, a unidade é também bastante procurada pelos visitantes.
RELEVO
A região de Itatiaia apresenta relevo montanhoso que inclui encostas e o topo do planalto da Serra da Mantiqueira. Caracteriza-se também pela ocorrência de um tipo de rocha eruptiva, incomum no território nacional, denominada nefelino-sienito.
VEGETAÇÃO
Em linhas gerais, pode-se distinguir três grandes formações vegetais no Parque do Itatiaia: formação da região Sul (Floresta Higrófila Subtropical) em altitudes entre 600 e 1.800 m; Campos de Altitude a partir de 1.600 m e formação da região Norte (situada na sombra dos ventos da Mantiqueira) entre 1.500 e 2.200m. Itatiaia possui elevado número de espécies endêmicas.
FAUNA
A fauna do Itatiaia possui aspecto endêmico peculiar. As aves, com 294 espécies, representam o maior grupo faunístico do Parque, com 42 formas vivendo na região mais elevada. Os mamíferos totalizam 67 espécies e contribuem com 16 formas residentes no planalto do Itatiaia. A fauna do Itatiaia é o resultado das agressões sofridas pelo ambiente ao seu redor.
USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO
Sofre nos dias atuais impacto constante de incêndios, que continuam reduzindo cada vez mais a sua flora e fauna. Os riscos de ocorrência de fogo em áreas do Parque normalmente se verificam no período seco, de julho a setembro, decorrentes de prática de queimadas pelos vizinhos. Há também problemas com a extração de palmito dentro do Parque.
BENEFÍCIOS INDIRETOS E DIRETOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO
O Parque do Itatiaia possui um patrimônio paisagístico de rara beleza cênica e com distintas formações naturais. É um refúgio de espécies animais, e uma forma de preservar remanescentes florestais e água para a região.
ACORDOS E PARCERIAS
Universidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A UNIDADE
Número total de Funcionários
28 funcionários do IBAMA, 18 funcionários de firma de vigilância e 14 funcionários cedidos por terceiros.
Infra-estrutura disponível
22 residências funcionais (a maioria com 3 quartos); 2 alojamentos para pesquisadores (121 m2 e 292 m2); 1 sede administrativa (459 m2); 1 almoxarifado; 1 garagem; 1 centro de visitantes (c/ sala de exposisões, sala da maquete, auditório para 65 pessoas, biblioteca, refeitório e escritórios); 3 laboratórios (entomologia, vertebrados e invertebrados – área total 90 m2); 2 portarias (99 m2 e 97,63 m2); 3 postos de vigilância (Maromba, Lago azul e acesso à sede); 32 Km de estradas; 3 Toyotas (1985, 1992 e 1997); 1 caminhão (1995); 3 carros de passeio (1997, 1988 e 1990); sistema de comunicação telefax, e-mail, 4 rádios fixos (sede, posto I, posto II e posto III), 5 rádios móveis, 5 Hand Talk e 1 repetitora; rádios cobrem somente a parte baixa do Parque, e rede elétrica e hidráulica.
Fonte: www.brasilturismo.com
Parque Nacional do Itatiaia
Pioneiro, o Parque Nacional do Itatiaia foi a primeira área do país a oficialmente se construir em Unidade de Conservação, procurando-se com isso preservar seu rico patrimônio biôtico e geomorfológico.
O trabalho para sua criação teve início em 1913, com o botânico Alberto Loefgren, recebeu apoio decisivo de José Hubmayer e de outros como o barão Homem de Melo.
Seu relevo montanhoso inclui as encostas abruptas da Serra da Mantiqueira, voltadas para o estado do Rio de Janeiro e que dão origem a notáveis penhascos. No ponto culminante do maciço do Itatiaia está o pico Itatiaiaçu, nas Agulhas Negras, com 2.787 metros de altitude. Destacam-se tabém a Serra do Maromba, com 2.607 metros, Cabeça do Leão, com 2.408 metros, Dois Irmãos, com 2.500 metros, e as Prateleiras com 2.540 metros.
Encontramos ainda os rios Maromba, Flores, Marimbondo, Aiuruoca e Campo Belo, alguns desses formam as cachoeiras do Véu de Noiva e Maromba.
Com relação a vegetação, de acôrdo com a altitude ela sofre variações, quanto maior a altitude menor o tamanho das espécies. Nas parte baixas, até aproximadamente 1.000 metros, encontramos; as quaresmeiras, jacarés e embaúbas, algumas espécies atigem até 30 metros de altura, como o jequitibá, cedro(foto ao lado), peroba e jacarandá-caviúna.
Já a aproximadamente 2.000 metros, a vegetação é campestre, com destaque na encosta atlântica para o pinheiro-do-paraná e pinheiro-bravo.
Entre os animais do Parque encontramos um número grande de espécies, como; o muriqui, maior primata neotropical, sagui, onça, suçuarana, lobo-guará, harpia e jacutinga. todos raros e ameaçados de extinção, infelizmente. Há também entre os mamíferos, grande quantidade de preguiça, lontra e anta. Entre as aves, destacam-se o macuco, inhambu-açu, jacu, pomba-amargosa e cuiu-cuiu. E entre os répteis, além das cobras venenosas, como a jararaca-da-serra, há a ocorrência de jibóia, teiú e cágados.
Nos meses de férias é consideravel o afluxo de turistas ao Parque, que dispõe de variada infra-estrutura para recebê-los: desde acampamentos nos pontos mais distantes, como o pico das Agulhas Negras, até confortáveis hotéis-fazenda nas imediações. Conta também com um museu e centro de visitantes. O acesso é fácil, ja que está próximo da Via Dutra. Apenas para chegar às Agulhas Negras deve-se, a partir da Via Dutra, tomar a estrada que leva a Itamonte.
Mapa do Parque Nacional do Itatiaia
Parque Nacional do Itatiaia
Data de criação: 14 de junho de 1.937, pelo decreto federal nº. 1.713.
Localização: Entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, abrangendo os municípios de Resende, Itatiaia, Itamonte, Alagoas e Bocaina de Minas.
Área: 30 mil hectares
Perímetro: 90 km
Clima: Tropical, quente úmido, com um a dois meses secos.
Temperaturas: média anual de 20 a 22ºC, máxima absoluta de 36 a 38ºC e mínima absoluta de 0 a 4ºC
Chuvas: entre 1.250 e 1.500 mm anuais.
Relevo: montanhoso
Fonte: paginas.terra.com.br
Redes Sociais