Papa Valentino I – ( ? – 827)
PUBLICIDADE
Papa Igreja Cristã Romana (827) nascido em um distrito de Roma, eleito em 1º de setembro (827) como sucessor de Eugênio II (824-827), e foi papa por apenas 40 dias de agosto a setembro.
Nascido em data incerta ainda jovem decidiu-se pela carreira eclesiástica. Pregava a piedade e a moralidade, e trabalhou para o papa Pascoal I (817-1824) e teve uma influente posição junto ao pontificado de Eugênio II (824-827). Coma morte de Eugênio (827) foi eleito por unanimidade seu sucessor pelo clero, nobres e pessoas de Roma.
Carlos Magno (742-814) havia sido declarado Defensor da Santa Sé e mesmo garantindo sua proteção, não exigia o privilégio de confirmar as eleições papais, reconhecendo claramente que a Igreja e seu chefe precisavam de independência. Seu filho Luís e seus netos prometeram solenemente garantir a liberdade das eleições papais (817).
Mas perigosamente, devido a tumultos de facções populares por ocasião da eleição, os papas sentiam-se coagidos a apelar para os reis e imperadores. E foi nesse clima que ele assumiu e conta a tradição que era muito querido pelo povo, a nobreza e o clero, graças a sua pureza, e que no começo de seu brevíssimo pontificado foi acolhido com grandes manifestações de júbilo por seu caráter bondoso. Papa de número 101, morreu em 16 de novembro (827), em Siracusa, e foi sucedido por Gregório IV (827-844).
Fonte: www.dec.ufcg.edu.br
Redes Sociais