PUBLICIDADE
Os números são utilizados constantemente em nossa vida. Os números sempre estiveram presentes na vida do homem. Não foram criados de uma vez.
Para atender a necessidades e desafios do homem e da ciência, novas categorias de números foram surgindo e se juntando as existentes.
Há 30 mil anos os homens já possuíam a necessidade de contar. Riscos e marcas descobertas dentro de cavernas indicam isso. Empilhar ossos, pedras e pedaços de madeira também eram recursos utilizados na época.
Com o passar do tempo por praticidade, surgiu a necessidade de agrupá-los, formando estruturas com características e propriedades comuns, que constituem os conjuntos numéricos.
Os egípcios e os maias também criaram seus sistemas numéricos. Ambos utilizavam símbolos e figuras.
Os gregos, hebreus e romanos criaram uma forma eficiente de representar os números. Utilizavam as letras para a contagem.
Os chineses tinham o sistema numérico decimal e era representados com pequenos traços. Foi descoberto há cerca de 3 mil anos em ossos e cascos de tartaruga.
O sistema indo-arábico
O sistema tem esse nome por terem sido criados pelos hindus e divulgado pelos árabes. Os números atualmente já eram representados usando os números hindus.
Percebemos que o ser humano a partir da necessidade de contar e calcular criou formas para facilitar esses processos.
Conceito de Número
Cognitivamente o conceito de número está associado com a capacidade de contar e comparar qual dos dois conjuntos de entidades semelhantes têm como muitos itens.
As primeiras sociedades humanas logo encontraram o problema de determinar qual dos dois conjuntos foi “maior” do que o outro, ou para saber exatamente quantos itens foram uma coleção de coisas. Esses problemas poderiam ser resolvidos pela simples contagem.
A capacidade de dizer o ser humano, não é um fenômeno simples, embora a maioria das culturas têm sistemas que atingem pelo menos centenas, algumas aldeias com cultura material simples, só tem palavras para números 1, 2 e 3 e, geralmente, eles usam o termo “muitos” para quantidades maiores, mas quando você precisa para usar expressões de forma recursiva traduzíveis como “3 + 3 e 3 outros” quando necessário.
No geral, 5.000 anos a maioria das civilizações têm contado como fazemos hoje, mas como escrever os números (embora todos representar fielmente natural) tem sido muito diversificado. Basicamente, podem ser classificados em três categorias:
1.sistemas de notação de aditivos – Acumular os símbolos de todas as unidades, dezenas, centenas, … necessárias para completar o número. Apesar de símbolos podem estar em qualquer ordem, desde que a adotar uma determinada posição (mais para menos). Deste tipo são os sistemas de numeração: egípcios , hititas, Creta, romanos , gregos, armênios e judeus.
2. notação de sistemas híbridos – Eles combinam o aditivo com o princípio multiplicativo. No anterior 500 representada 5 100 símbolos na combinação destes 100. 5 é usado A ordem dos números é agora essencial (estamos um passo de distância do sistema posicional). Deste tipo são os sistemas de numeração: clássico, assírios, armênios, etíopes e chinês Maya. Os símbolos utilizados para estas últimas “1”, “5” e “0”. Sendo este o primeiro uso documentado de zero como nós sabemos que hoje (36 aC), como os babilônios usado somente entre outros dígitos.
3.Sistemas de notação posicional – A posição das figuras indica se eles são unidades, dezenas, centenas, ou … Em geral, a base de potência. Apenas três culturas além da indiana possuiam gestão para desenvolver um sistema deste tipo: O (. 300 aC) sistema chinês que tinha não 0, o (. 2000 aC) sistema babilônico com dois símbolos, o aditivo de base 10 60 e posicional (base 60) para a frente, sem o “0” para 300. C.
Fonte: colegiosaofrancisco.com.br/es.wikipedia.org
Redes Sociais