Taoismo

PUBLICIDADE

Taoismo – O que é

O taoismo é uma religião e filosofia antigas que começou na China há cerca de 2.500 anos.

O taoismo é uma das três religiões da China, praticado por 20 milhões de seguidores.

taoismo baseia-se nos ensinamentos de Lao Tzu ou Laozi, que viveu cerca de 2500 anos atrás.

taoismo é muitas vezes apresentada em dois ramos paralelos:

taoismo filosófico (tao-chia), com base no princípio da razão suprema, de acordo com os textos de Lao Tzu e Zhuangzi,
taoismo religioso (Tao-Chiao)
, incidindo sobre a forma de alcançar a imortalidade.

Tao, também transliterado como ‘Dao’ em inglês, significa literalmente o Caminho, e o taoismo são simplesmente diretrizes para viver uma vida boa, em harmonia com a natureza e o universo. O taoismo é contemporâneo e complementar ao confucionismo, embora o taoismo afirme preceder Confúcio – pode-se aderir simultaneamente a ambas as escolas de pensamento e muitos o fazem.

taoismo religioso postula a existência de numerosas entidades sobrenaturais, mas pode-se seguir o Caminho sem necessariamente atribuir qualquer crença à existência literal de fantasmas e deuses.

Os princípios do taoismo foram expressos pela primeira vez no Tao Te Ching, muitas vezes atribuído a Lao Tzu, embora os estudiosos modernos acreditem que seja obra de vários filósofos durante um longo período de tempo.

É talvez o livro mais antigo do mundo. Em uma série de versos enigmáticos, o Tao Te Ching explica a dificuldade de compreender o Caminho: “O caminho que pode ser trilhado não é o Caminho. O nome que pode ser nomeado não é o Nome.”

Um dos princípios básicos do taoismo, que o torna atraente para os ocidentais modernos, é o conceito de wu wei, ou “não fazer nada”, interpretado como significando que seguir o Caminho significa deixar muito pouca marca humana na natureza, mas deixar as coisas como você as encontra. A natureza mantém um equilíbrio perfeito, que interrompemos com nossa avidez, construindo, destruindo, removendo e refazendo até que a própria natureza tenha sido subjugada.

taoismo reconhece a dualidade da vida, e o símbolo yin-yang, comumente considerado como representante dos princípios masculino e feminino, mas na verdade representando a dualidade de tudo, é um símbolo importante tanto no taoismo quanto no pensamento oriental em geral. O taoismo também adota o conceito de qi, geralmente expresso como ch’i ou ki, a força ou energia universal que habita todas as coisas, vivas e inanimadas. Equilibrar o qi é o foco da prática do feng shui, em que a localização da casa e de seus objetos pode ser otimizada para criar saúde, riqueza e felicidade.

O ritual é uma parte importante do taoismo religioso, e os ritos são específicos para divindades particulares e ancestrais falecidos. No entanto, o ritual tem um lugar diferente na vida de um taoísta do que em um ocidental contemporâneo, em que qualquer um pode e deve realizar seus próprios rituais sem o intermediário de um sacerdócio.

As famílias têm altares domésticos e as ofertas são feitas pelo chefe da família ou, de fato, por qualquer pessoa que desejar. Atualmente, o taoismo está se tornando bastante popular no Ocidente, uma vez que seus princípios são frequentemente experimentados no tai chi, no qi gong e em outras disciplinas marciais e de preparação física importadas da China.

Taoismo filosófico

Os pontos essenciais da doutrina são: o Tao é a única fonte do universo e determina todas as coisas; tudo no mundo é composto pelos elementos opostos yin e yang.

Esses elementos transformam-se uns nos outros e estão em eterno movimento, equilibrado pelo invisível e onipresente Tao; a melhor maneira de agir é seguir as leis da natureza, em cuja aparente mutação se oculta a unidade do Tao.

Embora formulado há mais de 2.500 anos, o taoismo filosófico continua influenciando a vida cultural e política da China até hoje.

Suas manifestações mais populares são o chi-kung, uma tradicional arte chinesa de autoterapia, e as artes marciais wo-shu ou kung-fu.

Taoismo religioso

Sistema politeísta de crenças que assimila os antigos elementos da religião popular chinesa: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia.

Diferente de outras religiões, não professa a vida após a morte, mas busca a longevidade e a imortalidade física pela perfeita submissão à ordem natural universal.

Perseguido na República Popular da China a partir de 1949, é muito popular na Tailândia e em Hong Kong.

Atualmente existem cerca de 3 mil monges taoistas e 20 milhões de adeptos em todo o mundo.

taoismo – Origem

Originalmente, o taoismo é uma escola de sabedoria chinesa centrada no antigo conceito de “caminho”, ou Tao.

Enquanto filosofia (Tao chia), sua origem é atribuída aos ensinamentos do sábio Erh Li, conhecido como Lao Tsé (velho mestre), que teria vivido no século VI a.C.

A ele é atribuído o Tao te ching, livro fundamental do taoismo. O taoismo religioso (Tao chiao) surge durante a dinastia Han, no século II d.C.

taoismo tem suas raízes no Tao Te Ching (Tao = Canal; Virtude e Te = rei = livro sagrado) ou Livro do Caminho e da Virtude, atribuído a Lao Tzu.

É também chamado de Daodejing ou Tao-Te Ching.

Além dos conceitos de Caminho e da Virtude, a falta de ação ou “Wu-wei”, e as coisas de retorno à origem ou “Fu” são as duas principais ideias. Depois de Lao Tzu, alguns sábios foram retomadas e concluídas seus ensinamentos.

O século 4 aC. JC, Yang Chu, defensor de wu-wei ou não-ação, e Lie Yu-keou, autor de “vácuo verdadeiro clássico perfeito” e especialmente no século 3 º aC.

JC, Zhuang Zi, também conhecido como Chuang Tzu (369-286 aC), que deixou uma marca indelével no taoismo.

O filósofo alemão Martin Heidegger ler o Tao Te Ching e influência taoista aparece em sua filosofia.

O Tao

Taoismo ou Daoísmo (chinês: transcrições py Dàojiào, W-G Tao-chiao) é geralmente descrito como uma filosofia e religião asiática, embora também se diga não ser nenhum dos dois, porém um aspecto da sabedoria chinesa.

Traduzido literalmente, significa “o ensinamento do Tao. No contexto taoista, ‘Tao’ pode ser entendido como um caminho no espaço-tempo – a ordem na qual as coisas acontecem.

Como termo descritivo, pode se referir ao mundo real na história – algumas vezes nomeado como o “grande Tao” – ou, antecipadamente, como uma ordem que deve se manifestar – a ordem moral de Confúcio ou Lao Tsé ou Cristo, etc. Um tema no pensamento chinês primitivo é Tian-dao ou caminho da natureza (também traduzido como “céu”, e às vezes “Deus”).

Tao é a essência de todas as coisas, a fonte de toda a existência, mas o mais importante, é a fonte de intervir, mesmo antes do ato criativo. Seu modo de expressão é para ser.

O Tao se manifesta na natureza. Para harmonizar com o Tao, temos de harmonizar com a natureza.

O Tao
cobre o céu, a terra suporta,
estende em quatro quadrantes, amplia os oito pólos;
uma altura inacessível, profundidade insondável,
que abraça céu e terra e sentir o alívio na forma …

Wu-wei

O conceito taoista wu-wei, ou “não-ação” significa não se envolver além da ação espontânea, sem cálculo deve orientar a ação, apenas o suficiente para viver em paz e harmonia deve ser a discussão.

É inútil correr em todas as direções para cumprir seu destino. Não é imprudência ou laissez-faire, mas para ouvir os ritmos do universo, que então exige um compromisso permanente.

Um conceito complementar é a de “não-ser”. Ele é o resultado do conhecimento intuitivo e tranquilidade.

Fu: O homing (fu) ou Lei do Retorno, é voltar para a fonte de todas as coisas.

Lao Tzu diz:

Muitas coisas no mundo
cada um vai voltar às suas raízes.
Para retornar à raiz é ser sereno;
Tenha calma é encontrar o destino.
Encontre o destino, é constante.
Conhecendo a constante é a iluminação.

O yin e o yang

Taoísmo
Símbolo do yin e yang

Taoísmo
Lao Tzu

O Tao cria o mundo dos opostos incorporados na interação mútua: o yin e o yang.

Yin e yang são os dois pólos do mundo fenomenal. Yin e yang são mutuamente atraídos, mas também repelem. Todos os fenômenos são impermanentes, as suas proporções yin e yang constantemente variável.

Nada é totalmente yin, nada é totalmente yang.

Todos os corpos físicos são yin yang no centro e na periferia.

Yin tem características maciez, a passividade, a feminilidade, a escuridão, o vale, o negativo, o não-ser.

As características de dureza yang, luz masculinidade, montanha, atividade, sendo o pólo positivo.

Toda a energia se manifesta nesta dualidade.

O Ch’i ou simplesmente chi

O princípio de que todos os elementos do universo derivam sua forma é a “li”.

Chi emanando a partir desta fonte. Palavra Chi tem um duplo significado:

Respiração cósmica universal,
Energia vital do indivíduo, no centro do corpo (por hara japonesa, 4 cm abaixo do umbigo).

Chi é uma combinação do que vem do céu, água e comida.

Seres são feitos de chi e “ching”. Ching está associado com o “chen”, que é a luz espiritual dela.

Práticas do taoismo

Acupuntura:

Originalmente, a acupuntura era um curandeiro própria arte taoismo. A noção de “meridiano” é crucial para esta técnica.

Existem dois tipos de meridianos:

Meridianos yang do céu,
Meridianos yin que vêm da terra.

Rotas de energia são: mãos, pés e meridianos. O ideograma chinês para a acupuntura expressa “agulha” e “queimar”. A acupuntura utiliza agulhas e às vezes as “agulhas quentes”.

Shiatsu e fazer em:

Os japoneses desenvolveram uma técnica de massagem “, shiatsu” (shi = pressão, atsu = dedo) ou acupressão (acupuntura sem agulhas por pressão dos dedos). Uma outra técnica semelhante, o ” em fazer “Após o Tao-in, tem a vantagem de não necessitar de conhecimentos de energia e sem risco.

Chi Kung: O “Chi Kung” ou “Qi Cong,” é a arte de circular a energia interna, chi.

Tai Chi Chuan:

Tai Chi Chuan é uma arte marcial expressar taoismo em movimento: é devido a um monge taoísta do século 14, Chang San-feng. Sabedoria do Tao é comunicada por movimentos fluidos das mãos e dos pés, com graça e equilíbrio.

O yin eo yang estão sempre presentes: a esquerda seguindo pela direita, um movimento descendente seguido por um movimento ascendente.

Artes marciais: Chi é a força usada em artes marciais, para quebrar um tijolo, por exemplo.

Judo: disciplina (japonês ju = flexível, não-resistência, corpo e espírito, fazer caminho =) recente cultivada pelos japoneses, é derivado de Jiu-jitsu (arte jitsu =), que data de 660 aC. AD, que usa a força do oponente. Das mesmas fontes, o Aikido (Japonês: ai = unir, harmonizar, ki = energia, fazer = caminho) é o caminho que une a energia em mente. Seu objetivo final levar para derrotar o adversário sem qualquer prejuízo para ambos os lutadores.

Feng shui: Esta é a arte de qui a circular em casas para viver bem.

Templos taoistas

Existem dois tipos de templos:

Os “Sun Tzu-Miao” pequenos templos privados de mestres taoistas, que existem em toda a China, aberto a todos, sem distinção, o tributo é pago para o céu, a terra e o divindade local, a partilha ” incenso “em torno de um” incensário “tipicamente taoista

Os “Kuan” maiores templos, os sacerdotes é de propriedade coletiva, ou comunidades taoistas.

Não há nenhum recurso de estilo taoista. Muitos templos foram danificadas durante a revolução cultural, mas a restauração é realizada nos últimos anos.

Taishan Templo, situado no sopé de Taishan (perto de Xangai), uma das cinco montanhas sagradas da China, foi construído a partir de 1009. É também chamado de “Dai Miao”, que quer dizer “Relicário do Deus da Montanha”.

Meditação taoista usa relaxamento físico, o pensamento calmo, visualização. Ela pode ser realizada na posição sentada (nei-tan) ou em movimento (wei-tan).

taoismo – Fundação

Taoísmo
O Yin-Yang, ou Taiji, diagrama frequentemente utilizado para simbolizar o taoismo

Como no Budismo, muitos fatos da vida de Lao Tsé são lendas. Uma delas é a questão dele já haver nascido velho. Supostamente, ele nasceu no sul da China em volta do ano 604 a.C.

Ele tinha uma importante posição no governo, como superintendente judicial dos arquivos imperiais em Loyang, capital do estado de Ch’u.

Por desaprovar a tirania dos regentes de seu governo, Lao Tsé veio a crer e ensinar que os homens deveriam viver uma vida simples, sem honrarias ou conhecimento. Sendo assim, ele renunciou o seu cargo e foi para casa.

Para evitar a curiosidade de muitos, Lao Tsé comprou um boi e uma carroça, e partiu para a fronteira da província, deixando aquela sociedade corrompida para trás. Ao chegar lá, o policial, um de seus amigos, Yin-hsi, o reconheceu e não o deixou passar. Ele advertiu Lao Tsé que deveria escrever seus ensinamentos, e só assim poderia cruzar a fronteira na região do Tibete.

O Dao

O Dao De Jing (ou Tao Te Ching, como é mais comumente referido em Português) foi escrito em uma época de aparentemente incessantes guerras feudais e conflitos constantes.

O significado literal do título é aproximadamente “Caminho da Virtude Clássica”.

Segundo a tradição (largamente rejeitada pelos estudiosos modernos), o autor do livro, Lao Zi, era um oficial menor da corte de um imperador da dinastia Zhou.

Tornou-se desgostoso com as intrigas triviais da vida em corte, e partiu sozinho em viagem pelas vastas terras ao oeste. Quando estava prestes a passar pelos portões do último posto avançado do oeste, um guarda, havendo ouvido sobre a sua sabedoria, lhe pediu que escrevesse sobre a sua filosofia, e o Dao De Jing foi o resultado. Lao Zi refletia sobre um caminho, a ser seguido pela humanidade, que pusesse fim aos conflitos e às guerras.

Chegou a algumas páginas de versos curtos, que se tornaram o Dao De Jing. Esse é o livro que originou o taoismo.

A evidência acadêmica sugere que o texto foi tomando forma ao longo de um grande período na China pré-Han e circulou em várias versões e coleções editadas até a ser padronizado logo após a era Han.

taoismo – Filosofia

Do Caminho surge um (aquele que está consciente), de cuja consciência por sua vez surge o conceito de dois (yin e yang), dos quais o número três está implícito (céu, terra e humanidade); produzindo finalmente por extensão a totalidade do mundo como o conhecemos, as dez mil coisas, através da harmonia das Wuxing.

O Caminho enquanto passa pelos cinco elementos do Wuxing é também visto como circular, agindo sobre si mesmo através da mudança para simular um ciclo de vida e morte nas dez mil coisas do universo fenomênico.

Aja de acordo com a natureza, e com sutileza em lugar de força.

A perspectiva correta será encontrada pela atividade mental da pessoa, até chegar a uma fonte mais profunda que guie sua interação pessoal com o universo.

O desejo obstrui a habilidade pessoal de entender O Caminho (veja também karma), moderar o desejo gera contentamento.

Os taoistas acreditam que quando um desejo é satisfeito, outro, mais ambicioso, brota para substitui-lo. Em essência, a maioria dos taoistas sente que a vida deve ser apreciada como ela é, em lugar forçá-la a ser o que não é. Idealmente, não se deve desejar nada, “nem mesmo não desejar”.

Unidade: ao perceber que todas as coisas (inclusive nós mesmos) são interdependentes e constantemente redefinidas pela mudança das circunstâncias, passamos a ver todas as coisas como elas são, e a nós mesmos como apenas uma parte do momento presente. Esta compreensão da unidade nos leva a uma apreciação dos fatos da vida e do nosso lugar neles como simples momentos miraculosos que “apenas são”.

Dualismo, a oposição e combinação dos dois princípios básicos Yin e Yang do universo, é uma grande parte da filosofia básica.

Algumas das associações comuns com Yang e Yin, respectivamente, são: masculino e feminino, luz e sombra, ativo e passivo, movimento e quietude.

Os taoistas acreditam que nenhum dos dois é mais importante ou melhor que o outro, na verdade, nenhum pode existir sem o outro, porque eles são aspectos equiparados do todo.

São em última análise uma distinção artificial baseada em nossa percepção das dez mil coisas, portanto é só nossa percepção delas que realmente muda. Ver taiji.

taoismo – A religião

Embora aspectos religiosos específicos não tenham sido mencionados no Tao Te King ou Zhuang Zi, à medida em que o taoismo se espalhou pela população da China, ele se misturou com algumas crenças preexistentes, como a Teoria dos Cinco Elementos, a alquimia e o culto aos ancestrais.

O Budismo chan chinês também foi diretamente influenciado por filosofias taoistas. Por fim, elementos do taoismo se combinaram com elementos do Budismo e do Confucionismo na forma do Neo-Confucionismo.

Tentativas de alcançar maior longevidade eram um tema frequente na magia e alquimia taoistas, com vários feitiços e poções, ainda existentes, com esse propósito.

Muitas versões antigas da medicina chinesa eram enraizadas no pensamento taoista, e a medicina chinesa moderna bem como as artes marciais chinesas são ainda de várias formas baseadas em conceitos taoistas, como o Tao, o Qi, e o balanço entre o Yin yang e o Yin yang.

Com o tempo, a absoluta liberdade dos seguidores do taoismo pareceu ameaçadora à autoridade de alguns governantes, que incentivaram o crescimento de seitas mais comprometidas com as tradições confucionistas.

Uma igreja taoista foi formada ao fim da dinastia Han, por Zhang Daoling. Muitas seitas evoluíram através dos anos, mas a maioria traça suas origens a Zhan Daoding, e grande parte dos templos taoístas modernos pertence a uma ou outra dessas seitas.

As igrejas taoistas incorporam panteões inteiros de divindades, incluindo Lao Zi, Zhang Daoling, o Imperador Amarelo, o Imperador Jade, Lei Gong (O Deus do Trovão) e outros.

As duas maiores igrejas taoistas da atualidade são a Seita Zhengyi (evoluída de uma seita fundada por Zhang Daoling) e o taoismo Quanzhen (fundado por Wang Chongyang).

Fonte: www.geocities.com/www.wisegeek.com/revue.shakti.pagesperso-orange.fr/www.sepoangol.org/www.tripod.com

Veja também

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Neolítico

PUBLICIDADE Neolítico – O que é O termo Período Neolítico refere-se ao último estágio da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.