PUBLICIDADE
Corrente de Ar – Definição
A definição de correntes de ar e vento é o movimento do ar (às vezes com força considerável) de uma área de alta pressão para uma área de baixa pressão
A circulação global de uma corrente atmosférica atmosférica é o resultado das diferenças de temperatura da Terra que criam mudanças na pressão do ar.
As correntes de ar prevalecentes acontecem quando o ar flui de uma zona de alta pressão para uma zona de baixa pressão. Essas correntes, que também afetam o fluxo das correntes oceânicas, influenciam o clima local e o clima global.
As correntes de ar podem ser causadas por diferenças de temperatura, pressão ou concentração de impurezas.
As diferenças de temperatura podem causar correntes de ar porque o ar mais quente é menos denso que o ar mais frio, fazendo com que o ar mais quente pareça “mais leve”. Assim, se o ar quente estiver sob o ar frio, as correntes de ar se formarão à medida que elas trocam de lugar.
Corrente de Ar – O que é
Corrente de Ar
Uma corrente de ar é uma massa de ar em movimento. Eles são causados por várias condições, mas principalmente por diferenças de pressão e temperatura.
As correntes de ar são moldadas e influenciadas pelo clima da Terra e são experimentadas como vento, tanto na superfície da Terra quanto no ar, por aeronaves e animais voadores.
As correntes de ar também moldaram a história do mundo, pois influenciam as rotas de comércio e exploração de veleiros oceânicos desde os tempos antigos.
O clima e o clima da Terra são um sistema extremamente complexo de muitos componentes inter-relacionados, dos quais as correntes de ar são apenas um componente.
Uma corrente de ar geralmente é criada por uma de duas condições.
A diferença na pressão ou temperatura do ar entre duas massas de ar é de longe a mais comum, mas existem outros tipos de correntes de ar, como a corrente de jato.
Quando duas massas de ar têm pressão de ar diferente, uma corrente de ar se forma à medida que o ar flui da área de maior pressão para a área de menor pressão.
Esse tipo de corrente de ar é comum na superfície da Terra ou próximo a ela, e as correntes de pressão do ar são a fonte de grande parte do vento da superfície do planeta.
Em um mapa meteorológico, as diferenças de pressão são frequentemente marcadas por linhas chamadas isobares. Os próprios isobares conectam áreas de igual pressão atmosférica.
Quando eles parecem muito próximos, uma grande diferença na pressão do ar entre as massas de ar está presente a uma distância relativamente curta, fazendo com que as correntes de ar fluam muito rapidamente na forma de ventos fortes.
Corrente de temperatura, ou corrente de ar ascendente, é formada quando massas de ar de diferentes temperaturas se encontram.
O ar frio é mais denso que o ar quente e, quando uma massa de ar frio encontra uma massa de ar mais quente, o ar mais quente tende a subir, formando uma corrente de ar crescente.
Essa interação entre o ar quente e o frio é a fonte de tempestades e, em casos extremos, tornados.
A corrente de jato é um tipo de corrente de ar, causada por grandes diferenças de temperatura entre as massas de ar.
Às vezes, é caracterizado como um rio de ar veloz que frequentemente flui a mais de 320 quilômetros por hora, dando-lhe o nome.
A qualquer momento, até quatro ou mais correntes de jato distintas podem estar fluindo muito acima da superfície da Terra, circulando o globo em altitudes de cerca de 6,4 km. Um par de jatos, o jato polar e o jato tropical, fluem de oeste para leste no hemisfério norte e no sul.
Corrente de Ar – Meteorologia
Corrente de Ar
Na meteorologia, as correntes de ar são áreas concentradas de ventos.
Eles são principalmente devido a diferenças na pressão atmosférica ou temperatura. Eles são divididos em correntes horizontais e verticais; ambos estão presentes em mesoescala enquanto os horizontais dominam em escala sinótica.
As correntes de ar não são encontradas apenas na troposfera, mas se estendem para a estratosfera e a mesosfera.
Fonte: Editores Portal São Francisco
Redes Sociais