PUBLICIDADE
O que é uma função quadrática?
Uma função quadrática é um polinômio de segundo grau, ou seja, um polinômio cujo maior expoente é 2.
Vejamos alguns exemplos:
Exemplo: x² + 45x + 3
Exemplo: - 87x² + 123x - 4801
Escrevemos as funções quadráticas de forma geral como ax² + bx + c em que a, b, c pertencem ao conjunto dos números Reais e a é necessariamente diferente de zero.
Vamos estudar o comportamento destas funções:
Raízes das funções quadráticas
A raiz da função quadrática pode ser calculada com a fórmula de Bhaskara como
Veja que essa fórmula nos dá 2 respostas! Isso se deve ao fato de que temos uma equação de segundo grau, então existem 2 valores que podem ser:
Raízes Reais iguais: Você deve estar pensando como podemos dizer que são dois valores iguais? Podemos dizer que são dois valores reais iguais pois o comportamento da função continua sendo quadrático. Em funções que temos apenas uma solução, o comportamento é linear, como em x + 2. Para comparar com uma função quadrática, vamos utilizar x² + 4x + 4.
Exemplo: x² + 4x + 4, a fórmula de Bhaskara para esse caso fica
Como sabemos as raízes, podemos simplificar a função quadrática como (x+2)(x+2). Faça a multiplicação distributiva e confirme que resulta na mesma função quadrática! Perceba também que a multiplicação dos termos (x+2)(x+2) também possui como raiz o valor -2.
Raízes Reais distintas:
Exemplo: x² – 8x + 7 a fórmula de Bhaskara para esse caso fica
Realizando as operações devidas, vemos que os valores de x raiz da função quadrática são x1 = 7 e x2 = 1.
Para facilitar e quando é fácil fazer de cabeça, podemos usar um pequeno truque.
No nosso exemplo, podemos fazer de cabeça o seguinte raciocínio: quais dois números resultam na soma de 8 e quando multiplicados um pelo outro temos o valor 7?
Atenção: Nem todos os casos possibilitam essa estratégia! Essa ideia é para agilizar as contas e evitar as operações da fórmula de Bhaskara, mas por vezes as raízes são bem difíceis de acertar.
Raízes Complexas: As raízes complexas possuem a forma a + bi e a - bi, em que i é a unidade imaginária i² = -1. Dizemos que são raízes complexas conjugadas pois possuem parte real igual e a parte imaginária é uma a negativa da outra.
Exemplo: x² – 3x + 10 a fórmula de Bhaskara para esse caso fica
As raízes que iremos obter são x1 = 1, 5 + i√31 e x2 = 1 5 − i√31.
Note que como a parte imaginária vem da raiz quadrada, realmente sempre teremos raízes complexas conjugadas.
O que isso significa, em termos do gráfico da função, uma vez que a raiz é o ponto de cruzamento da função com o eixo x?
Luisa Boccardo Burini
Redes Sociais