Carrocerias – O que é
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Carros já foram identificados por seus estilos e tamanho de Carrocerias.
Existem diferentes tipos de estilos de corpo disponíveis como sedans, SUVs, cupês, conversíveis, hatch, vagões, veículos multi-utilitário ou veículo multiuso.
Carroceria é o esqueleto ou armadura de um veículo.
Carroceria é a parte do veículo destinado a carregar carga ou passageiros, incluindo bagagem.
Nos caminhões é a parte que carrega carga, a conhecida Caçamba, ou algo assim, no carro é simplesmente a cabine de passageiros, ou habitáculo, ou algo assim novamente.
Uma rápida olhada no trânsito de qualquer cidade grande e o bastante para identificar uma grande quantidade de veículos com carrocerias diferentes. A carroceria é a parte estrutural do automóvel, responsável pela sua sustentação, desenho, segurança e instalação dos demais componentes.
Atualmente existem 2 tipos de montagem de carrocerias, uma que ainda utiliza o chassi do veículo como base e a mais moderna que faz parte de estrutura do carro, chamada de monobloco. A montagem mais moderna é a mais utilizada pela indústria devido a sua maior flexibilidade e rentabilidade.
O automóvel é uma ferramenta de transporte/trabalho, consequentemente existe uma configuração especifica para cada tarefa. Com a popularização dos veículos motorizados, logo foram criadas carrocerias diferentes de acordo com a necessidade do comprador.
Alguns dos estilos de carroçaria importantes são:
1. Hatchback
2. Sedan
3. MUV / SUV
4. Coupe
5. Convertible
6. Wagon
7. Van
8. Jeep
Carrocerias – Carga Seca
As carrocerias tipo Carga Seca muitas vezes chamada também de carroceria aberta, são as carrocerias tradicionais de madeira, hoje também com versões em chapa de aço e em alumínio. É a carroceria mais comum e de uso mais genérico dentre todos os tipos de carrocerias.
Figura 1 – carroceria carga seca
Fixações
As carrocerias carga seca de madeira, tendo duas vigas de madeira como base estrutural, devem ser fixadasàs longarinas do caminhão por grampos “U”, com as porcas para o lado de cima, para evitar danos as roscas causados pelas pedras lançadas pelos pneus. Devem ser providas de calço e espaçadores.
Nas carrocerias metálicas ou mistas, com vidas metálicas, pode-se usar também placas de fixação ou talas, com isoladores de elastômero, plástico flexível ou pintura antiderrapante entre a viga e a longarina do caminhão.
Em carrocerias tipo militar ou para uso fora de estrada, recomendamos talas ou placas junto ao eixo traseiro e coxins elásticos ou com molas nas extremidades dianteiras das vigas.
Controle de Flexibilidade
As carrocerias com mais de 5 m de comprimento, apresentam flexibilidade excessiva das vigas, não coerente com a flexibilidade das longarinas do caminhão.
Por este motivo devem ser dotados de tensores de aço (um par por cada viga) para o controle desta flexibilidade excessiva.
As carrocerias para caminhões com 3º eixo devem ter dois pares de tensores por cada viga, devido aos seus comprimentos e cargas maiores.
No entanto é muito importante que os tensores sejam regulados para manter as vigas apenas retas nunca com flecha negativa, ou seja, curvando as vigas para cima.
Isto causaria prejuízo a tração, desequilíbrio nas frenagens, interferência na estabilidade e ilegalidade quanto a altura do pára-choque traseiro.
Furgão
Qualquer carroceria fechada, com laterais, teto e portas vedadas é chamada carroceria Furgão. A sua principal característica é proteger a carga, além de reduzir o tempo de carga, por não exigir alinhamentos precisos e amarrações com cordas e lonas.
Figura 2 – carroceria Furgão
Fixações
Todos os furgões, sejam metálicos ou de fibra de vidro, são construídos sobre duas vigas de aço em perfil “U”.
Basculantes
Para a construção e montagem de carrocerias tipo basculante, deve-se considerar as dimensões do veículo e equipamento, observando-se sempre a distribuição de carga por eixo, afim de que não excedam as especificações do fabricante.
A capacidade de carga para as carrocerias basculantes são classificadas pelo seu volume (metros cúbicos).
Portanto, ao considerar uma caçamba basculante, devemos sempre definir o material que será por ela transportado.
Figura 3 – carroceria basculante
Fixação
O sobre quadro instalado pelo Beneficiador servindo de base para o basculamento da caçamba apresenta flexibilidade semelhante ao quadro de chassi do caminhão. Por este motivo as fixações podem ser por grampos “U” e uma placa (ou tala) adicional, normalmente na parte traseira das vigas do sobrequadro, para garantir a exata localização da caçamba basculante no chassis do caminhão (garantia do centro de gravidade no local correto).
Nesta fixação por grampos recomendamos o uso de isoladores de madeira de lei, elastômero ou plástico flexível.
Como alternativa, podem ser usadas só placas (ou talas). Neste caso, não recomendamos isoladores de madeira, apenas os elastômeros, plástico flexível ou pintura antiderrapante.
Tanque
As carrocerias Tanque são destinadas ao transporte de líquidos com pesos específicos distintos.
Figura 4 – carroceria tanque
Fixação
Os tanques tem a sua estrutura rígida, pouco flexível. Por este motivo sua fixação ao chassi do caminhão deve permitir uma certa liberdade de movimentação.
Se a fixação entre o tanque e as longarinas fosse rígida (grampos ou talas em toda extensão) teríamos dois problemas: o chassi do caminhão ficaria enrigecido com prejuízo para a tração, a estabilidade, a distribuição de esforços e equilíbrio nas frenagens e o tanque teria a sua estrutura submetida a esforços do chassi na tentativa de flexão, que poderiam provocar rachaduras e vazamentos.
Assim, sugerimos que a estrutura do tanque seja fixada na região do(s) eixos(s) traseiro(s) por placas ou talas e nas regiões dianteiras e traseiras por consoles elásticos ou molas.
Placas de avisos
No caso da carroceria Tanque, existe também legislação específica quanto a quantidade, dimensões, localização e códigos das placas indicativas e informativas da substância transportada.
Segurança
Para carroceria Tanque, os tanques de compartimento único (sem divisões estanques), não podem viajar com volume parcial de líquido (1/2 tanque por exemplo) pois nas subidas o líquido escorreria para a traseira do tanque e o caminhão ficaria com as rodas dianteiras no ar e o pára-choque traseiro apoiado no solo.
Nas frenagens haveria um impacto da onda de líquido contra a face dianteira do tanque, pela inércia da massa líquida, e também grande sobrecarga no eixo dianteiro. Também nas curvas, o líquido escoaria para o lado externo à curva, com possibilidade de tombar o caminhão.
Carrocerias – Tipos
ROADSTER
Roadster
O Roadster é um carro do tipo aberto, projetado para uso rotineiro nas estradas. Possui um único assento para duas pessoas e, frequentemente, um assento traseiro que se abre. Roadster é equivalente a “Runabout” ou vice-versa.
CONVERSÍVEL
Conversível
Carro com pára-brisa fixo e capota dobradiça, que, quando elevada, deixa o carro com as linhas de um coupê.
LIFTBACK COUPE (3 PORTAS)
Termo utilizado para carros de passageiro com porta traseiro que se ergue. A maioria dos fabricantes chamavam estes carros de “hatchbacks”. A característica principal deles era o porta-malas integrado ao resto do compartimento interno. A traseira do Liftback Coupe e do hatchback tinha formas um pouco diferentes, mas descrevem essencialmente o mesmo tipo de veículo.
FASTBACK (2 PORTAS)
Designa veículos com a parte traseira longa, com teto que segue abaixando até o porta-malas e moderadamente encurvado. Este estilo de carroceria valorizava o estilo aerodinâmico e entrou e saiu de moda várias vezes. Algum fastbacks se tornaram bastante populares como por exemplo o Mustang. Certos fastbacks são sedan de duas portas ou cupês com coluna. Também foram produzidos fastbacks de quatro-portas. Fastback pode ou não ter um capô traseiro que se ergue.
CLUB COUPE (2 PORTAS)
O Club Coupe combina uma estrutura de carroceria menor do que a do sedan com a conveniência de um assento traseiro grande. Outro modelo, o Business Coupe, apresenta um banco traseiro pequeno.
HARDTOP (2 PORTAS)
Carro semelhante a um conversível, mas com capota rígida (de metal ou fibra de vidro). Também é conhecido como “Sport Coupe”, “Hardtop Coupe” ou “Pillarless Coupe”. Este modelo não possui colunas ligando o corpo à capota.
HARDTOP (4 PORTAS)
carro de quatro portas, semelhante a um conversível, mas tendo capota rígida (de metal ou fibra de vidro). O “Four-Door-Hardtop” também é conhecido como “Sport Sedan” ou “Hardtop Sedan”. Este modelo não possui colunas ligando o corpo à capota.
SEDAN (2 PORTAS)
carro com capota permanente, que assenta 04 ou mais pessoas, inclusive o motorista, em um único compartimento. O espaço dianteiro é semelhante ou igual ao traseiro. Possui duas portas e coluna ligando o corpo à capota, Também é conhecido como “Pillared Coupe”.
SEDAN (4 PORTAS)
carro com capota permanente, que assenta 04 ou mais pessoas, inclusive o motorista, em dois assentos grandes. Possui quatro portas e coluna ligando o corpo à capota. O espaço dianteiro é semelhante ou igual ao traseiro.
STATION WAGON (2 PORTAS)
Designa modelos têm um interior maior que os sedan de linha e assentos que podem ser erguidos prontamente, ou dobrados para baixo, facilitando o transporte de bagagem ou carga. Possui geralmente um porta traseira que se abre. O compartimento de bagagem é integrado ao compartimento interno do veículo. A Station Wagon tem frequentemente janelas laterais traseiras corrediças ou que se abrem.
STATION WAGON (4 PORTAS)
Designa modelos têm um interior maior que os sedan de linha e assentos que podem ser erguidos prontamente, ou dobrados para baixo, facilitando o transporte de bagagem ou carga. O compartimento de bagagem é integrado ao compartimento interno do veículo. Este estilo normalmente tem janelas que se abaixam em todas as quatro portas e vidro lateral traseiro fixo. O Termo “Suburban” também foi utilizado para designar este tipo de veículo.
LIMOUSINE
O significado literal desta palavra é “um capote “. Na França, limousine significa qualquer veículo de passageiro. Dicionários modernos definem Limousines como automóveis grandes, de alto luxo e freqüentemente dirigidos por um chofer. Alguns têm uma janela de divisão entre o motorista e o compartimento de passageiros, mas isso não é uma exigência.
BERLINA
Toda carroceria fechada, com quatro ou cinco portas, que não seja uma station-wagon.
CABRIOLET
Do verbo francês cabrioler (dar cambalhotas). carroceria conversível, com capota dobrável.
CUPÊ
Carroceria fechada, de duas portas, com dois ou mais lugares, geralmente de linha esportiva.
DOIS VOLUMES
Carroceria com dois compartimentos claramente definidos, um para o motor e outro para passageiros e bagagem.
HATCH
Carroceria de dois volumes que não sejam peruas.
MONOPOSTO
Denominação mais usada em carros de competição, como os F 1, F Indy, F 3000, F 3, etc. carro com somente um lugar.
MONOVOLUME
Carroceria na qual os compartimentos de motor, passageiros e carga formam um único volume.
PICAPE
Do inglês pick-up, que, entre outros significados, designa caminhonetes para cargas rápidas.
SEDAN
No Brasil, costuma-se chamar sedan os carros de quatro portas e de cupê os de duas.
TRÊS VOLUMES
Carrocerias de sedans e cupês, cujas linhas distinguem claramente os espaços para o motor, ocupantes e bagagem.
Carrocerias – Produção
O processo de produção da carroceria para um carro de corrida NASCAR é incrivelmente intenso. São dez dias de trabalho árduo para criar e instalar a carroceria de apenas um desses carros.
O formato do carro é determinado principalmente pelo regulamento da NASCAR. Esse regulamento engloba um conjunto de 30 gabaritos, cada um deles moldado para se ajustar a um contorno diferente do carro. Por exemplo, o maior dos gabaritos se ajusta no centro do carro, da parte frontal em direção à traseira.
Quando o gabarito é colocado contra o carro, a diferença entre o gabarito e o carro não pode exceder a tolerância especificada.
Cada gabarito é marcado em sua borda com uma linha colorida: se a linha for vermelha, a folga deverá ser menor que 0,18 cm; se for azul, a diferença deverá ser menor que 0,64 cm; e se for verde, a diferença deverá ser menor que 1,27 cm.
Os gabaritos permitem alguma liberdade no desenho do carro. Uma vez que 30 gabaritos não são suficientes para cobrir cada centímetro da carroceria, algumas áreas não são controladas rigidamente pela NASCAR.
A construção destes carros não tem nada em comum com a maneira como os carros que vemos nas ruas são feitos. Com exceção do teto, do capô e da tampa do porta-malas (fornecidos pelo fabricante ), todos os painéis da carroceria são feitos por corte e modelação artesanais de chapa de aço entre os rolos de uma roda inglesa, que lentamente dobra e curva o metal até que o contorno se iguale aos gabaritos e se encaixe no carro.
O teto
Teto de um carro de corrida da NASCAR possui um dispositivo de segurança para evitar que o carro capote. Se o veículo rodar na pista, abas no teto levantam-se, mudando o formato do carro e eliminando qualquer sustentação que esteja sendo gerada.
Depois de moldados, as partes são soldadas ao carro e entre si usando os gabaritos para a conferência de sua localização. As emendas entre os pedaços são soldadas e depois esmerilhadas para que o carro tenha uma aparência lisa e sem emendas. Nem as portas abrem.
Depois que a carroceria do carro é instalada e lixada, o carro é preparado e pintado. Todos os decalques são colocados, incluindo os decalques que imitam os faróis (carros da NASCAR não possuem faróis), o que faz com que o carro se pareça um pouco mais com um carro de rua.
Nem todos os carros são construídos com as mesmas especificações. Alguns são para pistas curtas e outros para circuitos ovais.
Fonte: www.ford.com.br/www.cartrade.com/www2.sorocabamotors.com.br
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