Pirâmide do Sol

PUBLICIDADE

Pirâmide do Sol – O que é

Pirâmide do Sol é uma das maiores estruturas antigas do México.

É cerca de 200 metros de altura e 700 metros de largura.

A pirâmide foi construída em cima de uma caverna que foi descoberto em 1970, a caverna tem mais de 100 metros de comprimento e termina na forma de um trevo de quatro folhas, com quatro câmaras.

Em antigas cavernas do México a pirâmide foi representada passagens para o submundo, mas também foram pensados como o ventre da terra.

Pirâmide do Sol
Pirâmide do Sol

Pirâmide do Sol – Estrutura

Pirâmide do Sol é uma das maiores estruturas do seu tipo no Hemisfério Ocidental.

Ela domina a cidade central do lado leste da Rua dos Mortos.

Pirâmide do Sol – Tamanho

A pirâmide sobe 216 pés (66 metros) acima do nível do solo, e mede cerca de 720 por 760 pés (220 por 230 metros) em sua base.

Pirâmide do Sol – Construção

Foi construída de cerca de 1.000.000 metros cúbicos (765 mil metros cúbicos) de material, incluindo tezontle lavradas uma, grosseiro rocha vulcânica vermelha da região.

Teotihuacan: pirâmides do Sol e da Lua

As pirâmides do Sol e da Lua, ecoando a forma das montanhas que cercam o vale, serviu como pontos focais para o traçado urbano de Teotihuacan.

Sob as pirâmides estão estruturas anteriores; talvez até mesmo túmulos dos governantes como exemplo Teotihuacan encontram-se dentro de suas paredes de pedra.

Quando a Pirâmide do Sol foi concluída por volta de 200 dC, foi cerca de 63 metros de altura e 215 metros quadrados.

Uma das maiores estruturas já construídas na América antiga, o seu aspecto de hoje é o resultado de reconstrução e consolidação realizada no início do século XX.

Escavações em 1971 diretamente sob a Pirâmide do Sol revelou uma caverna em forma de túnel, terminando em um conjunto em forma de folha de trevo de câmaras, aparentemente, o palco de numerosos fogo e água rituais antigos.

Esta caverna pode ter sido um “lugar de emergência” O “ventre” de que os primeiros seres humanos veio ao mundo no pensamento central mexicano.

Cavernas são uma parte fundamental do imaginário simbólico associado com os mitos da criação e do submundo ao longo da história mesoamericana.

A localização e orientação desta caverna pode ter sido o impulso para a Pirâmide de alinhamento e construção do sol.

Pirâmide da Lua, no extremo norte da Rua dos Mortos, provavelmente foi concluída por volta de 250 dC.

As escavações recentes, perto da base da escadaria da pirâmide ter descoberto o túmulo de um esqueleto masculino com inúmeros bens graves de obsidiana e nefrite, como bem como animais sacrificiais.

Um dos túmulos mais importantes já descobertos em Teotihuacan, isso pode indicar que mesmo as tumbas mais importantes estão enterrados no centro da pirâmide.

Pirâmide do Sol
Pirâmide do Sol, em Teotihuacan, no México

A grande pirâmide de pedra sobe a partir de um campo de grama. A pirâmide é composto por vários níveis diferentes, com escadas que levam de nível para nível.

Pirâmide do Sol é a maior estrutura em Teotihuacan, ea segunda maior na América Central. Também é o terceiro maior pirâmide do mundo.

O propósito original da Pirâmide do Sol é desconhecida, embora os arqueólogos acreditam que originalmente tinha um altar no topo da pirâmide.

Portanto, é mais provável foi construído para homenagear uma divindade. Infelizmente, saques ao longo dos anos tem reduzido o material disponível para estudo.

Teotihuacan é o nome de uma civilização indígena mesoamericana e sua cidade mais grandiosa, uma vez que a maior cidade do México.

O povo de Teotihuacan é anterior à Maya por mais de 500 anos, e os astecas por mais de mil anos.

A civilização de Teotihuacan atingiu seu auge no primeiro século EC (AD), quando a gigantesca pirâmide do Sol foi construído.

A população estimada da cidade, na sua maior varia de 150.000 a 250.000.

Artesãos da cidade são conhecidos pela grandiosidade arrebatadora dos edifícios que deixaram para trás, e inúmeros artefatos feitos de obsidiana, uma rocha vulcânica negra indígena da região.

A razão para o declínio da cidade e sua civilização depois de 450 dC (AD) é desconhecida.

Alguns arqueólogos a hipótese de que as mudanças climáticas e secas severas levou a agitação interna que pode ter causado a destruição da cidade. Hoje, Teotihuacan é um popular destino turístico repleto de museus e investigação arqueológica em curso.

Como chegar lá

Na Cidade do México pegue o metrô até o terminal de autobuses norte, de lá pegue um ônibus para o sitio arqueológico.

Por que a pirâmide do sol foi construída?

Pirâmide do Sol

Pirâmide do Sol, localizada no centro do México a cerca de 48 km a nordeste da Cidade do México, é uma das maiores estruturas do mundo.

O edifício, com cerca de 1.800 anos, provavelmente contém cerca de 1 milhão de metros cúbicos de pedra vulcânica e outros materiais.

Foi o grande monumento de 48.28032km, uma das maiores cidades do mundo em seu apogeu do segundo ao sexto século.

Os Mistérios de Teotihuacan

Quem exatamente construiu a Pirâmide do Sol e outros monumentos em Teotihuacan?

Não sabemos inteiramente, em parte porque poucos registros permanecem da classe dominante da cidade.

Os arqueólogos nem mesmo encontraram um cemitério que eles têm certeza de pertencer a um governante no sentido tradicional, embora o layout da cidade sugira uma estrutura hierárquica de cima para baixo, diz Nawa Sugiyama, antropóloga da Universidade da Califórnia, Riverside.

Nawa Sugiyama, antropóloga da Universidade da Califórnia, em Riverside, que escavou sob a pirâmide, diz que o “projeto mestre” da cidade e a forma como os construtores o executaram sugere que os governantes que encomendaram a estrutura exerceram um grande grau de potência. “Você não consegue isso do nada.”

Pirâmide do Sol foi construída em algum lugar no primeiro século na crescente cidade de Teotihuacan, por volta da mesma época que a vizinha Pirâmide da Lua e o Templo da Serpente Emplumada.

A cidade era a capital de um império que se estendia por grande parte do México moderno e possivelmente até a Guatemala. Ele era comercializado em toda parte, e as escavações nas cidades maias e em Oaxaca ao sul também revelaram excursões militares lideradas pelo povo de Teotihuacan.

O tamanho de seu império se refletiu na diversidade dos residentes da cidade. Mas não temos certeza sobre a língua franca da cidade, ou linguagem comum. Na verdade, o próprio nome Teotihuacan foi dado a eles pelos astecas muito mais tarde e significa o local de nascimento dos deuses. Sabemos que muitas línguas eram faladas lá – a cidade tinha enclaves de maias, zapotecas, michoacaners, um grupo de língua náuatle e outros.

Pirâmide do Sol – Dimensões Espirituais

Foi construído em algum tipo de estrutura anterior, embora ainda não esteja claro o que era. A construção teria exigido muitas mãos, provavelmente carregando cestos de material.

“A Pirâmide do Sol é literalmente uma pilha gigante de rocha moída”, diz Sugiyama, acrescentando que muito solo foi adicionado também. O material é muito compactado – os construtores podem ter adicionado umidade para fazer isso, ou pode ter sido apenas uma consequência do peso da própria estrutura.

O resultado final é uma estrutura sólida como uma rocha – uma qualidade importante em uma área sujeita a terremotos. O exterior é constituído por paredes de retenção verticais. Fora deles, o efeito de inclinação da pirâmide é criado pelo “concreto de Teotihuacan”, diz Sugiyama – basicamente uma mistura de cal e cinzas.

Os construtores da época teriam coberto isso com uma camada de estuque de cal branca que provavelmente pintaram de vermelho e detalhou com iconografia.

As dimensões e orientações foram planejadas com precisão. A pirâmide está alinhada de forma que um dos lados esteja voltado para o monte Cerro Gordo ao norte. Perpendiculares a isso, os lados leste e oeste teriam enfrentado o nascer e o pôr do sol em datas específicas. David Carballo, um arqueólogo da Universidade de Boston que dirigiu projetos em Teotihuacan, diz que essas datas correspondem a dias importantes nos calendários mesoamericanos.

O pai de Sugiyama, Suburo, um antropólogo da Arizona State University que também estuda Teotihuacan, determinou que os construtores devem ter usado uma unidade padrão de medida de Teotihuacan.

Essas unidades tinham cerca de 83 centímetros de comprimento – a distância média entre o centro do corpo de uma pessoa e a ponta de seu braço estendido.

Cada um dos quatro lados da Pirâmide do Sol mede cerca de 260 dessas unidades, o que corresponde a um calendário de 260 dias que o povo de Teotihuacan usava para fins rituais, bem como a um calendário solar de 365 dias.

Pirâmide do Sol – Sacrifícios e Simbolismo

Os estudiosos acreditam que o templo também teria servido a propósitos rituais e simbólicos. Sugiyama e seus colegas cavaram um túnel pela base da pirâmide de 2008 a 2010.

Eles descobriram uma série de oferendas rituais enterradas aproximadamente sob o centro da pirâmide, incluindo uma águia com um disco de pirite em suas costas. (Este símbolo também apareceu séculos depois na iconografia asteca, mostrando uma águia carregando o mundo nas costas.)

A equipe também descobriu uma máscara de pedra verde e os crânios de um puma e de um lobo. Os astecas – que apelidaram o monumento de “Pirâmide do Sol” – associavam os pumas ao sol por causa da cor dourada dos gatos. Carballo diz que algumas escavações também revelaram braseiros, queimadores de incenso e até uma estátua de um deus do fogo.

Sugiyama acredita que a águia provavelmente foi enterrada viva. E não é a única oferta encontrada no local: os arqueólogos também encontraram os restos mortais de quatro crianças sacrificadas e dois adultos perto dos cantos da Pirâmide do Sol.

A águia fica acima de outro túnel, cavado na época em que a pirâmide foi construída, que termina quase abaixo do pico da pirâmide. Apenas fragmentos foram descobertos neste túnel, uma vez que foi saqueado na antiguidade, apesar de estar lacrado. Mas a câmara termina em uma sala que provavelmente teria algo significativo, possivelmente semelhante aos artefatos luxuosos encontrados sob o Templo da Serpente Emplumada e a Pirâmide da Lua nas proximidades.

Pirâmide do Sol – Fotos

Pirâmide do Sol

Pirâmide do Sol
Pirâmide do Sol

Pirâmide do Sol
Pirâmide do Sol

Pirâmide do Sol
Pirâmide do Sol

Fonte: www.metmuseum.org/www.learnnc.org

Veja também

Criptologia

PUBLICIDADE Criptologia é a ciência preocupada com a comunicação e armazenamento de dados de forma …

Stonehenge

PUBLICIDADE Stonehenge – Monumento Stonehenge é um dos monumentos mais famosos do mundo. Fica na planície …

Neolítico

PUBLICIDADE Neolítico – O que é O termo Período Neolítico refere-se ao último estágio da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.