Carros Tunados
PUBLICIDADE
Processo em que um ou mais parâmetros de um dispositivo ou modelo são aumentados ou diminuídos para se atingir um resultado melhorado ou especificado.
Ajustamento do carro é a modificação do desempenho ou a aparência de um veículo.
A maioria dos veículos saem da fábrica configurado para expectativas e condições de um condutor médio.
O Tuning, por outro lado, tornou-se um modo para personalizar as características de um veículo com as preferências do proprietário.
Carros podem ser alterados para proporcionar uma melhor economia de combustível, produzir mais energia, ou para fornecer um melhor tratamento.
Hoje rodando nas avenidas das grandes cidades nos deparamos com carros totalmente estilizados, modificados, cheio de equipamentos, rodas e diversos tipos de assessórios. Na verdade o estilo é mais usado por jovens. Quando cruzamos com um desses carros ficamos de olhos direcionados e com muita admiração.
O estilo é considerado uma categoria chamada de tuning. Vamos saber o que é tuning.
Tuning ou car tuning é uma expressão inglesa, traduzida como afinação ou optimização de carros. Considerado por muitos como um passatempo, o tuning consiste em alterar as características do carro, principalmente a parte externa. Costuma-se imprimir no veículo a personalidade do seu dono.
O veículo além de expressar a personalidade do dono, passa também e agregar um valor desportivo, tornando-o diferente e único.
O tuning mexe com praticamente todos os componentes do carro como: rodas, pneus, suspensão, alteração do motor, interior e carroceria, escapamento e sistema de som.
O custo de tunar um carro pode ultrapassar o preço do próprio veículo. Troca-se peças e acessórios, como pára-choques, asas, saias, neon, sistemas de NO² (óxido nitroso), etc. Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro de série em algo exclusivo e único.
É necessário além de tornar o carro mais bonito, também se preocupar com as características de forma a troná-lo mais potente, não desprezando a segurança e o comportamento, sendo estas as principais características a conseguir.
O tuning se desencadeou pelo mundo, depois de 2001 quando foi lançado o filme Velozes e Furiosos.
NNtuning: Definição de condutor de grande qualidade, capaz de obter excelentes performances na sua condução.
Lixuning: Definição de uma série de modificações bizarras e de mau gosto introduzidas no veículo, longe do equilíbrio estético proporcionado no Tunning. No Lixuning, os carros costumam ser socados ao máximo, ser cobertos de adesivos de manos vida loka s.a, combinações bizarras de peças como lanterna de Ecosport e farol de Celta em Fusca, rodas orbitais em Palio, entre outras modificações estéticas de gosto duvidoso. É, esse é o Lixuning!
São vários os estilos de tuning e aumentam a cada dia. Existe o Vip Style. Dub Style e outros.
Vip Style é um estilo de tuning visual criado no Japão para carros grandes e luxuosos. É muitas vezes confundido com o Dub style americano o qual mantém algumas características em comum como rodas grandes e interior luxuoso. O Vip Style se difere do estilo DUB por permitir modificações externas como pára-choques (spoilers), escapamento com bocas largas e over-fenders (aumento na largura dos paralamas).
Possuem também a característica de terem suspensão rebaixada, geralmente com suspensão a ar ou suspensão-de-rosca.
Os carros do estilo Vip possuem rodas grandes geralmente com bordas muito largas. Os carros japoneses mais utilizados nesse estilo são os Toyota Celsior e Majesta, Nissan Cima e President entre outros.
Características:
1. Sedã de grande porte ou Van.
2. Aero kit completo (não em estilo esportivo mas um estilo mais sóbrio).
3. Over-fender (paralamas alargados para fora).
4. Escapamento com boca larga e grande geralmente redonda ou oval de 4 polegadas para mais (existem também bocais embutidos no parachoque imitando o design dos novos modelos do lexus LS460).
5. Rodas grandes com bordas (LIP) largas.
6. Interior luxuoso ou adaptado para esse fim.
Dub style
O Dub é um estilo de personalizar carros que vai além do mais conhecido tuning. Foi criado na América do Norte, é muito apreciado pelos Rappers. Eles transformam seu carro, na maioria das vezes um utilitário esportivo como Cadillac Escalade ou Hummer H2, com muitos acessórios e deixam seu veículo parecido com o seu estilo de viver.
As principais características do DUB são rodas grandes, suspensões à ar, interior modificado e muito som. Na maioria das vezes, o carro é discreto, porém muito bem montado.
Esse estilo vem se espalhando rapidamente pelo Brasil e pelo resto do mundo, porém, por ter peças mais caras e luxuosas, não é tão accessível quanto o tuning, um jogo de rodas DUB pode chegar a R$120.000,00.
História do tuning
Tuning
A arte de alterar automóveis é já bastante antiga, a sua origem mistura-se com a origem dos automóveis.
Foi na década de 1910, praticamente quando se deu o grande aumento do número de automóveis e a sua produção em série, que as primeiras pessoas começaram a alterar os motores dos famosos Ford Modelo T para obter mais potência. Sempre houve e haverá assim, pessoas que não estão contentes com o que o desempenho e aspecto do seu automóvel. Depois da Segunda Guerra Mundial este movimento intensificou-se nos Estados Unidos e na Europa e surgiram as primeiras empresas dedicadas à preparação de carrose motores.
Um movimento que teve grande notoriedade foi o hot rodding. Surgiu na década de 1940, no final da guerra. Os jovens militares Americanos que regressavam ao país e com algum dinheiro, que gozavam alguma liberdade tinham disponíveis carros da década anterior a um preço bastante acessível. A indústria automóvel americana tinha estado dedicada a fornecer o exercito durante alguns anos e não tinha evoluido. Assim esses jovens, inicialmente na Califórnia, começaram a modificar os carros, introduzindo elementos que ainda hoje os caracterizam os hot-rods como o menor peso, maior potência, tejadilhos rebaixados, pneus largos, etc.
O nome Hot-rods provém da combinação de Roadster (rod) e Hot que significa quente. Anos mais tarde deu-se mais relevância ao aspecto e construíram-se alguns carros verdadeiramente virados para o show-off.
Com o tempo algumas empresas foram criadas especificamente para a preparação de carros, nos EUA e Europa, algumas delas criando nomes que ainda hoje são bastante conhecidos. Em meados da decade 80, e com o sucesso do campeonato alemão de Turismos (DTM) onde viaturas de produção competiam dando muito espetáculo, contribuiu de forma decisiva para o desenvolvimento do tuning no continente Europeu.Os vários trofeus monomarcas e campeonatos criados nos vários países contribuiram tambem para o desenvolvimento do tuning.
Os adeptos de automóveis procuravam peças e componentes usados em competição e que dessem um aspecto parecido esteticamente ao do seu carro preferido de competição, pois algures haveria um BMW, um Mercedes, um Alfa Romeo, um Renault a competir que inspirava os utilizadores dos automóveis normais. Cada país ou continente desenvolveu um estilo próprio e sub-culturas que se movem em torno de automóveis modificados. O mercado do tuning é hoje em dia um setor que movimenta muito dinheiro.
O sucesso dos filmes da saga Fast and Furious contribui também para a divulgação do tuning a um publico onde não chegava antes.
Tuning – O que é
A tradução aproximada da palavra tuning seria afinação ou optimização. Neste caso, e aplicado aos automóveis, o tuning é a arte de modificar o carro, tornando-o mais performante, mais seguro, mais bonito, diferente do original e único.
O tuning é aplicável a praticamente todos os componentes de um carro: jantes, pneus, suspensão, motor, interior, carroçaria, sistema de escape, instalação áudio, etc.
Todos estes componentes podem ser revistos de forma a terem um comportamento superior ou um aspecto que torne um carro “de série” em algo exclusivo e único, que se adapte ao gosto e necessidades do utilizador. As alterações feitas, para além de ter preocupações estéticas, devem acrescentar características ao carro de forma a torná-lo mais performante mas também mais seguro. Com o tuning aplica-se ao automóvel um pouco da personalidade do seu dono.
Hoje em dia o termo tuning descreve e engloba todas as vertentes da preparação e modificação automóvel: preparação de motor (engine tuning), optimização eletrônica (chiptuning), preparação chassis (chassis tuning), alterações de carroçaria (customizing ou carstyling), car audio e mais recentemente In-Car Enterteinment (ICE).
O termo tuning descreve todas estas vertentes da alteração automóvel assim como o passatempo e o estilo de vida dos seus adeptos. Hoje em dia o tuning implica normalmente alterações visuais de forma a distinguir os carros dos demais, alterações de jantes por diâmetros maiores, kits de carroçaria, interiores totalmente revistos, rebaixamentos da carroçaria, etc.
A cada ano que passa novas tendências vão surgindo e vão sendo adoptadas ou seguidas por gente em todo o mundo que gosta de alterar os seus automóveis.
Para além do gozo pessoal muita gente participa em concentrações, encontros ou exposições onde podem mostrar o seu trabalho ao público. Quando o interesse pelo tuning é mais desportivo os carros costumam participar em provas de aceleração ou em track-days.
A componente do Car-Audio também possui vários tipos de competições destinadas a avaliar a potência sonora ou a qualidade do som. O tuning está intimamente ligado ao desporto automóvel mas a grande maioria dos carros nunca compete. Na maior parte das vezes os carros são modificados apenas para a participação nos vários eventos ou pelo simples prazer de possuir e conduzir um carro diferente.
Pode-se dizer que desde o carro mais barato até ao super carro mais caro do mercado, pode ser objeto de alterações e haverá sempre acessórios e empresas dedicadas à transformação e comercialização de equipamento para modificar tal carro. A exclusividade, beleza e performances de um super-desportivo, por vezes não é suficiente e é sempre possível melhorar vários aspectos desses veículos. Não são poucas as empresas que se dedicam a transformar Porsche, Ferrari, Aston Martin, Lamborghini e outros carros de eleição.
Alguns preparadores tornaram-se e obtiveram até a classificação de construtores automóveis tal como por ex a Brabus que se dedica a preparar e a vender Mercedes-Benz com a sua própria marca.
Tuning – Origem
As origens do tuning estão fortemente relacionadas com a origem dos próprios carros. Em 1910 com o lançamento do modelo T da Ford, muitos compradores se decepcionaram com a potência do motor e resolveram alterar para conseguir um desempenho melhor. Foi este marco que popularizou a modificação e substituição de peças veiculares.
O primeiro movimento em massa de tuning foi o hot rodding nos anos 40. O movimento teve mais força na Califórnia, aonde as pessoas compravam pneus mais largos e motores mais potentes para os carros, além de rebaixá-los.
Mas foi só nos anos 80 que oficinas especializadas na prática começavam a surgir, a prática também ficou bastante popular na Alemanha, que nesta época sediou os primeiros eventos de tuning, onde os carangos customizados ficavam em exposição e chegavam até a ganhar troféus.
A palavra Tuning vem de uma expressão inglesa, que signifca optimização, aprimoração.
Outras fontes afirmam que a prática do Tuning teve seu inicio na França quando pessoas pobres começavam a fabricar e comprar peças para seus carros tentando fazer deles mais do que eram.
Fonte: www.businessdictionary.com/revista.poacarros.com
Redes Sociais