PUBLICIDADE
O Parque Nacional da Serra das Confusões é um parque nacional no estado do Piauí, Brasil.
Em 1998, a Serra das Confusões tornou-se um parque nacional.
O parque, inaugurado em março de 2010, é a maior área protegida de caatinga do país.
A maior parte do interior do Brasil é composta pelo terreno semiárido.
Cobrindo mais de 5.000 quilômetros quadrados de penhascos imponentes, escarpas rochosas de arenito castigadas pelo tempo, o Parque Nacional da Serra das Confusões é o maior parque da região nordeste do Brasil.
Também o parque nacional mais remoto do nordeste do Brasil, a Serra das Confusões é semelhante à Serra da Capivara, ao norte, devido à arte rupestre que cobre suas cavernas e cânions.
Abundante em fauna ameaçada de extinção, especialmente aves, o parque abriga espécies raras como a onça-pintada, o puma, o bugio-ruivo, o veado-campeiro, o jacu-de-peito-preto e o tinamou-de-patas-amarelas.
Cerrado e prósperas florestas de caatinga cercam o Parque Nacional da Serra das Confusões.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE: Resguardar uma amostra significativa do ecossistema de caatinga numa região ainda bastante preservada no estado do Piauí, de grande beleza cênica e alto valor histórico, cultural e científico.
DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO: Foi criado pelo Decreto s/n de 02.10.1998
ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS
A área desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo de conservação.
Encontra-se inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, inclusive apresentando litogravuras nos paredões rochosos de grande valor histórico, científico e cultural.
Ela é assim denominada por mudar de configuração de acordo com a iluminação do dia.
ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS
Possui uma área de 502.411 ha. Está localizado no estado do Piauí, nos municípios de Caracol, Guaribas, Santa Luz e Cristino Castro.
O acesso mais fácil à unidade e pala BR-343 até Floriano; pela PI-140 até São Raimundo Nonato e PI-144 até Caracol, seguindo por estrada vicinal por mais 20 Km chega-se ao Parque.
A unidade está cerca de 620 Km de distância da capital.
O Parque Nacional da Serra das Confusões está nos municípios de Alvorada do Gurguéia, Brejo do Piauí, Bom Jesus, Canto do Buriti, Caracol, Cristino Castro, Guaribas, Jurema, Santa Luz e Tamboril do Piauí no estado do Piauí.
O terreno é relativamente plano, contendo planaltos areníticos e depressões adjacentes à depressão do Parnaíba.
As altitudes variam de 350 a 660 metros com uma altitude média de 600 metros. As porções mais baixas são mais acidentadas, com afloramentos rochosos contendo pequenas grutas e nascentes de água.
CLIMA: O clima da região é tropical Megatérmico e Semi-árido.
RELEVO: Apresenta relevo bastante dissecado com formações rochosas peculiares, fazendo parte da zona Interfluvial entre as bacias hidrográficas dos Rios Parnaíba e São Francisco.
VEGETAÇÃO: Caatinga.
FAUNA
Dentre as espécies registradas encontra-se: zabelê (Crypturellus noctivagus), jacutinga (Pipele jacutinga), veado-campeiro (Ozptocerus bezoarticus), tatu-canastra (Priodontes maximus), tamanduá-bandeira (Mymercophaga-tridactila), tatu-bola (Tolypentes tricintinus), guariba-preto (Aloutta belzebul), sagu-da-serra (Callithrix flaviceps) onça parda (Felis Concolor) e onça pintada (Panthera onça ); todas, espécies ameaçadas de extinção.
Parque Nacional da Serra das Confusões – Fotos
Parque Nacional da Serra das Confusões
Parque Nacional da Serra das Confusões
Parque Nacional da Serra das Confusões
Parque Nacional da Serra das Confusões
Fonte: www.brasilturismo.com/www.gov.br/www.thousandwonders.net
Redes Sociais